segunda-feira, 3 de outubro de 2011

BIOLOGIA [UEFS]

Questões 41 e 42 
Em entrevista concedida à Ciência Hoje, a cientista Ada Yonath, prêmio Nobel de Química em 2009, explica como as interações funcionais de moléculas de antibióticos, no processo da tradução, são responsáveis pelo seu efeito terapêutico. (YONATH, 2011, p. 10-14).
Questão 41
Com base em conhecimentos sobre a tradução da mensagem genética em bactérias, uma ação do antibiótico que interromperia o desenvolvimento do processo seria a de
A) bloquear a etapa inicial do processo, ligando-se à subunidade menor do ribossomo.
B) impedir a ligação direta do aminoácido com o RNA mensageiro, comprometendo a formação da cadeia polipeptídica.
C) interferir na informação genética, modificando a molécula de DNA.
D) inibir a aminoacil-RNAt sintetase, impedindo-a de catalisar as ligações peptídicas que unem, entre si, os aminoácidos na formação da cadeia.
E) estabelecer a associação irreversível do RNA mensageiro com o RNA transportador.

Questão 42
No Polo Norte, há ursos, como o urso negro do Alasca, que “hibernam” no inverno — dormem em sono profundo —, e é interessante pensar o que ocorre quando eles dormem, como se processa seu metabolismo, como eles se preservam e, ao se levantarem, começam a funcionar imediatamente. Imaginem um enorme urso, que dormiu durante todo o inverno, acorda, levanta e precisa se alimentar, encontrar uma namorada, caçar e fugir dos predadores, diz a pesquisadora em sua entrevista. Sobre esse retorno rápido à sua rotina de vida, uma das respostas do organismo que deve ser imediatamente realizada é
A) A produção de hormônios sexuais em decorrência da decodificação direta da mensagem genética específica ao nível dos ribossomos.
B) A reconstrução dos músculos que propicia a reativação da síntese proteica com intensa multiplicação das fibras musculares.
C) A realização da síntese proteica em células do córtex adrenal para desencadear a produção de adrenalina.
D) A retomada das reações metabólicas que subsidiam as necessidades energéticas normais.
E) O restabelecimento das ligações diretas entre axônios e dendritos, propiciando o reinício da comunicação com o ambiente.

Questão 43
Determinou-se recentemente aqui, no Brasil, a retenção de receitas médicas para a aquisição de antibióticos como uma forma de controle do uso desses medicamentos. Um aspecto que justifica essa normatização médica é o problema da “resistência bacteriana” ao antibiótico, como a reemergência de doenças, a exemplo da tuberculose. Nesse contexto, uma afirmação correta é
A) O uso prolongado do antibiótico é um fator fundamental para o aumento da sensibilidade bacteriana ao medicamento.
B) A resistência bacteriana é um estado orgânico do paciente que se desenvolve sob o uso intermitente do antibiótico.
C) O surgimento de linhagens bacterianas resistentes decorre, entre outros fatores, do seu uso inadequado com interrupção do medicamento.
D) A reação do sistema imunológico humano neutraliza, por mecanismos naturais, os efeitos patogênicos das bactérias em qualquer condição infecciosa.
E) A aquisição da resistência a antibiótico expressa uma propriedade universal do material genético, traduzida na direcionalidade das mutações.

Questão 44
Os primeiros organismos clorofilados a saírem das águas foram provavelmente as algas verdes. A passagem das algas verdes às primeiras plantas aéreas é mal conhecida, porém os mais antigos traços de vegetais especificamente terrestres datam de 470 milhões de anos — característicos das pequenas plantas com esporos, não vascularizadas, comparáveis aos musgos e hepáticas atuais ainda muito dependentes do meio úmido. (COURBON, 2010, p. 32). A sobrevivência “do clorofilado”, na transição das águas para os ambientes terrestres, teria sido preliminarmente condicionada 
A) à aquisição, por nova mutação, da informação genética para a síntese da celulose.
B) ao desenvolvimento da raiz para fixação do organismo e absorção de nutrientes, preparada para enfrentar a vida terrestre.
C) à invenção da fotossíntese aeróbica, encaminhando os primeiros passos para a evolução da atmosfera oxidante.
D) às mudanças no desenvolvimento do ciclo vital com o aperfeiçoamento dos mecanismos para a dispersão dos gametas no meio aéreo.
E) ao potencial de adaptação das algas às condições oferecidas pelas marés a que eram expostas, em períodos intermitentes de maior ou menor umidade.

