quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

BIOLOGIA [UEPG]

 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis, a seleção natural age de modo a manter a estrutura genética das populações. Analise os exemplos relacionados à seleção natural e assinale o que for correto. 

01) O mimetismo pode ser exemplificado por animais que têm a capacidade de apresentar características que os tornam parecidos com o ambiente em que habitam, permitindo que passem despercebidos por seus predadores. Podemos citar, como exemplo clássico, o camaleão. ]

02) A borboleta-monarca apresenta uma coloração vistosa (laranja e preta), sendo facilmente visível no ambiente, porém produz substâncias não palatáveis ao seu predador, que evita capturá-la. Em regiões onde as borboletas-monarca são frequentes, outras borboletas com este mesmo padrão de cor têm maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes. 

04) Certos animais são menos predados, pois a coloração ou a forma de seu corpo os tornam imperceptíveis no meio em que vivem. Estes casos são chamados de camuflagem e temos como exemplo um inseto que se assemelha a gravetos (o popular “bichopau”). 

08) Ao introduzirmos certa quantidade de antibiótico em um meio com bactérias adaptadas à determinada condição ambiental, podemos observar uma grande mortalidade inicial, mas algumas, que já apresentavam mutações que lhes conferiam resistência a essa substância, sobreviverão. 

16) O uso indevido de inseticidas pode criar insetos mais bem adaptados ao meio ambiente, visto que estes seres apresentam a capacidade de desenvolver mutações que impedem a eficácia do veneno, além de transmitirem esta característica à prole.

17– Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, sintetizado pelas próprias células deste tecido. Assinale o que for correto sobre este tipo de tecido. 

01) Fibras colágenas estão presentes em grande quantidade nos tendões, estruturas que ligam as extremidades dos músculos esqueléticos aos ossos. São fibras resistentes à tração, podendo formar feixes espessos. 

02) Os fibroblastos são as células mais comuns nos tecidos conjuntivos propriamente ditos. São alongadas e com prolongamentos e têm como função a formação das fibras e da substância fundamental. 

04) A cartilagem, formada pelos osteoclastos, de consistência firme e rígida, tem como função o isolamento contra choques mecânicos e o preenchimento dos espaços deixados entre a musculatura lisa e os ossos do sistema esquelético. 

08) O tecido conjuntivo propriamente dito, do tipo frouxo, é o mais amplamente distribuído pelo corpo humano e tem como funções principais o preenchimento de espaços, a nutrição das células epiteliais, defesa e cicatrização. 

16) O adipócito é uma célula arredondada que armazena grande quantidade de gordura, a qual ocupa praticamente todo o citoplasma. No tecido conjuntivo adiposo, apresentam-se agrupadas em grande número. 

18– Na espécie humana, existem 4 grupos sanguíneos relacionados ao sistema ABO, denominados A, B, AB e O, de acordo com a presença ou ausência de certos antígenos na superfície das hemácias. Essa característica genética é determinada pela combinação dos alelos para antígeno A (I A ), antígeno B (I B ) e ausência de antígeno (i). Sobre a genética do sistema ABO, assinale o que for correto. 

01) Um homem com grupo sanguíneo do tipo “O”, casado com uma mulher com sangue do tipo “O”, terá probabilidade de 100% dos(as) filhos(as) com o mesmo tipo sanguíneo dos pais, ou seja, tipo “O”.

02) Um casal em que ambos são do tipo sanguíneo “AB” pode gerar crianças do tipo “AB” (50% de chance), crianças do tipo “A” (25% de chance) e do tipo “B” (25% de chance). 

04) Um homem com o genótipo I A i, casado com uma mulher do mesmo genótipo, acusa corretamente sua esposa de infidelidade, visto que a única filha do casal apresenta sangue do tipo “O” (genótipo ii). 

08) Um menino, cujo sangue é do tipo “O”, não pode ser filho de um pai do tipo sanguíneo “B” e de uma mãe do tipo sanguíneo “A”, visto que este casal, independente do genótipo que possui, só pode gerar filhos dos tipos “A”, “B” e “AB”. 

