BIOLOGIA [UNESP]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
QUESTÃO 61
Considere
a notícia sobre o controle biológico de pragas adotado pela prefeitura de Paris
e as pirâmides ecológicas apresentadas logo a seguir. Para combater parasitas
que têm consumido a vegetação de Paris, a prefeitura distribuiu aos moradores 40000
larvas de joaninhas, predador natural desses organismos e que pode substituir
pesticidas.
(Veja, 05.04.2017. Adaptado.)
A
pirâmide de biomassa, a pirâmide de energia e a barra que representa as
joaninhas são:
(A) I, II
e 3.
(B) II,
II e 3.
(C) I, II
e 2.
(D) II,
III e 1.
(E) III,
III e 2.
QUESTÃO 62
Marina
não menstruou na data prevista e então comprou um teste para gravidez. A figura
ilustra a realização do teste, que indicou que Marina estaria grávida.
No mesmo
dia, Marina procurou um laboratório especializado para realizar o exame
sanguíneo de gravidez, que confirmou o resultado do teste anterior. Considere o
hormônio que evidenciou a gravidez nos dois testes realizados. O resultado
positivo indica que a concentração de
(A) gonadotrofina
coriônica humana (HCG) era baixa na urina e alta no sangue circulante.
(B) progesterona
era baixa na urina e baixa no sangue circulante.
(C) hormônio
folículo estimulante (FSH) era alta na urina e alta no sangue circulante.
(D) progesterona
era alta na urina e baixa no sangue circulante.
(E) gonadotrofina
coriônica humana (HCG) era alta na urina e alta no sangue circulante.
QUESTÃO 63
Em uma
aula de campo, os alunos encontraram, crescendo sobre um tronco caído na mata,
organismos conhecidos como orelhas-de-pau. O fato que chamou a atenção dos
alunos foi que alguns desses organismos eram de cor verde, como mostra a
figura.
Paula
afirmou que o organismo observado era um fungo fotossintetizante e portanto
autótrofo.
Gilberto
concordou que seria um fungo fotossintetizante, mas, por estar crescendo em um
tronco em decomposição, seria heterótrofo necessariamente.
Ricardo
sugeriu que o organismo observado, na verdade, eram dois organismos, um
autótrofo e outro heterótrofo.
Tiago
complementou a ideia de Ricardo, afirmando tratar-se de um musgo, que é uma
associação entre um fungo e uma alga.
Fernanda
discordou de Tiago, afirmando tratar-se de um líquen, no qual o fungo fornece
os carboidratos necessários para o crescimento da alga.
A
explicação correta para o fato foi dada por
(A) Fernanda.
(B) Gilberto.
(C) Ricardo.
(D) Paula.
(E) Tiago.
QUESTÃO 64
Analise as imagens de uma
mesma planta sob as mesmas condições de luminosidade e sob condições hídricas distintas.
Os
estômatos desta planta estão
(A) abertos
na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para
as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas
últimas.
(B) fechados
na condição 2, pois há redução na troca de íons K+ entre as células acessórias
e as células-guarda, mantendo a turgidez de ambas.
(C) abertos
na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células-guarda para
as células acessórias, resultando na perda de água e flacidez destas
últimas.
(D) fechados
na condição 1, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias
para o interior das células-guarda, resultando na perda de água e flacidez
destas últimas.
(E) abertos
na condição 2, pois há intenso bombeamento de íons K+ das células acessórias
para o interior das células-guarda, resultando na turgidez destas últimas.
QUESTÃO 65
Os
gráficos apresentam as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta em
função da intensidade luminosa a que é submetida.
De
acordo com os gráficos e os fenômenos que representam,
(A)
no intervalo A-B a planta consome mais matéria orgânica que aquela que
sintetiza e, a partir do ponto B, ocorre aumento da biomassa vegetal.
(B)
no intervalo A-C a planta apenas consome as reservas energéticas da semente e,
a partir do ponto C, passa a armazenar energia através da fotossíntese.
(C)
a linha 1 representa a taxa de respiração, enquanto a linha 2 representa a taxa
de fotossíntese.
(D)
no intervalo A-C a planta se apresenta em processo de crescimento e, a partir
do ponto C, há apenas a manutenção da biomassa vegetal.
(E)
no intervalo A-B a variação na intensidade luminosa afeta as taxas de
respiração e de fotossíntese e, a partir do ponto C, essas taxas se mantêm
constantes.
QUESTÃO 66
Ao
longo da evolução dos vertebrados, alguns grupos passaram a explorar o ambiente
terrestre, o que demandou adaptações que permitissem o desenvolvimento do embrião
nesse novo ambiente. A mais emblemática dessas adaptações talvez seja o âmnio,
razão pela qual os répteis (incluindo as aves) e os mamíferos são chamados de
amniotas.
A
importância do âmnio está em
(A)
armazenar o vitelo, que será consumido pelo embrião durante seu
desenvolvimento.
(B)
armazenar os resíduos metabólicos tóxicos que seriam lançados diretamente na
água.
(C)
permitir que ocorram trocas gasosas que garantam a respiração do embrião.
(D)
permitir que o embrião se desenvolva protegido de
choques
mecânicos e dessecação.
(E)
desenvolver uma rede de vasos que transportem nutrientes para o embrião.
QUESTÃO 67
Uma
professora explicava a seus alunos que a transpiração contribui para o controle
da temperatura corporal e que os desodorantes antitranspirantes apresentam em sua
composição sal de alumínio, o qual obstrui os ductos sudoríparos, impedindo a
saída do suor. Um dos alunos perguntou à professora o que aconteceria se uma
generosa dose de desodorante antitranspirante fosse borrifada no corpo de uma
barata e no corpo de uma lagartixa. A professora desaconselhou o experimento em
razão dos maus tratos aos animais e explicou que, caso fosse realizado,
considerando os sistemas respiratórios desses animais, provavelmente
(A)
a lagartixa e a barata morreriam por aumento da temperatura corporal.
(B)
a lagartixa e a barata morreriam por falta de oxigênio em suas células.
(C)
a barata sobreviveria e a lagartixa morreria por aumento da temperatura
corporal.
(D)
a lagartixa sobreviveria e a barata morreria por falta de oxigênio em suas
células.
(E)
a barata e a lagartixa sobreviveriam.
QUESTÃO 68
As
figuras representam células de duas espécies animais, 1 e 2. Na célula da
espécie 1, dois genes, que determinam duas diferentes características, estão
presentes no mesmo cromossomo. Na célula da espécie 2, esses dois genes estão
presentes em cromossomos diferentes.
Tendo
por base a formação de gametas nessas espécies, e sem que se considere a
permutação (crossing-over), constata-se a Primeira Lei de Mendel
(A)
tanto na espécie 1 quanto na espécie 2, mas a Segunda Lei de Mendel se constata
apenas na espécie 1.
(B)
apenas na espécie 1, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na
espécie 2.
(C)
apenas na espécie 2, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata apenas na
espécie 1.
(D)
apenas na espécie 2, enquanto a Segunda Lei de Mendel se constata tanto na
espécie 1 quanto na espécie 2.
(E)
tanto na espécie 1 quanto na espécie 2, mas a Segunda Lei de Mendel se constata
apenas na espécie 2.
GABARITO
61. B
62. E
63. C
64. E
65. A
66. D
67. D
68. E
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