domingo, 27 de fevereiro de 2011

BIOLOGIA [UESC]

Questões 56 e 57
Estudos genéticos e moleculares envolvendo análise do DNA mitocondrial e do cromossomo Y têm sido relevantes na compreensão das relações filogenéticas entre populações humanas. (HOMO brasilis, p. 16)


Questão 56
A partir da análise da ilustração e considerando os mecanismos envolvidos no processo de
transmissão genética, é correto afirmar:

 
A) O cromossomo Y dos indivíduos na 1a geração tem a mesma origem paterna.
 
B) O DNA mitocondrial é herdado conforme o padrão de herança do cromossomo X.
 
C) Os cromosomos sexuais não são submetidos à segregação típica da meiose I.
 
D) O DNA mitocondrial e o cromossomo Y são marcadores de matrilinhagem e de patrilinhagem, respectivamente.
E) A herança do DNA mitocondrial é condicionada a circunstâncias probabilísticas que envolvem a fecundação.

Questão 57
Em relação a aspectos da reprodução humana, com base na análise da ilustração, pode-se afirmar:
A) A organização do DNA mitocondrial obedece ao padrão da célula eucariótica.
B) A contribuição genética do gameta masculino é proporcional a suas dimensões.
C) O nascimento dos gêmeos dizigóticos está associado à fecundação de um ovócito por dois ou mais espermatozoides.
D) As mitocôndrias são transmitidas a todos os filhos e filhas, invariavelmente, no ovócito.
E) A origem endossimbiótica do DNA mitocondrial explica a sua baixa taxa de mutação.

Questões 44 e 45
“Pretendendo observar a sequência gradativa do crescimento das plantas, dirigimos nossa atenção sobre a planta no momento exato em que ela se desenvolve da semente. Nessa época, podemos reconhecer fácil e nitidamente as partes que lhe pertencem. Não vamos considerar agora os invólucros que ela deixa na terra. Em muitos casos, assim que a raiz se firma na terra, a planta leva à luz os primeiros órgãos superiores, já existentes anteriormente, sob o invólucro das sementes (GOETHE, 1996, p. 11-12).
Questão 44
A partir de análises, com base nas informações incluídas no texto e nas ilustrações, pode-se inferir:
A) As ilustrações referem-se a processos que estabelecem a fase gametofítica no ciclo biológico da planta.
B) Estratégias coevolutivas, principalmente interações entre insetos e plantas, contribuíram
para a maior expansão e diversificação das gimnospermas no grupo das fanerógamas.
C) Os movimentos de tropismos evoluíram em função da vocação autotrófica e condição sedentária das plantas.
D) A ocorrência da fotossíntese desde o início da germinação garante a disponibilidade da biomassa exigida no desencadeamento do processo.
E) As ilustrações que representam sequenciadamente o processo sugerem a preservação dos cotilédones como componente permanente da futura planta.
Questão 45
“Esses primeiros órgãos são conhecidos pelo nome de cotilédones chamados também de grãos, pevides ou folhas de sementes, indicando com esses nomes diferentes formas. Muitas vezes esses órgãos têm aparência disforme, como se estivessem cheios de uma matéria grosseira e bastante distendidos, tanto na espessura como na largura. Seus recipientes são pouco visíveis e não podem ser distinguidos da substância geral. Em muitas plantas, eles se aproximam da forma das folhas.”
À luz da Biologia atual, a interpretação do texto, escrito com base em conhecimentos do século XVIII, exige a compreensão de que
A) a desidratação da semente, preservando a reserva orgânica da decomposição bacteriana, condiciona a sua germinação, que é dependente de água, a um ambiente propício ao desenvolvimento do embrião e da jovem planta.
B) a matéria “grosseira” que está incluída nos cotilédones é habitualmente uma reserva celulósica que pode ser utilizada na construção das estruturas de sustentação da planta.
C) os cotilédones, no processo de evolução das plantas, se estabeleceram com diversas funções entre as quais a função ecológica de proporcionar alimento para o homem.
D) as reservas nutritivas em sementes de plantas monocotiledôneas estão localizadas caracteristicamente em um único e bem desenvolvido cotilédone.
E) as formações cotiledonares são estruturas anexas, derivadas da flor, não sendo produto do desenvolvimento preliminar do zigoto.

QUESTÃO 51
A ilustração representa uma etapa de um processo de divisão celular em uma espécie com 2n=4.

A respeito dos mecanismos necessários para a realização desse processo e das características próprias dessa etapa de divisão celular, é possível afirmar:
A) O pareamento de cromossomos homólogos na placa equatorial determina a divisão celular ilustrada como uma divisão reducional.
B) A separação equacional das cormátides-irmãs, ao longo da anáfase, é consequência de eventos ocorridos no DNA, durante a etapa S da interfase.
C) As proteínas envolvidas na formação do fuso são organizadas pelos centríolos presentes nos polos da célula vegetal representada.  
D) A etapa representada pode ser considerada como a separação de cromátides-irmãs na
anáfase da meiose II, em células animais.

E) O encurtamento do fuso permite o deslocamento dos cromossomos pareados, característicos de uma prófase da primeira divisão meiótica. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...