sexta-feira, 20 de maio de 2011

BIOLOGIA [UNIFESP]


16. O uso de vinagre e sal de cozinha em uma salada de alface, além de conferir mais sabor, serve também para eliminar microorganismos causadores de doenças, como as amebas, por exemplo. O inconveniente do uso desse tempero é que, depois de algum tempo, as folhas murcham e perdem parte de sua textura. Esses fenômenos ocorrem porque
(A) as amebas morrem ao perderem água rapidamente por osmose. Já as células da alface possuem um envoltório que mantém sua forma mesmo quando perdem água por osmose e, por isso, murcham mais lentamente.
(B) tanto as amebas quanto as células da alface não possuem barreiras para a perda de água por difusão simples. Ocorre que, no caso da alface, trata-se de um tecido e não de um único organismo e, portanto, a desidratação é notada mais tardiamente.
(C) as amebas morrem ao perderem água por osmose, um processo mais rápido. Em contrapartida, as células da alface perdem água por difusão facilitada, um processo mais lento e, por isso, percebido mais tardiamente.
(D) o vinagre, por ser ácido, destrói a membrana plasmática das amebas, provocando sua morte. No caso da alface, o envoltório das células não é afetado pelo vinagre, mas perde água por difusão simples, provocada pela presença do sal.
(E) nas amebas, a bomba de sódio atua fortemente capturando esse íon presente no sal, provocando a entrada excessiva de água e causando a morte desses organismos. As células da alface não possuem tal bomba e murcham por perda de água por osmose.

17. Analise a figura.
 
A figura representa um cromossomo em metáfase mitótica. Portanto, os números I e II correspondem a:
(A) cromossomos emparelhados na meiose, cada um com uma molécula diferente de DNA.
(B) cromátides não-irmãs, cada uma com uma molécula idêntica de DNA.
(C) cromátides-irmãs, cada uma com duas moléculas diferentes de DNA.
(D) cromátides-irmãs, com duas moléculas idênticas de DNA.
(E) cromossomos duplicados, com duas moléculas diferentes de DNA.

18. “Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região”.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
(A) 3 gêneros e 3 espécies.
(B) 3 gêneros e 4 espécies.
(C) 3 gêneros e 6 espécies.
(D) 4 gêneros e 4 espécies.
(E) 4 gêneros e 6 espécies.

19. No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.
II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.
III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas nãotropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.
IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.
Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:
(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) I, II e III.
(E) II, III e IV.

20. Atualmente, os seres vivos são classificados em cinco grandes reinos. Na caracterização do Reino Animalia (animais), é correto afirmar que:
(A) estão excluídos os organismos multicelulares e que não possuem tecidos verdadeiros.
(B) a segmentação do corpo aproxima evolutivamente os anelídeos e os nematódeos.
(C) são incluídos tanto organismos unicelulares quanto seres vivos multicelulares.
(D) a simetria radial é uma característica que evidencia parentesco evolutivo entre os organismos que a possuem.
(E) grupos como equinodermos e cordados são aproximados evolutivamente pela origem do celoma.

21. Acerca da doença conhecida como amarelão (ou ancilostomíase), é correto afirmar que:
(A) seu agente causador pertence ao mesmo filo da lombriga (Ascaris lumbricoides), que causa a ascaridíase, e da tênia (Taenia solium), que causa a teníase.
(B) no filo do agente causador do amarelão, os organismos são sempre parasitas, uma vez que não possuem cavidade celomática verdadeira.
(C) o doente apresenta cor amarela na pele porque o parasita aloja-se nas células hepáticas, produzindo aumento do fígado (hepatomegalia).
(D) o ciclo de vida do agente causador é igual ao da lombriga (Ascaris lumbricoides), com a diferença de que as larvas do amarelão penetram ativamente no corpo do hospedeiro.
(E) medidas de saneamento só são efetivas no combate à doença se forem eliminados também os hospedeiros intermediários.

22. O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é correto afirmar que:
(A) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago.
(B) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.
(C) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta.
(D) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes  nessas enzimas.
(E) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.

23. Analise o gráfico.
 
O HIV, vírus causador da AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), ataca principalmente um tipo de célula denominado linfócito CD4. No gráfico, Z indica a quantidade de ……… e Y, a quantidade de ……… no sangue de um portador que não recebeu tratamento ao longo da infecção. Os tratamentos da AIDS, que ainda não tem cura, incluem drogas que, entre outras ações, interrompem a síntese de ácidos nucléicos. No caso do HIV, portanto, em última instância será interrompida a síntese de ……… a partir do ……… viral. As palavras que completam corretamente as lacunas do texto são, respectivamente,
(A) HIV … linfócitos CD4 … RNA … DNA.
(B) HIV … linfócitos CD4 … DNA … RNA.
(C) HIV … linfócitos CD4 … proteínas … DNA.
(D) linfócitos CD4 … HIV … DNA … RNA.
(E) linfócitos CD4 … HIV … proteínas … RNA.

24. Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente,
(A) Vv, vv, VV.
(B) VV, vv, Vv.
(C) VV, Vv, vv.
(D) vv, VV, Vv.
(E) vv, Vv, VV.

25. Em uma população de mariposas, um pesquisador encontrou indivíduos de asas pretas e indivíduos de asas cinza. Ele cruzou machos pretos puros com fêmeas cinza puras. Obteve machos e fêmeas pretas em F1. Cruzou os descendentes F1 entre si e obteve, em F2, 100% de machos pretos, 50% de fêmeas pretas e 50% de fêmeas cinza. Em cruzamentos de machos cinza puros com fêmeas pretas puras, ele obteve, em F1, machos pretos e fêmeas cinza. Cruzando estes F1 entre si, obteve machos e fêmeas pretos e cinza na mesma proporção. Aponte, a partir dos resultados obtidos, qual o padrão de herança de cor das asas e qual o sexo heterogamético nessas mariposas.
(A) Autossômica, a cor preta é recessiva e a fêmea é o sexo heterogamético.
(B) Autossômica, a cor preta é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.
(C) Restrita ao sexo, a cor cinza é recessiva e o macho é o sexo heterogamético.
(D) Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e o macho é o sexo heterogamético.
(E) Ligada ao sexo, a cor preta é dominante e a fêmea é o sexo heterogamético.

26. Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a mitomicina inibe a ação das polimerases do DNA e a estreptomicina introduz erros na leitura dos códons do RNA mensageiro. Esses antibióticos atuam, respectivamente, no:
(A) ribossomo, ribossomo, núcleo.
(B) ribossomo, núcleo, ribossomo.
(C) núcleo, ribossomo, ribossomo.
(D) ribossomo, núcleo, núcleo.
(E) núcleo, núcleo, ribossomo.

27. Leia os dois textos a seguir.
No futuro, será possível prescrever uma alimentação para prevenir ou tratar doenças como obesidade e diabetes, baseandose na análise do CÓDIGO GENÉTICO de cada paciente (...). (Veja, 20.06.2007.)
Hiasl e Rosi são chimpanzés (...), seus representantes legais reivindicam a equiparação de seus direitos aos dos ‘primos’ humanos, com quem têm em comum quase 99% do CÓDIGO GENÉTICO (...). (Época, 25.06.2007.)
O código genético é universal, ou seja, é o mesmo para todos os organismos. Portanto, a utilização desse conceito está incorreta nos textos apresentados. O conceito que substitui corretamente a expressão CÓDIGO GENÉTICO nos dois textos é:
(A) genoma.
(B) carga genética.
(C) genoma mitocondrial.
(D) seqüência de aminoácidos.
(E) seqüência de nucleotídeos.

28. Nas figuras, as mudanças de cores nas esferas simbolizam a aquisição de novas características nas espécies ao longo do tempo. 
 
As figuras que representam, respectivamente, a teoria criacionista, a transformista (Lamarck) e a darwinista são:
(A) I, II e III.
(B) I, III e II.
(C) II, I e III.
(D) II, III e I.
(E) III, II e I.

29. Analise a figura.
 
A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área
dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que:
(A) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.
(B) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e liquens habitam a mesma área.
(C) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores.
(D) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica.
(E) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes.
30. Nos acidentes com derramamento de petróleo em grandes extensões no mar, alguns dos principais impactos negativos estão relacionados à formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Sobre tais acidentes, pode-se dizer que
(A) a camada de óleo impede a penetração de luz e, com isso, a realização de fotossíntese pelas algas bentônicas, que são os principais organismos fotossintetizantes do sistema oceânico.
(B) o óleo derramado impedirá a dissolução do oxigênio atmosférico na água, causando a morte de peixes em grande extensão, mesmo daqueles que não tiveram contato com o óleo.
(C) ao ser derramado, o óleo forma uma película superficial que não afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam, mas atinge principalmente as aves pescadoras, pois o óleo impregna suas penas e elas morrem afogadas.
(D) a camada de óleo atinge diretamente o plâncton, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e configura-se como a base da cadeia trófica oceânica.
(E) o zooplâncton é a porção mais afetada, pois os organismos morrem impregnados pelo óleo, ao contrário do fitoplâncton, que possui parede celular que os impermeabiliza e permite sua sobrevivência nesses casos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...