domingo, 1 de dezembro de 2019

BIOLOGIA [UEPG]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– Embora as aves façam parte de uma numerosa classe de vertebrados, a estrutura geral do corpo de todas elas é muito semelhante, visto que o voo impõe variadas limitações ao organismo de um animal. No entanto, nem todas as aves voam, embora todas sejam descendentes de ancestrais que voavam.  Analise as alternativas e assinale o que for correto a respeito desta classe de animais.
 01) Os sacos aéreos, presentes exclusivamente no abdome das aves aquáticas, possibilitam que estes animais possam fazer pequenos mergulhos para caça de alimento. Ao se encherem de ar, estas estruturas permitem a flutuação das aves em ambiente aquático.
 02) A glândula uropigiana situa-se na região caudal das aves e produz uma secreção oleosa. Com o bico, o animal passa a secreção nas penas, impedindo que elas absorvam água, o que diminuiria o isolamento térmico e prejudicaria a flutuação nas aves aquáticas.
 04) Os ossos das aves são finos e leves, reduzindo o seu peso corporal, colaborando com o voo. Além disso, os ossos pneumáticos possuem em seu interior espaços que se comunicam com os sacos aéreos. Outra estrutura importante para o voo é a quilha (ou carena), onde está implantada uma forte musculatura peitoral, responsável pelo movimento das asas.
 08) A ausência de dentes no bico das aves é uma das únicas características que não pode ser considerada uma adaptação ao voo. As aves possuem um estômago mecânico (ou moela) que armazena, tritura e processa os alimentos, compensando assim a ausência de dentes, porém contribui para o aumento de peso corporal do animal.
 16) As penas das aves, formadas de queratina, são estruturas leves, resistentes e flexíveis. Possuem a função de proteção e contribuem para diminuição de perda de água da ave, além de ajudar na conservação do calor do corpo, mantendo a ave aquecida mesmo nos ambientes mais frios. 

17– Abaixo estão representados partes de sistemas respiratórios utilizados por algumas classes de animais. Analise as representações esquemáticas e assinale o que for correto. 
01) Os sistemas respiratórios podem ser encontrados em: (I) Crustáceos; (II) Insetos; (III) Aranhas;   (IV) Répteis, respectivamente.
 02) As filotraqueias (ou pulmões foliáceos) estão presentes em grandes aranhas e escorpiões. Ao utilizar o sangue para transporte de gases, as filotraqueias aumentam a velocidade com que os gases chegam ou saem das células.
 04) Ao contrário dos anfíbios, que possuem pulmões saculiformes e respiração cutânea, nos animais que possuem o sistema respiratório representado em (IV), a pele deixa de ter função respiratória e passa a ser mais bem protegida contra a desidratação.
 08) Nos insetos, a superfície do corpo está adaptada à vida terrestre, apresentando uma cobertura impermeável. As trocas gasosas ocorrem por meio de tubos finos e ramificados, as traqueias.
 16) Os sistemas apresentados em (III) e (IV) são encontrados em representantes de mamíferos.

 18– A tabela abaixo representa o resultado de tipagem sanguínea de 4 indivíduos, em relação ao sistema ABO. O padrão de aglutinação está representado pelo sinal (+) para reação positiva (ou seja, aglutina na presença do anticorpo), e pelo sinal (–) em caso de reação negativa (ou seja, não aglutina na presença do anticorpo). Na genética, os alelos são representados por: IA (aglutinogênio A), IB (aglutinogênio B) e, i (não determina aglutinogênio). A série alélica é representada por:  IA = IB > i.  Analise as alternativas e assinale o que for correto.
01) O indivíduo 1 apresenta tipo sanguíneo O, visto que seu sangue aglutina tanto na presença do anti-A, quanto do anti-B. Os anticorpos anti-A e anti-B estão presentes na superfície das hemácias deste indivíduo, o qual não apresenta antígenos em seu soro.
 02) O indivíduo 2 apresenta fenótipo do grupo A e genótipos do tipo IAIA ou IAi. Anticorpos do tipo anti-B estão presentes em seu soro.
 04) O indivíduo 1 apresenta tipo sanguíneo AB. Em suas hemácias, estão presentes antígenos dos tipos A e B, como podemos observar pelo padrão de aglutinação com os anticorpos anti-A e anti-B.
 08) O indivíduo 3 poderia ser pai do indivíduo 1.
 16) Conclui-se que o indivíduo 4 apresenta sangue do tipo B e genótipo homozigoto IBIB. Ele poderia ser filho tanto do indivíduo 1, quanto do indivíduo 3. 

