quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

BIOLOGIA [UEL]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

11- A membrana plasmática que envolve as células procariontes e eucariontes apresenta composição química e estrutura molecular responsáveis por propriedades importantes para o comportamento celular. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir.
I. Em organismos unicelulares, está envolvida em processos de reconhecimento do meio ambiente, que podem levar à alimentação ou à fuga do organismo, enquanto em organismos pluricelulares esse reconhecimento favorece os mecanismos de defesa da célula.
II. Proteínas inseridas na bicamada lipídica mudam continuamente de posição, devido à fluidez de movimento dos fosfolipídeos e podem estar envolvidas com o reconhecimento específico de moléculas presentes no meio extracelular.
III. As proteínas intrínsecas à bicamada lipídica funcionam como canais iônicos e podem estabelecer contatos adesivos com outras células através das junções intercelulares.
IV. A organização estrutural da membrana é mantida graças à disposição espacial e às interações químicas entre suas moléculas, sendo que as porções hidrofóbicas apolares dos lipídeos e das proteínas ficam voltadas para os meios intra e extracelular.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

12- O processo de gametogênese envolve a ocorrência de transformações cromossômicas e morfológicas nas células germinativas femininas e masculinas. Sobre quando tais transformações podem ocorrer, considere as afirmativas a seguir.
I. Durante o processo de maturação, como resultado das duas divisões meióticas de um ovócito primário em dois ovócitos maduros e dois corpúsculos polares.
II. Na espermatogênese, quando os espermatócitos de segunda ordem passam pela segunda fase da divisão meiótica resultando em espermatozóides.
III. No processo da espermiogênese, que ocasiona a transformação morfológica das espermátides.
IV. Durante a ovogênese, resultando em alterações cromossômicas do ovócito e alterações morfológicas na camada folicular.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

13- Em organismos pluricelulares, as células utilizam aminoácidos provenientes da dieta para sintetizar suas próprias proteínas. Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. A proteína é codificada pelo DNA nuclear, que é transcrito em uma molécula de RNAm em um processo que ocorre apenas no interior do núcleo e é denominado transcrição.
II. O RNAm é traduzido em proteínas, processo que ocorre tanto no interior do núcleo quanto no citoplasma da célula.
III. Cada ribossomo sintetiza uma única cadeia polipeptídica, razão pela qual o número de cadeias sintetizadas é igual ao número de ribossomos que se associou ao RNAm.
IV. A síntese de proteínas pode ocorrer tanto em polissomos livres no citoplasma, quanto em polissomos aderidos às membranas do retículo endoplasmático.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

14- Seres homeotermos são aqueles que mantêm constante a temperatura corporal. Exercícios praticados em ambientes muito quentes ou frios geram uma sobrecarga, pois o organismo, além de realizar o exercício, tem que regular a perda ou ganho de calor. Considerando o aporte de energia necessário para suprir esses processos, considere as afirmativas a seguir.
I. As células musculares obtêm a energia da quebra do ATP, que é gerado pelo grande número de mitocôndrias presentes em seu citoplasma.
II. Uma parte da energia resultante da quebra do ATP é utilizada na contração das células musculares, enquanto a parte restante é dissipada na forma de calor, que auxilia na manutenção da temperatura corporal.
III. A realização de exercícios físicos em ambientes frios acelera a perda de calor corporal, levando, conseqüentemente,
a um aumento na síntese e degradação do ATP.
IV. A célula sintetiza o ATP a partir de proteínas presentes no citoplasma, razão pela qual se recomenda a ingestão desses compostos antes da realização de exercícios físicos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV. 

15- O processo de gastrulação leva ao estabelecimento das 03 (três) camadas germinativas: ectoderma, mesoderma e endoderma. A este processo segue-se o embrionário ou organogênese, onde cada uma das camadas dará origem aos diferentes órgãos e tecidos. Com base nesta afirmativa e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) Os sistemas nervoso, urogenital, endócrino e muscular têm origem a partir do ectoderma.
b) Do desenvolvimento da camada germinativa mesodérmica resultarão os somitos que darão origem aos miótomos (tecido muscular), esclerótomos (cartilagem e osso) e dermótomos (tecido subcutâneo).
c) Da camada germinativa ectodérmica podem surgir tecidos epiteliais de revestimento, como aqueles encontrados no intestino, pulmões e bexiga.
d) Os tecidos epiteliais formadores de glândulas tais como hipófise, sudoríparas e mamárias, têm origem a partir do mesoderma.
e) Da camada germinativa endodérmica surgem órgãos como pele e sistema nervoso central e periférico.

16- Todas as células eucariontes possuem basicamente o mesmo conjunto de organelas. Entretanto, a quantidade e a distribuição de diferentes tipos de organela no citoplasma acabam por determinar a diversidade estrutural das células, com reflexo na sua diversidade funcional. Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Células secretoras de glicoproteínas possuem retículo endoplasmático granular e complexo de Golgi bem desenvolvidos.
II. A abundância em retículo endoplasmático agranular caracteriza as células produtoras de hormônios esteróides.
III. Células envolvidas com o processo de transporte ativo de íons são ricas em lisossomos e retículo endoplasmático agranular.
IV. Células com função de metabolização de drogas apresentam grande quantidade de retículo endoplasmático granular e peroxissomos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

17- Em alguns tecidos, a matriz extracelular que preenche os espaços entre as células pode apresentar, além dos componentes orgânicos, componentes inorgânicos responsáveis pela rigidez e resistência à força e à pressão. Essa peculiaridade deve-se, principalmente, à presença de íons cálcio, dispersos entre os componentes orgânicos, na forma de cristais de hidroxiapatita. Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. A quantidade de íons cálcio determina a maior ou menor rigidez da matriz, o que se observa em ordem crescente em osso, dentina e esmalte.
II. Em relação ao peso seco do tecido, a proporção dos componentes orgânicos é inversamente proporcional à rigidez da matriz.
III. A presença dos íons cálcio na matriz depende da ação de células transportadoras de íons que fazem parte da constituição desses tecidos.
IV. Embora o osso e a dentina tenham como principais funções resistência e suporte apresentam plasticidade e renovação dos elementos constituintes da matriz.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

18- O gráfico a seguir ilustra a variação no conteúdo de DNA (C) de uma célula ao longo do processo de divisão por meiose. 

Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. O segmento II corresponde à fase S, onde ocorre a duplicação do DNA, enquanto em IV ocorre redução do conteúdo de DNA, decorrente da separação dos cromossomos homólogos.
II. O teor de DNA ilustrado em V e VII decorre da separação das cromátides irmãs.
III. A redução no conteúdo de DNA em VI resulta na redução do número de cromossomos da célula.
IV. Em I e V, o teor de DNA da célula é o mesmo, porém, o número de cromossomos é diferente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV. 

19- A face é a maior vitrine do processo de envelhecimento, pois qualquer alteração na mesma é facilmente observada. As mudanças resultam, sobretudo, de transformações nas estruturas que constituem a pele devido à perda de elasticidade, resistência e sustentação. Fatores como radiação solar e fumo, contribuem grandemente para essas alterações. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a estrutura dos tecidos que constituem a pele - epiderme e derme -, considere as afirmativas a seguir.
I. A perda de elasticidade e de sustentação é devida às deficiências na síntese de fibras elásticas e de colágeno pelas células da derme.
II. A utilização de cremes e medicamentos contendo colágeno e/ou elastina auxilia no restabelecimento da síntese desses compostos pelas células da derme.
III. Independente das alterações que ocorrem ao longo do envelhecimento, as células mais superficiais da epiderme morrem, sendo substituídas por células resultantes da divisão mitótica de células-tronco, localizadas profundamente neste tecido.
IV. O aumento de tecido adiposo, na hipoderme, é uma forma utilizada pelo organismo para retardar o processo de envelhecimento da pele.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

20- “Existe hoje um grande entusiasmo quanto às possibilidades de empregar células-tronco para tratar numerosas doenças humanas. Os maiores desafios imediatos são a identificação de fontes abundantes de células purificadas e a padronização de métodos adequados para condicionar sua diferenciação no sentido do tecido necessário. No momento, as fontes mais promissoras para terapia são as células-tronco de adultos obtidas de medula óssea ou de sangue periférico, além daquelas que poderiam ser obtidas do sangue de cordão umbilical [...]”. (ZAGO, M. A. Injeções de vida: clonagem e terapia celular. Pesquisa FAPESP, n. 73, 2002. Disponível em: < www.revistapesquisa.fapesp.br>. Acesso em: 28 jan. 2005.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Todos os tipos de células presentes no sangue periférico seriam capazes de sofrer diferenciação.
II. As maiores dificuldades na utilização de células-tronco são de ordem técnica, pois os métodos de obtenção e de manipulação dessas células ainda são precários.
III. A diferenciação das células-tronco independe das condições do micro-ambiente em que elas se diferenciam.
IV. As células-tronco obtidas da medula óssea ou do sangue periférico de um indivíduo podem diferenciar-se em qualquer tipo de tecido, porque todas as células desse indivíduo possuem a mesma informação genética.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV. 

Observe a ilustração a seguir, que representa o processo de fecundação em vertebrados superiores, e responda às questões 21 e 22.
21- A análise dessa ilustração permite afirmar que as letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, a: 
a) Envoltório nuclear do ovócito, corpúsculo polar, células da corona radiata e zona pelúcida.
b) Envoltório nuclear do ovócito, ovócito em metáfase II, zona pelúcida e células da corona radiata.
c) Membrana plasmática do ovócito, ovócito em metáfase II, células da corona radiata e zona pelúcida.
d) Membrana plasmática do ovócito, corpúsculo polar, células da corona radiata e zona pelúcida.
e) Membrana plasmática do ovócito, corpúsculo polar, zona pelúcida e células da corona radiata. 

22- Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. A penetração do espermatozóide no citoplasma induz o ovócito a completar a segunda divisão meiótica.
II. A fusão das membranas do espermatozóide e do ovócito desencadeia a liberação de grânulos corticais, tornando a zona pelúcida impenetrável a outros espermatozóides.
III. A fecundação envolve o reconhecimento entre receptores presentes na membrana do espermatozóide e glicoproteínas presentes na zona pelúcida do ovócito.
IV. Os vários espermatozóides que atingem o ovócito liberam enzimas acrossômicas, causando a completa dissolução da zona pelúcida.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.

23- Apesar da grande diversidade dos organismos animais, estes são constituídos por 04 (quatro) tecidos básicos: Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso. Cada um destes tecidos, de acordo com a função que exerce, apresenta características morfológicas que o define como tal. Com base nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. Os tecidos musculares esquelético, cardíaco e liso apresentam a mesma composição e organização estrutural dos filamentos responsáveis pelos seus processos de contração.
II. O tecido conjuntivo é caracterizado por grande quantidade de matriz extracelular que pode, ou não, ser calcificada.
III. Prolongamentos celulares constituem uma das principais características dos neurônios e das células da glia no tecido nervoso.
IV. A função de revestimento dos tecidos epiteliais tem relação com a reduzida quantidade de matriz extracelular, que promove a justaposição das células, permitindo a adesão entre as mesmas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

GABARITO
11 D
 12 C
 13 D
 14 D
 15 B
 16 A
 17 E
 18 A
 19 B
 20 C
 21 E
22 D
23 E

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...