Postagens

FUVEST [BIOLOGIA]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 23 QUESTÃO 24 QUESTÃO 25 QUESTÃO 26 QUESTÃO 27 QUESTÃO 28 QUESTÃO 29 QUESTÃO 30 QUESTÃO 31 QUESTÃO 32 QUESTÃO 33 QUESTÃO 34 GABARITO 23. E 24. C 25. A 26. D 27. E 28. B 29. A 30. A 31. B 32. C 33. E 34. B

BIOLOGIA [UNICAMP]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 21  Plantas são organismos que interferem na composição da atmosfera e regulam o ciclo de carbono em nosso planeta, permitindo a vida como a conhecemos. Enquanto a parte aérea das plantas está exposta a variações de intensidade luminosa, as raízes têm íntimo contato com o solo, fonte de nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Considerando a figura a seguir e a biologia de uma planta terrestre mesófita na ausência de luz, assinale a alternativa que identifica corretamente as moléculas nas posições numeradas (as setas indicam o sentido do movimento das moléculas).   a) (1) O 2 ; (2) CO 2 ; (3) amido; (4) sacarose.  b) (1) CO 2 ; (2) O 2 ; (3) sacarose; (4) nitrogênio.  c) (1) O 2 ; (2) CO 2 ; (3) sacarose; (4) nitrogênio.  d) (1) CO 2 ; (2) O 2 ; (3) amido; (4) sacarose. QUESTÃO 22  Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma ada...

BIOLOGIA [UPE]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 01. Leia a reportagem a seguir: POR QUE OS CABELOS E AS UNHAS CRESCEM TANTO? “Seus cabelos e suas unhas são bem diferentes uns dos outros, mas eles são compostos a partir da mesma proteína de origem animal. Esta também é encontrada nas escamas do lagarto, nas penas da galinha e no casco da tartaruga, além de estar presente em muitos outros animais com diferentes funções.  Disponível em: https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/por-que-os-cabelos-e-as-unhas-crescem-tanto/ Adaptado Acesso em: jul., 2019.   A que proteína a reportagem se refere?  a) Actina  b) Colágeno  c) Albumina  d) Fibrinogênio  e) Queratina 02. Observe a tirinha a seguir: A molécula e o ser vivo são representados, respectivamente, por  a) Ácido nucleico – bactéria.  b) Carboidrato – alga.  c) Enzima – protista.  d) Fosfolipídio – coacervado.  e) Proteína – fungo. 03. Observe a charge a seguir: Nos girinos, conforme...

BIOLOGIA [UNICENTRO]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 1- Leia o texto a seguir. “Parabéns, você é um vencedor. Já nasceu com essa condição. Para ser o que é, ganhou a primeira e a mais importante competição de toda a sua existência, uma disputa mais concorrida do que qualquer vestibular. Você contrariou estatísticas, desafiou regras matemáticas de probabilidade e zombou da sorte. Derrotou outros 300 milhões de concorrentes. Todos sabem qual o caminho a tomar. Nadam freneticamente em direção ao útero, onde – durante apenas dois dias por mês – podem encontrar um óvulo à espera da união capaz de gerar um novo ser humano. Não é fácil. Somente um deles é bem-sucedido nessa corrida de obstáculos. Foi um espermatozoide específico, de seu pai, que levou a um óvulo de sua mãe as moléculas de DNA que, misturadas ao DNA dela, deram as instruções genéticas para fabricar você. Imagine se ele tivesse morrido na praia. Você não existiria.” Você, o espermatozoide vencedor. SUPER Interessante on-line, São Paulo, 31 out. ...

BIOLOGIA [UNICENTRO]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÕES 1 e 2  A figura ilustra eventos cromossômicos em um processo de divisão celular, destacando dois pares de alelos. QUESTÃO 01 A partir da análise da ilustração, é correto afirmar:  A) A célula-mãe é diploide e as células-filha, haploides.  B) A célula-mãe é um duplo homozigoto para as características consideradas.  C) A célula indicada em II apresenta dois pares de cromossomos acrocêntricos.  D) As sequências nucleotídicas, nas cromátides indicadas em I, são iguais entre si.  E) A ocorrência de crossing-over possibilitaria o aparecimento dos genes A e b em uma mesma cromátide. QUESTÃO 02 Uma repercussão dos eventos descritos na figura é a  A) ocorrência de pares de homólogos em células reprodutoras normais.  B) produção de células-filha com o mesmo conjunto gênico da célula-mãe.  C) identidade genética entre os vegetais nascidos de esporos de uma mesma meiose.  D) formação de células contendo, ...

BIOLOGIA [UEPG]

Imagem
 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 16– A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis, a seleção natural age de modo a manter a estrutura genética das populações. Analise os exemplos relacionados à seleção natural e assinale o que for correto.  01) O mimetismo pode ser exemplificado por animais que têm a capacidade de apresentar características que os tornam parecidos com o ambiente em que habitam, permitindo que passem despercebidos por seus predadores. Podemos citar, como exemplo clássico, o camaleão. ] 02) A borboleta-monarca apresenta uma coloração vistosa (laranja e preta), sendo facilmente visível no ambiente, porém produz substâncias não palatáveis ao seu predador, que evita capturá-la. Em regiões onde as borboletas-monarca são frequentes, outras borboletas com este mesmo padrão de cor têm maiores chances de sobrevivência e de deixar descendentes.  04) Certos animais são menos predados, pois a coloração ou a forma de seu c...