quinta-feira, 8 de março de 2012

BIOLOGIA [UFAM]


BIOLOGIA
16. O peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis) é o menor dos peixes-bois do mundo e o único que ocorre exclusivamente em água doce, podendo ser encontrado em todos os rios da bacia Amazônica. No passado, os peixes-bois foram muito caçados pela sua carne e couro. Hoje, a caça, embora ilegal, é ainda feita principalmente pelas populações ribeirinhas, para o consumo da carne. Além da caça, as principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat, a liberação de mercúrio nos rios e os agrotóxicos. Represas hidrelétricas atuam como barreiras e isolam populações, limitando a variabilidade genética da espécie. O peixe-boi da Amazônia está classificado como espécie "vulnerável" pela IUCN - International Union for Conservation of Nature (IUCN, 2000). Fonte:http://bosque.inpa.gov.br/tanquesdepeixeboi.htm (adaptado). Acessado em: 17/05/2010.
Sendo assim, o peixe-boi pertence, à:
a) Classe Mamalia (Ordem Cetacea)
b) Classe Mamalia (Ordem Sirenia)
c) Classe Mamalia (Ordem Monotrêmata)
d) Superclasse Pisces (Ordem Agnatha)
e) Superclasse Pisces (Ordem Osteichthyes)

17. A evolução do sistema circulatório permitiu aos metazoários mais complexos um transporte eficiente de fluidos para suprir sua demanda energética em contraposição às trocas realizadas por difusão nos organismos menos complexos. Sabemos que os animais podem ter sistema circulatório aberto ou fechado. Sendo assim, assinale a opção que contém somente animais de circulação fechada:
a) Tambaqui, minhoca, sanguessuga, polvo, ornitorrinco.
b) Aranha, pirarucu, gafanhoto, lula, barata.
c) Gato, borboleta, ariranha, macaco, aranha.
d) Salamandra, leão, elefante, formiga, centopeia.
e) Aranha, gafanhoto, formiga, mariposa, onça.

18. Uma das espécies mais conhecidas de primatas da Floresta Amazônica é o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor). Atualmente, o sauim-de-coleira encontra-se alocado à categoria de ameaçado na Lista Vermelha da IUCN - International Union for Conservation of Nature (IUCN, 2008) e criticamente ameaçada na Lista Brasileira de Espécies Ameaçadas (Gordo, 2008). A destruição e a fragmentação da floresta na área de ocorrência de Saguinus bicolor são as principais ameaças à preservação da espécie, principalmente na área urbana de Manaus e ao longo das estradas que irradiam desta área. Além disso, Subirá (1998) e Röhe (2006) sugerem que a redução da distribuição original de Saguinus bicolor esteja sendo causada por competição com Saguinus midas (sauim-preto), espécie parapátrica com distribuição ampla ao leste do rio Negro. Fonte: http://www.wcs.org.br/Whatwedo/Saguinus/tabid/2996/language/pt-BR/Default.aspx. (adaptado). Acessado em: 17/05/2010.
A competição entre Saguinus bicolor e Saguinus midas é chamada de competição:
a) Intra-específica
b) Parasitária
c) Predatória
d) Adaptativa
e) Interespecífica

19. Entende-se por especiação a evolução do isolamento reprodutivo entre duas populações. Avalie as afirmativas abaixo:
I. A especiação parapátrica ocorre quando uma população é isolada geograficamente, restringindo o fluxo gênico entre as subpopulações.
II. Novas espécies são formadas em isolados periféricos da população original no processo de especiação peripátrica.
III. Na especiação alopátrica, uma nova espécie evolui em uma população geograficamente contígua.
IV. Na especiação simpátrica, a nova espécie surge no âmbito geográfico de sua ancestral.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

20. Uma vez que ocorre a fecundação, o zigoto inicia o processo de clivagem ou segmentação. Observando a sequência de clivagem (em humanos) abaixo, é correto afirmar que:
 a) 1 e 2 representam os blastocistos
b) 3 e 4 representam os blastocistos
c) 5 representa a mórula
d) 6 representa a mórula
e) 7 representa a mórula

21. Na reprodução humana, o processo da ovogênese ou oogênese é a formação do gameta feminino ou do óvulo, processo que ocorre nos folículos ovarianos, localizados na região periférica do ovário. Tais folículos contêm gametos em vários estágios de desenvolvimento. Observe as afirmações abaixo:
I. Os ovócitos secundários desenvolvem-se durante a fase germinativa e de crescimento.
II. As ovogônias multiplicam-se durante a fase de maturação.
III. Os ovócitos primários multiplicam-se durante a fase germinativa.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão erradas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão erradas.