19– Sobre as doenças causadas por bactérias, assinale o que for correto.
 01) A bactéria anaeróbia obrigatória Clostridium botulinum é a agente causadora do botulismo. O ser humano pode adquiri-la ao ingerir alimentos enlatados que foram processados inadequadamente. Estas bactérias produzem a toxina botulínica, a qual bloqueia os sinais nervosos aos músculos, podendo ser letal.
 02) A rubéola é causada pela bactéria Bordetella pertussis e a transmissão deste bacilo se dá por meio de gotículas que os portadores eliminam ao tossir ou falar. É caracterizada por manchas pequenas e vermelhas pela pele, além de febre alta. A principal medida profilática é evitar contato com o doente.
 04) A febre maculosa é uma doença febril aguda, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, sendo os humanos hospedeiros acidentais e que não levam a propagação do parasita. A transmissão em humanos é feita por um carrapato infectado pela bactéria e os sintomas incluem: febre, vômito, dor de cabeça,  dores musculares e manchas avermelhadas pelo corpo.
 08) A febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi. É caracterizada por febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, aumento do baço, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo. Medidas de saneamento básico são fundamentais para se evitar a doença, pois a bactéria é eliminada juntamente com as fezes do doente.
 16) A difteria (ou crupe) é causada pelo bacilo Corynebacterium diphtheriae, que produz uma toxina que afeta principalmente fossas nasais,     amígdalas, faringe e laringe. O meio de transmissão é pelo ar, contendo gotículas de secreção eliminadas da pessoa doente. A principal prevenção da doença é a vacinação e evitar contato com os doentes.

20– Baseado na figura abaixo, que representa alguns dos mecanismos responsáveis por manter as angiospermas vivas e adaptadas ao meio, assinale o que for correto. 
01) A=>B: Transpiração – corresponde à perda de água pelas folhas, sob forma de vapor, e pode ocorrer de duas maneiras distintas (transpiração cuticular e transpiração estomática).
 02) A=>E: Gutação – entrada de água pela epiderme da folha (realizada pelos hidatódios) e posterior condução por osmose para outras partes da planta.
 04) C=>D: Transpiração radicular – captação de água do solo, realizada pelas raízes como forma de compensar a transpiração foliar. Em dias muito secos, é a única maneira de obtenção de água pela planta.
 08) D=>A: Condução de seiva elaborada, realizada pelos traqueídes e elementos de vaso, que formam longos tubos cilíndricos desde a raiz até as folhas.
 16) A=>E: Condução da seiva elaborada, rica em açúcares produzidos por fotossíntese, é conduzida das folhas para as diversas partes da planta através dos elementos crivados do floema ou líber. 

21– O filo Mollusca é o segundo maior do reino Animalia em número de espécies. Reúne animais com corpo de consistência macia, geralmente protegido por uma concha calcária. Assinale o que for correto a respeito das características deste grupo.
 01) Os moluscos apresentam 3 partes básicas: cabeça, pé e saco visceral. Nos gastrópodes, o pé é        especializado na locomoção por deslizamento. Nos cefalópodes, o pé permite nadar, caminhar ou capturar presas. Nos bivalves, permite cavar o substrato.
 02) Os bivalves podem ser tanto marinhos quanto de água doce e apresentam concha formada por duas valvas, que se articulam por uma espécie de dobradiça elástica. Alguns de seus representantes: ostras, mexilhões, vieiras e mariscos.
 04) Os gastrópodes possuem representantes nos três ambientes: marinho, água doce e terra firme.  Uma glândula localizada em posição inferior à boca secreta um muco viscoso, sobre o qual o pé desliza graças às ondas de contração de sua musculatura.
 08) O sistema circulatório dos moluscos é considerado rudimentar e assim como nos cnidários, esponjas e platelmintos, é do tipo aberto. O coração fica alocado no saco visceral e não apresenta pigmentos respiratórios transportadores de gases.
 16) O sistema sensorial dos moluscos varia nos diferentes grupos. Os bivalves possuem terminações nervosas no manto, capazes de perceber o toque e a pressão. Os gastrópodes e cefalópodes têm olhos bem desenvolvidos. 