Questões 45 e 46
Colonizando as margens e invadindo os continentes, as plantas evoluem transformando os solitários espaços terrestres em palcos de permanentes espetáculos, dos quais somente os homens podem ser verdadeiros expectadores. Nesse contexto evolutivo, o surgimento das plantas vasculares foi um marco decisivo na história evolutiva da vida, com profundas repercussões sobre a Biosfera.
Questão 45
A entrada das Pteridófitas no cenário das terras emersas, a partir dos migrantes dos mares primitivos, consolida a adaptação dos organismos clorofilados à vida terrestre, enfrentando grandes desafios. Dentre as respostas a esses desafios, é correto identificar
A) a diferenciação de estruturas especializadas a funções de transporte e sustentação, acompanhando a evolução do ciclo vital com o predomínio da fase esporofítica.
B) a evolução do sistema foliar provido de um película protetora capaz de incorporar as radiações ultravioletas que atingiam as plantas.
C) a ocorrência da fecundação sem a dependência de um meio externo aquoso para o encontro dos gametas.
D) a preservação da fase haploide, como uma condição mais eficiente para a dispersão dos gametas.
E) o desenvolvimento de um sistema radicular provido de células absorventes com conteúdo vacuolar hipotônico, em relação ao ambiente terrestre.

Questão 46
Com inovações favoráveis à sua evolução, surgem as plantas angiospermas, que, rapidamente, se diversificam e colonizam novas áreas. Essa diversificação imprime significativas transformações na performance dos ecossistemas, entre outros aspectos, porque 
A) definiu o progressivo aumento no tamanho das populações naturais, favorecendo a manutenção mais harmônica de uma convivência entre as espécies.
B) propiciou a diversificação de nichos ecológicos, favorecendo a evolução da vida animal.
C) contextualizou a estruturação dos ecossistemas em macroambientes homogêneos, ampliando a diversificação dos habitats disponíveis.
D) assegurou a sustentabilidade das cadeias alimentares com um número ilimitado de níveis tróficos.
E) aumentou a produtividade primária da Biosfera, possibilitando a reciclagem da energia.

Questões de 47 a 49
Questão 47
A ilustração representa uma árvore filogenética, em que figuram representantes dos principais filos animais atuais, construída com base em estudos comparativos dos genes entre os diferentes grupos. Esses estudos admitem a possibilidade de os acoelos, anteriormente classificados entre os platelmintos, serem reclassificados como um filo distinto, que se destaca do ramo comum a todos os animais de simetria bilateral.
A partir da análise da árvore filogenética, subsidiada por conhecimentos relacionados ao processo evolutivo, é correto considerar que
A) a situação das esponjas próxima à base da árvore filogenética sugere que esses animais apresentam a maior diversidade gênica.
B) a diversidade expressa na ilustração reflete criações independentes de genes, no processo evolutivo de cada grupo.
C) a intervenção do ambiente na diferenciação dos grupos desempenhou um papel secundário.
D) o pressuposto que sustenta a construção de uma árvore genealógica é a transmissão ininterrupta de genes
através das gerações.
E) as mutações gênicas constituem mecanismos de diferenciação exclusivos na evolução animal.

Questão 48
Cada filo é definido por um padrão estrutural básico, que confere ao organismo um funcionamento integrando as diferentes partes. Esse padrão fundamental implica uma rede de relações entre os grupos de unidades estruturais que compõem o organismo e que estabelecem uma eficiente inter-relação funcional. Com base nas informações e em conhecimentos referentes à classificação dos animais e à dinâmica evolutiva, é correto afirmar:
A) A diferenciação da coluna vertebral originou um filo, de surgimento recente na história da vida animal.
B) Os artrópodos e nematódios utilizam um mesmo padrão de sistema respiratório, o que é coerente com as relações de parentesco entre os dois grupos.
C) A seleção natural atuando nas populações animais vem preservando o padrão dos filos, ao tempo em que
aperfeiçoa as inter-relações funcionais.
D) Todos os grupos animais incluídos na árvore filogenética apresentada compartilham um ancestral comum, que apresenta simetria bilateral.
E) A aquisição dos apêndices articulados permitiu aos anelídeos a exploração de habitats terrestres, o que propiciou a expansão do grupo.

Questão 49
A figura de Charles Darwin na árvore filogenética, como representante dos vertebrados, deve ser associada à biografia do naturalista que se notabilizou com estudos, que foram conclusivos na filosofia biológica, como
A) associar os genes à origem da variação hereditária.
B) considerar a evolução das espécies como um processo dirigido para um objetivo finalista.
C) inspirar-se nas leis de Mendel para analisar os mecanismos de formação das espécies.
D) interpretar o processo de origem das espécies, dissociando a dinâmica geológica dos fenômenos vitais.
E) reconhecer no binômio — variação hereditária e ambiente — o princípio inquestionável na dinâmica da diversificação da vida.

