sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BIOLOGIA [UFRN]

BIOLOGIA/MATEMÁTICA (PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA)
Caros candidatos, Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema. Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia.
Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!

Questão 01:
Observe o cartaz afixado na entrada da área:
A partir do cartaz, Ribossomildo comenta que, sem energia, não há vida. Utiliza os elementos ilustrados (I, II, III e IV) para informar que a energia é
A) introduzida na comunidade biótica por I, sendo transferida, sob a forma química, aos demais seres vivos.
B) obtida do ambiente físico e passa de ser vivo a ser vivo, retornando integralmente ao ecossistema, pela ação de III.
C) originada em II, sendo fixada, sob a forma química, diretamente por IV.
D) utilizada por III, a partir de compostos orgânicos, quando ele realiza a fotossíntese.

Questão 02:
A perpetuação das espécies depende da capacidade de reprodução das mesmas, e isto se dá por diversos processos - declara Ribossomildo. Para ilustrar essa declaração, ele coleta dois exemplares de flores, representados nas figuras abaixo, e mostra que há diferenças entre elas, inclusive em relação às estruturas envolvidas no processo de polinização.
Analisando-se as figuras I e II, pode-se afirmar que a flor
A) II deve ser polinizada pelo vento, pois contém pequena quantidade de pólen no pistilo, o qual está representado pela letra w
B) II deve ser polinizada por insetos, pois contém pequena quantidade de pólen no estigma, o qual está representado pela letra y.
C) I deve ser polinizada por insetos, pois contém grande quantidade de pólen no estilete, o qual está representado pela letra z.
D) I deve ser polinizada pelo vento, pois contém grande quantidade de pólen na antera, a qual está representada pela letra x.

Questão 03:
Ribossomildo lembra que uma das características dos seres vivos é a adaptação às condições ambientais. Ele relata que fez o acompanhamento da variação da temperatura de dois animais distintos, ao longo de um dia, e mostra, no gráfico abaixo, o resultado desse trabalho.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que a variação da temperatura de
A) I corresponde à de uma jibóia.
B) II corresponde à de um galo-de-campina. 
C) II corresponde à de um morcego.
D) I corresponde à de um sagüi

Questão 04:
Para explicar a associação entre o formato do coração e a fisiologia do sistema circulatório dos vertebrados, Ribossomildo mostra os esquemas abaixo.
Com base nos esquemas, é correto afirmar:
A) Em IV, o sangue que sai será oxigenado nas brânquias.
B) Em II, o sangue sai parcialmente oxigenado, sendo compensado pela respiração cutânea.
C) Em III, o sangue sai completamente oxigenado para os tecidos.
D) Em I, o sangue que sai será oxigenado no pulmão, de onde seguirá diretamente para os tecidos.

Questão 05:
Prosseguindo-se a caminhada, Ribossomildo esclarece que as espécies da floresta apresentam outros tipos de adaptações. Um desses tipos, diz ele, é o mimetismo. Esse fenômeno é exemplificado pela
A) capacidade da erva-de-passarinho de sugar a seiva bruta de plantas nas quais se fixa.
B) associação entre algas e fungos, a qual dá origem aos líquens.
C) semelhança entre gafanhotos e folhas, quanto ao formato e à coloração.
D) variação da cor dos caracóis, o que nos permite distingui-los dentro do seu habitat natural.

Questão 06:
Como vocês já devem ter percebido, é grande a variabilidade de espécies, comportamentos e adaptações na Mata Atlântica. Essa variabilidade fenotípica está relacionada à constituição genética do indivíduo e pode ser observada até dentro da mesma espécie. Segundo Ribossomildo, etapas da divisão celular como as representadas nas figuras abaixo justificam essa variabilidade.
Marque a opção em que se relaciona adequadamente a figura ao evento biológico.
A) Na figura I, a segregação independente dos cromossomos contribui para o aumento da diversidade dos gametas.
B) Na figura II, a formação de quiasma eleva a probabilidade de ocorrência de mutação dos genes.
C) Na figura I, a migração das cromátides-irmãs para pólos opostos eleva a recombinação gênica.
D) Na figura II, a permutação entre cromossomos heterólogos aumenta a variabilidade genética.

Questão 07:
Ribossomildo diz: Vejam quantas folhas novas, quantos filhotes de animais! O que deve estar ocorrendo no interior das células desses seres, que lhes permite crescer?! Para facilitar a resposta a essa pergunta, ele apresenta a figura abaixo, que ilustra um dos eventos imprescindíveis ao processo de crescimento dos organismos.
Assinale a opção correspondente ao evento representado na figura.
A) replicação do DNA
B) transcrição de RNA transportador
C) tradução de RNA mensageiro
D) síntese das proteínas

Num dado momento do passeio, o inesperado acontece...
De acordo com o fato ilustrado, responda às questões 08, 09 e 10.

