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BIOLOGIA [UFRN]

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  [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1 Um dos ingredientes utilizados para se fabricar pão é o fermento biológico, constituído de leveduras. No entanto, após ficar pronto, o pão pode vir a ser contaminado por organismos denominados Penicillium , que o deixam com manchas esverdeadas, denominadas bolor. As figuras abaixo representam esses dois organismos. A) Com base nas figuras, a que reino pertencem os organismos nelas representados? Cite três características fundamentais para a inclusão desses organismos em tal reino. B) As leveduras são utilizadas na fabricação do pão, para fazê-lo crescer. Explique por que isso acontece. Questão 2 Com o objetivo de observar o desenvolvimento de frutos e a produção de sementes por tomateiros, um pesquisador fez um experimento com flores dessa planta. Antes de iniciar o experimento, ele retirou os estames das flores do tomateiro e realizou o procedimento descrito a seguir: Com base no experimento, responda: A) Como se denomina a e...

BIOLOGIA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. As macromoléculas (polissacarídeos, proteínas ou lipídios) ingeridas na alimentação não podem ser usadas diretamente pelo organismo, pois elas precisam ser degradadas em moléculas menores durante a digestão. Da degradação de polissacarídeos, proteínas e lipídios durante a digestão, originam-se, respectivamente: A) monossacarídeos, aminoácidos e ácidos graxos/glicerol. B) ácidos graxos/glicerol, monossacarídeos e aminoácidos. C) aminoácidos, glicerina/ácidos graxos e glicerol. D) glicerina, ácidos graxos/glicerol e aminoácidos. 22. Os transgênicos são organismos geneticamente modificados que possuem genes  A) transferidos artificialmente de organismos de outras espécies. B) transfectados naturalmente de organismo da mesma espécie. C) cortados por enzimas de restrição que são inseridos noutro lugar do genoma do mesmo organismo. D) manipulados por clonagem que são inseridos no cromossomo de organismo da mesma espécie. 23. O sistema digestivo ...

BIOLOGIA [UFRN]

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 [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. A orelha humana é o órgão responsável pela audição. A orelha capta o som e, por meio de vários processos, transforma vibrações sonoras em impulsos elétricos e os transmite ao cérebro, onde são decodificados, para identificar o som captado. Na orelha reproduzida ao lado, os números 1, 2 e 3, representam, respectivamente, A) canal auditivo, cóclea e ossículo. B) tubo auditivo, ossículo e nervo auditivo. C) canal auditivo, membrana timpânica e cóclea. D) tubo auditivo, membrana timpânica e nervo auditivo. 22. Para se defender de agressões de agentes externos - como os microorganismos -, o corpo humano possui uma série de barreiras de defesa que impedem a entrada desses agentes no seu interior. Essas barreiras, classificadas como primeira, segunda e terceira barreiras de defesa, são, respectivamente: A) sistema imunológico - inflamação - sistema circulatório. B) pele e mucosas - vacinas - sistema excretor. C) pele e mucosas - fluidos - sis...

ENEM [2004]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] PROVA AMARELA 57. A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies. A comparação das proporções permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam (A) pares de mesmo tipo em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA. (B) pares diferentes de acordo com a espécie considerada, o que garante a diversidade da vida. (C) pares diferentes em diferentes células de uma espécie, como resultado da diferenciação celular. (D) pares específicos apenas nos gametas, pois essas células são responsáveis pela perpetuação das espécies. (E) pares específicos somente nas bactérias, pois esses organismos são formados por uma única célula. 49. Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode...

ENEM [2005]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] PROVA AMARELA 35. Uma expedição de paleontólogos descobre em um determinado extrato geológico marinho uma nova espécie de animal fossilizado. No mesmo extrato, foram encontrados artrópodes xifosuras e trilobitas, braquiópodos e peixes ostracodermos e placodermos.  O esquema ao lado representa os períodos geológicos em que esses grupos viveram. Observando esse esquema os paleontólogos concluíram que o período geológico em que haviam encontrado essa nova espécie era o Devoniano, tendo ela uma idade estimada entre 405 milhões e 345 milhões de anos. Destes cinco grupos de animais que estavam associados à nova espécie, aquele que foi determinante para a definição do período geológico em que ela foi encontrada é (A) xifosura, grupo muito antigo, associado a outros animais. (B) trilobita, grupo típico da era Paleozóica. (C) braquiópodo, grupo de maior distribuição geológica. (D) ostracodermo, grupo de peixes que só aparece até o Devoniano. (E) p...

ENEM [1998]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] PROVA AMARELA Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de “bombas”) por praticantes de musculação. Segundo o jornal, “ os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite” . Um professor de musculação, diz: “Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar” . 09. A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários: I. o maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual. II. o crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias. III. os ...

BIOLOGIA [UESPI]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÕES DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 31. Todo conhecimento científico começa com uma pergunta: “Por que tal fenômeno ocorre?” ou “O que isto tem a ver com aquilo?”. Ao formular determinadas perguntas, o cientista tem geralmente um palpite sobre as respostas para tais questionamentos. Esse palpite é o que se chama de: a) Indução. b) Dedução. c) Teste. d) Experimentação. e) Hipótese. 32. Uma estudante de biologia resolveu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de camundongos. Colocou quatro camundongos em uma gaiola de metal e retirou de sua dieta os alimentos ricos da vitamina em questão. Após certo tempo, algumas alterações foram observadas nos camundongos, os pêlos começaram a cair. Então concluiu que esta vitamina desempenha algum papel importante na manutenção dos pêlos dos camundongos. Sobre essa experiência pode-se afirmar: a) A experiência não foi realizada corretamente porque a estudante de biolo...