sexta-feira, 22 de abril de 2011

BIOLOGIA [UEL]

Texto XII
Os animais têm acesso periódico aos alimentos, enquanto que as plantas precisam sobreviver durante a noite, sem a possibilidade de produzir açúcar a partir da fotossíntese. Portanto, animais e plantas evoluíram os meios de estocar moléculas de alimento para o consumo, quando essas fontes de energia são escassas. (Adaptado: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 444.)
47. Com base no Texto XII e nos conhecimentos sobre os subtemas, considere as afirmativas.
I. Nos seres humanos, a glicose é armazenada na forma do polissacarídeo glicogênio, presente na forma de grânulos no citoplasma de muitas células, principalmente no fígado e nos músculos.
II. Os ácidos graxos são armazenados na forma de gotículas de ATP, compostas de triacilgliceróis solúveis em água, principalmente em células musculares especializadas.
III. A quebra de moléculas, com liberação de energia e eliminação de substâncias de excreção, é chamada de anabolismo energético. A energia liberada no anabolismo é utilizada no processo de catabolismo.
IV. As inúmeras reações executadas simultaneamente por uma célula são extremamente coordenadas, permitindo que ela se adapte e continue a funcionar sob uma ampla variedade de condições externas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Observe a charge (Figura 7) a seguir e responda à questão 56.
56. Com base nos conhecimentos sobre biotecnologia, considere as afirmativas.
I. Na biotecnologia aplicada, os organismos transgênicos, como, por exemplo, bactérias, fungos, plantas e animais geneticamente melhorados, podem funcionar para a produção de proteínas ou para propósitos industriais.
II. Organismos transgênicos caracterizam-se pela capacidade de produzir em grandes quantidades a proteína desejada, sem comprometer o funcionamento normal de suas células, e de transferir essa capacidade para a geração seguinte.
III. O melhoramento genético clássico consiste na transferência do material genético de um organismo para outro, permitindo que as alterações no genoma sejam previsíveis; já a engenharia genética mistura todo o conjunto de genes em combinações aleatórias por meio de cruzamentos.
IV. A engenharia genética compreende a manipulação direta do material genético das células, sendo que o gene de qualquer organismo pode ser isolado e transferido para o genoma de qualquer outro ser vivo, por mais divergentes que estes seres estejam na escala evolutiva.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Observe a Figura 8 e responda às questão 59.
59. Com base na Figura, considere as afirmativas.
I. Colocando mel em um copo com água, observa-se que ele precipita, porque a sua densidade é maior que a da água.
II. Larvas de abelhas operárias alimentam-se de geléia real e são diplóides; já as larvas alimentadas com mel transformamse em rainhas haplóides.
III. Experimentos com abelhas mostram que a aplicação de campos magnéticos influencia sua orientação na procura por alimento, significando que há material magnético em seu organismo.
IV. As moléculas de H2O no gelo são unidas através da ligação de hidrogênio, formando canais hexagonais semelhantes aos da Figura 8.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Texto XII
Os animais têm acesso periódico aos alimentos, enquanto que as plantas precisam sobreviver durante a noite, sem a possibilidade de produzir açúcar a partir da fotossíntese. Portanto, animais e plantas evoluíram os meios de estocar moléculas de alimento para o consumo, quando essas fontes de energia são escassas. (Adaptado: ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006. p. 444.)
46. Com base no Texto XII e considerando um indivíduo que apresenta uma regulação metabólica normal frente à abundância e à escassez de nutrientes, considere as afirmativas.
I. A adaptação às oscilações diárias da concentração de nutrientes evidencia as alterações pelas quais os seres humanos ajustam seu metabolismo a diferentes condições.
II. Após uma refeição, o excedente de glicose é mantido em circulação, por conseqüência, o fígado responde diminuindo a liberação de insulina, ao passo que o pâncreas aumenta a concentração de glucagon.
III. À medida que a glicose circulante atinge o seu valor basal, o pâncreas passa a secretar o hormônio glucagon, iniciando o período pós-absortivo, no qual a glicemia será mantida pela degradação do glicogênio hepático.
IV. Se as reservas de carboidratos do organismo estiverem abaixo do normal, a glicólise, oriunda dos triglicerídeos dos músculos esqueléticos, será a única via capaz de manter a glicemia em níveis satisfatórios.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

