BIOLOGIA [UPE]
PROVA DE BIOLOGIA II
01. “As aparências enganam.” Uma aranha pode ser confundida com uma borboleta?
Sobre as diferenças e/ou as semelhanças entre esses animais, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto as borboletas como as aranhas são Artrópodes, animais de corpo metamerizado, pernas articuladas, exoesqueleto de quitina, que, por ser rígido, os obriga à muda ou ecdise. São triblásticos, celomados e de simetria bilateral.
II. As borboletas pertencem à Classe Insecta, animais de corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça, apresentam 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos, 3 olhos simples e apêndices bucais, adaptados ao tipo de alimentação. Possuem 3 pares de pernas torácicas.
III. As aranhas pertencem à classe Arachnida e apresentam o prosoma (cefalotórax) ligado ao opistosoma (abdome). No prosoma, existem entre 5 a 8 olhos simples, um par de quelíceras, que inocula o veneno, e 1 par de pedipalpos ao redor da boca. Elas não possuem antenas, nem mandíbulas nem asas, possuindo 4 pares de pernas.
IV. As aranhas e as borboletas são insetos dioicos, de sexos separados e de fecundação externa. No entanto, nas aranhas, o desenvolvimento é direto; já nas borboletas, o desenvolvimento é indireto com metamorfose completa.
V. Tanto nas aranhas como nas borboletas, a excreção é realizada pelos túbulos de Malpighi e pelas glândulas coxais localizadas próximas à base da perna. Essas estruturas filtram as excretas nitrogenadas que são lançadas no intestino, sendo eliminadas junto com as fezes.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I, II e III estão corretas.
B) Apenas I, III e V estão corretas.
C) Apenas II, III e V estão corretas.
D) Apenas IV e V estão corretas.
E) Apenas a V está correta.
02. Quatro grupos principais de pequenas moléculas estão presentes nas células em geral. Essas moléculas orgânicas são açúcares simples, ácidos graxos, aminoácidos e nucleotídeos. A partir destas, são elaboradas outras moléculas e polímeros com propriedades químicas e funções específicas, como por exemplo:
A) fosfolipídios, glicerídios que apresentam ácidos graxos, glicerol e ácido fosfórico em sua composição, presentes nas membranas plasmáticas.
B) queratina, carboidrato estrutural dos animais que, nos mamíferos, participa da constituição do pêlo, das unhas e da pele.
C) enzimas, proteínas simples ou conjugadas, agem como catalisadoras de reações químicas, sendo altamente eficientes, não sofrendo desnaturação por mudança de temperatura ou pH.
D) esteróides, um grupo particular de proteínas precursoras dos hormônios sexuais masculinos (testosterona) e femininos (estrógeno).
E) celulose, glicídio mais abundante na natureza, de composição semelhante ao amido e, por isso, digerida pela amilase dos animais.
03. Nos diversos filos de invertebrados, encontramos estruturas distintas relacionadas com a função de coordenação nervosa e dos sentidos. Associe os representantes de invertebrados com seu sistema nervoso e órgãos dos sentidos.
I. Planária 1. Sistema nervoso glanglionar; dois cordões nervosos ventrais; ocelos.
II. Minhoca 2. Sistema nervoso difuso; células sensoriais ciliadas na epiderme.
III. Nematodo 3. Pares de gânglios ligados entre si por cordões nervosos; células sensoriais epidérmicas.
IV. Hidra 4. Dois cordões nervosos, dorsal e ventral; anel nervoso que circunda a faringe.
Assinale a alternativa que indica a seqüência correta dessa associação, em ordem crescente de evolução biológica.
04. Os animais sobem em árvores, nadam, voam ou executam atividades complexas que exigem um equilíbrio perfeito durante estes movimentos. Esses animais possuem o _________________ bem desenvolvido.
A) bulbo
B) diencéfalo
C) hipotálamo
D) tálamo
E) cerebelo
05. A história dos seres vivos no planeta Terra ainda é repleta de impressões. No entanto, para todas as espécies, o mais importante para manter a vida é conquistar o ambiente em que vivem, resistindo às hostilidades impostas por ele. Sobre os primeiros seres vivos e suas adaptações de vida a essas condições, analise as afirmativas abaixo.
I. Os peixes com mandíbula deram origem a 2 grupos de peixes; um de nadadeiras lobadas, (com esqueleto
interno) – os peixes crossopterígios; e outro com nadadeiras radiais, (sem esqueleto interno), que deram origem aos peixes ósseos e cartilaginosos atuais.
