domingo, 29 de maio de 2011

BIOLOGIA [UFPB]

53. A descoberta dos microscópios de luz (óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:
a) Populações, tecidos e átomos.
b) Populações, moléculas e órgãos.
c) Moléculas, átomos, e órgãos.
d) Moléculas, organismos e células.
e) Células, tecidos e organismos.


54. Em uma aula prática de histologia animal, o professor entregou aos seus alunos quatro lâminas histológicas com material preparado a partir dos seguintes tecidos animais:
• Lâmina 1: Secção de tecido de cérebro humano.
• Lâmina 2: Secção de tecido muscular de perna de boi.
• Lâmina 3: Secção de tecido cartilaginoso de tubarão.
• Lâmina 4: Secção de tecido de pele humana.
Após observarem ao microscópio de luz, os alunos identificaram nas lâminas 1, 2, 3 e 4, respectivamente, os seguintes tipos celulares:
a) Melanócitos, gliócitos, miócitos e condroblastos.
b) Gliócitos, miócitos, condroblastos e melanócitos.
c) Miócitos, condroblastos, melanócitos e gliócitos.
d) Condroblastos, melanócitos, gliócitos e miócitos.
e) Miócitos, gliócitos, condroblastos e melanócitos.


55. Após a fecundação, a célula-ovo inicia o processo de divisões celulares sucessivas, originando várias células iguais, que, pelo processo de diferenciação celular, irão originar os diversos tecidos do futuro organismo. Esse processo é denominado de totipotência, principal característica das células-tronco embrionárias. Considere que um grupo de pesquisadores desenvolve estudos com células-tronco não-embrionárias e necessita utilizar células com potencial de originar diferentes tipos celulares. Para o sucesso dessa pesquisa, dentre os tipos celulares citados abaixo, o mais recomendado é o de
a) células do epitélio intestinal
b) células da glia
c) células adiposas
d) células da medula óssea vermelha
e) células musculares


56. Com relação aos conhecimentos sobre as células, os quais puderam ser construídos em continuidade à observação das primeiras células, é correto afirmar que a observação
a) das primeiras células vivas permitiu distinguir eucariotos de procariotos.
b) de células de cortiça, feita por Hook em 1665, permitiu identificar apenas as estruturas básicas daqueles tipos celulares: parede celular, citoplasma e núcleo.
c) dos envoltórios celulares, do núcleo, das mitocôndrias e demais constituintes celulares foi determinante para o estabelecimento da Teoria celular.
d) de fenômenos da divisão mitótica feitas por Walther Fleming, por volta de 1878, reforçou a idéia de que todas as células, ao contrário do que alguns cientistas imaginavam, são originadas de células pré-existentes.
e) de que todos os organismos são compostos por células só foi constatada após o advento da microscopia eletrônica.


57. Graças ao desenvolvimento da Biologia Molecular, sabe-se que, no interior das mitocôndrias, existem moléculas de ácido desoxirribonucléico (DNA), com alguns genes relacionados à síntese de proteínas envolvidas nas etapas da respiração celular. Mutações ocorridas nos genes mitocondriais estão associadas ao aparecimento de doenças humanas, como o mal de Alzheimer, diabetes melito e muitas outras enfermidades. Nesses casos, essas doenças são transmitidas apenas pelas mães aos seus descendentes porque
a) essas enfermidades só ocorrem no sexo feminino.
b) a quantidade de mitocôndrias é maior nos óvulos do que nos espermatozóides.
c) as mitocôndrias dos espermatozóides desintegram-se no citoplasma dos óvulos após a fecundação.
d) as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia nas células.
e) as mitocôndrias nos indivíduos do sexo masculino não possuem DNA.

