quarta-feira, 24 de abril de 2013

QUÍMICA [UFGD]



72. As propriedades físicas e químicas das substâncias estão diretamente ligadas às fases de agregação da matéria.
Analisando-se esse quadro, qual das alternativas descreve, respectivamente, a fase de agregação de cada substância quando expostas à temperatura de 30°C?
(A) Sólido, líquido, gasoso e líquido.
(B) Líquido, sólido, líquido e gasoso.
(C) Líquido, gasoso, líquido e sólido.
(D) Gasoso, líquido, gasoso e sólido.
(E) Sólido, gasoso, líquido e gasoso.

73. Sabe-se a solubilidade de algumas substâncias variam em função da temperatura, a fim de evitar-se erros experimentais os químicos normalmente mantêm a temperatura constante durante os experimentos. Em uma determinada temperatura, a solubilidade do sulfato de prata (Ag2SO4) em água é 2,0∙10-2 mol/L. Qual é o valor do produto de solubilidade (Kps) deste sal considerando esta mesma temperatura?

(A) Kps = 6,4∙10-5
(B) Kps = 3,2∙10-5
(C) Kps = 32∙10-5
(D) Kps = 64∙10-5
(E) Kps = 0,64∙10-5

74. Durante uma reação química, o sistema absorve das vizinhanças 200 kJ de calor. Como o sistema se expande no decorrer da reação, ele realiza um trabalho de 20 kJ sobre as vizinhanças. Calcule o valor de q e ΔH.

(A) q = 200 kJ ; ΔH = 200 kJ
(B) q = 220 kJ ; ΔH = 220 kJ
(C) q = -220 kJ; ΔH = -220 kJ
(D) q = 180 kJ ; ΔH = 180 kJ
(E) q = -180 kJ ; ΔH = -180 kJ


75. Até algum tempo atrás, adolescentes colecionavam figurinhas que brilhavam no escuro. Essas figuras apresentam em sua composição uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS). Este fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõe os átomos desta substância absorvem energia luminosa e “saltam” para níveis de energia mais externos. No escuro, estes elétrons retornam aos seus níveis de origem liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Este fenômeno pode ser explicado considerando o modelo atômico proposto por
(A) Thomson.
(B) Dalton.
(C) Lavoisier.
(D) Bohr.
(E) Linus Pauling.

76. O químico Linus Pauling, além de importantes trabalhos realizados na área de química, foi um grande divulgador da Vitamina C, cuja molécula está ilustrada a seguir, como auxiliar no combate de resfriados e certos tipos de cânceres.


A composição percentual da vitamina C em carbono, hidrogênio e oxigênio é, respectivamente:
(A) 48,70%, 25,90% e 25.40%
(B) 40,92%, 4,54% e 54,54%
(C) 20.30%, 2,50% e 77,20%
(D) 35.0%, 22.0% e 43.0%
(E) 17,90%, 2.00% e 80,10%


77. O tempo de meia-vida (t1/2) de uma substância é o tempo necessário para sua concentração cair à metade do valor inicial. As meias-vidas de poluentes como clorofluorocarbonetos são importantes para avaliar seu impacto ambiental. Se suas meias-vidas são curtas, eles podem não sobreviver o suficiente para atingir a estratosfera, onde eles podem destruir o ozônio. Quanto ao tempo de meia-vida, é correto afirmar que o tempo de meia-vida para uma reação de
(A) segunda ordem não depende da constante de velocidade.
(B) segunda ordem não depende não depende da concentração inicial.
(C) segunda ordem depende da concentração inicial e da constante de velocidade.
(D) primeira ordem depende da concentração inicial.
(E) primeira ordem não depende da constante de velocidade.


78. O poliestireno, cuja porção da cadeia polimérica é mostrada a seguir, é um polímero utilizado na fabricação de diversos utensílios domésticos, como copos descartáveis, pratos, etc.. Quando aquecido na presença de substâncias que liberam gases, forma o isopor, utilizado como isolante térmico e acústico. 

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura do monômero utilizado na fabricação do poliestireno.


79. Considere as seguintes afirmações sobre os compostos I e II apresentados a seguir:

I. A molécula do composto I é apolar.
II. Os compostos I e II apresentam propriedades físicas e químicas idênticas.
III. Os compostos I e II são isômeros cis-trans.
IV. Os nomes dos compostos I e II são, respectivamente, cis-1,2-dicloroeteno e trans-1,2-dicloroeteno.
Está correto apenas o que se afirma em
(A) I e II. 
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) II e III.
(E) II, III e IV.


80. Leia o texto seguinte sobre o etanol derivado de cana-de-açúcar.
―O etanol gera benefícios ambientais desde o momento em que a cana brota no campo, absorvendo a maior parte do gás carbônico gerado em sua produção e consumo. Os dados abaixo são relativos à emissão de CO2 para cada mil litros de etanol produzido e consumido:
1) Cultivo e colheita: Tratores, colheitadeiras e insumos agrícolas emitem gás carbônico CO2
2) Crescimento: A cana é uma ―esponja‖ natural, que absorve grandes volumes de CO2 enquanto cresce. 
Absorção: 7.650 Kg CO2
3) Processamento: A fermentação e a queima do bagaço para a geração de energia emitem CO2. Emissão: 3.604 Kg de CO2
4) Bioeletricidade: O uso do bagaço para geração de eletricidade e energia excedente evita as emissões na 
atmosfera. Emissão evitada: 225 Kg de CO2
5) Transporte: O etanol é transportado para os postos de combustível em caminhões movidos a óleo diesel. Emissão: 50 Kg de CO2
6) Motor dos automóveis: A queima do etanol gera 1.520 Kg de CO2
Balanço Final:
Emissões geradas (1+3+5+6): 8.135 Kg CO2
Emissões reabsorvidas + evitadas (2+4): 7.875 Kg CO2
Emissões geradas – evitadas: 260 Kg CO2
Emissões com uso equivalente de gasolina: 2.280 Kg CO2
No ciclo completo, a emissão de CO2 pelo etanol é 89% menor que a da gasolina.
(Texto adaptado da cartilha ―Etanol: uma atitude inteligente‖, Disponível em: Acesso em: 15 out. 2012).
Considerando as características que envolvem a utilização do etanol como combustível citadas no texto, é possível afirmar que
(A) embora a gasolina seja um pouco mais poluente do que o etanol, seu uso é vantajoso pois é derivada do 
petróleo, uma fonte de combustível biorrenovável.
(B) no ciclo de produção e consumo do etanol gera-se mais CO2 do que as emissões geradas com a queima de gasolina.
(C) o balanço final do ciclo de produção e consumo do etanol mostra que a quantidade de CO2 retirada do meio ambiente é maior do que a quantidade gerada.
(D) o etanol gerado a partir da cana-de-açúcar pode ser considerado um biocombustível derivado de fonte 
renovável.
(E) a vantagem ambiental do uso de etanol como combustível é muito pequena quando comparada à queima de gasolina.













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