sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BIOLOGIA [UFRN]

Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda.

01. Professor Astrogildo mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a
A) fotossíntese.
B) germinação. 
C) síntese protéica.
D) divisão celular.

02. Professor Astrogildo mostrou que os arbustos de uma mesma espécie, localizados mais próximos da mineração, eram menores do que aqueles mais afastados. Ele esboçou, ainda, o gráfico de compensação fótica para a espécie desse arbusto:
Com base no gráfico pode-se afirmar que a situação dos arbustos menores está melhor expressa em
A) I. 
B) II. 
C) III. 
D) IV.

03. Um antigo morador da região falou para a turma que a vegetação era mais rasteira e menos variada do que antigamente e que ele estava usando esterco de galinha para melhorar o solo. O professor disse que essa era uma boa escolha, pois o esterco de galinha é mais rico em nitrogênio do que o de vaca. Essa diferença se justifica porque
A) a galinha elimina quase todo nitrogênio que ingere.
B) o capim comido pela vaca contém pouco nitrogênio.
C) o nitrogênio eliminado pela vaca evapora rapidamente.
D) as fezes da galinha são eliminadas junto com a urina.

04. Professor Astrogildo explicou aos alunos que a vegetação rasteira, na área em torno da mineração, não podia ser efeito apenas da deposição de poeira, porque esta era removida das folhas quando chovia. Ele disse também que algum poluente, resultante da grande movimentação de máquinas com motores que utilizavam derivados do petróleo, poderia haver contribuído para aquele efeito. Esse poluente seria o
A) dióxido de carbono.
B) dióxido de enxofre.
C) óxido de mercúrio.
D) óxido de ferro.

05. Professor Astrogildo chamou atenção para a quantidade de biomassa que era produzida atualmente, dizendo que isso alterava as pirâmides ecológicas da região. Quando comparadas com as pirâmides que havia antes da exploração do minério, uma característica observada seria a
A) maior densidade populacional de predadores.
B) menor conversão de energia solar.
C) base mais larga na pirâmide de energia.
D) extinção dos consumidores primários.

06. Após algum tempo, professor Astrogildo chamou a turma de volta ao ônibus, pois ainda iriam visitar uma fábrica de cerveja que ficava no caminho. Na fábrica, um funcionário explicou todo o processo de produção da cerveja, ressaltando que, para isso, se utilizava o fungo Saccharomyces cerevisiae, um anaeróbio facultativo. Professor Astrogildo apontou dois barris que estavam no galpão da fábrica, reproduzidos no esquema abaixo.
Considerando que ambos contêm todos os ingredientes para a produção de cerveja, a formação de álcool ocorre no barril
A) II, onde a glicose não é totalmente oxidada.
B) I, onde há um maior consumo de oxigênio.
C) II, onde a pressão do oxigênio é maior.
D) I, onde a glicose será degradada a ácido pirúvico.

07. Rafael, um dos alunos, comentou que seu pai às vezes exagerava na cerveja e tinha ressaca, durante a qual sentia sede excessiva. Isso ocorre porque o álcool 
A) estimula a secreção de vasopressina, reduzindo a excreção de água na urina.
B) estimula a secreção de ADH, reduzindo a reabsorção de água.
C) inibe a secreção de vasopressina, aumentando a reabsorção de água.
D) inibe a secreção de ADH, aumentando a quantidade de água na urina.

08. Como já passava do meio-dia e estavam todos com fome, aproveitaram para almoçar no restaurante “self-service” da fábrica. Famintos, os alunos dirigiram-se ao balcão onde a comida estava exposta. Florinda, a mais gulosa, era a primeira da fila. Quando viu uma lasanha, seu prato predileto, de imediato disse: “Estou com água na boca!” A estrutura ocular e o sistema nervoso envolvidos no reflexo que estimulou a salivação de Florinda são, respectivamente,
A) a pupila e o simpático.
B) a retina e o parassimpático.
C) a pupila e o autônomo.
D) a retina e o somático.

09. No restaurante, havia diversos tipos de carnes, verduras e legumes. Quando João foi se servir, disse: "Pessoal, cuidado com a carne de porco, para não pegar cisticercose!" O temor de João só teria fundamento se alguém ingerisse 
A) verduras contaminadas com fezes humanas contendo ovos de tênia.
B) legumes ou verduras contaminados com fezes de porco contendo cisticerco.
C) carne de porco mal cozida contendo cercárias.
D) legumes ou carnes mal cozidos contendo oncosferas.

10. Durante o almoço, Guilherme observou que a garçonete que trabalhava no restaurante estava grávida e usava meias elásticas. O professor falou que talvez fosse recomendação do médico para evitar que as pernas ficassem inchadas. As meias diminuem o inchaço nas pernas porque
A) reduzem o funcionamento das válvulas venosas.
B) ajudam a passagem de sangue nas artérias.
C) facilitam o retorno de sangue para o coração.
D) diminuem a chegada de sangue nas pernas.

11. Quando a garçonete se aproximou, professor Astrogildo perguntou-lhe se seria seu primeiro filho. Ela o informou de que já era sua terceira gestação. Na primeira, o seu filho nasceu normal e, na segunda, a criança teve eritroblastose fetal. Nessa situação, os genótipos do pai das crianças, da mãe, do primeiro e do segundo filhos seriam:
12. Quando estavam saindo do restaurante, professor Astrogildo chamou atenção para um cartaz sobre a prevenção de diabetes, que estava fixado na parede da fábrica. Aproveitando a oportunidade, falou sobre o teste da curva glicêmica. Esclareceu que nesse teste, os indivíduos ingerem uma solução açucarada e, em intervalos regulares de tempo, mede-se a concentração de glicose no sangue. Em seguida, esboçou um gráfico representando as curvas glicêmicas de um indivíduo diabético (I) e de um indivíduo normal (II). O gráfico desenhado pelo professor Astrogildo é:
13. Zeca perguntou: “Professor, já que as células beta do pâncreas de um diabético não são capazes de sintetizar insulina, por que as células alfa desse mesmo órgão não assumem esta função?” A síntese da insulina não ocorre nas células alfa porque o(s)
A) gene da insulina está defeituoso.
B) cromossomos não têm o gene da insulina.
C) gene da insulina está inativo.
D) cromossomo com o gene da insulina não está presente.

14. Aproveitando a pergunta de Zeca, o professor esquematizou o processo de síntese protéica, em que os números I, II, III e IV representam moléculas de ácidos nucléicos.
A partir do esquema, é correto afirmar que
A) I corresponde ao RNA que contém o código genético determinando a seqüência de aminoácidos da proteína.
B) II corresponde ao RNA que catalisa a união do I com o III, durante o processo de transcrição.
C) III corresponde ao RNA que contém o anticódon complementar ao códon existente em I.
D) IV corresponde ao RNA que catalisa a ligação dos nucleotídeos com a desoxirribose.

15. “Já está na hora de voltar. O motorista está buzinando. Vamos!” A turma entrou muito animada no ônibus e Ariosvaldo percebeu que o motorista era calvo. Ariosvaldo refletiu e perguntou: “Professor, por que não se vê mulher careca?” O professor respondeu que a ocorrência de calvície em mulheres era muito rara. Isso ocorre porque
A) o gene responsável pela calvície está no cromossomo Y.
B) a expressão do gene depende da presença de hormônios masculinos.
C) a calvície é uma característica genética cuja herança é ligada ao sexo.
D) a mulher só será careca se tiver os dois alelos recessivos.

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