58. No zigoto de um anfioxo, após a primeira divisão mitótica, tem início o desenvolvimento embrionário, que pode ser dividido em três etapas principais: segmentação, gastrulação e organogênese. Acerca dessas etapas do desenvolvimento, identifique as afirmativas corretas:
I. A segmentação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a diferenciação dos tecidos e dos órgãos a partir dos três folhetos germinativos.
II. A gastrulação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre o surgimento dos três folhetos germinativos.
III. A segmentação é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre o surgimento da blástula.
IV. A organogênese é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a formação dos tecidos e órgãos.
V. A organogênese é o estádio de desenvolvimento no qual ocorre a formação do ectoderma, do mesoderma e do endoderma.


59. A figura, a seguir, representa uma célula eucariótica com detalhe para o núcleo e seus constituintes.
 
De acordo com as funções desempenhadas pelos constituintes indicados na figura, identifique as afirmativas corretas:
I. O envoltório nuclear comunica-se com o retículo endoplasmático granular.
II. A síntese de proteínas será afetada, se o nucléolo for experimentalmente removido ou impedido de funcionar.
III. Os poros permitem a passagem da cromatina para o citosol, fenômeno indispensável para que ocorra a síntese de proteínas.
IV. A cromatina é constituída pelas moléculas de DNA associadas a proteínas.
V. Os poros permitem a entrada das subunidades dos ribossomos para o núcleo. 

60. A figura abaixo representa uma célula, durante o período G1 do ciclo celular, com número diplóide de cromossomos igual a quatro (2n=4). 

A seguir estão esquematizadas três anáfases possíveis, em A, B e C, caso essa célula se divida por meiose ou mitose.

De acordo com os esquemas, identifique as afirmativas corretas:
I. As três anáfases esquematizadas ocorrem durante a meiose.
II. A anáfase esquematizada em A representa a anáfase I da meiose.
III. A anáfase esquematizada em B representa a anáfase II da meiose.
IV. A anáfase esquematizada em A apresenta oito moléculas de DNA.
V. A anáfase esquematizada em C corresponde à anáfase da mitose. 

53. A figura, a seguir, mostra dois bacteriófagos (T2 e T4).
 Em um laboratório, foram construídas, experimentalmente, novas partículas virais, utilizando DNA extraído de bacteriófagos T2 e cápsula protéica de bacteriófagos T4. Esses vírus foram postos em contato com bactérias e, após infectá-las, originaram-se novas partículas virais, liberadas após a lise celular (ciclo lítico). De acordo com o ciclo de replicação mencionado e conforme a condução do experimento, é correto afirmar que os novos bacteriófagos formados possuirão:
a) Cápsula protéica de T4 e molécula de DNA de T4.
b) Cápsula protéica de T2 e molécula de DNA de T2.
c) Cápsula protéica de T4 e molécula de DNA de T2.
d) Cápsula protéica de T2 e molécula de DNA de T4.
e) Cápsula protéica de T4 e molécula de DNA da bactéria hospedeira.



54. Considerando-se as características gerais dos animais vertebrados, é correto afirmar:
a) As aves apresentam circulação dupla incompleta ou completa.
b) Os répteis apresentam rins funcionais do tipo metanefro que excretam principalmente amônia.
c) Os anfíbios apresentam respiração branquial.
d) Os mamíferos são placentários em sua maioria, embora existam representantes anamniotas.
e) Os mamíferos e as aves apresentam desenvolvimento do tipo vivíparo.


55. O grande grupo das algas, aqui empregado como uma designação coletiva e não-taxonômica, possui inúmeros representantes com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas (Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta).
Com relação a esses grupos, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s):
( ) Rhodophyta possui clorofilas a e b.
( ) Chlorophyta possui representantes unicelulares e multicelulares.
( ) Phaeophyta se reproduz por esporulação.
( ) Chlorophyta e Phaeophyta possuem aplanósporos e zoósporos, enquanto Rhodophyta possui apenas aplanósporos.
( ) Rhodophyta é responsável pelo fenômeno conhecido por maré vermelha.
A seqüência correta é:
a) FVFVV c) VFVFV e) FVVVF
b) VFVVF d) FVFFV


56. A figura abaixo representa o experimento desenvolvido pelo cientista italiano Marcello Malpighi, para verificar a translocação dos solutos orgânicos no caule de plantas vasculares.

Com base na figura e nos processos de condução através dos tecidos vasculares, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O xilema continua transportando água e sais minerais para a folha.
( ) O xilema acumula os solutos orgânicos na parte superior do caule, como indicado pela seta na figura B.
( ) O floema está situado mais externamente em relação ao xilema.
( ) O floema deixa de transportar compostos orgânicos para as raízes e, por esse motivo, a planta poderá morrer.
( ) O floema, responsável pela translocação, continua levando os compostos orgânicos dos locais onde se encontram em baixa concentração para os locais de alta concentração.
A seqüência correta é:
a) FVVFV c) FVFVV e) VFVFV
b) VFFVF d) VFVVF


57. A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas.
Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:
a) Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.
b) As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.
c) Os insetos apresentam o corpo dividido em cabeça e abdome.
d) Os insetos apresentam sexos separados e são animais vivíparos.
e) As angiospermas formam, após a dupla fecundação, um embrião 3n e um endosperma 2n.

58. Um professor de Biologia, após as aulas sobre microorganismos, solicitou aos estudantes que escrevessem, para discussão, pequenos textos sobre a biodiversidade dos microorganismos e o avanço da biotecnologia, associado aos conhecimentos biológicos e à utilização desses seres em benefício da espécie humana.
Dentre os textos abaixo (selecionados para discussão), identifique os que abordam corretamente o tema solicitado:
I. Nos rios e lagoas poluídos por esgotos, bactérias anaeróbicas decompõem os restos orgânicos, geralmente liberando gases tóxicos.
II. No solo e na água, as bactérias e fungos decompositores de matéria orgânica de várias origens devolvem ao ambiente substâncias mais simples, que poderão ser reutilizadas, como nutrientes, por outros seres vivos.
III. Na indústria farmacêutica, destacam-se alguns produtos que inicialmente foram obtidos de cultura de fungos, como, por exemplo, a penicilina.
IV. Nos ambientes aquáticos, as algas unicelu-lares servem de alimento a vários animais e são importantes produtoras de O2.
V. Nas micorrizas, as hifas dos fungos crescem abundantemente no interior das células das raízes de muitos vegetais, trazendo-lhes benefícios, uma vez que são os únicos fungos que realizam a fotossíntese.

59. O filo Mollusca surgiu no início da era Paleozóica, há cerca de 500 milhões de anos, sendo representado por milhares de espécies. Os mares antigos apresentavam grande biodiver-sidade, comprovada pelos milhares de fósseis encontrados em seus sedimentos. No litoral Sul do Brasil, são encontrados amontoados de conchas de moluscos, denominados sambaquis.
Nesse contexto, identifique as características gerais dos organismos representantes desse filo:
I. São todos hermafroditas com reprodução cruzada.
II. Possuem sistema digestório com boca e ânus.
III. Possuem uma ou mais brânquias, relacionadas com a respiração em ambiente aquático, ou um pulmão, estrutura adaptada à respiração aérea.
IV. Possuem sistema circulatório formado por vasos associados ao coração, e a excreção é feita principalmente por metanefrídios.
V. Não possuem sistema nervoso ganglionar.

60. Em uma aula de Sistemática, a professora falou acerca das principais categorias taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula, apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da caatinga.
Com relação aos organismos citados, identifique as afirmativas corretas:
I. Amazonetta brasiliensis e Schinopsis brasiliensis pertencem a gêneros diferentes.
II. Opuntia inamoena e Opuntia palmadora pertencem ao mesmo gênero.
III. Euphractus sexcinctus e Dasypus novemcinctus pertencem a classes diferentes.
IV. Schinopsis brasiliensis e Richardia brasiliensis pertencem ao mesmo filo.
V. Callonychium brasiliense e Amazonetta brasiliensis pertencem a filos diferentes.

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