Questão 08:
Diante da situação de fuga, o organismo de cada um dos componentes do grupo (excetuando-se o de Ribossomildo) sofre uma série de alterações fisiológicas, que são controladas pelo sistema nervoso
A) somático.
B) parassimpático. 
C) simpático.
D) periférico

Questão 09:
Ao fugirem, os componentes do grupo correm tão intensamente que alguns sentem dores nos músculos porque suas células musculares
A) não receberam suprimento de oxigênio suficiente, acumulando ácido lático.
B) produziram acetil-coenzima A, em decorrência da respiração anaeróbica.
C) não efetuaram glicólise aeróbia,acumulando ácido pirúvico.
D) realizaram fermentação, levando à quebra completa da glicose.

Questão 10:
Na situação que vocês acabam de vivenciar, é comum haver a secreção de um determinado hormônio, afirma Ribossomildo. Esse hormônio e a glândula que o secreta denominam-se, respectivamente,
A) insulina e pâncreas.
B) adrenalina e supra-renal.
C) adrenalina e tireóide.
D) glucagon e pâncreas.

Questão 11:
Superadas as tensões, Ribossomildo salienta que vegetais ali existentes são importantes fontes naturais de vitaminas. Informa que as vitaminas são
A) componentes do grupo das aminas e necessárias à manutenção da saúde.
B) requeridas em pequenas doses diárias e não podem ser sintetizadas pelos animais.
C) necessárias aos organismos e podem funcionar como cofatores de reações enzimáticas.
D) encontradas naturalmente nos alimentos e constituem fontes de energia.

Questão 12:
Ao enveredar por outro caminho, o grupo inesperadamente encontra uma extensa área em que a floresta foi derrubada e queimada. Indignado com tamanha agressão à natureza, Ribossomildo recita estes versos de Carlos Drummond de Andrade:
De cada cem árvores antigas
Restam cinco testemunhas acusando
O incrível carrasco secular.
Restam cinco, não mais. Resta o fantasma
Da orgulhosa floresta primitiva.
In: GLOBO CIÊNCIA, Ano 1 - Nº1
Em seguida, Ribossomildo declara que essa devastação pode ocasionar o(a)
A) aumento da camada de húmus, ao longo do tempo, favorecendo a erosão.
B) lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos, como o clorofluorcarbono (CFC).
C) formação de ácido sulfúrico que, na atmosfera, reage com oxigênio causando chuva ácida.
D) redução da infiltração de água no solo e da quantidade de nutrientes devido às enxurradas.

Questão 13:
Ribossomildo lembra que o desmatamento indiscriminado e a construção de moradias bem perto da mata têm implicações na saúde pública. Refere-se, então, à seguinte manchete de um jornal da cidade - Surto de calazar lota enfermaria. O referido surto deve ter ocorrido porque
A) a proximidade da mata, nessas áreas, permitiu que cães se infectassem quando morderam raposas.
B) habitantes dessas áreas passaram a ter mais contato com insetos transmissores do agente causador da doença.
C) a alta densidade populacional facilitou a transmissão da doença, de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva.
D) cães se infectaram muito mais facilmente, transmitindo a doença para crianças, através de mordidas.

Questão 14:
O grupo constata que, na área desmatada, há uma grande quantidade de lixo despejado por moradores das proximidades, o que certamente contribui para aumentar o número de casos de ascaridíase. Esse aumento acontece porque
A) os vermes presentes no lixo podem ser levados pela poeira e contaminar os alimentos.
B) as larvas do helminto causador dessa doença podem contaminar a água potável e, a partir daí, infectar o homem.
C) os ovos depositados no lixo originam larvas que penetram na pele de pessoas que andem descalças por essa área.
D) os ovos do verme podem ser veiculados por insetos que têm como criadouros o próprio lixo.

Questão 15:
Ao final do passeio, Ribossomildo informa que, num rio próximo, podem ser vistos pontos de despejo de grandes quantidades de dejetos orgânicos. Inconformado com tal situação, ele enumera seqüencialmente os eventos resultantes dessa poluição.
A opção que apresenta a seqüência correta desses eventos é:
A) proliferação de bactérias aeróbias > redução de O2 > morte de seres aeróbios > proliferação de seres anaeróbios
B) proliferação de bactérias aeróbias > redução de bactérias anaeróbias > aumento de O2 > morte de seres aeróbios
C) proliferação de bactérias anaeróbias > redução de O2 > proliferação de bactérias fotossíntéticas > proliferação de bactérias aeróbias.
D) proliferação de seres anaeróbios > redução de O2 > proliferação de bactérias aeróbias > proliferação de bactérias fotossintéticas

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