14) Observe a figura.
Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O Ciclo de Krebs é o último evento das várias reações que ocorrem numa via comum de produção
de moléculas fornecedoras de energia, onde a oxidação dos grupos fosfatos libera a energia armazenada nas ligações acetila.
II. As mitocôndrias podem ser encontradas, por exemplo, no epitélio ciliado, onde se acumulam perto dos cílios; nos espermatozóides, ao redor da porção inicial do flagelo, onde tem início a movimentação ciliar; e nas células musculares estriadas, entre os feixes de miofibrilas.
III. As mitocôndrias estão presentes em um tecido adiposo específico, o qual se constitui como fonte de calor importante em animais que hibernam, em animais adaptados ao frio e em alguns animais recém-nascidos, incluindo humanos.
IV. Uma peculiaridade do DNA mitocondrial é sua origem paterna, porque se origina das mitocôndrias encontradas nos espermatozóides, sem participação das mitocôndrias do óvulo, pois o sexo é definido geneticamente pelos cromossomos sexuais do pai.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

20) A maior parte dos nutrientes encontrados nos alimentos apresentam-se na forma de grandes moléculas que não podem ser absorvidas pelo intestino, devido ao seu tamanho ou pelo fato de não serem
solúveis. O sistema digestório humano é responsável por reduzir estas moléculas em unidades que são prontamente absorvidas. Os mecanismos absortivos e de transporte são cruciais para a liberação de produtos de digestão para as unidades celulares. Mesmo na presença de uma dieta adequada, os desarranjos deste sistema podem resultar em desnutrição. (Adaptado de: MAHAM, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 9. ed. São Paulo: Roca. 1998.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) A água, os dissacarídeos e os polissacarídeos são absorvidos na sua forma original, ao passo que os monossacarídeos, vitaminas e minerais precisam ser degradados para serem absorvidos.
b) A absorção é um processo simples, no qual os nutrientes passam através das células mucosas para dentro da corrente sangüínea pelo processo de transporte ativo.
c) O contato do quimo com a mucosa intestinal estimula a liberação de enteroquinase, uma enzima que transforma o tripisinogênio pancreático ativo em tripisina ativa, a qual tem por função ativar outras enzimas proteolíticas.
d) A enzima ptialina hidroliza o amido e os ácidos graxos em dextrinas e maltoses. Esta reação se dá no estômago quando em contato com o ácido clorídrico, pois a hidrolização dessas substâncias se dá em meio de pH baixo.
e) A celulose, hemicelulose, pectinas e outras formas de fibras são parcialmente digeridas pelos humanos
através da ação das amilases salivar e pancreática, pois as mesmas degradam as paredes celulares.

23) Observe a tira a seguir.
I. O leite é rico em lactose, que é um tipo de açúcar que pode ser fermentado por bactérias, produzindo ácido láctico. Este processo provoca a acidificação do leite, o qual precipita suas proteínas, fazendo com que o leite se torne “azedo”.
II. Em aterros sanitários, durante a decomposição do lixo orgânico, após a fase anaeróbica, ocorre produção de CO2. Em seguida, passa a ocorrer a fase aeróbica, com produção de gases como, por exemplo, o metano (CH4) e sulfídrico (H2S). Destes, somente o sulfídrico é gás combustível.
III. Eutrofização é o fenômeno causado pelo excesso de matéria orgânica na água, com conseqüente diminuição da quantidade de oxigênio (O2), podendo ser explicado pela proliferação de microorganismos decompositores.
IV. Surtos de doenças de origem alimentar decorrem da ingestão de água e/ou alimentos contaminados por bactérias como, por exemplo, Escherichia coli, Salmonella sp., Shigella sp..
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas
corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I , III e IV.
e) II, III e IV.

27) As vitaminas são usualmente classificadas em dois grupos, com base em sua solubilidade, o que, para
alguns graus determina sua estabilidade, ocorrência em alimentos, distribuição nos fluídos corpóreos e sua capacidade de armazenamento no tecidos. (MAHAN, L. K. & ESCOTT-STUMP, S. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 9.ed. São Paulo: Roca, 1998. p. 78.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) A vitamina E é lipossolúvel, age como um antioxidante, protege as hemácias da hemólise, atua na reprodução animal e na manutenção do tecido epitelial.
b) A vitamina A é hidrossolúvel, auxilia na produção de protrombina – um composto necessário para a coagulação do sangue – e apresenta baixa toxicidade quando consumida em grande quantidade.
c) A vitamina D é hidrossolúvel, auxilia no crescimento normal, melhora a visão noturna, auxilia o desenvolvimento ósseo e influencia a formação normal dos dentes.
d) A vitamina B6 é lipossolúvel, auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, além de estar envolvida na glicólise, na síntese de gordura e na respiração tecidual.
e) A vitamina C é lipossolúvel, auxilia na resposta imunológica, na cicatrização de feridas e reações alérgicas, na síntese e quebra de aminoácidos e na síntese de ácidos graxos insaturados.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...