sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BIOLOGIA [UFTM]


BIOLOGIA
QuestãO 01
Espécies invasoras podem exigir medidas extremas. Em Galápagos, arquipélago no Oceano Pacífico, para acabar com ratos que ameaçam a fauna nativa local, um helicóptero despejou um tipo de raticida sobre uma das ilhas. Esses roedores comem os ovos das tartarugas e das aves nativas, e isso está levando espécies típicas ao colapso. (Folha de S.Paulo, 20.01.2011. Adaptado.)
O gráfico que melhor representa a variação numérica dos animais citados, antes e após a aplicação do veneno, é:
Questão 02
O conhecimento que agora se acumula rapidamente sobre os ribossomos está alimentando a esperança de que sejam encontrados antibióticos mais eficientes que os atuais. Muitos antibióticos agem sobre ribossomos, paralisando a produção de proteínas vitais, mas as bactérias têm oferecido uma crescente resistência à ação desses medicamentos. O organismo humano é formado por aproximadamente 1014, o número 1 seguido de 14 zeros, células. Cada célula – as do fígado, por exemplo – pode conter 6 milhões de ribossomos, que produzem proteínas de modo contínuo e preciso. Uma bactéria pode conter cerca de 100 mil ribossomos em incessante funcionamento. Os antibióticos se infiltram nos ribossomos das bactérias e não nos do organismo humano por causa de sutis diferenças nas estruturas desses componentes celulares. As moléculas dos antibióticos são bem menores que os ribossomos, mas podem entupir os túneis dos ribossomos e impedir a produção de proteínas, essenciais à manutenção dos seres vivos. (Pesquisa Fapesp, 21.01.11. Adaptado.)
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que
(A) os antibióticos trazem benefícios somente aos seres humanos, pois são os únicos animais que possuem ribossomos.
(B) os ribossomos das bactérias, assim como os dos vírus, realizam a transcrição de moléculas de RNA mensageiro para produzir proteínas.
(C) o número de ribossomos é o mesmo entre diferentes células do mesmo organismo, e isso pode ser um dado importante para a classificação dos seres vivos.
(D) os antibióticos induzem a formação de ribossomos resistentes, deixando as bactérias resistentes, dificultando a cura de doenças bacterianas.
(E) se os ribossomos humanos fossem iguais aos das bactérias, os antibióticos não poderiam utilizar como “alvo” essas organelas.


Questão 03
A mitose e a meiose ocorrem no organismo humano e possibilitam a formação de diferentes células. A primeira ocorre em células somáticas e a segunda em células germinativas. Existem vários eventos que acontecem de forma semelhante nas duas divisões celulares; dentre eles, pode-se citar:
(A) duplicação do DNA, separação dos cromossomos homólogos e duplicação dos centríolos.
(B) separação das cromátides-irmãs, duplicação dos centríolos e permutação.
(C) condensação cromossômica, duplicação do DNA e desaparecimento do envoltório nuclear.
(D) citocinese, duplicação dos centríolos e separação dos cromossomos homólogos.
(E) separação das cromátides-irmãs, pareamento dos homólogos e formação das fibras do fuso.


Questão 04
Plantas Mirabilis jalapa, popularmente conhecidas como maravilha, que produzem flores de cores diferentes, foram cruzadas entre si. Os descendentes (F1) produzem flores diferentes das plantas da geração parental (P). O esquema ilustra o cruzamento.

Caso uma planta, que produza flor rósea, fosse cruzada com outra planta, que produza flor branca, o número de genótipos e fenótipos diferentes encontrados na descendência desse cruzamento seria, respectivamente, de
(A) 1 e 2.
(B) 1 e 3.
(C) 2 e 1.
(D) 2 e 2.
(E) 2 e 3.


Questão 05
Darwin não era um biólogo molecular, nem um especialista em genética. Esses campos nem mesmo existiam naquele tempo. O que é ainda mais surpreendente é que Darwin tinha apenas 27 anos de idade quando completou o estudo de cinco anos em que sua teoria é baseada. (Donna E. Siegfried. Biologia para leigos, 2010. Adaptado.) Caso Darwin tivesse o conhecimento dos campos mencionados da biologia, pode-se concluir que ele teria condições para
(A) explicar de forma satisfatória a causa da variabilidade genética.
(B) elaborar a lei do uso e desuso.
(C) confirmar sua tese de que o meio induz à variabilidade genética.
(D) explicar que a diversidade das espécies independe do DNA.
(E) confirmar o fixismo dos seres vivos ao longo do tempo.


