domingo, 1 de dezembro de 2019

BIOLOGIA [UEPG]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– A maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Os processos que permitem às bactérias utilizar a energia do alimento são a respiração celular e a fermentação. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
 01) A respiração aeróbica é um processo biológico de obtenção de energia em que a célula degrada moléculas orgânicas com a participação do gás oxigênio (O2). As moléculas orgânicas são degradadas a gás carbônico (CO2) e água.
 02) As espécies de bactérias anaeróbicas que não toleram a presença de oxigênio e morrem são chamadas de anaeróbicas facultativas. Como exemplo, temos as bactérias que causam o tétano, as quais podem obter energia por meio da fermentação acética.
 04) Na fermentação, as moléculas orgânicas ricas em energia são degradadas incompletamente, com liberação de menos energia do que na respiração. Por exemplo, a fermentação de glicídios por certas bactérias e leveduras origina álcool etílico e gás carbônico, processo denominado de fermentação alcoólica.
 08) A fermentação láctica é realizada por bactérias do gênero Lactobacillus. Essas bactérias são utilizadas na produção de pães, onde as bolhas de gás carbônico (CO2) não conseguem escapar da superfície da massa, fazendo-a inchar.
 16) Bactérias como Pseudomonas e Bacillus podem utilizar nitratos como aceptores de hidrogênios em sua respiração anaeróbica. Pelo processo de desnitrificação, o nitrogênio do solo, na forma de nitrato, retorna à atmosfera na forma de N2.

17– Os protozoários são organismos unicelulares heterotróficos. Sua estrutura celular varia nos diferentes grupos e apresentam diferentes habitats. Assinale o que for correto sobre os protozoários.
 01) Muitas amebas, graças à sua flexibilidade, projetam prolongamentos celulares (pseudópodes) para a captura de alimento, ingerindo-o por fagocitose. O alimento capturado fica envolvido por uma bolsa (o fagossomo), que recebe enzimas dos lisossomos. No interior deste vacúolo, ocorre a digestão intracelular.
 02) A regulação da osmose (osmorregulação) é um dos problemas enfrentados pelos protozoários de água doce. Como seu citoplasma é hipertônico em relação ao meio externo, a água é absorvida em excesso, podendo causar a ruptura da célula. A osmorregulação nos protozoários é realizada por vacúolos contráteis que eliminam o excesso de água.
 04) A maioria dos protozoários de vida livre realiza divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois novos indivíduos.
 08) A leishmaniose tegumentar (ou úlcera-de-bauru) é uma doença parasitária de pele e mucosas causada por protozoários do gênero Leishmania. Na pele, ocorre a formação de feridas ulcerosas, com bordas elevadas e fundo granuloso. A transmissão ocorre pela picada do mosquito do gênero Lutzomya infectado.
 16) A malária é causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos popularmente chamados “barbeiros”. Os picos de febre alta, característicos da doença, coincidem com o rompimento das hemácias infestadas pelos protozoários. 

18– Analise a tabela abaixo sobre os componentes do reino Plantae. Relacione as características morfoanatômicas aos filos existentes e assinale o que for correto. 
01) Entre os filos representados em I estão: Bryophyta (musgos), Hepatophyta (hepáticas) e  Anthocerophyta (antóceros).
 02) Um dos filos representantes em IV é o Cycadophyta. O filo Cycadophyta pode apresentar árvores com frutos que atingem até 30 metros de altura.
 04) Em III, podemos ter representantes dos filos Pterophyta e Lycophyta.
 08) Os representantes mais conhecidos das Gimnospermas no Brasil são os pinheiros. O Pinheiro do Paraná faz parte do filo Coniferophyta.
 16) Em II, temos as plantas vasculares sem sementes e seus principais representantes são os Anthocerophyta e Ginkgophyta. 

