sábado, 30 de julho de 2011

BIOLOGIA [UFF]

Neste ano o Jardim Botânico do Rio de Janeiro completa 200 anos de existência. Nele estão situados acervos de mais de 8.000 espécies de plantas nacionais e de várias partes do mundo. O Jardim Botânico foi expandido em 15.000m2 e as estufas das orquídeas, bromélias, cactos e das plantas insetívoras foram reformadas. Este último grupo de plantas, também conhecido como plantas carnívoras, chama muito a atenção por poder obter nutrientes dos animais que capturam e digerem. Entretanto, os organismos do Reino Plantae são classificados quanto a sua nutrição como autótrofos.
Os organismos autótrofos são aqueles que sintetizam moléculas orgânicas a partir de:
(A) água e glicose
(B) substâncias orgânicas
(C) substâncias inorgânicas
(D) água, O2 e proteínas
(E) água, CO e proteínas

Faz 100 anos que Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Para se aplicar este princípio, a população deve ser de tamanho:
(A) aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas populações;
(B) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos;
(C) muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações ao acaso devem ser considerados;
(D) pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem ser introduzidas de forma controlada na população;
(E) muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos possíveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer completamente ao acaso.

Os sais minerais são de importância vital para o bom funcionamento de diversos processos fisiológicos,
sendo necessária a reposição da concentração de cada íon para que seja mantida a homeostasia do organismo. O gráfico e a tabela abaixo mostram a concentração e algumas atividades biológicas de três íons em seres humanos.
Analisando o gráfico e a tabela acima, pode-se afirmar que os íons representados por I, II e III são respectivamente:
(A) Ca+2, Na+ e K+
(B) Na+, K+ e Ca+2
(C) K+, Ca+2 e Na+
(D) K+, Na+ e Ca+2
(E) Na+, Ca+2 e K+

Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência). Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.
(A) Psychodidae e flebótomo
(B) Argasidae e carrapato
(C) Culicidae e mosquito palha
(D) Simuliidae e borrachudo ou pium
(E) Reduviidae e barbeiro

A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram
organelas citoplasmáticas distintas.
Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.
(A) colágeno e mineralocorticóide
(B) insulina e prolactina
(C) estrógeno e glucagon
(D) colágeno e testosterona
(E) colágeno e fibronectina

O uso de células-tronco oriundas de embriões congelados, obtidos pelas técnicas de fertilização in vitro, foi recentemente aprovado pelo Supremo Tribunal Federal para o estudo do tratamento de doenças atualmente incuráveis. As células-tronco embrionárias são totipotentes e a partir delas pode ser obtido qualquer tipo de célula do organismo, permitindo a possível regeneração de tecidos lesionados e/ou em processo de degeneração. Até o momento, os cientistas utilizam em seus experimentos embriões congelados formados por aproximadamente 200 células.
De acordo com sua fase de desenvolvimento, esses embriões podem ser classificados como:
(A) zigoto
(B) mórula
(C) gástrula
(D) nêurula
(E) blástula

O equilíbrio da fauna e da flora atualmente é compreendido como algo essencial devido a sua total interdependência. A tabela abaixo apresenta a porcentagem média dos componentes geralmente encontrados
em células vegetais e animais.
Analise a tabela e assinale a alternativa que identifica os constituintes X, Y, W e Z, respectivamente.
(A) Sais minerais, Carboidratos, Lipídios e Proteínas
(B) Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Sais minerais
(C) Lipídios, Proteínas, Sais minerais e Carboidratos
(D) Proteínas, Sais minerais, Carboidratos e Lipídios
(E) Sais minerais, Lipídios, Carboidratos e Proteínas

“Kôkôtêrô voltou-se rapidamente. Viu, no lugar em que enterrara a filha, um arbusto mui alto, que logo se tornou rasteiro assim que se aproximou. Tratou da sepultura. Limpou o solo. A plantinha foi-se mostrando cada vez mais viçosa. Mais tarde, Kôkôtêrô arrancou do solo a raiz da planta: era a mandioca.” (Brandenburger, C. Lendas dos Nossos Índios).
A mandioca é um dos principais alimentos cultivados no Brasil até os dias de hoje. Essa planta está associada à cultura de diversos grupos indígenas no território brasileiro, que utilizam a estaquia simples como o principal método de propagação para o cultivo deste vegetal.
Assinale a técnica genética com a qual a estaquia está relacionada.
(A) Transgênese
(B) Recombinação genética
(C) Mutação sítio-dirigida
(D) Reprodução sexuada induzida
(E) Clonagem

Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos.

A análise da figura permite dizer que Darwin observou um movimento orientado:
(A) pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio auxina;
(B) pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio auxina;
(C) pela ausência de luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberelina;
(D) pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio giberelina;
(E) pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio cinetina.

Os insetos reúnem maior número de espécies animais conhecidas, sendo, portanto, o grupo mais diversificado dentro dos artrópodes e, conseqüentemente, dentre todos os animais. Os diferentes grupos de artrópodes podem ser identificados com base nas características de sua morfologia externa. A tabela abaixo descreve as características das classes Insecta, Chilopodas, Diplopoda e Arachinida.

