sábado, 28 de maio de 2011

BIOLOGIA [UEPG]

16 – A escolha dos alimentos corretos, assim como a preparação da refeição que antecede um evento esportivo, deve respeitar as características gastrintestinais individuais de cada atleta, bem como, deve ser suficiente na quantidade de líquidos para manter a hidratação. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
a) A refeição deve ser rica em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico.
b) A refeição deve ser rica em carboidratos para manter o nível glicêmico e maximizar os estoques de glicogênio.
c) A refeição deve ser rica em proteína animal.
d) A refeição deve ser rica em gorduras saturadas.
e) A refeição deve ser rica em gorduras insaturadas.

17 – A obesidade e o excesso de peso são fatores de risco relevantes para o surgimento de doenças crônicas, como diabetes, cardiopatias e acidentes vasculares cerebrais. Nesse contexto, e no que se refere aos tipos de alimentos mais indicados para prevenir a obesidade, assinale a alternativa correta.
a) Alimentos com altos teores de carboidratos.
b) Alimentos ricos em gorduras saturadas.
c) Alimentos com altos teores de fibras e vitaminas hidrosolúveis.
d) Alimentos com baixos teores de gorduras insaturadas.
e) Alimentos com altos teores de gorduras trans.

18 – A cãibra é a contração abrupta, vigorosa, involuntária e dolorosa de um músculo, podendo ocorrer no exercício físico ou em repouso. No que se refere ao procedimento correto, em caso de uma manifestação de cãibra no momento da realização de atividade física, assinale a alternativa correta.
a) Promover o alongamento do músculo atingido, massageando o local.
b) Aumentar a intensidade da atividade física até que a contração termine.
c) Aumentar o volume da atividade física até que a dor termine.
d) Promover a flexão do músculo atingido.
e) Aplicar gelo no local.

19 – Os sais minerais são encontrados nas células vivas, sob a forma de íons, dissolvidos em água. Sobre alguns dos íons mais importantes nos seres vivos, assinale a alternativa correta.
a) O ferro é presente na molécula de clorofila, portanto, é necessário ao processo da fotossíntese.
b) A concentração de potássio dentro da célula é sempre menor do que fora dela. As membranas celulares expulsam constantemente o potássio que tende a penetrar na célula.
c) O sódio é mais abundante dentro da célula do que fora dela. Juntamente com o potássio os íons se relacionam com fenômenos da transmissão de impulsos nervosos.
d) O cálcio é necessário para a ação de certas enzimas envolvidas na coagulação sanguínea.
e) O magnésio atua na célula como reserva de energia.

20 – A respeito da fotossíntese, assinale a alternativa correta.
a) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da molécula de gás carbônico.
b) Apenas os vegetais são capazes de realizar fotossíntese.
c) Para que nos vegetais a glicose seja produzida nos cloroplastos são necessárias a presença da luz e de duas matérias primas muito comuns na natureza: a água e o gás carbônico. Esse fenômeno é denominado fotossíntese.
d) Na fotossíntese a clorofila absorve totalmente a luz verde componente da luz branca.
e) O destino da glicose produzida na fotossíntese é unicamente servir para a produção de amido, um polissacarídeo de reserva energética.

21 – Quanto aos mecanismos envolvidos na entrada e na saída de substâncias da célula, assinale a alternativa correta.
a) Quando a membrana envolve e captura partículas, consumindo energia celular, trata-se do transporte ativo. Esse processo permite apenas a entrada de material sólido ou líquido na célula, denominados pinocitose ou fagocitose, respectivamente.
b) Quando as substâncias passam através da membrana celular e o processo não acarreta consumo de energia por parte da célula, fala-se em transporte passivo, que compreende a difusão e a osmose.
c) A difusão é um processo de movimento de partículas que tendem a mover-se do meio de menor concentração para o de maior concentração, até as concentrações se igualarem.
d) A osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável, do local de menor concentração de água para o local de maior concentração.
e) As consequências da osmose numa célula vegetal e numa célula animal são as mesmas, ou seja, ambas colocadas em solução hipotônica arrebentam.

22 – A respeito da divisão celular, assinale a alternativa correta.
a) Não há diferença na mitose de células animais e de células vegetais.
b) Óvulos e espermatozoides são produzidos por mitose.
c) A mitose e a meiose mantém o mesmo número de cromossomos nas células-filhas.
d) Células haploides apresentam cromossomos homólogos.
e) Nos seres eucariontes, por ocasião da divisão celular, a carioteca desaparece na prófase.

23 – Sobre os tecidos do corpo humano, assinale a alternativa correta.
a) O tecido conjuntivo é um conjunto de tecidos muito diversificado e amplamente distribuído pelo corpo dos animais e que tem como principal função a conexão e o preenchimento entre tecidos e órgãos. Dentre os principais tecidos conjuntivos destacamse o tecido adiposo, o tecido cartilaginoso e o tecido ósseo.
b) Os epitélios são tecidos de revestimento cuja função única é a de recobrir externamente todo o corpo dos animais, protegendo-o e fazendo-o perceber estímulos ambientais.
c) O tecido muscular humano apresenta as miofibrilas, estruturas proteicas com capacidade contrátil e que reservam carboidrato na forma de glicose para garantir o seu trabalho.
d) Os tecidos que possuem metabolismo mais elevado e maior capacidade de regeneração são os tecidos muscular e nervoso.
e) Uma das funções do tecido sanguíneo é promover a defesa do corpo através da fagocitose, fenômeno realizado pelos eritrócitos e linfócitos.

24 – A respeito da embriologia, assinale a alternativa correta.
a) A primeira transformação do zigoto se dá com a primeira divisão meiótica, da qual resultarão as duas primeiras células embrionárias.
b) O núcleo diploide do zigoto é formado pelo núcleo haploide do óvulo fundido ao núcleo haploide do espermatozoide no momento da fecundação.
c) A segmentação é uma série de divisões meióticas do zigoto que leva à formação de um grupo maciço de células denominado blastômero.
d) Na fase de mórula o embrião cresce bastante, originando a blástula com uma cavidade interna denominada blastocisto.
e) Na organogênese inicia-se a diferenciação celular, ocorrendo a formação dos folhetos embrionários, que darão origem aos tecidos do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...