PROVA DE BIOLOGIA
QUESTÃO 37
Doenças provocadas por fungos destroem cada vez mais culturas Biodiversidade e segurança alimentar estão ameaçadas, diz artigo publicado na «Nature» Cientistas estudaram o aumento do número e a gravidade das infecções por fungos sobre a fauna e a flora a partir de meados do século XX. De acordo com o artigo, o aumento das doenças provocadas por fungos nas plantas e nos animais ameaça a segurança alimentar e a estabilidade dos ecossistemas naturais. As infecções por fungos destroem anualmente 125 milhões de toneladas das cinco principais culturas – arroz, trigo, milho, batata e soja – que proporcionam a maior parte das calorias consumidas. As infecções por fungos ameaçam também espécies como abelhas, tartarugas marinhas, corais, anfíbios e morcegos. Nature. Emerging fungal threats to animal, plant and ecosystem health.12/4/2012. Adaptado.
Além do que já foi apresentado, os fungos, ao eliminarem muitas espécies de anfíbios, têm contribuído para o aumento da incidência de viroses no homem, como a dengue e a febre amarela, transmitidas por mosquitos.
Assinale a alternativa que contém uma explicação ADEQUADA para esse fato:
A) Os anfíbios são também hospedeiros dos vírus causadores dessas doenças. Desde que foram eliminados, os vírus se readaptaram e, com isso, passaram em seguida a parasitar o homem.
B) As larvas de anfíbios são aquáticas e predam as larvas dos mosquitos, que também são aquáticas. Assim, com a eliminação dos anfíbios, ocorre um grande aumento da população desses mosquitos.
C) Os mosquitos transmissores dessas viroses são competidores dos fungos, também parasitando os anfíbios. Com a eliminação dos anfíbios, passaram em seguida a parasitar o ser humano.
D) Mosquitos, ao sugarem o sangue de anfíbios parasitados por esses fungos, desenvolvem mais resistência e proliferam mais rapidamente, o que favorece o aumento da incidência dessas doenças no homem.
QUESTÃO 38
Analise as informações contidas na imagem a seguir, que mostra a produção de insulina por uma bactéria.
Uma bactéria é capaz de executar a transcrição e a tradução de um gene humano porque
A) as células bacterianas e humanas apresentam ribossomos.
B) os genomas das bactérias e do homem são homólogos.
C) o genótipo da bactéria é igual ao do homem.
D) o código genético é universal para ambos.
QUESTÃO 39
Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides:
A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, a maior semelhança genética ocorre entre
A) homem e chimpanzé.
B) chimpanzé e bonobo.
C) homem e gorila.
D) orangotango e gibão.
QUESTÃO 40
Considere a imagem a seguir:
Conforme mostrado no esquema, a assimilação de energia pelos organismos autótrofos está ligada ao processo
A) fermentativo.
B) fotossintético.
C) oxidativo.
D) respiratório.
QUESTÃO 41
O líquido extracelular é transportado por todo o corpo em duas etapas: na primeira, por meio do movimento do sangue pelos vasos sanguíneos, e, na segunda, pelo movimento do líquido entre os capilares sanguíneos e as células. À medida que o sangue atravessa os capilares, produz-se também um intercâmbio contínuo de líquido extracelular entre a porção de plasma de sangue e o líquido intersticial que ocupa os espaços entre as células. Os capilares são permeáveis à maioria das moléculas presentes no plasma sanguíneo, podendo tais moléculas se difundir em ambos os sentidos entre o sangue e os espaços tissulares, com exceção de proteínas. Desse modo, o líquido extracelular de qualquer zona do corpo, tanto do plasma quanto dos espaços intersticiais, se encontra em um processo de mesclagem contínua, mantendo assim uma homogeneidade quase completa em todo o corpo.
O fluxo dos líquidos corpóreos é determinado pelas pressões
A) capilar e diastólica.
B) diastólica e sistólica.
C) osmótica e sistólica.
D) osmótica e capilar.
QUESTÃO 42
A variabilidade genética está associada a diversos processos que podem proporcionar maiores chances adaptativas para as espécies. Se, por um lado, a reprodução assexuada permite uma rápida propagação pelo ambiente, por outro, a variabilidade incrementa e recombina genes que podem oportunizar a sobrevivência em situações adversas. Nas situações listadas a seguir, destaca-se como fonte de proliferação e variabilidade a
A) cissiparidade bacteriana.
B) divisão em protozoários.
C) esporulação em plantas.
D) gemulação em poríferos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário