domingo, 1 de dezembro de 2019

BIOLOGIA [UEPG]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– Os gráficos esquemáticos abaixo ilustram os padrões de energia liberada e incorporada em dois processos extremamente importantes para o funcionamento de uma célula vegetal. Analise as alternativas e assinale o que for correto.
01) O gráfico (A) representa o processo de respiração. Trata-se de uma reação exergônica, visto que os   reagentes possuem mais energia do que os produtos, sendo que parte da energia dos reagentes é     liberada na forma de calor.
 02) Em (A), trata-se de um processo endergônico, com liberação de energia pela reação. Visto que os reagentes (como a glicose, por exemplo) possuem menos energia do que os produtos.
 04) O gráfico (B) representa o processo de fotossíntese. Equação geral: 6 CO2 + 6 H2O → C6H12O6 + 6 O2.
 08) O processo de fotossíntese pode ser observado no gráfico representativo (A), em que ocorre uma reação do tipo exergônica, ou seja, com liberação de energia.
 16) Em (B), o gráfico representa uma reação química do tipo endergônica, em que os reagentes têm menos energia do que os produtos.

 17– Considerando as organelas citoplasmáticas e suas funções nas células, assinale o que for correto.
 01) Os lisossomos são organelas que lembram bolsas, as quais apresentam dobras na face interna, onde podem ser encontradas enzimas responsáveis pelas reações químicas da respiração celular.
 02) Nos músculos, o retículo endoplasmático especializado, denominado de retículo sarcoplasmático, é muito desenvolvido e serve de reservatório de íons cálcio, necessários ao mecanismo de contração.
 04) O complexo golgiense é bem desenvolvido em células glandulares e, devido à presença de ribossomos aderidos à membrana, é responsável pela síntese e excreção de proteínas e lipídeos a serem utilizados no meio intracelular.
 08) Formados por RNA e proteínas, os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas. Alguns ribossomos ficam livres no citoplasma, enquanto outros fazem parte do retículo endoplasmático rugoso (ou granuloso).
 16) Uma das características das mitocôndrias é a realização de fagocitose, processo utilizado para nutrição celular. Em algumas células, como os leucócitos, a fagocitose também pode ser utilizada como um mecanismo de defesa do organismo. 

18– Abaixo está a representação esquemática geral da estrutura secundária de um corte de caule de uma Angiosperma. Analise as alternativas e assinale o que for correto.
01) ① Medula; ② Xilema secundário; ③ Câmbio vascular; ④ Floema secundário.
 02) A estrutura ③ dispõe-se como um anel em torno da região central do caule, produzindo xilema secundário para o interior e floema secundário para o exterior.
 04) O felogênio (ou câmbio da casca) – estrutura ⑤ – produz novas células que se diferenciam em parênquima para o interior, constituindo o feloderma, e em súber para o exterior. A periderme é constituída de feloderma, felogênio e súber.
 08) A estrutura ② é constituída de traqueídes, elementos de vaso, parênquima e fibras esclerenquimáticas.
 16) A estrutura ④ é composta de elementos de tubo crivado, células-companheiras, fibras esclerenquimáticas e parênquima.

19– Quando um neurônio é estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas que percorre a membrana do neurônio, dos dendritos em direção ao axônio. Assinale o que for correto a respeito da propagação do impulso nervoso.
 01) A alteração elétrica é chamada de despolarização, a qual consiste em uma inversão brusca de cargas em uma pequena área da membrana plasmática. Nesse local, a superfície interna da membrana torna-se momentaneamente mais positiva que a externa.
 02) As alterações elétricas na membrana plasmática do neurônio, durante o impulso nervoso, ocorrem devido às mudanças temporárias em sua permeabilidade aos íons sódio e aos íons potássio.
 04) A alteração (inversão) da carga elétrica da membrana plasmática durante a despolarização é chamada de potencial de ação. Enquanto uma área despolarizada da membrana está se repolarizando, outra imediatamente à sua frente está se despolarizando.
 08) Durante o processo de despolarização da membrana plasmática, a superfície interna da membrana torna-se momentaneamente mais negativa que a externa. Na fase de repolarização ocorre o inverso, ou seja, a superfície interna torna-se bem mais positiva que a externa.
 16) Ao atingir a extremidade de um axônio, o impulso nervoso deve ser transmitido a outro neurônio. A região de proximidade entre o axônio e a célula vizinha, por onde se dá a transmissão do impulso nervoso, é chamada de fenda sináptica. 

