[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
Questão 33
Observe a ilustração a seguir, que apresenta o
orçamento que a Terra e sua atmosfera apresentam em relação à energia solar que
atinge nosso planeta.
Considerando esse balanço energético e levando em
conta a ocorrência do efeito estufa, é correto afirmar que a maior parte do
calor responsável pelo aquecimento da Terra é proveniente
(A) de sua superfície, que transforma a energia
solar em calor, que é impedido de se dispersar para o espaço devido à presença
de gases do efeito estufa.
(B) da atmosfera que, além de refletir, absorve a
radiação solar, a qual aquece o ar que se encontra com alta concentração de
gases do efeito estufa.
(C) diretamente do calor do Sol, que aquece a
superfície e atmosfera da Terra, as quais emitem, juntas, para o espaço, 19% do
calor retido pelo efeito estufa.
(D) da atmosfera que, devido à presença de gases do
efeito estufa, retém 53% do calor da energia solar que atinge o nosso planeta.
Questão 34
A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sob
estufas, sem a utilização do solo, na qual as raízes podem estar suspensas em
meio líquido ou apoiadas em substrato inerte como, por exemplo, areia lavada.
Nesse tipo de cultivo, as raízes recebem uma solução nutritiva de fertilizantes
altamente solúveis que contém água e todos os nutrientes essenciais ao
desenvolvimento da planta. Também se faz necessário, em alguns casos, a
utilização de inseticidas e fungicidas.
Esse tipo de cultivo
(A) é considerado orgânico, pois evita o contato
com o solo e não causa poluição.
(B) evita a ocorrência de pragas e o uso de adubos,
responsáveis pela má qualidade do alimento.
(C) gera produtos de qualidade duvidosa e
prejudicial à saúde, pois são totalmente artificiais.
(D) traz com ele algumas práticas da agricultura
convencional e suas desvantagens.
Questão 35
Havia uma grande expectativa em relação à
utilização da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para algumas
competições aquáticas nas Olimpíadas Rio 2016. O receio era de que situações
como a representada na figura pudessem ocorrer durante os jogos, o que
felizmente não aconteceu.
Essa situação é decorrente de uma sequência de
processos que levam à eutrofização da água nesses ambientes e que estão
representados, esquematicamente, a seguir.
A próxima etapa desse processo é a
(A) morte dos decompositores anaeróbicos.
(B) elevação do teor de gases tóxicos.
(C) diminuição do oxigênio dissolvido na água.
(D) manutenção da cadeia trófica local.
Questão 36
A microbiota intestinal, formada por bactérias,
vírus e fungos que habitam o intestino, contém um número de genes cem vezes
maior do que o do próprio indivíduo; é específica de cada pessoa, possui
componentes herdáveis, e pode ser modificada pela dieta, por cirurgia ou
antibióticos. A microbiota intestinal contribui decisivamente para o
desenvolvimento e a biologia do intestino. (Dráuzio V A afirmação a respeito da
modificação da microbiota intestinal pelo uso de antibióticos pode ser
explicada da seguinte maneira:
(A) As bactérias intestinais tornam-se resistentes
quando utilizamos antibióticos.
(B) Bactérias intestinais benéficas não são
afetadas pelo uso de antibióticos.
(C) O uso de antibióticos pode selecionar bactérias
resistentes presentes no intestino.
(D) Bactérias, fungos e vírus são sensíveis aos
antibióticos.
Questão 37
Segundo dados recentes sobre a AIDS no Brasil, tem-se
observado uma tendência de queda dessa infecção em crianças menores de 5 anos. Isso
se deve a um trabalho governamental para a prevenção da doença, dirigido
especialmente
(A) a usuários de drogas injetáveis.
(B) ao atendimento pré-natal das gestantes.
(C) aos casais homoafetivos.
(D) ao monitoramento de bancos de sangue.
Questão 38
A imagem a seguir ilustra o dispositivo
intrauterino (DIU), um método contraceptivo que impede o encontro do
espermatozoide com o óvulo.
Considerando as informações, é correto afirmar que
o DIU é colocado
(A) na tuba uterina e impede a ovulação.
(B) no útero e impede a fecundação.
(C) no ovário e impede o desenvolvimento do
embrião.
(D) na vagina e impede a nidação.
Questão 39
Drogas psicotrópicas são aquelas que agem sobre
nosso cérebro, alterando seu funcionamento. Há drogas que reduzem a atividade
cerebral: são depressoras do Sistema Nervoso Central – SNC, como álcool,
solventes, calmantes (ansiolíticos). Outros tipos de drogas estimulam o SNC:
são os estimulantes, como a cocaína, o crack e remédios que diminuem a fome
(anfetaminas). Há, ainda, aquelas que modificam o funcionamento do cérebro: são
as perturbadoras do SNC, como a maconha e o LSD.O gráfico a seguir apresenta a
porcentagem de estudantes do Ensino Fundamental e Médio que já utilizaram
drogas psicotrópicas nos anos de 2004 e 2010.