19– Em cidades industriais, a inversão térmica é particularmente grave, visto que detém grande quantidade de poluentes no ar. Analise os gráficos abaixo, bem como os esquemas representativos sobre o fenômeno da inversão térmica e assinale o que for correto.
01) O fenômeno sem inversão térmica pode ser visualizado em (II). A zona de ar quente, próxima ao ar frio da superfície, forma uma camada protetora que impede a dispersão dos gases que danificam a camada de ozônio.
 02) Em área industrializada, onde ocorre o evento de inversão térmica (II), podemos observar a presença de uma massa de ar quente, onde normalmente a atmosfera é fria.
 04) A troposfera torna-se cada vez mais fria à medida que aumenta a altitude. No entanto, uma massa de ar quente pode encobrir uma camada mais fria (II), a partir disso as correntes de convecção tornam-se fracas e incapazes de dispersar o ar e, consequentemente, as substâncias poluidoras.
 08) O monóxido de carbono é um gás perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e é inspirado também. Ao passar pelo sangue, associa-se à hemoglobina, originando a carboxiemoglobina. A hemoglobina, associada ao monóxido de carbono, fica impossibilitada de transportar oxigênio.
 16) Em (I), podemos observar o esquema da atmosfera em área industrializada, sem o evento de inversão térmica. Conforme ocorre o aumento da altitude, ocorre a diminuição da temperatura do ambiente. 

20– Os processos ativos são os que ocorrem por meio das membranas da célula graças ao fornecimento de energia do metabolismo celular e são caracterizados pelo movimento de soluto contra o gradiente de concentração. O esquema abaixo mostra a diferença de concentração dos íons Na+ e K+ dentro e fora de uma célula. Analise a figura abaixo e assinale o que for correto. 
01) Os processos ativos ocorrem pelo movimento do soluto da solução menos concentrada para a mais concentrada e são realizados por proteínas carreadoras (permeases), presentes na membrana plasmática.
 02) No desenho esquemático, o íon Na+ está em uma concentração maior no líquido extracelular do que no intracelular. Já com o íon K+ ocorre o inverso, portanto sua concentração é maior dentro da célula.
 04) A alta concentração de íons K+ na célula é importante para a síntese proteica e algumas etapas da respiração. O bombeamento de Na+ para meio extracelular contribui para a regulação osmótica da célula, evitando que se torne hipertônica. O processo ativo que permite a concentração diferencial destes íons na célula é chamado de bomba de sódio e potássio.
 08) O bombeamento de íons Na+ para dentro da célula e de íons K+ para fora da célula é realizado por uma proteína transportadora, com o fornecimento de energia na forma de ATP (trifosfato de adenosina).
 16) No processo ativo de transporte através da membrana, utilizando energia fornecida por ATP (trifosfato de adenosina), os íons Na+ (que penetram na célula por difusão facilitada) são levados para o meio extracelular e os íons K+ (que saem da célula por difusão facilitada) são levados para o meio intracelular.

21– As pteridófitas são um grupo de plantas traqueófitas sem sementes. Assinale o que for correto a respeito das características deste grupo.
 01) Nas pteridófitas, os gametófitos são reduzidos e os esporófitos são a fase predominante do ciclo de vida. Nos esporófitos, os esporângios podem ficar reunidos em estruturas chamadas de soros, ou então em estróbilos.
 02) A existência de vasos verdadeiros (xilema e floema) possibilitou o transporte rápido de água e sais minerais até as folhas e de seiva elaborada da folha para as demais partes da planta, propiciando a existência de plantas maiores.
 04) As araucárias, muito abundantes no estado do Paraná, são exemplos clássicos deste tipo de planta. Além disso, podemos citar as sequoias, samambaias, cicas e espécies do gênero Pinus.
 08) No ciclo de vida das samambaias, os esporos (n) são liberados e, ao germinarem, dão origem ao gametófito (ou prótalo), onde se desenvolvem gametângios femininos e masculinos.
 16) As samambaias arborescentes podem apresentar raízes adventícias (raízes que partem do caule). Essa trama de raízes é conhecida popularmente por xaxim, muito utilizado para a manutenção de plantas ornamentais. Atualmente, devido ao uso irracional deste recurso natural, o uso de xaxim pego diretamente da natureza está proibido. 

