BIOLOGIA [UPE]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

1. Carl Von Linné (170-1778) considerou a existência de apenas dois reinos biológicos em nosso planeta: Animal e Vegetal. Posteriormente, o zoólogo Ernst Haeckel criou o termo Protista, para designar um conjunto de organismos, que não eram caracterizados nem como plantas nem como animais. Uma nova proposta surgiu incorporando o reino Monera, representado pelas bactérias e cianobactérias. Por fim, Robert Whittaker, em 1960, propôs elevar os fungos a reino, aumentando para cinco. 
Assinale a alternativa CORRETA que justifique a não inclusão dos vírus no sistema de classificação. a) Ausência das estruturas que compõem uma célula. 
b) Conjunto de seres unicelulares. 
c) Características reprodutivas que não necessitam de gametas. 
d) Desconhecimento do seu papel ecológico. 
e) Seres que podem ser autotróficos ou heterotróficos, dependendo do ambiente. 

2. “As emergências permanecem lotadas de pessoas que adoecem com sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika. Não bastassem as doenças do Aedes aegypti, outras, também causadas por vírus e consideradas sazonais, voltam a se tornar mais incidentes e merecem os mesmos cuidados das doenças transmitidas pelo mosquito. O problema é que muitas das viroses têm sintomas parecidos, mas que precisam ser diferenciados para que possam ser prescritos medicamentos adequados e recomendações que amenizem o sofrimento dos pacientes” (Jornal do Commercio, 25 de fevereiro de 2016. Adaptado). 
Leia as afirmações abaixo: 
I. Normalmente, a primeira manifestação da Dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. 
II. Os principais sintomas da Chikungunya são: febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Podem ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. 
III. Cerca de 50% das pessoas infectadas pelo vírus Zika desenvolvem manifestações clínicas nos primeiros dois dias. Os principais sintomas são: dor de cabeça, febre alta, dores fortes nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Quanto aos sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika, está CORRETO o que se afirma em 
a) I, II e III. 
b) II e III, apenas. 
c) I, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) III, apenas.

3. Observe as imagens a seguir:
 
Leia as seguintes afirmativas. Elas estão relacionadas às respectivas figuras. 
I. Fungos juntamente com as bactérias saprófagas compõem o grupo dos organismos decompositores, de grande importância ecológica para a reciclagem de nutrientes. 
II. Os cogumelos brancos do tipo Champignon, quando ingeridos, produzem efeitos alucinógenos, causando sérios danos ao sistema nervoso periférico. 
III. Os quitridiomicetos, representados pelo gênero Amanita, possuem esporos imóveis e transportados pelo vento, o que propicia a dispersão da espécie em ambiente aquático. 
IV. Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios e empregados na fabricação de queijos. 
V. Muitos fungos são aeróbios e realizam a respiração. No entanto, na ausência de gás carbônico, alguns fazem fermentação, sendo anaeróbios facultativos, como o fungo Candida albicans, que é utilizado na produção de bebidas alcoólicas, como o vinho. 
VI. Nos seres humanos, os fungos causam micoses, lesões que podem ocorrer na pele, e anexos, a exemplo do couro cabeludo, barba e unhas bem como pé de atleta e rachaduras entre os dedos. Assinale a alternativa cujas correspondências entre imagem e texto estejam CORRETAS. 
a) I, II, IV e V. 
b) I, IV e VI. 
c) II, III, V e VI. 
d) III, V e VI. 
e) IV, V e VI.

4. Normalmente, quando ganhamos ou compramos flores, costumamos colocá-las dentro de um jarro com água, para que permaneçam bonitas por mais tempo. Porém, muitas vezes, elas acabam murchando e perdendo suas pétalas. Para se evitar isso, é aconselhável que se faça um novo corte, preferencialmente dentro d’água ou com uma mínima exposição ao ar, até submergi-la novamente no recipiente. Tal conduta permite que 
a) as células estomáticas voltem à turgidez para que os estômatos possam permanecer abertos e assim restabelecer o fluxo de água do jarro para as partes superiores do vegetal. 
b) o ar presente no floema seja empurrado por capilaridade e expulso pelo estômato. 
c) a água presente no xilema entre em contato com a água do jarro, restabelecendo a coesão entre as moléculas e formando uma nova coluna de água. 
d) se eliminem fungos e bactérias que colonizaram as células mortas, restabelecendo o metabolismo celular. 
e) se restabeleça a pressão positiva e o transporte de sais ativos para o interior do xilema. 

