domingo, 19 de agosto de 2012

BIOLOGIA [UERN]

12
Cometas contêm moléculas orgânicas
“Nasa afirma que amostras de cometas trazem componentes essenciais à vida. O material que compõe os cometas não é mais um mistério para os cientistas. Análise de amostras trazidas à Terra pela sonda Stardust da Nasa desmascaram antigas crenças de como esses corpos gelados são formados e de quebra fornecem novas pistas sobre o surgimento do sistema solar. Até então se imaginava que os minúsculos grãos dos cometas eram resultantes de poeira interestelar – pequenas partículas que vagam pelo espaço, resultantes de estrelas que explodiram e morreram. Uma cápsula com milhares de minúsculas amostras do cometa Wild 2 chegou à Terra após a sonda ter passado sete anos sobrevoando-o. Em um pacotão de seis artigos publicados na revista Science (www.sciencemag.org), pesquisadores revelaram agora que a composição é muito mais complexa. Esses pedaços de gelo e poeira que vagam pelo nosso sistema solar parecem estar recheados de moléculas orgânicas fundamentais para a vida, anunciou a Nasa.” (www.boletimsupernovas.com.br)
O texto extraído de um artigo científico relaciona-se à
A) importância do estudo dos cometas.
B) comprovação da vida extraterrestre.
C) Teoria da Evolução Química.
D) Teoria da Panspermia Cósmica.

13
Em 1978, o geneticista Walter Gilbert propôs os termos exon para designar as regiões de um gene que codifica uma sequência de aminoácidos, e intron para designar as regiões de um gene não traduzidas, localizadas entre os exons.
A Ciência estima que seja de 30 mil o número de genes da espécie humana, no entanto o número de proteínas diferentes esteja estimado entre 100 mil a 120 mil. Isso ocorre devido ao(à)
A) união de proteínas recém-sintetizadas, formando novos compostos.
B) Splicing, isto é, cortes e montagens diferentes do mesmo RNA-mensageiro.
C) genes que, ativos em uma célula, podem estar inativados em outra.
D) diferença da carga genética nos tipos de células diferenciados.

14
Durante a vida de um animal, as divisões celulares são rigorosamente controladas, de modo a garantir o bom funcionamento do organismo. Entretanto, certas alterações genéticas podem danificar o sistema de controle da divisão celular, levando à multiplicação descontrolada da célula, com potencialidade para formar um tumor. Os tumores malignos são classificados em dois grupos: sarcomas, que são originados de células do mesoderma, e carcinomas, provenientes de células originadas do ectoderma ou endoderma. Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada. Esse tipo de câncer é proveniente de células originadas no seguinte folheto embrionário:
A) mesoderme. 
B) ectoderme. 
C) endoderme. 
D) notocorde.

15
Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia presente em um nível trófico é sempre maior que a quantidade de energia transferível para o nível seguinte. Isso porque todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida, liberando calor e, portanto, não a transferindo para os níveis seguintes. A porcentagem de energia transferida de um nível para o seguinte é denominada eficiência ecológica, varia entre os organismos, situando-se entre 5% e 20%. Na transferência dos herbívoros para os carnívoros, essa perda é significativa, isso se deve ao(à)
A) metabolismo diferenciado dos herbívoros.
B) fato dos vegetais serem de fácil digestão.
C) eliminação excessiva de fibras de celulose não digeridas nas fezes dos herbívoros.
D) fato dos herbívoros estarem mais no início da cadeia alimentar.

16
Uma criança, moradora da zona rural de Mossoró-RN, apresentou os seguintes resultados em um hemograma. Assinale a alternativa que apresenta o quadro clínico dessa criança.

A) Hemorragia e verminose.
B) Anemia e reação alérgica.
C) Anemia ferropriva e verminose.
D) Anemia falciforme e infecção bacteriana.

17
A laranja-da-baía, facilmente conhecida pela presença de um “umbigo” saliente em um dos pólos, é uma variedade triploide, isto é, apresenta três lotes de cromossomos. Sua formação de gametas é anormal e nessa espécie não ocorre produção de sementes. A laranja-baía surgiu espontaneamente no estado da Bahia em 1810, e todas as mudas são propagadas de forma assexuada. Dessa forma, pode-se indicar a classificação e o tipo de alteração cromossômica sofrida pela laranja-baía como
A) angiosperma e euploidia.
B) monocotiledónea e aneuploidia.
C) gimnosperma e euploidia.
D) angiosperma e aneuploidia.

18
As nadadeiras de um pequeno crustáceo, denominado krill, e a nadadeira de uma baleia azul desempenham funções semelhantes e são diferentes tanto do ponto de vista anatômico quanto da origem embrionária.
19
“A Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB, comumente conhecida como “doença da vaca louca”, é uma enfermidade degenerativa fatal e transmissível do sistema nervoso central de bovinos, com longo período de incubação (média de 5 anos), caracterizada clinicamente por nervosismo, reação exagerada a estímulos externos e dificuldade de locomoção. A EEB é uma das doenças do grupo das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis. O agente causador da EEB é denominado de Prion (do inglês, proteinaceous infectious particle) ou PrP (prion protein), uma proteína encontrada no tecido nervoso de animais infectados. Este agente infeccioso ainda é motivo de controvérsia científica.” (www.agricultura.gov.br, acesso em 14/02/12) Esta doença é causada pela incapacidade de organelas digerirem os príons, que se acumula em vesículas, estas por sua vez vão ficando repletas de príons e terminam por se romper, liberando as fibras proteicas no citoplasma da célula. As células morrem e as proteínas anormais podem invadir células vizinhas, nas quais desencadeiam processo semelhante. Qual organela está envolvida nesse processo de digestão?
A) Complexo Golgiense.
B) Retículo Endoplasmático Granuloso.
C) Lisossomo.
D) Ergatoplasma.

20
“Os artrópodes constituem o grupo animal com maior número de espécies conhecidas: de cada quatro espécies animais, três são artrópodes.” (Lopes, Sônia; Rosso, Sérgio. Bio. Vol.3. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 356) Assinale a alternativa que apresenta corretamente um animal pertencente a esse grupo seguido de sua característica.
A) As borboletas são artrópodes pertencentes à classe dos insetos, marcadas por possuírem dois pares de patas torácicas e um par de antenas.
B) As cigarras são representantes da classe dos insetos, possuem respiração traqueal e realizam excreção pelos denominados Túbulos de Malpighi.
C) Os caranguejos são artrópodes caracterizados por possuírem um par de antenas e realizarem respiração filotraqueal.
D) Pertencentes à classe dos aracnídeos, as aranhas possuem respiração traqueal e não apresentam antenas, sendo denominadas indivíduos ápteros.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...