Questão 50
“Eu molho, molho, mas não adianta”, reclamou o agricultor apontando para uma área de terra seca e sem vida, em conversa com o pesquisador em trabalho de campo. Em princípio associada a condições climáticas da região, “a terra seca e sem vida”, apontada pelo agricultor, pode ser corretamente associada a
A) perda da fertilidade do solo pela sua incapacidade de reter os nutrientes orgânicos, causando um déficit alimentar às culturas.
B) utilização incorreta da irrigação em ambientes muito secos, deixando os solos com uma concentração elevada de sais, caracterizando o fenômeno da salinização.
C) cultivos em grandes extensões de terras submetidas à prática da agricultura familiar, que esgota o adubo orgânico, impossibilitando a formação do húmus.
D) prática agrícola planejada com grande espaçamento de tempo, entre as culturas, o que inviabiliza a recuperação do solo.
E) plantio para reflorestamento de áreas degradadas de florestas, com grande número de pequenas mudas, que esgotam os mananciais do subsolo.

Questão 51
A perda da biodiversidade das caatingas, no contexto da desertificação, é uma situação que fragiliza as comunidades bióticas, tornando-as mais suscetíveis à degradação, ameaçando a integridade do ecossistema. Sobre essa situação, é correto considerar que 
A) as plantas próprias do semiárido sobrevivem com adaptações que permitem a realização das reações vitais sem a dependência da água, o que assegura a essas espécies um papel imprescindível na vitalidade da caatinga.
B) as caatingas são de origem recente e antrópica, constituídos principalmente por espécies exóticas, que podem substituir as espécies desaparecidas, desorganizando mais ainda a vida remanescente.
C) as comunidades bióticas da caatinga, resultantes de processo coevolutivo envolvendo inter-relações específicas em cadeias de interações, são sistemas perfeitamente ajustados ao ambiente e extremante suscetíveis à perda da biodiversidade.
D) as espécies nativas são raras e formam grandes populações e, por isso, a extinção de apenas uma espécie é inevitavelmente fatal para a comunidade.
E) as populações de insetos e aves poderiam estabelecer pequenas cadeias tróficas sem a dependência de produtores.
Questão 52 e 53
Questão 52
O gráfico registra a variação térmica relacionada ao comportamento da mariposa, desenvolvido como estratégia para o voo.
Considerando a importância da temperatura, na dinâmica da atividade muscular na locomoção desses insetos, uma interpretação correta é
A) A variação térmica que o organismo do inseto sofre, durante todo o período representado, é uniforme e progressiva.
B) O comportamento do inseto é uma característica própria dos animais homeotérmicos.
C) A necessidade de calor na realização do voo está associada à dependência da mariposa a essa energia como exclusiva fonte para a atividade muscular.
D) A preparação prévia da mariposa garante ao inseto um tempo ilimitado de voo.
E) A condição térmica estabelecida pelo inseto para o período do voo deve estar adaptada às exigências fisiológicas na contração muscular.

Questão 53
As mariposas pertencem a uma classe que inclui, entre as suas características de organização básica,
A) formar populações habitualmente constituídas de indivíduos de grande longevidade.
B) apresentar baixo potencial para estabelecer relações interespecíficas.
C) desenvolver, em sua grande maioria, ciclo de vida com transformação direta do ovo em formas adultas.
D) realizar processo bioenergético dependendo unicamente da glicólise como fonte de ATP.
E) apresentar, como organismos multicelulares, um potencial de diferenciação celular que propicia a divisão de trabalho fisiológico.

Questão 54
A figura sequencia esquematicamente a dinâmica de um processo de transporte transmembrana, evidenciando alterações conformacionais inerentes ao processo.
Com base em princípios da fisiologia celular, a análise da ilustração subsidia a compreensão de que
A) a ação da proteína representada caracteriza o mecanismo de transporte transmembrana identificado como simporte.
B) o mecanismo ilustrado é uma estratégia celular que assegura a isotonia das concentrações dos íons sódio e potássio, entre os meios intracelular e extracelular.
C) a organização da membrana como uma bicamada lipídica é uma adaptação que, por si só, estabeleceu um meio favorável à difusão de íons.
D) a mudança conformacional da ATPase, resultante da fosforilação pelo ATP, contextualiza o transporte ativo sódio-potássio.
E) o processo de transporte dos íons sódio e potássio envolve, simultaneamente, ações de cinco ATPases.

Questões de 55 a 57
Em 1934, duas crianças filhas de pais normais, com sinais de retardo mental e que exalavam um odor peculiar, foram encaminhadas para uma consulta com o Dr. Feeling, médico e químico. Usando técnicas de química analítica, o médico identificou, na urina das crianças, uma substância — o ácido fenilpirúvico —, composto que apresenta grande similaridade com a fenilalanina. A presença do ácido fenilpirúvico decorre de um erro metabólico, que envolve uma deficiência na via metabólica, que converte a fenilalanina em tirosina, e o acúmulo daquela substância era a causa do retardo mental. Posteriormente, concluiu-se que se tratava de uma doença hereditária, autossômica e recessiva, que foi chamada de fenilcetonúria. Atualmente, essa doença pode ser detectada em recém-nascidos pelo “Teste do Pezinho”. A associação da doença com a fenilalanina permitiu o controle de sua expressão por meio de uma dieta adequada, o que determina a obrigatoriedade do teste.