II. Os anfíbios originaram-se dos peixes crossopterígios e ganharam o ambiente terrestre graças às suas 4 patas e à respiração pulmonar, no entanto, diferente dos anfíbios primitivos, os atuais tornaram-se completamente independentes da água.
III. Os répteis, originados de um grupo de anfíbios, foram os primeiros animais a realizarem a fecundação externa e a desenvolverem o ovo com casca. Isso os libertou da água e garantiu o desenvolvimento dos seus embriões em clima de pouca umidade, uma vez que a casca impede a dessecação dos embriões e os mantém longe de predadores aquáticos, garantindo irradiação adaptativa em grande escala.
IV. Com a extinção dos dinossauros, teve início a irradiação adaptativa dos primeiros mamíferos, que surgiram a partir de um grupo de répteis primitivos. Apresentavam uma grande vantagem sobre os répteis, eram homeotermos. Desse modo, sua temperatura constante podia mantê-los ativos durante a noite, enquanto os répteis imobilizam-se com o frio.
V. As aves atuais descendem do Archaeopteryx, um réptil alado, que possuía penas e bico com dentes e já
apresentava características das aves atuais.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas I, IV e V.
B) Apenas I, III e V.
C) Apenas II, IV e V.
D) Apenas a IV.
E) Apenas II e III.
06. A célula animal é desprovida de uma membrana celulósica rígida, como acontece com as células vegetais. Desse modo, no hialoplasma da célula animal, existem vários tipos de fibras protéicas em diversas direções, que lhe conferem consistência e firmeza, compondo o citoesqueleto. Sobre os elementos deste e os movimentos de que eles participam, assinale a alternativa correta.
A) A associação de proteínas motoras aos microfilamentos constituídos por tubulina permite que organelas sejam deslocadas pelo interior das células. As proteínas motoras ligam-se, de um lado, aos microfilamentos e do outro, à organela, que será transportada, permitindo seu deslocamento.
B) Os filamentos intermediários, mais delicados e menos duráveis, encontram-se no citoplasma de células eucarióticas animais, como, por exemplo, nas células que revestem a camada mais externa da pele, conhecidos como filamento intermediário de queratina, cuja função é impedir que essas células se rompam ou se separem, quando submetidas a um esticamento.
C) Os microfilamentos são encontrados apenas no citoplasma periférico de células eucarióticas animais; são constituídos de proteína tubulina, são finos e flexíveis, envolvendo-se, por exemplo, na movimentação das células brancas do sangue e na fagocitose de corpos estranhos, que essas células executam.
D) Os microtúbulos, filamentos grossos, tubulares, rígidos e constituídos de moléculas da proteína contrátil, actina, estão envolvidos na formação do fuso de divisão celular ou centrossomo, importante na movimentação dos cromossomos, durante a divisão celular.
E) Nas células musculares, os microfilamentos de actina associam-se a filamentos mais grossos e também contráteis de miosina. A interação da actina com a miosina possibilita a contração suave, lenta e rítmica do intestino, denominada de peristaltismo, que possibilita o deslocamento do bolo alimentar nele contido.
07. Leia o texto e responda.
“Considerada uma das mais letais infecções bacterianas, com uma taxa de mortalidade de 90%, a febre de La Oroya é uma doença da região dos Andes. O mosquito que a transmite é o Lutzomyia, o mesmo da leishmaniose, mas o microorganismo que a causa é mais raro. A Bartonella bacilliformis é típica de altitudes entre 600 e 2.800 metros.”
(Veja, outubro de 2005.)
Mosquito: Lutzomyia
Bactéria: Bartonella bacilliformis
Qual a alternativa que classifica corretamente a bactéria e/ou o mosquito em questão, segundo o sistema de
classificação biológica e as regras de nomenclatura?
A) A bactéria pertence ao Reino Protista, procarionte, classificada como um bacilo.
B) O mosquito pertence à Classe Insecta, ordem Díptera e Gênero Lutzomyia.
C) A bactéria pertence ao Gênero Bartonella e à Espécie bacilliformis.
D) O mosquito pertence ao Reino Animal, filo Arthropoda e Espécie Lutzomyia.
E) Os dados referentes ao mosquito e à bactéria são imprecisos, não havendo possibilidade de classificá-los.