22– As relações entre os diferentes níveis tróficos de cada ecossistema são representadas por gráficos que lembram pirâmides. Assinale o que for correto sobre as pirâmides ecológicas.
 01) A pirâmide de números indica o número de indivíduos em cada nível trófico. Por exemplo, na pirâmide com o ápice para cima (pirâmide direta) é necessário grande número de produtores para alimentar uns poucos herbívoros, os quais serão alimento para um número menor ainda de carnívoros.
 02) A pirâmide de biomassa pode apresentar-se invertida, como ocorre eventualmente no caso dos oceanos. Os produtores são representados por algas microscópicas com ciclo de vida curto, e de rápido aproveitamento pelo zooplâncton, dando a falsa impressão de que uma biomassa pequena suporta uma biomassa maior de consumidores primários.
 04) A pirâmide de energia é construída levando-se em conta a biomassa acumulada por unidade de área ou volume, por unidade de tempo, em cada nível trófico. A pirâmide de energia é independente do tamanho dos organismos.
 08) Geralmente, a pirâmide de energia apresenta-se invertida, visto que em todo processo de transformação de energia há sempre liberação de energia na forma de calor, sendo esta aproveitada no nível trófico seguinte. Os organismos de biomassa grande apresentam maior energia disponível, em relação àqueles de biomassa pequena.
 16) A pirâmide de biomassa leva em consideração o número de indivíduos, o tamanho, a composição química dos diferentes tecidos, o fator tempo e a biomassa acumulada por unidade de área. Por isso, é considerada a melhor maneira de expressar graficamente a transferência de matéria e energia de um nível trófico para outro. 

23– Assinale o que for correto sobre as primeiras teorias da evolução para explicar a diversidade de espécies.
 01) As ideias de Charles Darwin são a base para explicar a teoria da evolução e são aceitas até o momento. Ele propôs a lei do uso e desuso, em que a língua comprida do tamanduá teria se desenvolvido em resposta às suas necessidades alimentares para capturar e comer insetos.
 02) De acordo com Lamarck, um caráter adquirido (como os músculos de um halterofilista, por exemplo) nunca seria transmitido aos seus descendentes, visto que genes relacionados a esta característica deveriam estar presentes no DNA de células somáticas, para sua expressão na prole.
 04) Charles Darwin observou espécies similares de tentilhões, mas não idênticas, que habitavam ilhas próximas a Galápagos. Ele visualizou que espécies que comiam sementes grandes tendiam a ter bico largo e duro, enquanto aquelas que comiam insetos tinham bico fino e afiado. Assim, Darwin percebeu que cada espécie de tentilhão estava bem adaptada para seu ambiente e sua função.
 08) Darwin propôs a teoria da seleção natural. Nesta teoria, em razão dos recursos limitados, organismos com características hereditárias que favoreçam a sobrevivência e a reprodução tendem a deixar mais descendentes do que os demais, o que faz com que essas características aumentem em frequência ao longo das gerações.
 16) Entre os aspectos relevantes das teorias de Charles Darwin, podemos citar explicações sobre a origem e transmissão das variações, visto que ele dominava os mecanismos envolvidos em eventos de mutação e recombinação genética, resultantes da meiose e reprodução sexuada. 

24– A capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas denominadas genericamente de células sensoriais, as quais podem ficar espalhadas pelo corpo ou concentradas nos órgãos dos sentidos. Sobre o sistema sensorial, assinale o que for correto.
 01) Durante a mastigação, as substâncias que compõem os alimentos dissolvem-se na saliva e entram em contato com os botões gustativos das papilas. As interações dessas substâncias com os receptores das células sensoriais causam mudanças elétricas na membrana plasmática e os impulsos elétricos são transmitidos às terminações nervosas e levados ao cérebro, produzindo a sensação de sabor.
 02) Moléculas dispersas no ar difundem-se no muco e atingem os pelos olfativos (células  nervosas  especializadas que possuem prolongamentos sensíveis), gerando impulsos nervosos que são conduzidos até o corpo celular da célula olfativa, atingindo o axônio, que se comunica com o bulbo olfativo.
 04) A córnea contém dois tipos importantes de células fotorreceptoras, sensíveis à luz: a corioide e a conjuntiva. Permitem nutrir e oxigenar células dos olhos e são responsáveis pela detecção de luz e formação das imagens.
 08) A cóclea e o tímpano são os principais componentes do ouvido médio responsáveis pelo equilíbrio do corpo, juntamente com os olhos. Ao rodopiar, a sensação de tontura ocorre devido ao conflito entre estas duas percepções: os olhos informam ao sistema nervoso o mecanismo de parada e os componentes auriculares não acompanham este movimento.
 16) Quando subimos, a pressão atmosférica diminui em relação à pressão interna da orelha e o tímpano é empurrado para fora. Quando descemos, ocorre o inverso. A abertura das tubas auditivas é facilitada pela deglutição, igualando as pressões dentro e fora das orelhas. Assim, engolir saliva facilita a ambientação das orelhas à pressão externa. 

