quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CIÊNCIAS NATURAIS [UNESP]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]



Questão 33
Observe a ilustração a seguir, que apresenta o orçamento que a Terra e sua atmosfera apresentam em relação à energia solar que atinge nosso planeta.


Considerando esse balanço energético e levando em conta a ocorrência do efeito estufa, é correto afirmar que a maior parte do calor responsável pelo aquecimento da Terra é proveniente
(A) de sua superfície, que transforma a energia solar em calor, que é impedido de se dispersar para o espaço devido à presença de gases do efeito estufa.
(B) da atmosfera que, além de refletir, absorve a radiação solar, a qual aquece o ar que se encontra com alta concentração de gases do efeito estufa.
(C) diretamente do calor do Sol, que aquece a superfície e atmosfera da Terra, as quais emitem, juntas, para o espaço, 19% do calor retido pelo efeito estufa.
(D) da atmosfera que, devido à presença de gases do efeito estufa, retém 53% do calor da energia solar que atinge o nosso planeta.

Questão 34
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sob estufas, sem a utilização do solo, na qual as raízes podem estar suspensas em meio líquido ou apoiadas em substrato inerte como, por exemplo, areia lavada. Nesse tipo de cultivo, as raízes recebem uma solução nutritiva de fertilizantes altamente solúveis que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Também se faz necessário, em alguns casos, a utilização de inseticidas e fungicidas.

Esse tipo de cultivo
(A) é considerado orgânico, pois evita o contato com o solo e não causa poluição.
(B) evita a ocorrência de pragas e o uso de adubos, responsáveis pela má qualidade do alimento.
(C) gera produtos de qualidade duvidosa e prejudicial à saúde, pois são totalmente artificiais.
(D) traz com ele algumas práticas da agricultura convencional e suas desvantagens.

Questão 35
Havia uma grande expectativa em relação à utilização da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para algumas competições aquáticas nas Olimpíadas Rio 2016. O receio era de que situações como a representada na figura pudessem ocorrer durante os jogos, o que felizmente não aconteceu.

Essa situação é decorrente de uma sequência de processos que levam à eutrofização da água nesses ambientes e que estão representados, esquematicamente, a seguir.


A próxima etapa desse processo é a
(A) morte dos decompositores anaeróbicos.
(B) elevação do teor de gases tóxicos.
(C) diminuição do oxigênio dissolvido na água.
(D) manutenção da cadeia trófica local.

Questão 36
A microbiota intestinal, formada por bactérias, vírus e fungos que habitam o intestino, contém um número de genes cem vezes maior do que o do próprio indivíduo; é específica de cada pessoa, possui componentes herdáveis, e pode ser modificada pela dieta, por cirurgia ou antibióticos. A microbiota intestinal contribui decisivamente para o desenvolvimento e a biologia do intestino. (Dráuzio V A afirmação a respeito da modificação da microbiota intestinal pelo uso de antibióticos pode ser explicada da seguinte maneira:
(A) As bactérias intestinais tornam-se resistentes quando utilizamos antibióticos.
(B) Bactérias intestinais benéficas não são afetadas pelo uso de antibióticos.
(C) O uso de antibióticos pode selecionar bactérias resistentes presentes no intestino.
(D) Bactérias, fungos e vírus são sensíveis aos antibióticos.

Questão 37
Segundo dados recentes sobre a AIDS no Brasil, tem-se observado uma tendência de queda dessa infecção em crianças menores de 5 anos. Isso se deve a um trabalho governamental para a prevenção da doença, dirigido especialmente
(A) a usuários de drogas injetáveis.
(B) ao atendimento pré-natal das gestantes.
(C) aos casais homoafetivos.
(D) ao monitoramento de bancos de sangue.

Questão 38
A imagem a seguir ilustra o dispositivo intrauterino (DIU), um método contraceptivo que impede o encontro do espermatozoide com o óvulo.


Considerando as informações, é correto afirmar que o DIU é colocado
(A) na tuba uterina e impede a ovulação.
(B) no útero e impede a fecundação.
(C) no ovário e impede o desenvolvimento do embrião.
(D) na vagina e impede a nidação.

Questão 39
Drogas psicotrópicas são aquelas que agem sobre nosso cérebro, alterando seu funcionamento. Há drogas que reduzem a atividade cerebral: são depressoras do Sistema Nervoso Central – SNC, como álcool, solventes, calmantes (ansiolíticos). Outros tipos de drogas estimulam o SNC: são os estimulantes, como a cocaína, o crack e remédios que diminuem a fome (anfetaminas). Há, ainda, aquelas que modificam o funcionamento do cérebro: são as perturbadoras do SNC, como a maconha e o LSD.O gráfico a seguir apresenta a porcentagem de estudantes do Ensino Fundamental e Médio que já utilizaram drogas psico­trópicas nos anos de 2004 e 2010.