Questão 55
Com base na análise dos dados, pode-se afirmar:
A) A deficiência afeta o desenvolvimento das crianças porque envolve um nucleotídeo que não é sintetizado pelo organismo humano.
B) A manifestação da doença é consequência da substituição da fenilalanina pela tirosina na síntese da cadeia polipeptídica.
C) O diagnóstico precoce dessa condição genética pode evitar a evolução da doença com uma dieta rica em fenilalanina.
D) A estratégia utilizada pelo médico realizando análises químicas, metabólicas e de parentesco evidenciou a importância dessa parceria na solução de problemas de saúde.
E) A alteração genética associada à fenilcetonúria é primariamente definida no momento da decodificação da informação genética.

Questão 56
Considerando os genitores das duas crianças referidas e a base genética da fenilcetonúria, a probabilidade de uma outra criança desse casal nascer também afetada é de
A) 3/4 
B) 1/2
C) 1/4
D) 1/16
E) 1/64

Questão 57
De acordo com o padrão de herança da fenilcetonúria referido no texto, uma afirmação correta é
A) O bloqueio na rota metabólica da fenilalanina reflete a ocorrência de uma mutação gênica.
B) A fenilcetonúria depende de um gene que se expressa em heterozigose.
C) A alteração relacionada ao erro na rota metabólica da fenilalanina traduz uma mudança no código genético.
D) Uniões consanguíneas diminuem a probabilidade da ocorrência de homozigose na descendência.
E) O gene associado à fenilcetonúria é um alelo que integra o cromossomo X.

Questões de 58 a 60
Ainda é difícil compreender a real dimensão do desastre nuclear de Fukushima, mas o alerta sobre novas ocorrências já foi dado. (LENDMAN, 2011, p.14-16).

Questão 58
Considerando que o material genético é extremamente sensível às radiações, podendo repercutir letalmente sobre o organismo, a ação cancerígena da radiação ionizante pode ser:
A) Afetar o ritmo da multiplicação celular, alterando genes associados ao controle do ciclo celular.
B) Atuar sobre as proteínas reguladoras, transformando-as em fatores de crescimento celular inespecíficos.
C) Induzir as células a um estado de diferenciação, levando-as a um processo ativo de divisões celulares.
D) Acelerar o processo de obtenção de energia, favorecendo um grande aumento do volume celular e, consequentemente, a formação do tumor.
E) Inviabilizar o desenvolvimento do ciclo celular, estabilizando as células no estágio zero da interfase.

Questão 59
Em seu último artigo, o especialista nuclear Harvey Wassermann disse que “a coisa mais devastadora sobre Fukushima não é o que está acontecendo lá agora. É que, até que todos os reatores no mundo sejam desativados, é praticamente certo que coisas piores vão acontecer. Tudo muito em breve.” Mesmo operando normalmente, os reatores expelem diariamente radiação suficiente para contaminar alimentos, água, ar e terra.
Essa ação devastadora com repercussões na espécie humana poderia ser 
A) a simplificação do genoma humano com a evolução de um cariótipo haploide.
B) a poluição dos meios aquáticos, a longo prazo, pela preservação do material contaminante sem decaimento da sua radioatividade.
C) a formação de zigotos comprometidos por mutações somáticas herdadas invariavelmente de ancestrais da linhagem materna.
D) o comprometimento gradativo da qualidade dos mares e rios pelo fenômeno da eutrofização.
E) a possibilidade do nascimento de crianças com anomalias pela herança de mutações gênicas presentes no espermatozoide e/ou no óvulo.

Questão 60
[...] “A energia nuclear não é eficiente, confiável, limpa e muito menos segura. Atualmente ela libera quantidades significativas de gases de efeito estufa e centenas de milhares de curies — unidade de radioatividade —, de gases e elementos radioativos fatais. Elas também são fábricas de bombas atômicas.” [...] A energia nuclear não deve ser aceita como uma forma alternativa de energia para atender à demanda da população humana porque
A) contribui para estabilizar a temperatura do Planeta pela liberação de gases.
B) induz o desencadeamento de abalos sísmicos com o superaquecimento produzido no funcionamento dos reatores.
C) inviabiliza, pelo seu alto custo, investimentos para a utilização de qualquer outra forma de energia.
D) espolia, com sua utilização, reservas naturais em virtude de ser originada a partir das jazidas de ferro sedimentar.
E) causa, circunstancialmente, mesmo submetida a controle rígido de vazamento, acidentes de efeitos devastadores para o Planeta.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...