20– A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva, caracterizada pela mutação no gene CFTR. Maria (sem fibrose cística) casou-se com Antônio (sem fibrose cística) e tiveram 2 filhos: Luís (sem a doença) e Henrique (com fibrose cística). Analise as afirmativas abaixo e assinale o que for correto.
 01) Maria e Antônio são portadores do alelo recessivo causador da fibrose cística, ou seja, são heterozigotos (Aa).
 02) A chance de o casal ter uma terceira criança afetada pela fibrose cística é de 25%, independente do sexo dela.
 04) A chance de o casal ter uma terceira criança sem fibrose cística é de 25%, independente do sexo dela.
 08) O genótipo de Henrique é "AA", ou seja, é portador de ambos alelos mutantes causadores da fibrose cística.
 16) Considerando-se a fibrose cística, o genótipo de Luís é "aa", visto que ele não apresenta a doença, assim como seus pais.

 21– Considerando-se a ovulogênese, ou seja, o processo de formação dos gametas femininos, assinale o que for correto.
 01) A meiose I do ovócito I só se completa se houver fecundação pelo espermatozoide. Caso contrário, o primeiro corpúsculo polar é degenerado e o ovócito II entra em fase estacionária.
 02) Os ovócitos I iniciam a meiose I, mas estacionam seu desenvolvimento no final da prófase I, onde permanecem até a puberdade. Após, a cada ciclo menstrual, um ovócito inicia a meiose II.
 04) A hipófise produz hormônios que atuam nas gônadas, estimulando o crescimento e finalização da meiose I dos ovócitos I, formando assim o ovócito II e o primeiro corpúsculo polar.
 08) O ovócito II inicia a meiose II, a qual é interrompida na metáfase II, fase em que ocorre a ovulação, ou seja, o ovócito II sai do folículo ovariano e do ovário e entra na tuba uterina.
 16) Durante o desenvolvimento embrionário feminino surgem as células germinativas primordiais (2n), as quais sofrem mitose e originam as ovogônias (2n), que ficam alojadas nos ovários. As ovogônias então aumentam em tamanho, originando os ovócitos I. 

22– Os répteis atuais mais conhecidos são as tartarugas, serpentes, lagartos e crocodilos. A ocupação do ambiente terrestre por estes animais se deu graças ao surgimento de uma série de caraterísticas que permitiram a exploração deste ambiente sem a perda de água pelo corpo e sem depender da água para reprodução ou respiração. Assinale o que for correto sobre as características deste grupo de animais.
 01) Com relação à circulação, os répteis ainda apresentam um sistema circulatório simples, ocorrendo a mistura de sangue arterial e venoso no coração. O sangue arterial chega dos tecidos e o sangue venoso parte do coração em direção aos tecidos.
 02) Muitos répteis adultos excretam ácido úrico, uma característica importante na evolução destes animais, pois esta excreta economiza água para sua eliminação.
 04) Nos répteis, a pele é seca, sem glândulas mucosas, e recoberta por escamas de origem epidérmica ou por placas córneas. Assim, nesses animais a pele deixou de ser uma estrutura permeável e não tem função respiratória.
 08) A grande maioria dos répteis é ovípara e a independência da água para a reprodução está relacionada com o surgimento do ovo amniótico. Além disso, o desenvolvimento é direto, ou seja, não há fase larval.
 16) Os répteis são animais endotérmicos, ou seja, aquecem seus corpos por meio de fontes externas de calor, como o Sol.

 23– Assinale o que for correto sobre as doenças causadas por protozoários.
 01) A giardíase é causada pela Giardia intestinalis (ou Giardia lamblia) e afeta principalmente o intestino delgado provocando diarreia e dores abdominais. A transmissão pode ocorrer pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos de giárdia.
 02) A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium. O mosquito Anopheles é o hospedeiro intermediário do parasita, já o ser humano é o hospedeiro definitivo, visto a observação da ocorrência da reprodução sexuada do Plasmodium neste tipo de hospedeiro.
 04) Espécies do gênero Leishmania causam as leishmanioses. A espécie Leishmania brasiliensis causa a leishmaniose tegumentar americana (ou "úlcera de Bauru"), caracterizada pela formação de feridas de difícil cicatrização na pele e nas mucosas.
 08) Os hospedeiros naturais do Toxoplasma gondii (causadores da toxoplasmose) são os porcos, onde se instala no intestino, se reproduz e são eliminados junto com as fezes. As larvas deste protozoário são então liberadas em ambiente aquático e podem penetrar na pele humana (geralmente pelos pés descalços).
 16) Dentre as medidas profiláticas da malária estão o uso de inseticidas, lavar bem os alimentos e ingerir carnes bem cozidas, objetivando-se a eliminação do protozoário Plasmodium, beber água tratada e uso de repelentes.

