[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] - PROVA 34C
Biologia
Questões de 41 a 60
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.
Questão 41
Em 1953, Stanley Miller, um estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago, pegou dois frascos – um contendo um pouco de água para representar um oceano primordial, o outro com uma mistura dos gases metano, amoníaco e ácido sulfídrico para representar a atmosfera antiga da Terra. Uniu-os com tubos de borracha e introduziu algumas faíscas elétricas para representar os raios. Após alguns dias, a água dos frascos, agora verde e amarela, tornara-se um caldo forte de aminoácidos, ácidos gordurosos, açúcares e outros compostos orgânicos. “Se Deus não fez desta maneira” — observou encantado o supervisor de Miller, o prêmio Nobel Harold Urey — “perdeu uma boa chance.” (BRYSON, 2005, p. 293).
Considerando-se as conclusões obtidas a partir dos resultados dos experimentos realizados por Stanley Miller, é correto afirmar:
01) Miller confirmou, com seus experimentos, a hipótese proposta por Alexander Oparin de que a vida surgiu de forma heterotrófica e anaeróbia em um oceano primitivo repleto de matéria orgânica.
02) A presença de compostos orgânicos no experimento ratificou a existência de um oceano primitivo rico em aminoácidos envolvido por uma atmosfera oxidante.
03) A combinação dos gases presentes no experimento favoreceu a formação de unidades autopoiéticas que se nutriam do próprio caldo verde e amarelo gerado no interior dos frascos.
04) A ausência de oxigênio na composição dos gases do experimento impediu o desenvolvimento dos primeiros seres vivos, como previu Alexander Oparin em sua hipótese heterotrófica de origem da vida.
05) A formação em laboratório de componentes orgânicos, a partir da combinação de determinados gases e fatores ambientais controlados, aproximou a ciência de uma possível resposta para a origem da vida na Terra.
Questão 42
A imagem ilustra uma etapa de um importante processo bioenergético presente em determinados organismos.
Considerando-se as informações presentes na imagem e no conhecimento a respeito desse tema, é correto afirmar:
01) O principal produto gerado por essas reações é a enzima sintetase do ATP, que será utilizada nas reações exergônicas de transformação de energia.
02) Essas reações caracterizam o ciclo do ácido cítrico que ocorre no interior das cristas mitocondriais.
03) A membrana dos tilacoides é utilizada na fotossíntese como ambiente gerador de um gradiente de prótons que favorece uma intensa fotofosforilação no interior dos cloroplastos.
04) As moléculas de ácido pirúvico conseguem atravessar a membrana externa da mitocôndria através de uma bomba de prótons presente nos complexos de antenas que são ativadas pela presença da luz.
05) Elétrons oriundos da energia luminosa se deslocam ao longo das proteínas presentes na membrana dos tilacoides, alimentando um fluxo de prótons produtor de moléculas de ATP.
Questões 43 e 44
Em algum momento nos primeiros bilhões de anos de vida, cianobactérias aprenderam a explorar um recurso amplamente disponível: o hidrogênio que existe em abundância espetacular na água. Elas absorviam moléculas de água, alimentavam-se do hidrogênio e liberavam o oxigênio como refugo, inventando assim a fotossíntese [aeróbica]. Um motivo pelo qual a vida levou tanto tempo para se tornar mais complexa foi que o mundo teve de aguardar até que esses organismos mais simples tivessem oxigenado suficientemente a atmosfera. (BRYSON, 2005, p. 303).
Questão 43
Esse evento marcado pela presença das cianobactérias foi determinante nos caminhos evolutivos trilhados pelos seres vivos, dentre outros motivos, porque
01) desenvolveu um processo fotoautrótofo de grande sucesso evolutivo, compartilhado posteriormente pelas algas e por todos os organismos do reino vegetal.
02) alterou a composição físico-química da atmosfera, ao convertê-la em um ambiente redutor, a partir de um ambiente oxidante.
03) foi responsável pelo acúmulo de gás hidrogênio presente na composição da atmosfera atual.