16) Um casal, composto por uma mulher do tipo “O” (genótipo ii) e um homem do tipo “B” (genótipo I B i) só pode gerar filhos(as) com o mesmo tipo sanguíneo do pai, visto que o alelo I B é dominante em relação ao alelo i.

19– O Schistosoma mansoni causa a esquistossomose (popularmente conhecida como barriga d'água). Assinale o que for correto sobre as características deste parasita. 

01) O esquistossomo macho possui duas ventosas e um sulco ao longo do corpo (chamado de canal ginecófaro), onde abriga a fêmea durante a cópula. No hospedeiro definitivo (ser humano), acontece a reprodução sexuada do esquistossomo. 

02) Os ovos eliminados pelas fêmeas do parasita são liberados nas fezes do hospedeiro parasitado (homem). Desses ovos, em contato com o ambiente aquático, ocorre a eclosão do miracídio. 

04) Caramujos de água doce do gênero Biomphalaria são considerados hospedeiros intermediários do parasita. Nesse hospedeiro são originadas as formas infectantes para o homem, denominadas de cercárias. 

08) Dentre as medidas preventivas contra a infecção, podemos citar uma boa cocção das carnes, visto que a forma não ciliada do parasita se encontra na carne crua do porco e do boi. Além disso, a melhoria das condições de saneamento básico e moradias de melhor qualidade auxiliam na prevenção da doença. 

16) Após penetração ativa da cercária na pele do hospedeiro humano, pode ser observada uma reação alérgica do tipo dermatite e coceira no local da penetração.

20– Diante das variações térmicas do meio ambiente, diferentes grupos de animais utilizam estratégias diversas para o controle e a manutenção de sua temperatura corporal. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 

01) Nas aves, a perda de calor pode ser controlada pela espessura da camada de penas. Quando o ambiente esfria, as penas arrepiam, o que aumenta a camada de ar retida entre elas e, consequentemente, o isolamento térmico. Ao mesmo tempo, a produção de calor pelo animal a partir da oxidação alimentar ajuda a manter o corpo aquecido. 

02) A produção de calor por animais endotérmicos faz com que estes animais, proporcionalmente ao peso do corpo, consumam muito mais alimento e oxigênio em comparação aos ectotérmicos, o que pode ser uma desvantagem em ambientes com pouco alimento. 

04) Os mamíferos são endotérmicos. Quando o ambiente esfria, eles mantêm a temperatura corporal às custas do calor liberado pela oxidação do alimento. Quando o ambiente esquenta, refrigeram o corpo pela evaporação da água eliminada pelas glândulas sudoríparas ou da expiração. 

08) Alguns mamíferos diminuem suas atividades durante o inverno rigoroso, estação em que há muito pouco alimento. A respiração e o batimento cardíaco diminuem e a temperatura corporal cai bastante, processo chamado de hibernação. Durante esse período, a gordura corporal acumulada é utilizada na geração de energia para o organismo. 

16) Lagartos e serpentes são ectotérmicos, ou seja, são capazes de controlar internamente sua temperatura corporal e independem de fontes de calor externas, podendo assim sobreviver em condições ambientais adversas.

21– Na ausência de luz, a planta realiza apenas respiração e consome oxigênio. Na presença de luz, a planta realiza tanto fotossíntese quanto respiração. O gráfico abaixo representa a influência da luz na velocidade da fotossíntese nas plantas de sol (heliófitas ou heliófilas) e de sombra (umbrófitas ou umbrófilas). Analise o gráfico e assinale o que for correto.


01) Em (II), estão representadas as plantas de sol. Elas possuem folhas mais finas e menos células, sendo necessário um alto consumo de energia proveniente da respiração para o seu crescimento. A produção de oxigênio é maior em relação às plantas de sombra (I). 

02) As plantas de sombra (II) conseguem viver com baixa intensidade luminosa como, por exemplo, o interior de florestas. Essas plantas precisam de uma menor quantidade de energia da respiração para sobrevivência, portanto, precisam de menor intensidade de luz para ultrapassar o ponto de compensação fótico. 