De acordo com as informações fornecidas, verifica-se que
(A) a utilização de drogas depressoras do SNC não sofreu alteração de 2004 a 2010.
(B) ocorreu aumento no uso de drogas perturbadoras do SNC de 2004 a 2010.
(C) a utilização de drogas estimulantes do SNC diminuiu de 2004 a 2010.
(D) a porcentagem de alunos que já utilizaram drogas aumentou em 2010.

Questão 40
Reduzir, reutilizar e reciclar são as ações essenciais que qualquer indivíduo pode e deve seguir para contribuir com a sustentabilidade. Chamadas de 3R’s, essas ações fazem parte da atitude de qualquer consumidor consciente que pro­cura, por meio de pequenas mudanças no seu cotidiano, fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações. Assim, em muitos locais, essa preocupação é representada pelos recipientes que são colocados à disposição das pessoas para o correto descarte de resíduos, como indicados na figura.


Se você tivesse os seguintes resíduos para serem descartados: panela de cobre, garrafa de vinho, jornais e xícaras de porcelana, os locais corretos de descarte seriam, respectivamente, os recipientes para
(A) metal, plástico, não reciclável e vidro.
(B) não reciclável, vidro, papel e orgânico.
(C) orgânico, plástico, não reciclável e vidro.
(D) metal, vidro, papel e não reciclável.
Questão 41
Observe a ilustração, a seguir, que representa a posição relativa de quatro indivíduos em relação a um veículo, trem, que está em movimento com uma certa velocidade.

Considerando-se os indivíduos representados na ilustração, é correto afirmar que o indivíduo
(A)             A encontra-se em repouso em relação a C.
(B)              B encontra-se em movimento em relação a D.
(C)              C encontra-se em repouso em relação ao trem.
(D)             D encontra-se em movimento em relação à plataforma.

Questão 42
Considere o experimento, representado na ilustração a seguir, em que um mesmo objeto sólido foi colocado, em tempos diferentes, em três recipientes (I, II, III), contendo, cada um deles, uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) em diferentes concentrações.


Observando-se o resultado do experimento, é correto afirmar que a densidade
(A) do objeto sólido varia em cada um dos recipientes.
(B) da solução I é igual à do objeto.
(C) da solução II é maior que a da solução III.
(D) do objeto e da solução são iguais no recipiente II.

Questão 43
Misturas homogêneas podem ser separadas dos diversos processos, como por exemplo, por meio da destilação fracionada, como ocorre com o petróleo.


Nesse processo, os produtos presentes na mistura são separados à medida que cada um deles atinge o seu ponto de ebulição. No caso do petróleo, as frações separadas, à temperatura ambiente, encontram-se no estado
(A) gasoso, mais leves, como a fração A.
(B) líquido, mais pesadas, como a fração I.
(C) sólido, como as frações intermediárias de B a H.
(D) líquido de A a I, mas com densidades diferentes.

Questão 44
Várias são as fontes utilizadas no Brasil para obtenção de energia elétrica. De uma forma ou de outra, as usinas responsáveis pela produção dessa energia são altamente impactantes, sendo que algumas delas causam, durante seu funcionamento, um aumento da poluição do ar, como é o caso das usinas que produzem energia a partir
(A) de óleo diesel.
(B) do gerador eólico.
(C) de reações nucleares.
(D) da radiação solar.

Questão 45
Em vários países, diversas técnicas estão sendo analisadas e comparadas em busca de uma forma eficiente e economicamente viável de fazer com que os oceanos gerem eletricidade. Atualmente, a grande aposta é por meio de outro movimento natural das águas: as correntes oceânicas. A vantagem é que as correntes oceânicas são contínuas, podendo gerar energia 24 horas por dia, sete dias por semana. Nesse caso, as lâminas das turbinas são posicionadas na direção da corrente marítima, e um gerador acoplado ao eixo da turbina é acionado.


A energia contida nas correntes marítimas oceânicas e que serão transformadas em energia elétrica na turbina é a energia
(A) química.
(B) gravitacional.
(C) mecânica potencial.
(D) mecânica cinética.




GABARITO
33. A
34. D
35. C
36. C
37. B
38. B
39. D
40. D
41. B
42. C
43. A
44. A
45. D

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