25– A quantidade e a localização de vitelo são variáveis nos diferentes tipos de ovos. Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.
 01) Com exceção dos prototérios, os mamíferos têm ovo praticamente desprovido de citoplasma, sendo este ocupado por uma grande quantidade de vitelo, o qual circunda a região central do núcleo.
 02) O ovo do tipo heterolécito possui grande quantidade de vitelo, distribuído desigualmente entre os polos animal e vegetal. Exemplo de ocorrência: sapos.
 04) Em répteis e aves, o ovo é classificado como telolécito e ocorre uma nítida separação entre o citoplasma sem vitelo e com núcleo (no polo animal), e o citoplasma rico em vitelo (no polo vegetal).
 08) Presente em insetos, o ovo centrolécito apresenta quantidade relativamente grande de vitelo concentrada na região central do ovo.
 16) Os equinodermos possuem o ovo do tipo isolécito (ou oligolécito), com pouco vitelo, distribuído praticamente de maneira homogênea no citoplasma.

26– Uma dada fita de DNA apresenta a seguinte sequência de bases nitrogenadas: TACGGACTA, onde A: adenina, T: timina, G: guanina, C: citosina. Suponha que a síntese de uma proteína possa ser sintetizada sem a necessidade de um código de iniciação ou de término de cadeia. Analise as alternativas e assinale o que for correto.
 01) Sabendo-se que o DNA é uma molécula dupla fita, a sequência de bases complementares à fita dada seria: ATGCCTGAT.
 02) A transcrição desta sequência de DNA resultaria no seguinte RNA mensageiro: AUGCCUGAU.
 04) A tradução desta fita de DNA resultaria na seguinte sequência de RNA mensageiro: ATGCCTGAT.
 08) Para a síntese de uma proteína, o RNA ribossomal presente nos ribossomos deve ser lido em trincas de nucleotídeos, também chamados de anticódons. Os anticódons são complementares aos códons presentes nos RNAs transportadores.
 16) A sequência de nucleotídeos complementar à dada fita de DNA seria a seguinte: AUGCCUGAU. 

27– Assinale o que for correto sobre os mecanismos de defesa do corpo humano.
 01) O muco produzido pelas células glandulares caliciformes dos epitélios das vias aéreas superiores é uma barreira física importante, pois retém microrganismos. Os microrganismos envoltos por muco são eliminados pela ação dos cílios do epitélio, sendo conduzidos até a cavidade nasal, de onde são expelidos.
 02) O corpo humano produz uma quantidade muito limitada de anticorpos, por isso a necessidade de administração de vacinas e soros. As imunoglobulinas E (IgE) estão presentes principalmente no colostro (leite formado no início da amamentação), sendo fundamental na prevenção de infecções causadas por vermes nos bebês.
 04) Uma das respostas sistêmicas do corpo a uma infecção é a febre, desencadeada por toxinas do agente patogênico e também por substâncias liberadas pelos macrófagos. Essas substâncias chegam ao cérebro, o qual envia estímulo nervoso para contração do músculo, produzindo calor. Além disso, a vasoconstrição na pele diminui a perda de calor, determinando a febre.
 08) Uma linha de defesa inespecífica importante é constituída por células com grande capacidade de fagocitose, chamadas de fagócitos, como os neutrófilos e os macrófagos, por exemplo.
 16) A imunidade humoral é mediada pelos basófilos e eosinófilos, produzidos na medula óssea vermelha. São responsáveis por reconhecer e destruir as células que possuem aderidas à membrana plasmática moléculas estranhas ao corpo do indivíduo. 