04) As plantas de sol (I) são adaptadas a ambientes bem iluminados e precisam de muita luz para crescer. Essas plantas têm um ponto de compensação fótico mais alto e utilizam melhor as intensidades mais altas de luz em comparação às plantas de sombra. 

08) Para haver crescimento da planta, é necessário que ela receba intensidade luminosa acima do ponto de compensação fótico. Assim, a fotossíntese supera a respiração e leva a um excedente de substâncias orgânicas. 

16) O ponto de compensação fótico pode ser definido como o ponto em que todo o oxigênio produzido pela planta na fotossíntese é consumido por ela na respiração.

22– Os tecidos vegetais podem ser divididos em tecidos de formação (meristemas) e tecidos adultos (permanentes ou diferenciados). Sobre as características destes tecidos, assinale o que for correto. 

01) Nas extremidades da raiz e do caule, há o meristema apical, que leva ao crescimento da planta em comprimento e origina o meristema primário. No caule, a partir das gemas apicais e das gemas laterais, surgem novos ramos, folhas e flores. 

02) O meristema secundário é responsável pelo crescimento da planta em espessura e está localizado no interior do caule e da raiz de algumas plantas. Divide-se em felogênio (forma células de preenchimento, reserva e proteção) e câmbio (produz vasos condutores de seiva). 

04) A epiderme reveste as folhas e as partes jovens do caule e raiz de algumas plantas. A epiderme é geralmente uniestratificada, formada por células justapostas e coberta externamente por cutícula (constituída por cutina), impedindo a evaporação de água. 

08) A proteção das folhas de arbustos é proveniente de uma camada de células especializadas, chamada de súber. Podem apresentar pelos absorventes, que auxiliam na captação de água, e acúleos, com função de retenção da umidade. 

16) As espécies de plantas de grande porte possuem o meristema primário (responsável pelo crescimento em espessura) bem desenvolvido. À medida que a camada de células mais externas se acumula, elas racham e se desprendem do caule.

23– Apesar das suas diversidades, todas as células apresentam membrana plasmática, contêm citoplasma e possuem material genético. Pode-se distinguir dois tipos básicos de células: as procarióticas e as eucarióticas. Sobre estes tipos celulares, assinale o que for correto. 

01) No citoplasma das bactérias fotossintetizantes (ou cianobactérias), podemos encontrar estruturas bem organizadas e responsáveis pelo processo de fotossíntese, os cloroplastos. As membranas dos cloroplastos possuem enzimas especializadas no processo de formação de glicose e oxigênio. 

02) Nas células eucarióticas, a síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e esteroides ocorre no retículo endoplasmático não-granuloso. Algumas células do corpo possuem essa estrutura bem desenvolvida, como as células das gônadas, que produzem hormônios esteroides. 

04) As células procarióticas apresentam uma molécula de DNA circular que constitui o cromossomo bacteriano. Ainda, algumas bactérias podem conter os plasmídios, moléculas circulares de DNA menores que podem conter genes de resistência, entre outros. 

08) Nas células animais, os ribossomos são estruturas repletas de enzimas digestivas responsáveis pela digestão de material captado do exterior, ou então, pela eliminação de partes celulares já desgastadas. 

16) As mitocôndrias das células eucarióticas são mais bem desenvolvidas do que aquelas presentes nas células procarióticas. Responsáveis pela respiração celular, gastam energia (na forma de ATP) a partir da redução da glicose para as atividades celulares.

24– O sistema genital feminino compõe-se de órgãos situados externamente ao corpo da mulher e de órgãos localizados no interior do abdome. Sobre os órgãos e características do sistema genital feminino, assinale o que for correto. 

01) O útero é um órgão muscular e oco, responsável pela formação dos gametas femininos, a partir de sua porção mais externa, e pelo desenvolvimento do embrião, a partir da região mais interna. Além disso, produz e secreta o FSH – hormônio estimulante do folículo. 

02) Resultante de várias mitoses sucessivas que ocorrem nos ovários, os ovócitos primários (ovócitos I) originam os ovócitos secundários (ovócitos II) por meiose. Caso sejam fecundados, os ovócitos primários passam por uma nova mitose, a qual dará origem ao glóbulo polar (corpúsculo polar), o qual passa a produzir progesterona. 