22– Analise o quadro abaixo representando características gerais de alguns grupos de artrópodes. Respeitando a numeração presente no quadro, assinale o que for correto. 
01) (I) Aranha, escorpião (II) Lacraia (IV) 1 par por segmento

 02) (III) 3 pares (V) Ausentes (VIII) Glândulas Coxais e Túbulos de Malpighi

 04) (VI) 1 par (VII) Brânquias (IX) Glândulas verdes

 08) (III) 2 pares (V) 1 par (VII) Filotraqueia

 16) (IV) 4 pares (VI) 2 pares (IX) Glândulas Coxais

23– A visão em cores depende de pigmentos sensíveis à luz, presentes em três tipos de células especiais da retina   (os cones). Em uma das formas do daltonismo, há dificuldade para distinguir entre certos tons de verde, amarelo e vermelho. Essa forma de daltonismo é provocada por um alelo recessivo ligado ao sexo (cromossomo X). Uma mulher de visão normal, cujo pai era daltônico, casa-se com um homem daltônico. Assinale o que for correto sobre a prole desse casal.
 01) Esse casal apresenta 75% de probabilidade de gerar uma menina daltônica.
 02) Todos(as) os(as) filhos(as) gerados(as) por esse casal serão daltônicos(as).
 04) Somente os meninos, filhos desse casal, poderão apresentar o daltonismo.
 08) Os genótipos desse casal podem ser representados da seguinte maneira: mulher (XDXd) e homem (XdY).
 16) Esse casal poderá gerar filhos(as) com visão normal e filhos(as) daltônicos(as). 

24– Inúmeros estudos atribuem muitas das características tipicamente humanas à adaptação de linhagens ancestrais primatas. Sobre as adaptações fundamentais na evolução dos primatas que originaram a linhagem da espécie humana, assinale o que for correto.
 01) A complexidade do comportamento social que surgiu no grupo dos primatas, como o intenso cuidado com a prole, foi um importante fator em sua evolução, pois se relaciona com o desenvolvimento do encéfalo.
 02) O polegar disposto em ângulo de 90º, em relação aos demais dedos, permitiu aos primatas segurar objetos e se agarrarem mais firmemente aos galhos das árvores.
 04) A grande mobilidade dos membros posteriores e anteriores, em relação ao tronco, conferiu ampla variedade de movimentos aos primatas, o que lhes possibilitou pular de galho em galho.
 08) A diminuição da massa encefálica e, consequentemente, aumento do crânio e da arcada dentária    (caninos bem desenvolvidos em relação aos outros dentes) foi de fundamental importância para que os primórdios da espécie humana pudessem explorar novos alimentos.
 16) Características como a postura bípede, os braços mais longos do que as pernas, dedos das mãos e pés mais curvos, visão bidimensional e a diminuição do crânio permitiram uma mudança de vida nos ancestrais primatas, que abandonaram o modo de vida arborícola e passaram a explorar o campo.

25– Os anfíbios apresentam sexos separados. Quando a fêmea expele seus gametas, o macho elimina sobre eles os seus espermatozoides; portanto, a fecundação é externa e o desenvolvimento ocorre dentro da água. Assinale o que for correto sobre o desenvolvimento embrionário em anfíbios.
 01) A gastrulação nos anfíbios ocorre por embolia, quando as células do polo vegetativo são empurradas para dentro, comprimindo a blastocela.
 02) Nos anfíbios, o ectoderma dorsal forma a placa neural, que se dobra e se funde pelas bordas, produzindo o tubo nervoso. O ectoderma que reveste o embrião origina a epiderme da pele do anfíbio, com as suas glândulas.
 04) O ovo de anfíbio é do tipo alécito com pequena quantidade de vitelo, porém suficiente para alimentar o embrião durante todo o seu desenvolvimento.
 08) Dá-se o nome de mimetismo ao fenômeno da transformação da forma larval de girino para o estágio adulto de um anfíbio. Durante esse processo, as brânquias são formadas e ocorre a regressão da cauda, com concomitante desenvolvimento dos membros anteriores e posteriores.
 16) A blástula em anfíbios apresenta mais de uma camada de células e sua blastocela está em posição excêntrica (mais próximo do polo animal).