04) diminuiu sensivelmente a disponibilidade de moléculas de água presentes no ambiente, ao utilizá-las como doador de oxigênio para as reações bioenergéticas.
05) favoreceu o acúmulo de componentes orgânicos em um oceano primordial na etapa que precedeu a formação dos primeiros protobiontes.
Questão 44
A necessidade de as cianobactérias terem oxigenado suficientemente a atmosfera, para que a vida pudesse se tornar mais complexa, reside no fato de que
01) o aumento da concentração de O2 na atmosfera favoreceu a formação de uma camada de ozônio responsável pela manutenção da temperatura global, a partir da absorção de raios infravermelhos.
02) os seres aquáticos puderam aumentar o tamanho do corpo, ao utilizar o O2 como combustível nas reações bioenergéticas presentes no seu metabolismo.
03) houve um aumento na eficiência da obtenção de energia pelos organismos que passaram a utilizar o oxigênio nas reações de quebra do componente orgânico presente nos alimentos.
04) provocou a primeira extinção em massa dos seres menores e primitivos, sobrevivendo apenas os seres mais complexos detentores de um código genético exclusivo.
05) impulsionou a fotossíntese aeróbia presente nos ambientes aquáticos, ao utilizar o O2 como principal reagente fotossintético.
Questão 45
O ciclo de vida dos organismos multicelulares inclui duas novidades: o sexo e a morte programada. O sexo, porque foi nesses organismos que surgiu o mecanismo de fusão de células especializadas e genomas como meio de reprodução. A morte programada, porque neles, também pela primeira vez, é que surgiram células cujo material não é incorporado ao novo ser vivo. As células não germinativas, cuja função é garantir a sobrevivência das células reprodutivas, perdem o sentido após o nascimento dos filhos, envelhecem e têm sua morte programada. (REINACH, 2010, p. 86-87).
A novidade na reprodução sexuada mantida pelos seres multicelulares envolve processos biológicos, como a
01) clonagem que permite a formação de gerações de indivíduos com material genético proporcionalmente mais uniforme ao longo das gerações.
02) fecundação que permite o restabelecimento da formação diploide dos cromossomos a partir da fusão de células reprodutivas geradas pelos indivíduos.
03) meiose que produz células-filhas diferentes da célula-mãe, mas sempre idênticas entre si.
04) formação de gametas diploides que se fundem para reduzir temporariamente pela metade o número cromossômico presente em cada espécie.
05) mitose que direciona as divisões celulares para um aumento significativo da variabilidade genética em suas células-filhas.
Questão 46
A pluricelularidade evoluiu nos seres vivos com uma forte tendência corporativa entre as células que se manifesta através da presença
01) dos tecidos como resultado da especialização celular em prol de uma divisão das funções orgânicas realizadas pelo indivíduo.
02) do aumento da autonomia celular no desempenho otimizado das funções metabólicas.
03) da versatilidade das células em realizar as mesmas funções em tecidos diferentes.
04) da ativação diferenciada dos genes para o controle de funções metabólicas similares em células distintas.
05) de uma rede autopoética de cooperação e divisão de trabalho presente em todos os seres multicelulares.
Questão 47
Parasitas e hospedeiros vivem uma relação conflituosa. Ambos utilizam ardis sofisticados para garantir sua sobrevivência, o parasita tentando exercer seu controle sobre o hospedeiro e este procurando minimizar os efeitos maléficos do parasita. (REINACH, 2010, p. 114).
A respeito da tendência evolutiva no estabelecimento das relações de parasitismo em ecossistemas naturais, é possível afirmar:
01) As espécies hospedeiras desenvolvem adaptações que neutralizam por completo os prejuízos causados pelos organismos parasitas.
02) As espécies parasitas provocam invariavelmente a morte dos seus hospedeiros como resultado da utilização impiedosa destes como fonte principal de alimento.
03) Ao longo do tempo, ocorre a conversão das relações parasitárias para relações mutualísticas, favorecendo a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
04) As espécies envolvidas na condição parasitária desenvolvem uma relação coevolutiva que promove o estabelecimento de um controle mútuo do seu tamanho populacional.