Assinale a alternativa que identifica corretamente as classes A, B, C e D respectivamente.
(A) Arachinida, Insecta, Chilopoda e Diplopoda
(B) Chilopoda, Diplopoda, Arachinida e Insecta
(C) Chilopoda, Arachinida, Insecta e Diplopoda
(D) Diplopoda, Chilopoda, Insecta e Arachinida
(E) Diplopoda, Arachinida, Chilopoda e Insecta

Populações de Aedes aegypti têm desenvolvido resistência aos inseticidas organofosforados. Desta forma, uma alternativa para o controle destes insetos vem sendo a utilização de inseticida microbiológico. Nova arma contra a dengue Bactéria é a matéria-prima de bioinseticidas que matam larvas do mosquito Aedes. O inseticida aplicado em regiões epidêmicas por meio de vaporizadores, conhecido como fumacê, elimina apenas a forma adulta, mas não tem nenhuma eficácia para acabar com as larvas. Para controlar esses criadouros do mosquito pode-se utilizar um bioinseticida líquido que tem como principal componente o Bacillus thuringiensis israelensis . Essa bactéria, inimiga natural do Aedes, produz uma toxina que, ao ser ingerida pela larva, causa danos ao intestino do inseto, provocando sua morte. (Revista Pesquisa Fapesp, Edição 85, 03/03)
Assinale a alternativa que classifica corretamente a relação ecológica entre a larva do mosquito e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis.
(A) parasitismo
(B) predatismo
(C) inquilinismo
(D) antibiose
(E) mutualismo

Os beta-bloqueadores são empregados na terapêutica para o tratamento de hipertensão, arritmias cardíacas, enxaquecas e tremores musculares. Por outro lado, eles têm sido utilizados para dopagem de atletas de esportes como tiro ao alvo, o arco e flecha e o golfe, para melhorar o desempenho através da redução dos batimentos cardíacos, tremores e efeitos da ansiedade. Esta utilização tem sido motivo de preocupação nos grandes eventos esportivos como os Jogos Pan-americanos.
Os beta-bloqueadores atuam sobre os receptores de:
(A) histamina e noradrenalina
(B) serotonina e histamina
(C) histamina e adrenalina
(D) serotonina e adrenalina
(E) adrenalina e noradrenalina

De acordo com o tipo de nutrição, os seres vivos podem ser classificados em autotróficos e heterotróficos. Entretanto, ambos sintetizam ATP, principal moeda energética, a partir de diferentes moléculas para manter suas vias metabólicas.
Após a análise das vias metabólicas (I e II) representadas no esquema, é correto afirmar que:
(A) I ocorre nos cloroplastos de células vegetais e II ocorre nas mitocôndrias das células animais e vegetais;
(B) I ocorre em cloroplastos de células vegetais e II ocorre somente nas mitocôndrias das células animais;
(C) I ocorre somente nas mitocôndrias das células animais e II ocorre em cloroplastos de células vegetais;
(D) I ocorre nas mitocôndrias das células animais e vegetais e II ocorre somente nos cloroplastos de células vegetais;
(E) I e II ocorrem tanto em mitocôndrias e cloroplastos de células animais e vegetais.

Alguns indivíduos podem apresentar características específicas de Síndrome de Down sem o comprometimento do sistema nervoso. Este fato se deve à presença de tecidos mosaicos, ou seja, tecidos que apresentam células com um número normal de cromossomos e outras células com um cromossomo a mais em um dos pares (trissomia). Este fato é devido a uma falha no mecanismo de divisão celular denominada de não-disjunção.
Assinale a alternativa que identifica a fase da divisão celular em que esta falha ocorreu.
(A) anáfase II da meiose
(B) anáfase I da meiose
(C) anáfase da mitose
(D) metáfase da mitose
(E) metáfase II da meiose

O ser humano está adaptado estrutural e funcionalmente aos seus hábitos e ao meio em que vive. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de diversas características e processos metabólicos. (Aristóteles, data AC).
Secreções salivar, gástrica, pancreática, bile e intestinal foram adicionadas respectivamente aos tubos I, II, III, IV e V, contendo lipídeo, açúcar e proteína. Em seguida, os tubos foram submetidos às condições de pH e temperatura, sendo monitorados por um período de 10 min., representadas na figura abaixo:
Analise a figura acima e assinale a alternativa que indica onde ocorre clivagem enzimática de macromoléculas, considerando as condições ideais para cada tipo de secreção durante o período avaliado.
(A) Nos tubos I e III
(B) Nos tubos II e IV
(C) Nos tubos III e V
(D) Nos tubos IV e V
(E) Nos tubos V e I

A Bióloga brasileira Margarete Capurro publicou um artigo na revista American Journal of Tropical Medicine and Hygiene (nº 62, 2000) no qual comunica que desenvolveu um gene híbrido, que introduzido, através de um vírus, nos mosquitos, bloqueia a transmissão da malária. Este gene é responsável pela produção de anticorpos que impedem a invasão da glândula salivar do mosquito pelas formas infectantes do plasmódio, evitando, assim, a transmissão deste protozoário para o hospedeiro vertebrado.
Assinale a alternativa que identifica a forma evolutiva do plasmódio reconhecida pelo anticorpo.
(A) tripomastigota
(B) merozoíta
(C) oocisto
(D) trofozoíta
(E) esporozoíta

A descoberta de um fóssil de bebê mamute, extremamente bem preservado nas estepes congeladas da Rússia, oferece aos pesquisadores melhor oportunidade de obter o genoma de uma espécie extinta (O Globo, Ciências, 12 de Julho de 2007). A técnica de PCR vem sendo utilizada para a amplificação do DNA nestes estudos.
Para a realização desta técnica, deve-se empregar além do DNA extraído do mamute usado, como molde, as seguintes moléculas:
(A) nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA
(B) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, DNA polimerase e primers de DNA
(C) nucleotídeos de Uracila, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA
(D) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e primers de DNA
(E) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Adenina, RNA polimerase e DNA polimerase


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...