BIOLOGIA [UNESP]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]


Questão 61
O quadro apresenta alguns dos sinais clínicos que ajudam a distinguir os casos de dengue, de zika e de chikungunya.
 
As diferenças no quadro clínico de cada uma dessas doenças devem-se
(A) às características dos diferentes vetores dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.
(B) às características e estratégias infecciosas dos diferentes agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.
(C) às características climáticas das diferentes regiões geográficas onde ocorrem a dengue, a zika e a chikungunya.
(D) aos diferentes modos de transmissão dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya.
(E) às diferenças na resposta imunológica dos infectados em resposta ao mesmo agente causador da dengue, da zika e da chikungunya.

Questão 62
Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação: O vegetal “arranca” o carbono, que é o  C do CO2, para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O2, ou seja, oxigênio.
        (Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.)

Tal informação refere-se à
(A) respiração celular e está correta, uma vez que, nas mitocôndrias, o carbono do CO2 é disponibilizado para a síntese de tecidos vegetais e o O2 é devolvido para a atmosfera.
(B) fotossíntese e está correta, uma vez que, através desse processo, a planta utiliza o carbono na síntese de seus tecidos, devolvendo para a atmosfera o oxigênio do CO2.
(C) fotossíntese e está incorreta, uma vez que o carbono do CO2 é utilizado na síntese de carboidratos que serão consumidos na respiração celular, mas não como matéria-prima do tronco.
(D) fotossíntese e está incorreta, uma vez que o oxigênio liberado para atmosfera provém da reação de decomposição da água, e não do CO2 que a planta capta da atmosfera.
(E) respiração celular e está incorreta, uma vez que o O2 liberado para atmosfera tem origem na quebra de carboidratos na glicólise, da qual também resulta o carbono que irá compor os tecidos vegetais.

Questão 63
As chamadas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) também são transmitidas por outras vias, além da relação sexual. O quadro apresenta algumas DSTs.
Suponha que Júlio adquiriu uma DST através de transfusão sanguínea, que Paulo adquiriu uma DST ainda no ventre materno e que Adriano teve uma DST que só se adquire por relação sexual.

As DSTs de Júlio, Paulo e Adriano podem ser, respectivamente,
(A) cancro mole, aids e condiloma acuminado.
(B) condiloma acuminado, gonorreia e sífilis.
(C) aids, sífilis e cancro mole.
(D) gonorreia, condiloma acuminado e aids.
(E) sífilis, cancro mole e gonorreia.

Questão 64
Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado.
No  gráfico  A,  o  fenômeno  estudado  é  a  atividade  dos  lisossomos na regressão da cauda de girinos na metamorfose. No gráfico B, o fenômeno estudado é a atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares que serão consumidos durante a germinação das sementes. A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo  gráfico  A  e  a  curva  que  representa  corretamente  o  fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,
(A) 1 e 1.
(B) 3 e 3.
(C) 3 e 1.
(D) 1 e 2.
(E) 2 e 2.

Questão 65
Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa  espécie  são  plantadas  a  intervalos  regulares.  Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja  preenchido,  resultando  em  uma  cerca  como  a  ilustrada na imagem.
Para  se  obter  uma  cerca-viva  de  altura  controlada,  que  crie uma barreira física e visual, deve-se
(A) estimular a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.
(B) estimular a produção de auxinas pela gema apical das plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
(C) inibir a produção de auxinas pela gema apical e pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente as gemas laterais e a gema apical.
(D) inibir  a  produção  de  auxinas  pela  gema  apical  das  plantas, podando periodicamente as gemas laterais.
(E) inibir a produção de auxinas pelas gemas laterais das plantas, podando periodicamente a gema apical.

Questão 66
A  enxertia  consiste  em  implantar  parte  de  uma  planta  viva  em  outra  planta  de  igual  ou  diferente  espécie.  A planta introduzida (enxerto) produz folhas, flores e frutos,  enquanto  a  planta  receptora  (porta-enxerto)  capta  água e nutrientes do solo. A figura esquematiza uma das técnicas indicadas para a enxertia  entre  espécies  de  hortaliças,  tais  como  pepino,  abóbora, melão e melancia.
Suponha  que  um  enxerto  de  pepino  (Cucumis  sativus) tenha  sido  introduzido  em  um  porta-enxerto  de  abóbora  (Cucurbita moschata).
Os frutos produzidos por essa enxertia serão
(A) pepinos  cujas  sementes  darão  origem  a  exemplares  de Cucurbita moschata.
(B) híbridos  estéreis  com  características  de Cucumis sativus e de Cucurbita moschata.
(C) abóboras cujas sementes darão origem a exemplares de Cucumis sativus.
(D) abóboras cujas sementes darão origem a exemplares de Cucurbita moschata.
(E) pepinos  cujas  sementes  darão  origem  a  exemplares de Cucumis sativus.

Questão 67
Uma professora de Biologia explicava a seus alunos que o daltonismo para a cor verde é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo. Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mesma  sala,  disseram  que  eram  daltônicos  para  a  cor  verde. A professora perguntou se outras pessoas da família também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos únicos e que seus avós ainda eram vivos.
As outras duas pessoas daltônicas da família eram
(A) o pai e o avô materno dos gêmeos.
(B) a mãe e a avó materna dos gêmeos.
(C) a mãe e a avó paterna dos gêmeos.
(D) o pai e a mãe dos gêmeos.
(E) o avô materno e a avó paterna dos gêmeos.

Questão 68
Na figura estão representados exemplares de peixes, de aves e de mamíferos.
As  semelhanças  de  formato  dos  corpos  e  dos  membros  locomotores nos animais representados decorrem
(A) da mutação que ocorre nos indivíduos em resposta às exigências  adaptativas  de  ambientes  com  diferentes  características, o que leva à irradiação adaptativa.
(B) da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em  ambientes  com  diferentes  características,  o  que  leva à convergência adaptativa.
(C) da ação da seleção natural atuando sobre indivíduos em ambientes com as mesmas características, o que leva à convergência adaptativa.
(D) da  mutação  que  ocorre  casualmente  em  indivíduos  que vivem em ambientes com as mesmas características, o que leva à irradiação adaptativa.
(E) da  ação  da  deriva  genética,  que  permite  a  fixação  de diferentes fenótipos em ambientes com diferentes características, o que leva à convergência adaptativa.










GABARITO
61. B
62. D
63. C
64. A
65. A
66. E
67. A
68. C

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]