05) A morte inexorável dos hospedeiros ao longo do tempo produz um desequilíbrio nas relações alimentares que sustentam o fluxo de energia e matéria presentes ao longo dos diferentes níveis tróficos.
Questão 48
Assim que a comida começou a acabar, cada indivíduo passou a enviar sinais. Atraídos por esses sinais, aos poucos todos eles se reuniram em um imenso conglomerado. Usando a energia de que ainda dispunham, selecionaram uns poucos membros do grupo e os encapsularam, de modo que pudessem sobreviver por muitos meses, mesmo na ausência de alimentos. Uma vez terminado o processo, os indivíduos não encapsulados morreram de fome. A sobrevivência da colônia dependia dos encapsulados. Vagando ao sabor dos ventos, eles hibernaram por meses. Quando finalmente um deles encontrou alimento, voltou à vida, se reproduziu e criou uma nova colônia, que explorou o ambiente até a comida rarear outra vez. Então
tudo recomeçou. (REINACH, 2010, p. 123).
A relação ecológica presente nas populações da bactéria Mixococus xanthus durante a realização do seu ciclo de vida se caracteriza, dentre outras coisas, por apresentar uma conduta de
01) competição intraespecífica durante a definição de quais indivíduos que irão ser encapsulados.
02) predatismo, ao se utilizar dos corpos das bactérias como fonte de alimento perante a crise energética estabelecida no ambiente.
03) altruísmo, ao beneficiar alguns indivíduos se utilizando da pouca energia ainda disponível no restante da população.
04) amensalismo, ao produzir cápsulas venenosas que inibem o desenvolvimento dos outros organismos da colônia.
05) comensalismo, ao se utilizarem das reservas nutricionais presentes nas cápsulas sem prejudicar nutricionalmente o restante da população.
Questão 49
O diagrama apresenta, de forma resumida, a ocorrência de processos biológicos associados ao código genético em seres eucariontes.
Em relação a esses processos representados, é correto afirmar:
01) Nos genes de seres eucariontes, apenas as porções codificantes (éxons) serão utilizadas na produção do RNA mensageiro responsável pelo sequenciamento de aminoácidos da nova cadeia poplipeptídica.
02) Durante a replicação das moléculas de DNA, ocorre a duplicação com fidelidade das informações contidas na sequência das bases nitrogenadas constituintes desse tipo de molécula.
03) A sequência completa das bases nitrogenadas presentes na molécula de DNA é transcrita na formação da nova cadeia polipeptídica durante o processo de tradução da informação genética.
04) Através desses processos representados, é possível garantir a manutenção das informações genéticas em eventos realizados exclusivamente na etapa S do ciclo celular.
05) A forma helicoidal presente nas moléculas de DNA é consequência da existência de uma cadeia totalmente ativa (éxons) associada a uma outra cadeia totalmente inativa (íntrons) através de um pareamento específico existente entre as bases nitrogenadas dessas cadeias.
Questão 50
Todas as nossas células são marcadas por uma vetusta servidão microbiana, e a disciplina dos antigos agentes de infecção foi aprisionada e passou a trabalhar no interior de nossas células. As plantas também contém bactérias permanentemente acasaladas. Os cloroplastos começaram como bactérias de vida livre, providas de paredes e que flutuavam livremente — as chamadas cianobactérias. Até a planta ou animal mais virginais têm um passado promíscuo, uma longa história de hipersexualidade — de acasalamentos bacterianos permanentes — nas profundezas de suas células. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 59).
Considerando os “acasalamentos bacterianos permanentes” presentes ao longo da evolução que deu origem ao grupo animal, é possível afirmar:
01) Permitu o desenvolvimento dos primeiros organismos fotoautótrofos dentro do padrão eucarionte.
02) Produziu um aumento na capacidade de obtenção de energia dos ancestrais dos animais a partir do estabelecimento da respiração aeróbia no interior das mitocôndrias.