08. “Se nadou e depois coçou, é porque pegou.”
Este ditado popular faz uma alusão à contaminação por cercárias comuns nas chamadas lagoas de coceiras, que servem de abrigo aos caramujos, hospedeiros intermediários dos vermes causadores da Esquistossomose, doença muito comum no Brasil. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
I. A postura dos ovos ocorre nos capilares do intestino do hospedeiro. Eles são dotados de pequeno espinho, que perfura os vasos capilares e permite sua passagem para cavidade intestinal, de onde são eliminados junto com as fezes.
II. Na água, os ovos eclodem e libertam os miracídios, larvas ciliadas, que ao encontrarem o caramujo da família dos Planorbídeos, que lhes serve de hospedeiro intermediário, nele penetram, perdem os cílios e transformam-se no esporocisto primário.
III. O esporocisto primário gera o esporocisto secundário e este, as cercárias, que atravessam os tecidos do
caramujo, saindo para a água. Se uma pessoa entrar em contato com a água, as cercárias podem penetrar pela sua pele, por ação de enzimas, que elas produzem, gerando uma coceira característica.
IV. Ao penetrarem no corpo humano, as cercárias perdem a cauda, são esquistosômulos, que passam para os vasos sangüíneos ou linfáticos, migrando para o fígado. O ciclo se completa com a migração dos vermes adultos para os vasos mesentéricos do hospedeiro, iniciando a postura de ovos.
V. Na fase aguda da doença, os sintomas são coceiras, dermatites, febre, vômito e emagrecimento, sendo a fase crônica, assintomática. A doença pode evoluir para quadros mais graves com o aumento do baço e do fígado.
As medidas profiláticas mais eficazes no combate à doença são: uso de calçados, construção de instalações
sanitárias e ingestão de carnes cozidas, para evitar a ingestão de ovos do parasita. Sobre o ciclo de vida do parasita causador da doença e das mediadas profiláticas mais importantes no combate a doença, assinale a alternativa correta.
A) Apenas II, IV e V.
B) Apenas I, III e V.
C) Apenas I, II, III e IV.
D) Apenas I e V.
E) Apenas a III.
09. O almoço está na mesa! É assim o dia-a-dia nas nossas florestas. Uma anta, à margem do rio, alimenta-se de grama, enquanto, no seu pêlo, carrapatos infestantes a deixam de mau humor. Um barulho chama sua atenção. É uma onça que a espreita, preparando-se para o bote certeiro. As relações ecológicas citadas no texto da anta com o vegetal, com o carrapato e com a onça podem ser caracterizadas como
A) herbivorismo, parasitismo e canibalismo.
B) parasitismo vegetal, parasitismo animal e predatismo.
C) herbivorismo, parasitismo e predatismo.
D) uma relação harmônica e duas desarmônicas.
E) comensalismo, pois tratam de relações para obtenção de alimentos.
10. Ataxia representa a perda da coordenação dos movimentos musculares voluntários e cobre uma grande variedade de desordens neurodegenerativas. Pode afetar os dedos, as mãos, os pés, movimentos dos olhos ou do corpo como um todo. O heredograma abaixo representa uma ataxia espinocerebelar de manifestação tardia.
Em relação à herança em questão, assinale a alternativa correta.
A) A família do casal 3-4 permite concluir que a genealogia trata de herança com caráter recessivo.
B) Os indivíduos 7 e 8 podem ter genótipos diferentes para essa herança.
C) Dos 16 indivíduos dessa genealogia, o único que não pode ter seu genótipo definido é o indivíduo 10.
D) Os indivíduos 12 e 14 são heterozigotos para essa herança.
E) Nessa genealogia, os indivíduos de fenótipo normal podem ter genótipo homozigoto ou heterozigoto.
11. O quadro abaixo se refere aos seres dos reinos monera, protista e dos fungos, descrevendo sua forma de reprodução e características em geral. Estabeleça a associação entre as colunas.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
A) I-A-2, II-D-4, III-E-1, IV-B-5, V-C-3.
B) I-D-5, II-B-2, III-A-1, IV-C-4, V-E-5.
C) I-C-2, II-A-4, III-B-5, IV-E-1, V-D-3.
D) I-C-1, II-D-4, III-A-3, IV-E-2, V-B-5.
E) I-E-1, II-D-4, III-B-5, IV-A-3, V-C-2.
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