26– Substâncias orgânicas produzidas nas folhas são transportadas para as raízes pelas camadas mais externas do caule. Se removermos um anel da casca no caule principal, a planta morrerá, pois suas raízes deixam de receber o alimento enviado pelas folhas. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
 01) Com a remoção do anel externo da casca, o transporte da seiva bruta fica interrompido. Os vasos xilemáticos deixam de distribuir as substâncias orgânicas produzidas pelas folhas para as regiões de células consumidoras (raízes).
 02) A remoção do anel da casca faz com que a seiva elaborada, transportada pelos vasos do xilema e composta por água e sais minerais absorvidos pelas raízes, não chegue até a região do caule e se dirija para as folhas, impedindo o crescimento da planta.
 04) A remoção de um anel de casca em um ramo interrompe os vasos floemáticos e bloqueia o fluxo da seiva elaborada. A seiva acumula-se na região imediatamente acima do anel, o que provoca o crescimento dos tecidos e inchaço da região.
 08) As células consumidoras são aquelas presentes nas folhas e são assim chamadas por “consumirem” energia solar para a realização da fotossíntese e, consequente produção de substâncias orgânicas, as quais são enviadas para as regiões de células exportadoras.
 16) Segundo a hipótese do fluxo por pressão, o transporte da seiva elaborada ocorre devido a um fluxo gerado por diferença de potencial osmótico entre células produtoras e células consumidoras de substâncias orgânicas. A diferença osmótica decorre do bombeamento ativo, com gasto de ATP. 

27– O ciclo da água é extremamente importante, pois esta substância faz parte dos processos metabólicos de todos os seres vivos. Assinale o que for correto sobre o ciclo biogeoquímico da água.
 01) O pequeno ciclo da água (ciclo curto) é o ciclo das chuvas. A água dos oceanos, lagos, rios, geleiras, e até mesmo aquela presente no solo evapora, passando à forma gasosa. O vapor de água então condensa-se e origina as nuvens, retornando à crosta terrestre na forma de chuva.
 02) O grande ciclo de água (ciclo longo) é aquele do qual participam os seres vivos. Por exemplo, em um ecossistema de terra firme, as raízes das plantas absorvem água do solo, a qual é utilizada em reações químicas e na fotossíntese. Na respiração, as plantas liberam gás carbônico e água.
 04) O pequeno ciclo da água (ciclo curto) é aquele de que fazem parte os animais e as plantas. A absorção de água por estes seres vivos é utilizada no metabolismo dos mesmos. Nos animais, o retorno da água ao ambiente é feito exclusivamente pela eliminação da urina. Nos vegetais, a gutação permite o retorno da água ao ambiente.
 08) As plantas perdem água continuamente por transpiração, principalmente durante o dia, quando seus estômatos estão abertos. A liberação de água na forma de vapor pelos estômatos, além de resfriar a planta, contribui para a manutenção da umidade do ar favorável à vida.
 16) O ciclo das chuvas faz parte do grande ciclo de água (ciclo longo). A água líquida do ambiente (lagos, rios e oceanos) evapora e, nas camadas mais altas da atmosfera, o vapor de água condensa-se, originando as nuvens. A água retorna ao ambiente terrestre na forma de chuva. A água presente nas geleiras não participa do grande ciclo de água. 