03) Favoreceu a fixação de energia luminosa por conjuntos enzimáticos específicos durante a síntese de carboidratos no interior dos cloroplastos.
04) Desenvolveu uma coevolução parasitária que limitou a diversificação do grupo animal ao longo do tempo evolutivo.
05) Aproximou filogeneticamente os grupos animais e vegetais, justificando serem colocados na atualidade dentro do mesmo reino eucarionte.
Questão 51
Na linguagem comum, sexo costuma referir-se ao “atrito sexual” dos mamíferos. Nada poderia estar mais longe da verdade. O sexo é múltiplo, complicado e confuso. Tem uma história imensa e profunda. É possível distinguir pelo menos três tipos distintos de sistemas sexuais. O primeiro a se desenvolver foi o tipo unidirecional de sexualidade bacteriana, que levou à sobrevivência de uma rede ecológica bacteriana global muito bem ajustada. Depois, uma forma sumamente específica de hipersexualidade simbiótica ajudou a formar nossos ancestrais nucleados, os protoctistas. Mais recentemente desenvolveu-se a forma mais conhecida do sexo: o sexo meiótico e por fecundação, que envolve a fusão celular. Tudo isso foram prelúdios necessários ao crescimento de corpos sexuados, como nós mesmos. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 63).
Apesar da existência de três modelos diferentes de sistemas sexuais, existem características associadas à reprodução sexuada que são comuns a todos, uma dessas caraterísticas pode ser considerada como a
01) presença de gametas que se unem para formação de novos indivíduos diploides.
02) troca de material genético que favorece aumento de variabilidade genética.
03) existência de um ato sexual que garante uma fecundação interna, independente do ambiente externo.
04) produção de organismos clones com elevada diversidade genética entre si.
05) fusão de organismos em relações mutualistas de endossimbiose.
Questão 52
O esquema representa, de forma simplificada, dois padrões de divisão celular por mitose presentes em células eucarióticas.
É possível afirmar em relação às diferenças existentes entre esses dois padrões:
01) A citocinese presente nas células animais é do tipo centrípeta por apresentar um estrangulamento da porção mediana desta célula durante a última etapa da divisão celular.
02) A ausência de centríolos nas células vegetais impede a formação do fuso mitótico responsável pelo deslocamento das cromátides-irmãs durante a etapa da anáfase da divisão celular.
03) Nos animais, a mitose é dita cêntrica e anastral devido a presença de pares de cromossomos homólogos
dispostos em uma placa equatorial no interior da célula.
Questão 53
Como em todos os animais, nossos gametas, diversamente de nossas células corporais, são haploides. Periodicamente, eles se encontram com seus equivalentes e restabelecem a duplicidade. Nas plantas e animais, o núcleo diploide, com dois conjuntos de cromossomos, divide-se muitas vezes, formando o embrião. O nome do restabelecimento da diploidia nos é conhecido: fecundação. O nome da reversão periódica ao estado haploide é mais técnico: meiose. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 71).
Pode ser considerada como uma das características universais presente na divisão celular por meiose:
01) A formação de gametas com a metade do número cromossômico da célula-mãe.
02) O restabelecimento da diploidia durante a ocorrência de eventos específicos da meiose I.
03) Separação dos cromossomos homólogos durante eventos da anáfase II.
04) Favorecimento da regeneração dos tecidos, ao produzir novas células substitutas das células danificadas.
05) Pareamento e separação dos cromossomos homólogos ao longo da primeira divisão meiótica ou meiose I.
Questão 54
Dois anos depois da publicação do seu artigo, Mendel foi nomeado abade do mosteiro que residia e parou de trabalhar com suas ervilhas. Sua originalidade não recebeu o devido crédito enquanto estava vivo e embora tenha morrido em 1884, dois anos depois de Darwin, Charles jamais soube de seu trabalho. Somente quando De Vries escreveu sobre a pesquisa de Mendel, em 1900, é que ele foi redescoberto e sua importância reconhecida. (BOULTER, 2009, p. 163).