04) As tubas uterinas (ou ovidutos) são dois tubos ligados à parte superior do útero que fazem contato também com os ovários. O interior das tubas é revestido por células ciliadas, cujos batimentos criam uma corrente, permitindo a entrada do óvulo liberado pelo ovário. 

08) O interior do útero é revestido pelo endométrio. A partir da puberdade, o endométrio torna-se periodicamente mais espesso, preparando a mulher para uma possível gravidez. Se esta não ocorrer, parte do endométrio é eliminada juntamente com o sangue resultante da degeneração de vasos sanguíneos, processo chamado de menstruação. 

16) O processo de ovulogênese tem início antes do nascimento da mulher (no período intra-uterino). As ovogônias são células precursoras dos gametas femininos e multiplicam-se por mitose durante o início da fase fetal.

25– Sobre algumas terminologias utilizadas em ecologia, assinale o que for correto. 

01) Os fatores físicos do ambiente (como temperatura e velocidade do vento, por exemplo) que interagem com os seres vivos são os fatores bióticos. Já os fatores abióticos são aqueles formados pelos animais e plantas. O conjunto desses fatores constitui o ecossistema. 

02) Dá-se o nome de sucessão ecológica primária quando o desenvolvimento de uma comunidade tem início em uma área anteriormente ocupada por outras comunidades bem estabelecidas, como as florestas recém derrubadas, por exemplo. 

04) O lugar onde um organismo vive é o seu habitat e o seu modo de vida, ou forma de interagir com os demais componentes do ecossistema, constitui o seu nicho ecológico. Por exemplo, o leão e a zebra vivem nas savanas africanas (mesmo habitat), mas o leão é carnívoro e a zebra é herbívora (nichos diferentes). 

08) As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie passam a viver em uma mesma área e mantêm relações entre si. Exemplo: população de sapos de uma lagoa. 

16) Os liquens são um exemplo clássico de parasitismo: uma relação interespecífica do tipo harmônica. Nesta associação entre fungos e algas, apenas os fungos se beneficiam da relação e são dependentes das algas.

26– Os animais apresentam grande diversidade de padrões de desenvolvimento embrionário. Na espécie humana, as principais fases do desenvolvimento do embrião são: clivagem, gastrulação e organogênese. Assinale o que for correto sobre as características do desenvolvimento embrionário humano. 

01) As divisões mitóticas a partir do zigoto dão origem a células chamadas blastômeros. O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço de células. 

02) Na fase de blástula, determina-se o sistema digestivo do embrião, como formação de boca e ânus. Durante a neurulação, que ocorre após o terceiro mês de gestação, ocorre a formação dos primórdios do sistema nervoso do feto, como a notocorda e o sulco neural. 

04) No estágio de blástula, as células recém-formadas crescem muito em tamanho e pouco se dividem. Neste período, as células já estão em seu grau máximo de diferenciação e todas as regiões corpóreas já estão bem estabelecidas no embrião. 

08) Além das modificações que envolvem a formação do corpo do embrião, surgem estruturas anexas que são fundamentais para a sobrevivência do embrião até o nascimento. Diferente dos outros vertebrados, nos humanos há a formação de apenas dois anexos embrionários: placenta e alantoide. 

16) Na espécie humana, as células permanecem indiferenciadas até o estágio de blástula. Até esta fase, as células embrionárias são chamadas de células-tronco totipotentes, já que possuem o potencial de originar todos os diferentes tipos de células do corpo.

27– A classe Mammalia (mamíferos) apresenta algumas características principais, como presença de glândulas mamárias, pelos recobrindo o corpo, dentes diferenciados e presença do diafragma. Dentre as características presentes nas subclasses dos mamíferos, assinale o que for correto. 

01) Os monotremados (subclasse Prototheria) são animais ovíparos que apresentam como representantes os ornitorrincos e as equidnas. A fêmea choca os ovos até o nascimento dos filhotes e os alimenta com leite produzido pelas glândulas mamárias. 

