Postagens

BIOLOGIA [UNIOESTE]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 01. Com relação à energética da célula, é correto afirmar que (01) uma célula muscular passa a transformar ácido pirúvico em ácido láctico em condições anaeróbicas. (02) o processo que permite as células retirar a energia acumulada nos compostos orgânicos é a respiração celular. (04) tanto o processo de respiração aeróbica como a fermentação ocorre em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. (08) lipídios e proteínas não são utilizados como combustíveis pela célula, mesmo na ausência de glicose. (16) a partir de 2 moléculas de glicose são produzidas 6 moléculas de piruvato e 12 moléculas de ATP. (32) a glicólise e o ciclo de Krebs ocorrem no interior das mitocôndrias. 02. O ambiente ecológico inclui tanto fatores bióticos quanto abióticos que interagem entre si. Relativo a este ambiente e à interação entre as espécies que o ocupam, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) Espécies que ocupam o mesmo ambiente h...

BIOLOGIA [UNIMONTES]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI]  - CADERNO 62 PROVA DE BIOLOGIA Questões numeradas de 27 a 37 QUESTÃO 27 O heredograma abaixo representa uma genealogia na qual houve recorrência familiar de ovalocitose, uma alteração hematológica devido a qual, após 3 ou 4 meses de idade, começam a aparecer, na circulação sanguínea, hemácias que se apresentam como ovalócitos e cuja proporção ultrapassa a metade da concentração eritrocitária. Analise-o.  Considerando o heredograma apresentado e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA. A) Indivíduos anômalos geram somente filhos normais. B) Esse padrão de distribuição genealógica pode ser considerado como heredopatias dominantes autossômicas monogênicas. C) Os indivíduos anômalos são filhos de pai ou de mãe com a mesma anomalia, mas não está relacionada com consanguinidade. D) Indivíduos normais gerados por um anômalo transmitem a anomalia a seus descendentes. QUESTÃO 28 O quadro abaixo ...

BIOLOGIA [UFES]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 1ª QUESTÃO A figura ao lado ilustra o corte sagital do embrião de um metazoário na fase de gástrula, estando aí indicados os folhetos germinativos a, b e c. Com relação aos tipos de embriões de metazoários, faça o que se pede. A) Cite um grupo de metazoário que apresente um embrião com as características descritas acima e indique os nomes dos folhetos a, b e c. B) Explique o papel do folheto c na formação do corpo de um metazoário adulto. C) Explique a diferença entre um embrião de metazoário e um embrião de cnidário. 2ª QUESTÃO Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. Os vírus são organismos bastante peculiares em relação à sua estrutura corporal e à sua reprodução e, muitas vezes, não são considerados seres vivos. No que se refere aos vírus, explique A) o que diferencia o corpo de um vírus do corpo dos demais organismos vivos; B) como se reproduzem os vírus de RNA; C) ...

BIOLOGIA [UEL]

Imagem
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 11- A membrana plasmática que envolve as células procariontes e eucariontes apresenta composição química e estrutura molecular responsáveis por propriedades importantes para o comportamento celular. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir. I. Em organismos unicelulares, está envolvida em processos de reconhecimento do meio ambiente, que podem levar à alimentação ou à fuga do organismo, enquanto em organismos pluricelulares esse reconhecimento favorece os mecanismos de defesa da célula. II. Proteínas inseridas na bicamada lipídica mudam continuamente de posição, devido à fluidez de movimento dos fosfolipídeos e podem estar envolvidas com o reconhecimento específico de moléculas presentes no meio extracelular. III. As proteínas intrínsecas à bicamada lipídica funcionam como canais iônicos e podem estabelecer contatos adesivos com outras células através das junções intercelulares...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. O uso indiscriminado de antibióticos leva ao aparecimento de cepas de bactérias resistentes, o que exige uma busca constante por novos medicamentos. Em relação ao desenvolvimento da resistência, é CORRETO afirmar que: a) as cepas tornam-se mais resistentes, a cada geração, até suportarem altas doses do antibiótico. b) as cepas resistentes são selecionadas e, a cada geração, tornam-se mais freqüentes. c) as cepas tornam-se resistentes por mutações induzidas por altas concentrações do antibiótico. d) as cepas resistentes usam o antibiótico para produzir compostos contra o sistema imune. e) as cepas tornam-se resistentes como resultado de competição intraespecífica. 02. Analisando a pigmentação das flores em determinada espécie de planta, um geneticista observou que elas possuíam dois tipos de flores (azuis e brancas) e, quando cruzadas, sempre produziam os seguintes resultados:  Consideran...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. No passado, por produzirem esporos e não se deslocarem como os animais, os fungos integravam o Reino Plantae. Atualmente, esses organismos estão incluídos em um ou mais reinos distintos. Analise as informações abaixo: I. A maioria dos fungos apresenta o corpo constituído por hifas, cujas paredes possuem quitina. II. Os fungos podem se associar a raízes de plantas, formando as micorrizas. III. Assim como as plantas, os fungos apresentam amido como substância de reserva. IV. Os fungos não se reproduzem assexuadamente. V. Os fungos são organismos heterotróficos, nutrindo-se por absorção. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS: a) I , II e IV. b) I , II e V. c) I, III e IV. d) II, III e V. e) III, IV e V. 02. As briófitas ocorrem, principalmente, em ambientes úmidos, porque: a) não têm estruturas para evitar a transpiração intensa. b) são plantas de grande por...

BIOLOGIA [UFJF]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS] QUESTÕES OBJETIVAS 01. Em uma aula de histologia, um aluno perguntou o que aconteceria se o tecido conjuntivo propriamente dito fosse destruído por um agente patológico. Considerando as funções desse tecido no organismo, assinale a opção que apresenta a provável conseqüência dessa destruição. a) A produção de fibras colágenas seria realizada pelas células do tecido epitelial. b) A nutrição dos tecidos que não possuem vascularização seria interrompida. c) A cicatrização de feridas ocorreria mais rapidamente. d) O organismo ficaria menos susceptível à ação de microrganismos. e) As funções de sustentação e preenchimento seriam realizadas pelo tecido muscular. 02. Os espermatozóides são formados a partir de células da linhagem germinativa, sendo que as espermatogônias são as primeiras a sofrerem divisão por mitoses sucessivas. Pode-se afirmar que as células resultantes dessas divisões das espermatogônias: a) são geneticam...