A respeito das conclusões obtidas nos experimentos, hoje considerados clássicos, realizados por Mendel com ervilhas-de-cheiro (Pisum sativum), é correto afirmar:
01) A geração F1 apresenta os mesmos fenótipos presentes na geração parental, mas com genótipos diferentes.
02) A autofecundação realizada na geração parental produziu uma F1 com os dois tipos de fenótipos em uma proporção de 3:1.
03) Cada caráter é determinado por um par de fatores (genes) que se segregam na formação dos gametas e se recombinam ao acaso na fecundação.
04) Os fatores (genes) responsáveis por duas ou mais características interagem entre si na determinação de um único fenótipo.
05) Em um cruzamento entre duplo heterozigotos, deve-se obter uma descendência com uma proporção genotípica de 1:2:1.
Questão 55
O termo adaptação possui dois significados em biologia evolutiva. O primeiro refere-se a características que aumentam a sobrevivência e o sucesso reprodutivo dos indivíduos que as possuem. Por exemplo, acredita-se que as asas são adaptações que favoreceram o voo, a teia de uma aranha é uma adaptação que favorece a captura de insetos voadores e assim por diante. O segundo significado refere-se ao processo pelo qual essas características são adquiridas – ou seja, os mecanismos evolutivos que as produzem. (PURVES; ORIANS; HELLER, 2006, p. 395).
A respeito dos eventos que determinam e modelam o poder adaptativo das espécies ao longo do tempo evolutivo, é correto afirmar:
01) As mutações são eventos geradores de características que podem favorecer a sobrevivência de determinados organismos a partir da ação da seleção natural.
02) Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, menor será a capacidade de ação da seleção natural ao longo do processo evolutivo.
03) Espécies de reprodução sexuada utilizam as recombinações gênicas para gerar novas características genéticas que impulsionam o seu potencial adaptativo.
04) As aves desenvolveram as asas para permitir o voo como uma adaptação plena ao ambiente terrestre.
05) Características obtidas ao longo da vida devem ser transferidas aos descendentes a partir da herança dos caracteres adquiridos.
Questão 56
O processo evolutivo normalmente envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese. Esses dois mecanismos estão representados na ilustração abaixo.
A respeito dos conhecimentos científicos associados ao tema, é correto afirmar:
01) A cladogênese compreende a ramificação filogenética em uma linha evolutiva, ocasionando a ruptura na coesão de uma população durante o processo de especiação.
02) A anagênese é associada a um processo macroevolutivo por produzir alterações que justificam uma irradiação adaptativa.
03) Modificações adaptativas presentes ao longo da evolução de uma mesma linhagem filogenética caracterizam os processos cladogênicos na formação de novas espécies.
04) O isolamento geográfico é a principal causa, ao longo da evolução de uma espécie, da ocorrência de um processo especiativo por anagênese.
05) Durante a cladogênese, uma população vai lentamente se adaptando a modificações ambientais, de tal forma que a população final é tão diferente da inicial, que pode ser considerada uma outra espécie.
Questão 57
É importante ressaltar que Charles Darwin não tirou suas ideias do nada, ou da queda de uma maçã. Ele estava intensamente comprometido com as ideias sobre o mundo que eram vigentes em sua época. Além disso, era um jovem muito interessado em ideias, principalmente as que explicavam os padrões da diversidade da vida na Terra. Dessa forma, Darwin não passou por um momento de revelação, ou de arroubo criativo, mas por um longo período de reflexão (criativa) e questionamentos. Ele teve perseverança para obter respostas, e algumas boas respostas, para fenômenos que não faziam sentido na visão de seu tempo. As boas respostas para Darwin eram aquelas que se conformavam ao maior número possível de fatos observados. (LANDIM, 2009, p. 22)
Considerando-se as contribuições originais apresentadas pelo darwinismo para elucidar as questões científicas a respeito da capacidade dos seres vivos de evoluir ao longo do tempo, é correto afirmar:
01) As espécies apresentam uma tendência evolutiva de aumento de complexidade ou perfeição das formas para ampliar a eficiência dos sistemas na realização de suas funções orgânicas.