22. Os fungos são organismos heterotróficos que obtém os nutrientes a partir da matéria orgânica inanimada ou como parasitas dos seres vivos. A ciência que estuda os fungos é conhecida como:
a) Entomologia
b) Ictiologia
c) Micologia
d) Herpetologia
e) Limnologia

23. Um tipo de má formação congênita muito comum é a polidactilia. Sendo assim, um indivíduo com polidactilia apresenta:
a) Dedos muito longos
b) Dedos fusionados
c) Dedos muito curtos
d) Ausência de dedos
e) Número a mais de dedos

24. O sistema imune é o sistema responsável pela defesa do nosso organismo contra a ação de patógenos. Qual das células abaixo é uma célula do sistema imune:
a) Condrócito
b) Osteócito
c) Neurônio
d) Adipócito
e) Célula dentrítica

25. As proteínas são as mais complexas e abundantes moléculas orgânicas encontradas nas células. Isso equivale a dizer que mais da metade do peso seco de uma célula é representado por esses compostos. Mesmo seus menores constituintes, os aminoácidos, desempenham papel essencial em vários processos fisiológicos. Sendo assim, a construção de proteínas deve envolver um elaborado mecanismo celular. Baseado nisso, analise as afirmativas seguintes:
I. A tradução é um evento que ocorre essencialmente no citosol.
II. As subunidades ribossômicas são construídas no citosol e representam a única organela capaz de ler o RNAm.
III. As tetraciclinas, antibióticos, inibem a ligação do RNAt ao sítio aceptor no ribossomo.
IV. Os aminoácidos são adicionados em trincas, chamadas códons, a cadeia polipeptídica nascente.
V. A transcrição, leitura obrigatória das duas fitas de DNA nuclear, antecede a tradução.
VI. A enzima RNA polimerase executa a leitura da fita de DNA e gera o RNAm.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas IV, V e VI estão incorretas.
b) Somente as afirmativas II, IV e V estão incorretas.
c) Somente as afirmativas II, V e VI estão incorretas.
d) Somente as afirmativas I, III e VI estão incorretas.
e) Somente as afirmativas I, II e V estão incorretas.

26. “A idéia de que se deve evitar a gordura nasceu em grande parte de observações de que os países ricos do Ocidente têm alto consumo de gorduras e elevados índices de doenças cardiovasculares. Mas essa correlação limita-se à gordura saturada. As sociedades em que as pessoas consomem uma quantidade relativamente grande de gorduras mono e poli-insaturadas, em geral, tendem a ter índices mais baixos de doenças cardíacas. As únicas gorduras que são significativamente mais perniciosas que os carboidratos são os ácidos graxos trans-insaturados - as gorduras hidrogenadas - que são produzidos pela hidrogenação parcial de óleos vegetais líquidos, o que faz com que eles se solidifiquem. Encontradas em muitas margarinas, bolos, biscoitos e frituras, as gorduras hidrogenadas são particularmente ruins para a saúde porque aumentam os níveis de colesterol ruim e triglicérides, ao mesmo tempo em que diminuem a quantidade de colesterol bom”. Fonte: Willet, W.C.; Stampfer, M.J. Bases da pirâmide alimentar. Scientific American Brasil, Ed. 09, Fev. 2003. (adaptado)
Analise as seguintes afirmativas relacionadas à questão do consumo de gorduras:
I. O elevado consumo de gorduras não mostra relação com os índices de doenças cardiovasculares.
II. O colesterol ruim e o colesterol bom são lipoproteínas que carregam moléculas de colesterol.
III. O consumo de qualquer forma de colesterol deve ser evitado.
IV. As gorduras só têm um papel energético nos organismos.
V. O colesterol é a molécula base para a construção de compostos essenciais para o funcionamento dos organismos.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e V estão corretas.
e) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.