5. Todos os vegetais descendem de algas verdes primitivas, porém a complexidade veio com o tempo. Assim, vamos descrever a figura abaixo: 
É CORRETO afirmar que as plantas vasculares evoluíram para plantas vasculares com sementes na passagem marcada pelo número 
a) 5. 
b) 4. 
c) 3. 
d) 2. 
e) 1.

6. Leia os trechos da música “A metamorfose da Borboleta” do Cocoricó.
Sobre desenvolvimento de insetos, é CORRETO afirmar que 
a) nas lagartas, o aparelho bucal mastigador está adaptado para cortar e manipular alimentos. Durante o desenvolvimento, na pupa e na borboleta, esse aparelho passa a ser sugador labial não picador, possibilitando sugar o néctar das flores. 
b) insetos com desenvolvimento direto são dioicos e metábolos, enquanto os de desenvolvimento indireto são monoicos e ametábolos. 
c) nos hemimetábolos, a larva passa por número de mudas constante entre as espécies, transformando-se em pupa e, posteriormente, em adulto. 
d) nos holometábolos, a metamorfose é incompleta, as ninfas mudam para a fase adulta de forma gradual e se parecem com os adultos. 
e) o imago rompe a cutícula pupal e emerge, não passando por mais nenhuma muda. A transformação de larva até adulto é o que caracteriza a metamorfose completa. 

7. Observe as imagens dos novos personagens do Filme “Procurando Dory”. Os números arábicos correspondem a cada espécie.
Sobre essas imagens, é CORRETO afirmar que 
a) o exemplar 1 é essencialmente aquático. Ao respirar, a água entra pela boca, passa pelas brânquias e sai através das fendas branquiais. Os exemplares 6 e 7 são semiaquáticos e precisam voltar à tona para respirar pelos pulmões. 
b) a espécie 2 corresponde a um peixe cartilaginoso holocéfalo, por possuir brânquias protegidas por opérculo, cauda longa, olhos grandes e corpo sem escamas, enquanto a espécie 4 representa peixes ósseos com boca transversal, brânquias sem opérculo e escamas placoides. 
c) a espécie 3 é caracterizada por ser endotérmica; aerodinâmica com esqueleto formado, em grande parte, por ossos pneumáticos e corpo coberto por penas, que, além de manterem o aquecimento do corpo, são fundamentais para o voo. 
d) o espécime 5 é um cefalópode e possui concha interna reduzida, sistema nervoso pouco desenvolvido, permitindo ao animal mudar de cor de acordo com o ambiente. Seus tentáculos são frágeis, e seu principal meio de locomoção é por jatopropulsão. 
e) todas as espécies representadas (1 a 7) pertencem aos Tetrápodes que se caracterizam por apresentarem coluna vertebral, crânio, mandíbulas, encéfalo com duas regiões. 

8. Morador da Ilha de Deus, Marcelo, um estudante de Ensino Médio, atravessa, quase todos os dias, os canais que cortam a cidade, seja a pé pelas pontes, seja de jangada com seu pai. Bastante curioso com a natureza, tem observado que existem poucos peixes no estuário e ouve sempre as reclamações do seu pai, pescador, sobre o fato de os peixes estarem sumindo sempre por causa da poluição. Ouviu também da professora que, nas marés baixas, o Rio Capibaribe está com pouco oxigênio. Num belo dia de sol, observou um imenso Camurupim na flor d’água e ficou curioso em perguntar para a professora de Biologia como aquele peixe apareceu num rio, quase sem vida, escuro e fétido? Como ele respira? Qual alternativa apresenta a resposta CORRETA da professora? 
a) Adaptação das brânquias para um ambiente anóxico ou com pouco oxigênio, otimizando a retirada desse oxigênio no meio aquoso. 
b) Respiração pulmonada, cuja estrutura da faringe e da traqueia, altamente vascularizadas, permite retirar o oxigênio do ar atmosférico. 
c) Trocas gasosas com o meio através da respiração cutânea, retirando oxigênio da água ou do ar atmosférico. 
d) Brânquias adaptadas para retirar o oxigênio do ar atmosférico, necessitando subir à superfície. 
e) A bexiga natatória auxilia na respiração, suplementando a respiração branquial ao aspirar ar atmosférico. 

9. Os vertebrados realizam suas funções por meio de tecidos e órgãos especializados que, em geral, se organizam em sistemas. Sobre isso, leia os itens a seguir: 
I. A difusão de gases pela superfície do corpo de vertebrados é dita respiração cutânea. Para as demais formas de trocas gasosas, existem estruturas especializadas, a exemplo das traqueias, brânquias e pulmões. Esse último também está associado ao sistema cardiovascular e a mecanismos de ventilação. 
II. O conjunto de peças ósseas e cartilaginosas constitui o esqueleto e dá sustentação ao corpo humano. O esqueleto protege órgãos internos e participa da movimentação do corpo, servindo de apoio para a ação dos músculos esqueléticos. O esqueleto atua também como reserva de cálcio. 
III. As funções de coordenação e regulação nos animais são exercidas pelos sistemas nervoso e endócrino. Associado ao sistema nervoso, está o sistema sensorial, formado por um conjunto de estruturas que permitem a percepção de estímulos provenientes do meio externo ou do interior do corpo.
IV. Em peixes e larvas de anfíbios, ocorrem fendas na faringe, e a elas estão associadas as brânquias. Assim, a faringe participa da função respiratória, além da função digestória. Nos demais vertebrados, a faringe só faz parte do sistema digestório. 
V. No sistema cardiovascular humano, encontra-se o coração, que impulsiona o sangue para as artérias. Essas se ramificam em capilares e, posteriormente, em arteríolas que se reúnem em veias e vênulas, voltando ao coração. O sistema vascular linfático também participa desse sistema por meio de vasos, linfonodos e órgãos linfoides, como baço, timo, fígado e rins. 
VI. Nos vertebrados, os rins são os responsáveis pela excreção de produtos nitrogenados, que variam de acordo com o ambiente onde o animal vive. Assim os amoniotélicos são representados pelos peixes, larvas de anfíbios e répteis; os ureotélicos, pelas aves e répteis; e os uricotélicos, pelos mamíferos. Sobre os sistemas dos vertebrados, assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS. 
a) I, II e III. 
b) II, III e IV. 
c) II, III, V e VI. 
d) III, IV e V. 
e) III, IV e VI. 

10. Leia os quadrinhos e os textos a seguir:
Maria iniciou acompanhamento pré-natal com 15 semanas de gravidez. Teve orientação e conseguiu parar de beber álcool. O bebê nasceu de parto normal. Maria compareceu à consulta de revisão pós-parto, acompanhada da mãe que relatou a dificuldade de aleitamento e sinais de depressão da adolescente. Retornou com 60 dias pós-parto para orientação no ambulatório de planejamento familiar. A avaliação clínica neonatal evidenciou síndrome do alcoolismo fetal no recém-nascido.
Sobre eles, analise as seguintes afirmativas: 
I. O álcool é uma droga legal, podendo ser comercializado e vendido para qualquer pessoa, independentemente da idade. 
II. O álcool age de modo destrutivo, afetando diretamente a progesterona, um neurotransmissor envolvido em diversas funções, como o raciocínio e o movimento. Assim, a pessoa perde a capacidade de julgamento e a coordenação motora, mas tem a ovulação estimulada. 
III. O álcool se acumula no sangue, pois sua degradação é mais rápida que sua absorção. No início, ele age como estimulante, causando, posteriormente, depressão no sistema nervoso periférico. 
IV. O consumo de álcool está ligado a vários problemas, dentre eles: acidentes de trânsito, crimes, suicídios, aumento do risco de câncer e nascimentos de bebês com problemas em função do consumo pelas gestantes. 
V. Os principais fatores associados à gravidez na adolescência estão associados à baixa escolaridade da adolescente, início precoce da vida sexual associado à ausência do uso de métodos contraceptivos e de consultas ginecológicas prévias. 
VI. A gestação na adolescência eleva o risco gestacional do ponto de vista biológico. O maior impacto envolve a dimensão psicológica e a socioeconômica, perpetuando o ciclo da pobreza, por inviabilizar as possibilidades de desenvolvimento e engajamento na sociedade. Estão CORRETAS apenas 
a) I, II e IV. 
b) II, III e V. 
c) III, IV e VI. 
d) IV e V. 
e) V e VI.



GABARITO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]