 24– A perpetuação da vida no planeta deve-se à capacidade dos seres vivos de produzir descendentes. Sobre os tipos de reprodução e ciclos de vida dos organismos, assinale o que for correto.
 01) As  samambaias  apresentam  ciclo  de  vida  haplobionte, com alternância de gerações "n" (esporos) e "2n" (gametófitos). Os esporângios sofrem mitoses sucessivas e liberam os esporos, os quais originam os gametófitos.
 02) A reprodução sexuada envolve a fusão e mistura de material genético de duas células, os gametas, originando descendentes que apresentam combinações das características dos pais.
 04) Os animais apresentam ciclo de vida haplobionte   diplonte. Um novo indivíduo surge pela fusão de gametas (células haploides), com formação do zigoto diploide. A divisão do zigoto por mitoses sucessivas leva à formação de um indivíduo adulto diploide. Na maturidade, os gametas serão originados por      meiose.
 08) A divisão binária (ou cissiparidade) é um tipo de reprodução sexuada que acontece em organismos unicelulares e consiste na troca de material genético entre 2 organismos, originando células geneticamente idênticas.
 16) Nos ciclos haplobiontes, há apenas 1 tipo de organismo quanto à ploidia: o ciclo pode ser diplonte  (organismo diploide) ou haplonte (organismo haploide). Nos ciclos diplobiontes há a alternância entre organismos haploides e diploides. 

25– Assinale o que for correto sobre os processos de evolução e os preceitos da seleção natural.
 01) Em certas regiões da África, os indivíduos com anemia falciforme (homozigotos recessivos) possuem vantagem seletiva considerando-se a infecção por malária, e possuem alta taxa de sobrevivência em relação aos heterozigotos. O parasita que causa a malária não consegue invadir as hemácias em forma de foice dos portadores de anemia.
 02) A origem de bicos dos pássaros tentilhões pode ser atribuída à seleção natural do tipo estabilizadora. As sementes pequenas selecionaram pássaros com bicos pequenos, já as sementes grandes selecionaram pássaros com um bico maior e mais resistente.
 04) Em uma população de insetos, o emprego de inseticidas provoca o surgimento de indivíduos resistentes a ele, os quais não existiam antes de serem expostos ao produto. O número de insetos resistentes se reproduz e forma uma nova população.
 08) Em uma população de insetos, o emprego de inseticidas por um período prolongado elimina os indivíduos sensíveis e os mutantes resistentes sobrevivem. Com o tempo, a frequência dos indivíduos resistentes aumenta.
 16) O aparecimento na natureza de um novo gene que confere resistência a um antibiótico ocorre por mutação. Com o emprego de um antibiótico, as bactérias sensíveis morrem e as resistentes sobrevivem e aumentam em número.

 26– Em uma comunidade há várias relações entre os seres vivos. Algumas ocorrem entre seres da mesma espécie, enquanto outras, entre seres de espécies diferentes. Além disso, em alguns casos, ambas espécies são beneficiadas e, em outros, apenas uma delas é beneficiada. Considerando as relações entre os seres, assinale o que for correto.
 01) Várias espécies de abelhas formam sociedades altamente organizadas. O trabalho é feito pelas operárias, fêmeas estéreis com ovários atrofiados. Estas possuem aparelho bucal e patas especializadas para a colheita do pólen.
 02) Na competição intraespecífica (entre seres de espécies diferentes), uma espécie é prejudicada sem que a outra seja afetada. Por exemplo, as epífitas que ficam sobre as árvores, competindo com elas pela luz solar.
 04) O comensalismo acontece quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra. Exemplo: a rêmora prende-se ao corpo do tubarão, obtendo assim restos de comida.
 08) No mutualismo, dois seres de espécies diferentes estão intimamente associados. Como exemplo, podemos citar a micorriza (mutualismo entre plantas e certos fungos presentes nas raízes). O fungo facilita a absorção de sais e decomposição de substâncias para a planta e recebe dela produtos resultantes da fotossíntese.
 16) Como exemplo de amensalismo, temos a tênia que vive no intestino delgado dos humanos. Neste caso de relação, os parasitas se instalam no corpo de outros seres, os hospedeiros, sendo responsável pela manifestação de doenças.

27– Assinale o que for correto sobre o desenvolvimento embrionário e tendências evolutivas da estrutura corporal dos animais.
 01) Os protostômios são animais em que o blastóporo dá origem à boca, exemplos: moluscos, anelídeos e artrópodes. Nos animais deuterostômios, o blastóporo origina o ânus, exemplos: equinodermos e cordados.
 02) A metameria, ou segmentação corporal, está presente em poríferos e cnidários. São organismos celomados com diferenciação de tecidos, sendo organizados em uma série de segmentos que se repetem ao longo do segmento.
 04) Nos platelmintos, o mesoderma preenche todo o espaço entre o ectoderma e o endoderma. Não há outras cavidades corporais além da cavidade digestória, assim estes animais são considerados acelomados.
 08) Animais dotados de simetria bilateral movimentamse com uma das extremidades do corpo voltada para frente (região anterior). Durante a evolução dos animais, houve tendência à concentração dos órgãos do sentido na região anterior do corpo, processo conhecido como cefalização, que levou à diferenciação da cabeça.
 16) Muitos dos animais radialmente simétricos são sésseis, ou seja, vivendo fixos ou locomovem-se lentamente sobre o substrato. A simetria radial ocorre nos equinodermos adultos (estrelas-do-mar, por exemplo).