27. Analise o quadro a seguir:

Ordem de dominância: C > cch > ch > c
O quadro apresenta 4 alelos para o mesmo locus cromossômico que afetam a cor da pelagem de coelhos. Os alelos são dominantes uns sobre os outros conforme a ordem de dominância estabelecida (> indica “dominante sobre”). Os coelhos Himalaia e albinos são mais suscetíveis aos predadores. Baseado nessas informações, quais dos genótipos seguintes irão produzir coelhos com menos chance de sobreviver?
a) chc
b) Ccch
c) cchc
d) Cc
e) cchcch

28. A morfologia das estruturas biológicas guarda relação com sua funcionalidade. Baseado nesta premissa correlacione os termos da coluna da esquerda com seus respectivos significados ou funções listadas na coluna da direita: 
1. Colênquima                           a. Leucócitos granulócitos
2. Desmossomos                       b. Unidade de contração muscular
3. Fibroblastos                          c. Canais neurovasculares
4. Plasmócitos                           d. Adesão celular
5. Cartilagem fibrosa                  e. Tecido de sustentação
6. Canal de Havers                     f. Sinapse nervo-fibra
muscular
7. Neutrófilos                             g. Produção de anticorpos
8. Placa motora                          h. Sustentação e proteção
dos neurônios
9. Sarcômero                              i. Síntese de colágeno
10. Neuróglia                              j. Componente dos discos
intervertebrais
Assinale a alternativa correta:
a) 1e; 2d; 3i; 4g; 5j; 6c; 7a; 8f; 9b; 10h.
b) 1a; 2c; 3f; 4b; 5d; 6e; 7g; 8h 9i; 10j.
c) 1h; 2d; 3i; 4j; 5g; 6c; 7a; 8f; 9b; 10e.
d) 1e; 2b; 3a; 4g; 5j; 6c; 7i; 8h; 9d; 10f.
e) 1h; 2b; 3f; 4a; 5c; 6j; 7g; 8i; 9d; 10e.

29. Criaram a primeira célula artificial do mundo. Primeiro, os pesquisadores decifraram, transformaram em informação computacional, alteraram e remontaram o genoma de uma bactéria causadora de doença em cabras chamada Mycoplasma mycoides. Esse novo genoma foi inteiramente criado em computador, sintetizado e implantado no citoplasma de uma bactéria de uma espécie aparentada. O genoma sintético "ligou" o citoplasma e fez a bactéria viver e se replicar. Num futuro próximo, células sintéticas poderão ser usadas para produzir biocombustíveis e remédios, entre outras substâncias. Fonte: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/05/21/daibacomo-foi-feita-criacao-da-primeira-celula-artificial-do-mundouma nova-vida-gerada-em-computador-916645364.asp Acessado em 23/05/2010.
O texto fornecido comenta sobre o potencial dessa nova tecnologia e, para seu entendimento, exige certo conhecimento sobre o funcionamento celular. Cinco estudantes (I-V) interpretaram as informações fornecidas do seguinte modo:
I. As novas estruturas da célula sintética são integralmente artificiais, assim como sua membrana plasmática e seu mecanismo de replicação.
II. A passagem da informação genética da célula artificial para seus descendentes foi possível graças ao papel de enzimas conhecidas como DNA polimerases.
III. Incorporar material genético artificial a uma célula viva significa dizer que cadeias polipeptídicas inteiras foram introduzidas no DNA hospedeiro e passaram a fazer parte dessa molécula como comumente observado nos seres vivos.
IV. A criação dessa célula artificial representa um marco da ciência, visto que o homem sempre objetivou criar “vida” em condições de laboratório. Assim, finalmente foi provado que as idéias iniciais sobre a geração espontânea estavam corretas.
V. O termo “célula artificial” não seria o mais indicado visto que apenas uma célula hospedeira foi usada para receber o “DNA sintético”. Vida só pode ser criada a partir de uma vida pré-existente. À luz da Biologia Celular, quais estudantes formularam as interpretações CORRETAS?
a) Somente os estudantes I e II.
b) Somente os estudantes II e V.
c) Somente os estudantes II e IV.
d) Somente os estudantes III e V.
e) Somente os estudantes III e IV.

30. Em anatomia humana, o músculo que separa a região torácica da cavidade abdominal é o:
a) Esternocleidomastóideo
b) Trapézio
c) Deltóide
d) Masseter
e) Diafragma

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