02) As mutações e recombinações aumentam a variabilidade genética das populações, favorecendo a ação da seleção natural.
03) As informações contidas no DNA são expressas a partir dos processos de transcrição e tradução da informação genética.
04) Espécies são criadas a partir de uma geração espontânea e evoluem de forma linear na busca da adaptação.
05) Os seres vivos apresentam uma evolução interligada a um passado evolutivo comum, formando uma grande árvore filogenética ramificada, que justifica a biodiversidade hoje existente no planeta.
Questão 58
O gráfico representa duas curvas representando o crescimento de dois grupos animais: os vertebrados e os artrópodos.
Com base nas informações do gráfico e nos conhecimentos a respeito do tema, é correto afirmar:
01) Os dois grupos apresentam um padrão contínuo de crescimento ao longo de toda vida.
02) Os vertebrados apresentam invariavelmente um porte maior do corpo devido à ausência de mudas ao longo do seu desenvolvimento.
03) As mudas periódicas que ocorrem ao longo do estágio juvenil inibem o crescimento contínuo do corpo dos artrópodes.
04) A presença nos artrópodes de um exoesqueleto rígido estabelece períodos de manutenção do tamanho corporal intercalados por momentos de ecdises ou mudas.
05) Os vertebrados apresentam um crescimento contínuo ao longo da fase juvenil como consequência da ausência de uma estrutura esquelética na sua constituição corpórea.
Questão 59
O esquema representa, de forma simplificada, um tipo de ciclo de vida de um bacteriófago (fago).
A respeito das características inerentes a esse tipo de ciclo de vida, é correto afirmar:
01) O ciclo lisogênico se caracteriza pela duplicação intensa do material genético viral que se mantém inativo durante todo o processo.
02) Os fagos penetram ativamente na bactéria hospedeira durante a etapa de infecção, ao introduzir o seu RNA ao material genético da célula.
03) A bactéria hospedeira utiliza os seus equipamentos citoplasmáticos para a montagem dos novos fagos durante as várias infecções virais que ocorrem ao longo do seu ciclo de vida.
04) No ciclo lítico, o material genético permanece ativo durante a montagem de novos vírus, destruindo a bactéria hospedeira no momento de liberação dos novos fagos produzidos.
05) A inoculação do DNA viral na bactéria hospedeira ativa o sistema de defesa bacteriano, que expulsa do ambiente citoplasmático os fagos introduzidos no seu interior.
Questão 60
É imperioso superar igualmente todo o antropocentrismo. Não se trata egoisticamente de garantir a vida humana, descurando a corrente e a comunidade de vida, da qual nós somos um elo e uma parte, a parte consciente, responsável, ética e espiritual. A sustentabilidade permanecerá apenas discurso, quando a realidade nos urge à efetivação rápida e eficiente da sustentabilidade, a preço de perdermos nosso lugar pequeno e belo planeta, a única casa comum que temos pra morar. (BOFF, 2012, p. 65).
A respeito da importância do estabelecimento de um desenvolvimento sustentável na manutenção de uma habitabilidade do planeta Terra como uma casa comum aos organismos que aqui coexistem, é correto afirmar:
01) A presença de uma consciência humana em relação a sua existência nos faz menos responsáveis pelo destino do planeta em relação aos seus outros ocupantes.
02) O antropocentrismo recoloca o homem como espécie central na enorme teia da vida existente no planeta, favorecendo ações que visam diminuir o impacto da humanidade sobre a natureza.
03) A sustentabilidade permanecerá como um conceito teórico enquanto as ações humanas produzirem efeitos prejudiciais ao planeta, reduzindo as oportunidades de vida das populações no futuro.
04) A manutenção da vida existente no planeta depende de uma nova postura humana no caminho da sustentabilidade através de uma visão antropocêntrica em relação aos outros habitantes da casa comum planetária.
05) A sustentabilidade se baseia na preservação total e irrestrita dos recursos da natureza para que as outras
espécies possam desfrutá-los sem prejuízo para as gerações futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário