terça-feira, 26 de abril de 2011

BIOLOGIA [UFPEL]

32. Na década de 1950, o cientista Harold Urey, intrigado com a origem dos primeiros compostos orgânicos do planeta, discutiu o tema com seu aluno Stanley Miller. Em 1953, Miller publicou um artigo intitulado “Produção de aminoácidos nas possíveis condições da Terra primitiva”. O experimento de Miller empregou um aparelho que ele mesmo construiu, tentando recriar as condições da atmosfera primitiva. Nesse aparelho, totalmente isolados do ar, o vapor de água, a amônia, o metano e o hidrogênio eram submetidos a altas temperaturas e a descargas elétricas, tais como teriam ocorrido nos primórdios do nosso planeta. 

Com base na figura, no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que o experimento de Miller procurava provar que 
(a) as moléculas dos gases que compunham a atmosfera primitiva poderiam ser rompidas por alguma forma de energia e seus átomos se recombinar constituindo aminoácidos.
(b) a atmosfera primitiva assim como os oceanos poderiam originar matéria orgânica.
(c) as moléculas de proteínas originadas da união de aminoácidos poderiam permanecer em estabilidade por muito tempo nos oceanos primitivos.
(d) os coacervados ocorrem quando moléculas de proteinóides dissolvidas em água adquirem cargas elétricas e, com isso, atraem moléculas de água, constituindo assim as primeiras células eucariontes.
(e) as ligações peptídicas unem os aminoácidos objetivando a formação das proteínas.
(f) I.R.

33. A poluição atmosférica provoca alterações pulmonares no feto humano quando a mãe respira elevadas concentrações de partículas em suspensão. Até agora os cientistas afirmavam que a poluição só podia prejudicar os pulmões infantis em idade escolar. Entretanto, um cientista da Universidade de Berna, na Suíça, investigou esta relação e concluiu que a poluição prejudica os pulmões fetais, com a evidência de que os recém-nascidos apresentavam alterações respiratórias. http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna. 5/11/2008 Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(a) A poluição atmosférica transforma o O2 (oxigênio) em CO2 (gás carbônico), um gás letal tanto para as gestantes como para os fetos.
(b) A inversão térmica é muito grave em cidades industriais e com alta densidade populacional porque libera grande quantidade de poluentes no ar, provocando efeitos nas gestantes.
(c) As indústrias siderúrgicas e as queimadas de florestas não causam poluição do ar, porque a fumaça tende a subir e evaporar, sem causar danos aos seres vivos.
(d) Dentre as substâncias que causam poluição do ar, o monóxido de carbono é extremamente perigoso, por associar-se à hemoglobina e, assim, impedir o transporte de oxigênio no sangue.
(e) A pesquisa acima indica que as mães que geraram seus filhos em ambientes poluídos não tiveram problemas com a saúde dos recémnascidos.
(f) I.R.

34. Entre os cnidários é muito comum a ocorrência de reprodução assexuada. As medusas machos e fêmeas, quando adultas, reproduzem-se sexualmente. A figura abaixo apresenta o ciclo reprodutivo do gênero Aurelia, na qual pode ser observado como o processo ocorre.

Baseado na figura e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que indique a modalidade de reprodução assexuada ocorrente nos cnidários.
(a) Partenogênese
(b) Cissiparidade
(c) Conjugação
(d) Divisão múltipla
(e) Estrobilização
(f) I.R.

35. Em qualquer ecossistema, é natural que haja alterações e, dependendo do nível dessa alteração, esse ecossistema é capaz de se adaptar e restabelecer o equilíbrio. Quando as modificações são bruscas, o equilíbrio só é alcançado a longo prazo, ou até mesmo, não é alcançado. As principais alterações bióticas que podem provocar desequilíbrio em um ecossistema são a introdução e a eliminação de espécies. Com base no texto e em seus conhecimentos é correto afirmar sobre a introdução e extinção de espécies que (a) ainda não existem casos de introdução de espécies no Brasil, que levaram a um desequilíbrio ecológico.
(b) a extinção das espécies é um evento provocado pela ação humana; portanto, em um ambiente sem a presença do homem, esse evento não ocorre.
(c) a introdução pode ocasionar uma grande proliferação da nova espécie no ambiente se não houver predadores naturais.
(d) a extinção de animais e plantas, no Brasil, foi evitada com a aplicação de leis severas, que proíbem a pesca ou caça por todo o território.
(e) a introdução de espécies só modifica o equilíbrio do ecossistema se as organismos introduzidos forem do mesmo país, ou seja, exóticos.
(f) I.R.

36. A caatinga está em risco: estudo revela que 59% da vegetação original desse bioma já sofreu algum tipo de modificação por atividades humanas. Para os cientistas, a constatação da grande depredação evidencia a necessidade de medidas urgentes para preservação da caatinga, que hoje só tem 1% de sua área inclusa em unidades de conservação. Ciência Hoje, agosto de 2008 [adapt.]
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a CAATINGA é um tipo de formação vegetal brasileira, que ocorre 
(a) nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, caracterizando-se por ser uma região plana, com a alternância de períodos de seca e períodos de enchente.
(b) no Norte, e a depredação evidenciada nesse estudo é decorrente da extração de madeira e da expansão de cultivos como arroz e soja.
(c) nos estados de Minas Gerais e Goiás, apresentando longos períodos de chuva, que impossibilitam o cultivo de qualquer vegetal.
(d) no Centro-Oeste, onde o garimpo de diamantes e a agricultura intensa fizeram desse bioma uma área totalmente devastada.
(e) no Nordeste, caracterizando-se por chuvas irregulares, períodos prolongados de seca e temperaturas elevadas.
(f) I.R.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...