02) Nos monotremados (subclasse Prototheria), o recém-nascido desloca-se até o marsúpio, no interior do qual se localizam as glândulas mamárias. Exemplos: coelhos e camundongos. 

04) Nos mamíferos placentários (subclasse Eutheria), os filhotes completam o seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno. Os embriões em desenvolvimento ficam ligados à parede uterina por meio da placenta. 

08) Os marsupiais (subclasse Metatheria) apresentam desenvolvimento completo no interior do ventre da mãe. Por meio da placenta, o embrião recebe nutrientes e gás oxigênio do sangue da mãe. 

16) As fêmeas da subclasse Metatheria (marsupiais) possuem uma bolsa de pele no ventre, o marsúpio, onde os filhotes completam o desenvolvimento. Exemplos: cangurus da Austrália.

28– A espécie humana possui diversas estruturas endócrinas, algumas delas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio. Analise o quadro abaixo e assinale o que for correto.

01) (I) Estimula a secreção de leite nos mamíferos. 

02) (III) Pâncreas; (IV) Aumento dos níveis de glicose no sangue. 

04) (V) Testículos; (VI) Testosterona. 

08) (II) Adrenalina; (VII) Hipotálamo. 

16) (VIII) Aumento da pressão arterial.

29– As figuras abaixo representam dois ecossistemas (campo e mar), onde são encontradas várias espécies de organismos produtores, consumidores e decompositores. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Em (I) e (IV), temos exemplos de organismos produtores (organismos autótrofos), tais como plantas e algas do fitoplâncton, respectivamente. 

02) Em (II) está representado um consumidor primário. Já os animais que se alimentam dos herbívoros são os consumidores secundários, por exemplo (III). 

04) Os decompositores (algumas bactérias e fungos) são organismos heterótrofos que degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos, utilizando alguns produtos da decomposição como alimento. 

08) Os consumidores secundários são representados pelos animais herbívoros (II e IV) e os terciários, pelos animais carnívoros (III e VI). 

16) Os organismos (I) e (IV) podem fazer parte de mais de um nível trófico, por isso são chamados de onívoros.

30– As inundações decorrentes das fortes chuvas aumentaram o risco de aquisição de doenças infecciosas transmitidas pelo contato ou ingestão da água contaminada. Assinale o que for correto sobre as doenças mais comuns que podem aparecer após episódios de enchentes. 

01) A hanseníase é uma doença que afeta o sistema respiratório. A principal via de transmissão é o contato entre o vírus Mycobacterium leprae, presente na água contaminada das inundações e as vias aéreas, a pele e as mucosas dos humanos. 

02) O aumento dos casos de sarampo pode ser atribuído às últimas inundações. Trata-se de uma doença extremamente contagiosa e que causa várias manchas vermelhas pelo corpo e febre alta, decorrentes do contato da pessoa com a água de rio infectada pelo vírus. 

04) A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, que é eliminada pela urina de animais, principalmente o rato de esgoto. Durante as inundações, nos humanos, a bactéria pode penetrar pela pele e pelas mucosas da boca e narinas, por exemplo. 

08) O surto de febre amarela também pode ter sido decorrente das últimas enchentes registradas. Ao morrerem, macacos contaminados pelos vírus podem entrar em contato com o solo, contaminando a água e alimentos. A ingestão do vírus é a forma usual de transmissão da doença aos humanos. 

16) A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, a qual é eliminada nas fezes do indivíduo infectado. Na ausência de um sistema de tratamento de água e esgoto adequado, indivíduos podem se infectar ao entrar em contato com a água e alimentos contaminados pela bactéria. Quadros de diarreia intensa, seguida de vômito e consequente desidratação, correspondem aos sintomas da doença.


GABARITO

16. 02+04+08 = 14

17. 01+02+08+16 = 27

18. 01+02 = 03

19. 01+02+04+16 = 23

20. 01+02+04+08 = 15

21. 02+04+08+16 = 30

22. 01+02 =03

23. 02+04 = 06

24. 08+16 = 24

25. 04+08 = 12

26. 01+16 = 17

27. 01+04+16 = 21

28. 01+02+04+08+16 = 31

29. 01+02+04 = 07

30. 04+16 = 20


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...