Questão 06
Um meio de cultura contendo proteínas, lipídios, glicose e amido recebeu uma espécie de fungo unicelular, geneticamente modificado. Ao longo de alguns dias, foram medidas as taxas das substâncias contidas na cultura, além do gás CO2 produzido. Os resultados foram expressos no gráfico.

A partir da análise do gráfico, foram feitas as seguintes afirmações.
I. O fungo realizou a respiração celular ou a fermentação.
II. A glicose foi absorvida e utilizada como combustível celular.
III. O fungo apresentava genes capazes de produzir amilases e proteases, que foram secretadas no meio.
IV. As células do fungo secretaram lipases no meio de cultura.
Está correto apenas o que se afirma em
(A) II.
(B) IV.
(C) I e III.
(D) II e III.
(E) I, II e IV.


Questão 07
Os vegetais são classificados em quatro grandes grupos, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, sendo este último o maior, com aproximadamente 235 000 espécies conhecidas. Existem algumas características que são exclusivas das angiospermas; dentre elas, pode-se citar a
(A) semente protegida por um tegumento, que envolve o embrião.
(B) produção de grãos de pólen, com capacidade de formar o tubo polínico.
(C) produção de gametas femininos imóveis, protegidos no interior do arquegônio.
(D) dupla fecundação, com a formação do embrião e do endosperma triploide.
(E) produção de óvulos no interior do androceu, que se desenvolvem nos frutos.


Questão 08
A dengue e a febre amarela são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Sobre isso, pode-se afirmar que são doenças
(A) que provocam febre intensa, que deve ser tratada com AAS (ácido acetilsalicílico).
(B) causadas por bactérias e existe vacina apenas para a dengue até o momento.
(C) causadas por vírus e existe vacina apenas para a febre amarela até o momento.
(D) cujo vetor Aedes aegypti também pode transmitir a malária e a elefantíase às pessoas.
(E) que causam febre devido à liberação de merozoítos na circulação.


Questão 09
Duas sementes, A e B, produzidas por uma mesma espécie de planta, foram colocadas em diferentes vasos com a mesma quantidade de terra e água e submetidas à mesma condição de temperatura e pressão. A semente A tinha cinco gramas a mais que B. Os vasos foram colocados no interior de duas caixas de 40 cm
de altura, totalmente vedados para impedir a entrada de luz no interior. As sementes germinaram e geraram plantas estioladas, porém uma atingiu altura maior que a outra. O esquema ilustra o resultado da experiência.

Analisando-se o experimento descrito, pode-se concluir que o crescimento foi
(A) maior em A porque esta planta conseguiu absorver mais gás CO2 proveniente do ar.
(B) maior em A porque esta planta tinha mais reservas nutritivas no interior do endosperma.
(C) menor em B porque esta planta não tinha nutrientes para realizar várias meioses rapidamente.
(D) menor em B porque esta planta não conseguiu realizar a quimiossíntese para gerar ATP.
(E) menor em B porque esta planta não absorveu o gás CO2 do meio e consequentemente não respirou.


Questão 10
Um homem, após uma longa viagem aérea, deixa o avião onde a temperatura a bordo era 20 ºC. Essa temperatura foi mantida no saguão de desembarque. Porém, ao sair do aeroporto, a temperatura ambiente era de 37 ºC e o seu corpo, em resposta a essa mudança térmica, começou a apresentar uma série de alterações fisiológicas, como
(A) dilatação dos vasos sanguíneos periféricos, aumento da sudorese e abaixamento dos pelos.
(B) constrição dos vasos sanguíneos periféricos, intensificação da ofegação e abaixamento dos pelos.
(C) aumento do metabolismo, elevação dos pelos e constrição dos vasos sanguíneos periféricos.
(D) redução do metabolismo, aumento da sudorese e constrição dos vasos sanguíneos periféricos.
(E) redução dos batimentos cardíacos, redução da sudorese e dilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

Questão 11
Analise a figura, que representa um néfron humano. Essa unidade é extremamente importante para filtrar o sangue e garantir a homeostase, ou seja, a manutenção do equilíbrio interno.

Foram feitas algumas afirmações a respeito da fisiologia renal.
I. O vaso sanguíneo, representado em vermelho, leva sangue rico em ureia e gás oxigênio para o néfron.
II. Algumas substâncias do sangue passam para o interior do néfron, na região do glomérulo, processo denominado filtração glomerular.
III. Todas as substâncias que entram no néfron irão compor a urina, que será eliminada pelo tubo coletor.
IV. O vaso sanguíneo, representado em azul, transporta o sangue arterial, pobre em ureia, ou seja, segue “limpo” novamente para a circulação.
Está correto apenas o que se afirma em
(A) I.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) III e IV.
(E) I, III e IV.













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