sexta-feira, 3 de agosto de 2012

BIOLOGIA [UFCG]

01 - O esquema abaixo representa o ciclo simplificado do Nitrogênio (N).
Analise o quadro abaixo, relacionando-o ao esquema do ciclo simplificado do Nitrogênio e marque a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE os organismos e os processos responsáveis pelas passagens I, II, III, IV e V.

02 - A tecnologia do DNA recombinante usa polimerases resistentes às altas temperaturas para síntese de fragmentos de DNA in vitro, com o auxílio de equipamentos de última geração chamados termocicladores. Esse método permite copiar segmentos do DNA celular e amplificá-los várias vezes. Uma outra ferramenta utilizada nesse tipo de biotecnologia são as enzimas de restrição, que têm como função
a) promover a desnaturação da dupla fita do DNA permitindo a quebra de ligações moleculares, momento em que ocorre a sua duplicação.
b) realizar uma reação em cadeia de polimerase (PCR), a partir da extração do DNA celular de qualquer ser vivo, por meio de reação catalítica.
c) substituir as bases na duplicação semi-conservativa do DNA, na qual se observa a síntese de uma fita complementar desse DNA a partir de uma outra já existente.
d) substituir a polimerase extraída da bactéria Escherichia coli, sensível a altas temperaturas, na técnica de reação em cadeia, evitando a sua desnaturação.
e) cortar o DNA, em seqüências de bases nitrogenadas prédeterminadas e em pontos específicos, como, por exemplo, a enzima EcoRI.

03 - Um parasito, para completar seu ciclo de vida, pode utilizar o homem como único hospedeiro. Algumas espécies, entretanto, podem utilizar um hospedeiro intermediário, para depois utilizar o homem como hospedeiro definitivo ou final. Analise o quadro abaixo, que contém a doença, o agente causador, o hospedeiro intermediário e a classificação epidemiológica, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência
CORRETA.

04 - O desenvolvimento da genética teve grande impulso no começo do século XX, o que permitiu reinterpretar a teoria da evolução elaborada por Darwin. Em meados de 1940, surge uma teoria evolucionista mais consistente, que ficou conhecida como teoria sintética da evolução ou neodarwinismo, cuja essência pode ser resumida em:
a) os seres vivos se modificam ao longo do tempo, as formas atuais de vida são descendentes de espécies ancestrais extintas e o mais forte se sobressai e sobrevive dominando o mais fraco.
b) as variações hereditárias presentes nos indivíduos estão diretamente relacionadas aos genes e cromossomos, por meio de dois mecanismos principais: mutação e recombinação dos genes.
c) as características dos seres vivos podem sofrer modificações no decorrer da vida, em função do uso e desuso, e ser transmitidas horizontalmente às gerações futuras de quaisquer espécies.
d) as populações naturais de todas as espécies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos é muito grande, o que pode ser observado na reprodução em cativeiro.
e) os indivíduos sobrevivem e se reproduzem, a cada geração, e se sobressaem por apresentarem determinadas características adaptativas às condições ambientais.

05 - A flora característica da região Semi-árida nordestina (caatinga) consiste de uma
a) formação nitidamente composta por gramíneas, que se prestam muito à pastagem, podendo ser encontradas também árvores esparsamente distribuídas, como unha-de-gato e pau-de-leite.
b) vegetação de grande porte, que produz frutos e, no geral, é latifoliada, que corresponde a uma adaptação para aumentar sua transpiração, e esta localizada na costa litorânea; entre as plantas mais representativas dessa floresta, citam-se o jequitibá, o paubrasil, o jacarandá e a peroba.
c) vegetação xerofítica e caducifoliar, bastante diversificada, com inúmeras espécies endêmicas. As espécies mais comuns e popularmente conhecidas são: imburana, aroeira, umbuzeiro, baraúna, maniçoba, macambira, mandacaru e juazeiro.
d) floresta de terra firme com inúmeras adaptações à pobreza de nutrientes dos solos argilosos. As árvores que a compõem são capazes de se abastecer com nitratos por meios naturais. Há abundância de aráceas e epífitas, e escassez de bromélias e orquídeas.
e) vegetação dominada por gramíneas, com árvores peculiares que apresentam troncos tortos, cobertos por uma cortiça grossa, cujas folhas são grandes e rígidas, sem a presença de elementos lenhosos. Muitas plantas herbáceas dessa região têm órgãos subterrâneos para armazenar água e nutrientes.

06 - A figura abaixo representa as várias etapas de um processo de clonagem.
Considerando as informações descritas e seus conhecimentos sobre o tema, pode-se afirmar que
I. as células não especializadas que podem gerar cópias idênticas são chamadas células-tronco.
II. clonagem reprodutiva humana parcial, requer a inserção em um útero humano compatível.
III. auto-replicação celular origina cópias diferenciadas de si mesma até a fase de gástrula.
IV. o clone-óvulo com núcleo novo (2n) se desenvolve até a fase de blástula.
V. terapia celular é um fator que determina a diferenciação celular em qualquer tecido.
Estão CORRETAS:
a) I e V 
b) II e III 
c) II e IV
d) I e IV 
e) III e IV

07 - Em uma comunidade, uma população de arbustos possui indivíduos que produzem sementes de fenótipos grandes e pequenos, em menor quantidade, em relação a arbustos que produzem sementes com fenótipos médios. Uma determinada espécie de pássaro, granívoro, dessa mesma comunidade, tem hábito de comer sementes médias. O hábito do pássaro determina uma pressão de seleção sobre a referida população de arbustos. Assinale a alternativa CORRETA em que o gráfico representa esse processo de seleção exercida pelo pássaro.
08 - Uma das mais importantes propriedades do tecido conjuntivo sangüíneo é a capacidade de coagulação, pois evita a perda excessiva de sangue durante o processo hemorrágico. O processo de coagulação se inicia quando
a) as hemácias e os glóbulos brancos formam um coágulo, que retém as plaquetas.
b) as hemácias formam um coágulo, que retém a fibrina e a trombina.
c) as plaquetas se aderem às fibras colágenas das paredes dos vasos sangüíneos, reorganizando a rede de fibrina.
d) a protrombina se converte em trombina, que se adere às paredes do vaso e reveste o perfil capilar.
e) o fibrinogênio se converte em fibrina e se adere às paredes do vaso, retendo os glóbulos sangüíneos.

09 - As figuras 1 e 2 simulam o efeito dos antibióticos A e B sobre a síntese de proteínas em bactérias.
Com base na análise dessas figuras, é CORRETO afirmar que
a) a queda da síntese de proteína resulta da inibição da duplicação do RNA.
b) os mRNAs, na figura 2, transcritos antes da adição do antibiótico B são traduzidos.
c) o antibiótico B demora mais a agir que o antibiótico A.
d) o antibiótico A impede a síntese de novas moléculas de mRNA.
e) o antibiótico A inibe a duplicação do DNA.

10 - A eritroblastose fetal é uma doença que pode ocorrer em fetos com fator Rh+ e a mãe com fator Rh– . Essa doença surge quando 
a) o pai possui fator Rh+ em homozigose recessiva.
b) a mãe possui o fator Rh– em homozigose dominante.
c) a mãe possui o fator Rh– em homozigose recessiva e o pai possui o fator Rh+ em heterozigose ou homozigose
d) o pai possui o fator Rh– em homozigose recessiva e a mãe pode possuir o fator Rh– em heterozigose.
e) ambos possuem o fator Rh– em homozigose recessiva.


Um comentário:

Unknown disse...

qual é a resposta da 9?

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...