28– O ciclo do nitrogênio consiste na passagem de átomos de nitrogênio de substâncias inorgânicas do meio físico para moléculas orgânicas constituintes dos seres vivos e vice-versa. Assinale o que for correto sobre o ciclo do nitrogênio.
 01) As bactérias desnitrificantes absorvem o gás nitrogênio (N2) da atmosfera e o oxidam em nitrato. Este pode ser facilmente absorvido pelas plantas, fazendo parte então das moléculas orgânicas vegetais, como as proteínas e ácidos nucleicos.
 02) Bactérias do gênero Nitrosomonas realizam a oxidação da amônia, produzindo nitrito, tóxico para a planta. Bactérias do gênero Nitrobacter oxidam o nitrito em nitrato, o qual é solúvel em água, facilitando a assimilação pelas raízes da planta.
 04) O maior reservatório de nitrogênio (N2) do planeta é o solo, onde se encontra disperso, proveniente tanto de bactérias fixadoras de nitrogênio quanto de bactérias decompositoras de matéria orgânica.
 08) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de leguminosas, fixam nitrogênio da atmosfera, permitindo a sobrevivência da planta em solos pobres em compostos nitrogenados.
 16) Ao morrer e se decompor, as plantas leguminosas liberam no solo o nitrogênio na forma de ureia, fertilizando o solo. As bactérias nitrificantes então degradam estes compostos nitrogenados e liberam gás nitrogênio (N2) para a atmosfera.

 29– A tabela abaixo apresenta um resumo de alguns órgãos produtores de hormônios, indicando onde e como os hormônios atuam. Assinale o que for correto.
 
 01) (1)- Hipófise; (2)- Estimula o crescimento. Seu excesso durante a puberdade determina o gigantismo e, sua ausência, provoca o nanismo.
 02) (3)- Hormônio antidiurético (ADH ou vasopressina).
 04) (4)- Pâncreas; (5)- Reduz a concentração de glicose no sangue.
 08) (6)- Testosterona; (7)- Aparecimento de caracteres sexuais secundários masculinos na puberdade.
 16) (8)- Estômago; (9)- Gastrina.

 30– Os organismos que recebem e incorporam genes de outra espécie são chamados de transgênicos. Assinale o que for correto sobre as características e os processos envolvidos na criação de um organismo geneticamente modificado.
 01) Atualmente, os organismos geneticamente modificados estão descartados do mercado, visto que os benefícios prometidos durante a confecção dos transgênicos não foram atingidos. Por exemplo, os transgênicos de milho e soja, resistentes ao ataque de insetos, são inviáveis.
 02) As enzimas de restrição, obtidas a partir do genoma humano, são essenciais para as etapas de clonagem de genes de interesse em bactérias. As bactérias são os únicos organismos geneticamente modificados que tiveram sucesso em técnicas de transgenia, visto que são de fácil crescimento e manutenção em laboratório.
 04) Animais transgênicos são produzidos pela injeção de um gene de interesse em zigotos da espécie que se deseja transformar, logo após a fertilização. Esses embriões são então implantados no útero da fêmea onde se desenvolvem.
 08) A manipulação genética de plantas é mais simples que a de animais. O gene que se deseja introduzir na planta é ligado ao plasmídio Ti de Agrobacterium tumefaciens, que tem capacidade de integrar-se ao cromossomo da planta. Pode-se ainda introduzir DNA exógeno à planta, bombardeando-a com partículas contendo DNA aderido na superfície.
 16) A injeção de DNA geneticamente modificado (a partir de uma espécie "A") no núcleo de ovos de uma espécie "B", onde ele será implantado, permite a obtenção de um organismo transgênico totalmente diferente de "A" ou "B", chamado de organismo "C".


 GABARITO
16. 21 (01+04+16)
17. 10 (02+08)
18. 31 (01+02+04+08+16)
19. 23 (01+02+04+16)
20. 03 (01+02)
21. 30 (02+04+08+16)
22. 14 (02+04+08)
23. 05 (01+04)
24. 22 (02+04+16)
25. 24 (08+16)
26. 13 (01+04+08)
27. 29 (01+04+08+16)
28. 10 (02+08)
29. 31 (01+02+04+08+16)
30. 12 (04+08)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...