Postagens

BIOLOGIA [UDESC]

Imagem
16. A água apresenta uma série de propriedades que a tornam um dos mais importantes componentes encontrados nos seres vivos. Quando se coloca, por exemplo, o caule de uma flor branca em um vaso com água corada com anilina azul, observa-se que, em pouco tempo, as pétalas da flor ficam azuladas.   Esse fenômeno ocorre devido a uma propriedade da água denominada:  a) capilaridade.  b) polaridade.  c) pontes de hidrogênio.  d) adesão.  e) coesão.  17. As células animais ou vegetais que apresentam núcleos verdadeiros são denominadas eucarióticas. Possuem, como componentes, o citoplasma, em que se encontram imersas organelas, e a membrana celular.  Assinale a alternativa constituída apenas de organelas citoplasmáticas.  a) Vacúolo, microtúbulo e cromossomos  b) Mitocôndria, flagelo e cromatina  c) Retículo endoplasmático, nucléolo e celulose  d) Complexo de Golgi, lisossomos e plastídeos  e) RNA...

BIOLOGIA [UDESC]

Imagem
16. Os principais componentes químicos da membrana celular são: a) açúcar e proteína. b) lipídeos e carboidratos. c) lipídeos e proteínas. d) ácidos nucléicos. e) ácidos graxos. 17. Sobre o processo conhecido como fotossíntese, podemos afirmar que: I – tem como produto final a glicose e o oxigênio. II – basicamente, durante esse processo ocorre a síntese de aminoácidos. III – é um processo que ocorre nas lamelas das mitocôndrias. IV – está restrito a representantes do Reino Plantae e Fungi. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente a afirmativa I é verdadeira. b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente a afirmativa III é verdadeira. e) Somente a afirmativa IV é verdadeira. 18. As células epiteliais de um certo organismo apresentam 24 cromossomos; logo, nesse organismo: a) o zigoto, que se origina por meiose, apresentará 6 cromossomos. b) as células obtidas ao final da meios...

BIOLOGIA [UDESC]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] BIOLOGIA (15 questões) 16. Assinale a alternativa que apresenta uma característica comum entre os organismos conhecidos como planárias, lombrigas, minhocas, borboletas e caramujos. a. ( ) deuterostômios b. ( ) corpo segmentado c. ( ) folhetos embrionários diblásticos d. ( ) celomados e. ( ) simetria bilateral 17. Analise cada proposição em relação ao processo de embriogênese e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa. ( ) A fecundação é a união entre os gametas masculino e feminino, que são haploides, para formar um zigoto (diploide). ( ) Quando vários espermatozoides se aproximam do óvulo, ocorre o processo chamado de ativação. ( ) A monoespermia ocorre quando o espermatozoide é formado por apenas um flagelo. ( ) A anfimixia consiste na formação do tubo polínico nas plantas superiores. ( ) A partenogênese é o processo sem fecundação do óvulo pelo espermatozoide.  Este processo ocorre, por exemplo, nas abelhas. Ass...

QUÍMICA [UFG]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUÍMICA ▬ QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Analise o esquema a seguir. Na garrafa PET ilustrada no esquema, foram colocados alguns mL de etanol. Em seguida, homogenizou-se o etanol com a atmosfera interna, agitando-se a garrafa. Ao acender um fósforo próximo ao pequeno orifício na tampa, ocorre a combustão do etanol no interior da garrafa e ela é deslocada do ponto 1 para o ponto 2. Considerando-se o exposto, a) escreva a equação balanceada da combustão do etanol ocorrida (admita a combustão completa); (2,0 pontos) b) explique por que a garrafa se desloca do ponto 1 para o ponto 2. (3,0 pontos) ▬ QUESTÃO 12 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O hidróxido de alumínio é um composto químico utilizado no tratamento de águas. Uma possível rota de síntese desse composto ocorre pela reação entre o sulfato de alumínio e o hidróxido de cálcio. Nessa reação, além do hidróxido de alumínio, é formado também o sulfato de cálcio. Assum...

BIOLOGIA [UFRN]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 01  Um professor de Biologia propôs a seus alunos que construíssem um terrário para simular o funcionamento de um ecossistema. Para construí-lo, os alunos colocaram, em um recipiente de vidro, uma camada de pedrinhas, outra de carvão vegetal e mais uma de terra adubada. No andar superior, puseram algumas mudas de plantas e, ainda, alguns animais, como minhocas e caracóis.  Após essa preparação, colocaram água suficiente para umedecer bem a terra e vedaram totalmente o recipiente com um plástico transparente. Os alunos observaram o terrário, por vários meses, e concluíram que animais e plantas permaneciam vivos nesse sistema. Observaram também que, com o tempo, passaram a cair gotas de água do plástico que vedava o ecossistema artificial. O professor aproveitou, então, para explicar os processos de troca de matéria entre os seres vivos e o ambiente que acontecem em um terrário. Considere que nesse período de observação, não se adi...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFRN]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - BIOLOGIA - QUÍMICA - FÍSICA ] Questão 01  A partir do terceiro mês de gestação, a alimentação e a respiração do feto passam a ser realizadas através da placenta. A figura abaixo representa a circulação sangüínea materno-fetal.  Considerando essas informações, A) explique o mecanismo de troca (respiratória, nutritiva e metabólica) entre a mãe e o feto, levando em conta que o sangue de ambos não se mistura; B) explique por que, na circulação materno-fetal, as veias e as artérias apresentam funcionamento semelhante ao da circulação pulmonar após o nascimento. Questão 02 As folhas de mandioca apresentam taxas metabólicas relativamente elevadas sob ótimas condições ambientais. Isso permite que ocorra acumulação de carboidratos em suas raízes, já que estas são do tipo tuberosas, atuando como órgão especial de reserva. O gráfico abaixo mostra o desenvolvimento da parte aérea e a acumulação do amido nas raízes da mandioca.  Com base no g...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFRN]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1  Um açude, eutrofizado pelo excesso de nutrientes oriundos de agrofertilizantes e da piscicultura, favoreceu a proliferação de cianobactérias, que formaram uma camada verde na superfície da água, alterando o seu sabor e tornando-a imprópria ao consumo. Além disso, algumas dessas cianobactérias também liberaram toxinas, que se acumularam na musculatura de camarões e peixes cultivados no açude. A partir dessa situação,  A) explique por que a multiplicação de cianobactérias pode comprometer o nível de oxigênio da água e a fotossíntese das algas submersas;  B) em qual nível trófico, considerando-se a cadeia alimentar camarão → peixe carnívoro → ave pescadora, a quantidade de cianotoxina deverá ser maior? Justifique sua resposta. Questão 2  A vasectomia, um dos mecanismos de controle de natalidade disponíveis atualmente, promove a esterilização masculina, pois interrompe o trajeto dos espermatozóides entre os testículo...