28– Sobre os órgãos da audição e do equilíbrio dos vertebrados, assinale o que for correto.
 01) Muitos peixes possuem a linha lateral, onde se encontram grupos de células receptoras (os neuromastos), mergulhada em um canal com água. Essa linha corre pelos lados do corpo e se ramifica na altura da cabeça, acusando vibrações da água e alguns sons emitidos por outros animais.
 02) Em peixes, na cavidade das câmaras e dos canais da orelha interna (ouvido interno) há líquido, células sensoriais e otólitos. Mudanças na posição do peixe movimentam o líquido e os otólitos, estimulando as células sensoriais, que enviam impulsos ao cérebro para manutenção do equilíbrio.
 04) Nos vertebrados terrestres, o órgão auditivo é capaz de amplificar sons. Nos anfíbios, a amplificação do som é feita pelo tímpano, que transmite a vibração para a columela ou estribo (osso na orelha média), que passa vibração para a orelha interna.
 08) Nos mamíferos, a orelha pode ser dividida em externa, média e interna. No final do canal auditivo está localizado o tímpano, o qual vibra de acordo com o som que chega a ele. As vibrações são transmitidas para três ossos pequenos: martelo, bigorna e estribo.
 16) No aparelho vestibular (ou labirinto), há células sensoriais ciliadas, as quais enviam mensagens ao sistema nervoso sobre as mudanças de posição do corpo. Em resposta, o sistema nervoso envia sinais aos músculos para ajustar a postura e manter o equilíbrio. 

29– Algumas doenças passam de uma pessoa para outra principalmente por meio da relação sexual: são as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Assinale o que for correto sobre as características e modos de prevenção das DSTs.
 01) A candidíase é causada pelo papilomavírus humano (HPV) que forma verrugas na região genital masculina e feminina e no colo do útero. O tratamento consiste no uso de cremes e medicamentos que combatam o vírus. No momento do parto, o vírus pode passar para a criança.
 02) A hepatite B é causada por vírus que, com o tempo, pode provocar problemas hepáticos. Entre as formas de transmissão, o vírus pode passar da mãe para o filho durante o parto, por isso, logo ao nascer, a criança já deve tomar a primeira dose da vacina.
 04) O vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser transmitido por meio de vários fluidos corporais contaminados (sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, por exemplo), quando esses entram em contato com mucosas como boca, ânus, vagina e com a pele que tenha algum tipo de ferimento.
 08) A sífilis é causada pela bactéria Trepanema pallidum. Começa com o aparecimento de uma ferida avermelhada e dura na área genital, principalmente. Com o tempo, pode evoluir para feridas na pele, febre e dor de garganta, entre outros sintomas. O diagnóstico é realizado por meio de exame de sangue e o tratamento é à base de antibióticos.
 16) A herpes genital é causada pelo piolho púbico (conhecido como “chato”), o qual fica aderido aos pelos pubianos. O local fica vermelho e causa coceira intensa na região, evoluindo para feridas avermelhadas. O quadro de herpes apresenta várias recaídas ao longo da vida do indivíduo. 

30– O tecido epitelial reveste o corpo humano e as cavidades internas e forma as glândulas. Suas células são muito unidas, havendo pouca quantidade de substância intercelular entre elas. Analise as alternativas e assinale o que for correto sobre o epitélio.
 01) Quase todos os epitélios possuem, na superfície de contato com o tecido conjuntivo, uma região formada por glicoproteínas e fibras de proteínas. Essa região é chamada de lâmina basal e promove a adesão entre os dois tecidos.
 02) Células caliciformes produtoras de muco (substância viscosa formada por glicoproteínas) são encontradas na epiderme, auxiliando na proteção da superfície da pele contra a penetração de agentes estranhos.
 04) O epitélio do intestino delgado é constituído por uma camada simples de células cilíndricas com várias dobras (ou microvilosidades), que aumentam a área de absorção de alimento.
 08) O epitélio dotado de cílios é encontrado na bexiga urinária e tem função de proteger a superfície contra impurezas, além de elevar o grau de distensão do órgão.
 16) A derme é a primeira camada de defesa do corpo. Não apresenta vasos sanguíneos e sua nutrição é realizada pelo tecido adjacente. Geralmente, possui terminações nervosas sensíveis a estímulos. 4

GABARITO
16. 21 (01+04+16)
17. 15 (01+02+04+08)
18. 09 (01+08)
19. 30 (02+04+08+16)
20. 23 (01+02+04+16)
21. 27 (01+02+08+16)
22. 07 (01+02+04)
23. 24 (08+16)
24. 07 (01+02+04)
25. 18 (02+16)
26. 20 (04+16)
27. 11 (01+02+08)
28. 31 (01+02+04+08+16)
29. ANULADA
30. 05 (01+04)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...