De acordo com as informações fornecidas, verifica-se
que
(A) a utilização de drogas depressoras do SNC não
sofreu alteração de 2004 a 2010.
(B) ocorreu aumento no uso de drogas perturbadoras
do SNC de 2004 a 2010.
(C) a utilização de drogas estimulantes do SNC
diminuiu de 2004 a 2010.
(D) a porcentagem de alunos que já utilizaram
drogas aumentou em 2010.
Questão 40
Reduzir, reutilizar e reciclar são as ações
essenciais que qualquer indivíduo pode e deve seguir para contribuir com a
sustentabilidade. Chamadas de 3R’s, essas ações fazem parte da atitude de
qualquer consumidor consciente que procura, por meio de pequenas mudanças no
seu cotidiano, fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras
gerações. Assim, em muitos locais, essa preocupação é representada pelos
recipientes que são colocados à disposição das pessoas para o correto descarte
de resíduos, como indicados na figura.
Se
você tivesse os seguintes resíduos para serem descartados: panela de cobre,
garrafa de vinho, jornais e xícaras de porcelana, os locais corretos de
descarte seriam, respectivamente, os recipientes para
(A)
metal, plástico, não reciclável e vidro.
(B)
não reciclável, vidro, papel e orgânico.
(C)
orgânico, plástico, não reciclável e vidro.
(D) metal, vidro, papel e
não reciclável.
Questão
41
Observe
a ilustração, a seguir, que representa a posição relativa de quatro indivíduos
em relação a um veículo, trem, que está em movimento com uma certa velocidade.
Considerando-se
os indivíduos representados na ilustração, é correto afirmar que o indivíduo
(A)
A encontra-se em repouso em relação a C.
(B)
B encontra-se em movimento em relação a D.
(C)
C encontra-se em repouso em relação ao
trem.
(D)
D encontra-se em movimento em relação à
plataforma.
Questão
42
Considere
o experimento, representado na ilustração a seguir, em que um mesmo objeto
sólido foi colocado, em tempos diferentes, em três recipientes (I, II, III),
contendo, cada um deles, uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) em diferentes
concentrações.
Observando-se
o resultado do experimento, é correto afirmar que a densidade
(A)
do objeto sólido varia em cada um dos recipientes.
(B)
da solução I é igual à do objeto.
(C)
da solução II é maior que a da solução III.
(D)
do objeto e da solução são iguais no recipiente II.
Questão
43
Misturas
homogêneas podem ser separadas dos diversos processos, como por exemplo, por
meio da destilação fracionada, como ocorre com o petróleo.
Nesse
processo, os produtos presentes na mistura são separados à medida que cada um
deles atinge o seu ponto de ebulição. No caso do petróleo, as frações
separadas, à temperatura ambiente, encontram-se no estado
(A)
gasoso, mais leves, como a fração A.
(B)
líquido, mais pesadas, como a fração I.
(C)
sólido, como as frações intermediárias de B a H.
(D)
líquido de A a I, mas com densidades diferentes.
Questão
44
Várias
são as fontes utilizadas no Brasil para obtenção de energia elétrica. De uma
forma ou de outra, as usinas responsáveis pela produção dessa energia são
altamente impactantes, sendo que algumas delas causam, durante seu
funcionamento, um aumento da poluição do ar, como é o caso das usinas que
produzem energia a partir
(A)
de óleo diesel.
(B)
do gerador eólico.
(C)
de reações nucleares.
(D)
da radiação solar.
Questão
45
Em
vários países, diversas técnicas estão sendo analisadas e comparadas em busca
de uma forma eficiente e economicamente viável de fazer com que os oceanos
gerem eletricidade. Atualmente, a grande aposta é por meio de outro movimento
natural das águas: as correntes oceânicas. A vantagem é que as correntes
oceânicas são contínuas, podendo gerar energia 24 horas por dia, sete dias por
semana. Nesse caso, as lâminas das turbinas são posicionadas na direção da
corrente marítima, e um gerador acoplado ao eixo da turbina é acionado.
A
energia contida nas correntes marítimas oceânicas e que serão transformadas em
energia elétrica na turbina é a energia
(A)
química.
(B)
gravitacional.
(C)
mecânica potencial.
(D)
mecânica cinética.
GABARITO
33. A
34. D
35. C
36. C
37. B
38. B
39. D
40. D
41. B
42. C
43. A
44. A
45. D
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