28– Sobre as tendências evolutivas na fisiologia animal, assinale o que for correto.
 01) O sistema digestório origina-se do arquêntero, cavidade que aparece no estágio de gástrula. A comunicação do arquêntero com o meio externo ocorre por meio do blastóporo, o qual origina a boca ou o ânus do animal, dependendo do filo.
 02) Em poríferos, cnidários e platelmintos, a distribuição de substâncias pelo corpo ocorre por simples difusão célula a célula. Estes animais são relativamente pequenos e todas as suas células estão próximas da cavidade digestória e das superfícies respiratórias.
 04) Anelídeos e moluscos apresentam órgãos excretores chamados de metanefrídios. O metanefrídio é um tubo aberto nas duas extremidades. O nefróstoma abre-se na cavidade celômica e o nefridióporo (ou poro excretor) abre-se na superfície do corpo.
 08) Em crustáceos, a excreção ocorre por meio de duas glândulas que se abrem na base das antenas, as glândulas antenais (ou verdes). Já a maioria das espécies de aranhas, a excreção é realizada pelas glândulas coxais, localizadas na base das pernas.
 16) A amônia é altamente tóxica para o organismo, mas é bastante solúvel em água, o que permite sua rápida difusão e eliminação por animais que vivem no ambiente aquático. Peixes ósseos e equinodermos excretam amônia. 

29– Analisando-se a estrutura de células procarióticas e eucarióticas, assinale o que for correto.
 01) Entre as estruturas internas comuns às células eucarióticas e procarióticas estão os ribossomos (proteínas associadas à RNA ribossômico) e as mitocôndrias. Delimitados por membranas bem desenvolvidas, os ribossomos são responsáveis pela síntese proteica e as mitocôndrias pela respiração celular nestes dois tipos celulares.
 02) Nas cianobactérias, invaginações da membrana plasmática no hialoplasma formam as lamelas internas. Localizadas nestas membranas, moléculas de clorofila estão relacionadas com a fotossíntese nestes organismos.
 04) São características exclusivas das células eucarióticas a presença de núcleo, citoesqueleto e organelas membranosas. O citoesqueleto é responsável pela forma e sustentação interna da célula, pelo movimento do citoplasma e pela contração das células musculares.
 08) Nas células eucarióticas, porções da membrana plasmática podem ser transferidas para o citoplasma na forma de vesículas por endocitose. Além disso, membranas constituintes de estruturas citoplasmáticas incorporam-se à membrana plasmática por exocitose.
 16) As organelas membranosas presentes em todas as células eucarióticas são as seguintes: retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, cloroplastos e vacúolos. 

30– A especiação se completa com o surgimento do isolamento reprodutivo, que impede indivíduos de espécies diferentes de trocar genes por cruzamento. Diversos mecanismos podem impedir esta troca de genes, constituindo diferentes tipos de isolamento reprodutivo. Analise as alternativas e assinale o que for correto.
 01) Processos pré-zigóticos de isolamento reprodutivo são casos em que membros de duas espécies copulam e o zigoto se forma, embora o híbrido seja mais vigoroso, ele é estéril. Geralmente, suas gônadas se desenvolvem de maneira anormal, impossibilitando a formação de gametas viáveis.
 02) Algumas vezes, os membros de duas espécies de animais não se cruzam porque seus comportamentos de corte antes do acasalamento são diferentes e incompatíveis. Neste caso, temos o isolamento etológico (ou comportamental).
 04) Uma égua e um jumento são duas espécies diferentes que não se cruzam porque seus períodos de reprodução não coincidem. Neste caso, temos o isolamento sazonal ou estacional.
 08) Os membros de duas espécies podem não se cruzar pelo fato de viverem em hábitats diferentes, fato conhecido como isolamento de hábitat. Por exemplo, leões e tigres podem se cruzar em cativeiro e produzir, em alguns casos, descendentes férteis. Isso não acontece ou raramente poderia ocorrer na natureza, pois os leões vivem nas savanas e os tigres, nas florestas.
 16) Do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta, é gerado o burro, ou mula. A primeira geração de      híbridos entre estas duas espécies (geração F1) é normal e fértil, mas seus filhos (geração F2) são indivíduos estéreis. Neste caso, temos o isolamento reprodutivo por vigor do híbrido. 

GABARITO
16. 22 (02+04+16)
17. 15 (01+02+04+08)
18. 06 (02+04)
19. 29 (01+04+08+16)
20. 17 (01+16)
21. 23 (01+02+04+16)
22. 07 (01+02+04)
23. 12 (04+08)
24. 19 (01+02+16)
25. 30 (02+04+08+16)
26. 03 (01+02)
27. 13 (01+04+08)
28. 29 (01+04+08+16)
29. 14 (02+04+08)
30. 10 (02+08)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...