quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UFRGS]

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Questão 01
“O aproveitamento dos embriões nas pesquisas científicas com células-tronco é infinitamente mais útil e nobre do que o descarte vão dos mesmos”, declarou a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF). Adaptado de: Veja, 04 jun. 2008.
Considere as seguintes afirmações sobre o uso de células-tronco embrionárias.
I-Os embriões devem estar congelados há mais de três anos.
II-A retirada de células-tronco fica limitada àquelas que não comprometam o desenvolvimento embrionário.
III-A utilização dos embriões depende do consentimento dos genitores.
Quais estão de acordo com o artigo 5º da Lei de Biossegurança, que regulamenta o uso de células-tronco embrionárias para a pesquisa científica, ratificado pelo STF em 2008?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Questão 02
Assinale, no quadro abaixo, a alternativa que apresenta a correta correspondência entre presença ou ausência das estruturas celulares referidas e os tipos de entidades citadas.
















Questão 03
O bloco superior, abaixo, apresenta quatro tipos de organismos primitivos, classificados de acordo com seu metabolismo; o inferior, características de dois desses organismos.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - fermentadores heterótrofos
2 - aeróbios heterótrofos
3 - quimiossintetizantes autótrofos
4 - fotossintetizadores autótrofos
(   ) Na ausência de luz, em ambientes com temperatura elevada, obtinham energia para sintetizar seus materiais orgânicos essenciais a partir de reações envolvendo sulfeto de hidrogênio e compostos de ferro.
(   ) Na ausência de oxigênio, degradavam o alimento absorvido do meio para liberar etanol, gás carbônico e energia, aproveitada para realizar seus processos vitais.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 2.
(B) 4 – 2.
(C) 1 – 4.
(D  3 – 1.
(E) 2 – 3.

Questão 04
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.
Dois pacientes, A e B, receberam diagnóstico de anemia. Para o tratamento do paciente A, um homem, foi indicado vitamina ........, porque ela também tem ação anti-oxidante que previne o câncer de próstata. Para o tratamento do paciente B, uma mulher grávida, foi indicado vitamina ........, cuja deficiência também causa malformações no sistema nervoso do embrião.
(A) B1 (tiamina) – B3 (niacina)
(B) B12 (cobalamina) – B8 (biotina)
(C) C (ácido ascórbico) – A (retinol)
(D) B6 (piridoxina) – D (calciferol)
(E) E (tocoferol) – B9 (ácido fólico)

Questão 05
Na hora de rechear o pão, a dúvida: manteiga ou margarina?
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem a respeito da utilização desses lipídios na dieta.
(   ) A ingestão diária de lipídios, presentes em alimentos como manteigas e margarinas, facilita a absorção de alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis.
(   ) A manteiga é rica em ácidos graxos saturados, que podem contribuir para doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.
(   ) A margarina, ao passar pelo processo de hidrogenação, torna-se rica em lipídios trans, que inibem a metabolização do colesterol do sangue pelo fígado, elevando indiretamente seus níveis séricos.
(   ) Os ácidos graxos essenciais, representados pelo ômega 6 e ômega 3, precisam ser obtidos a partir de dieta, estando naturalmente presentes em algumas gorduras sólidas, como a manteiga.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) F  –  F  –  F  –  V.
(B) F  –  V –  F  –  V.
(C) V  –  V –  V –  F.
(D) V  –  F  –  F  –  V.
(E) F  –  V –  V –  F.

Questão 06
O esquema abaixo mostra uma célula animal iniciando um determinado processo (seqüência de 1 a 4).

Assinale a alternativa que identifica corretamente este processo e a principal organela envolvida na seqüência citoplasmática indicada.
(A)  fagocitose – mitocôndria
(B)  fagocitose – peroxissomo
(C)  pinocitose – retículo endoplasmático
(D)  fagocitose – lisossomo
(E)  pinocitose – peroxissomo

Questão 07
O esquema abaixo representa processos bioquímicos no interior de uma organela.

As letras A e B do esquema indicam, respectivamente,
(A) a cadeia respiratória e o Ciclo de Krebs.
(B) o Ciclo de Krebs e fotossistemas. 
(C) o Ciclo de Calvin e o Ciclo de Krebs.
(D) fotossistemas e o Ciclo de Calvin.
(E) o complexo fosforilativo e a cadeia respiratória.

Questão 08
Assinale, no quadro abaixo, a alternativa que apresenta a correta correspondência entre o tipo de epitélio, seu local de ocorrência e a função que exerce.














Questão 09
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes às diferenças entre a gametogênese masculina e feminina na espécie humana.
(   ) Na mulher, o repertório de células gaméticas nos ovários é determinado ainda no período embrionário.
(   ) No homem, a duplicação do DNA ocorre entre a meiose I e a meiose II.
(   ) Na mulher, ocorre a formação de um corpúsculo polar ao final da meiose I, ainda na vida embrionária.
(   ) No homem, os gametas, ao saírem da gônada, já concluíram sua gametogênese.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) V  –  F  –  F  –  V.
(B) F  –  V –  V –  F.
(C) V  –  F  –  V –  F.
(D) V  –  V –  F  –  V.
(E) F  –  V –  F  –  F.

Questão 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
As algas podem apresentar três tipos de ciclos de vida diferentes. No ciclo haplonte, a condição diplóide (2n) ocorre apenas no zigoto, e a meiose é ........ . No ciclo diplonte, a meiose é ........ ou final. No ciclo haplonte-diplonte, há uma fase com indivíduos diplóides e outra com indivíduos haplóides, o que caracteriza a alternância de gerações. Os indivíduos diplóides são denominados ........ .
(A) zigótica – gamética – esporófitos
(B) zigótica – zigótica – esporófitos
(C) gamética – zigótica – gametófitos
(D) gamética – gamética – gametófitos
(E) gamética – zigótica – esporófitos

Questão 11
As gramíneas são monocotiledôneas características de ecossistemas campestres.
Assinale a afirmação correta em relação a essas plantas.
(A) Seu sistema radicular é pivotante.
(B) Suas flores são pentâmeras.
(C) Suas folhas apresentam nervuras paralelas.
(D) Seu principal processo de polinização é a zoofilia. 
(E) Seu metabolismo para fixação do carbono é do tipo CAM.

Questão 12
As plantas apresentam diferentes sistemas caulinares. A coluna da esquerda, abaixo, relaciona tipos de caules; a da direita, exemplos de plantas.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1 - bulbo        (   ) bananeira
2 - estolão     (   ) bambu
3 - rizoma      (   ) butiá
4 - colmo       (   ) cacto
5 - cladódio
6 - estipe
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 3 – 4 – 6.
(B) 2 – 6 – 4 – 5.
(C) 2 – 4 – 5 – 6.
(D) 1 – 3 – 5 – 4.
(E) 3 – 4 – 6 – 5.

Questão 13
Considere as afirmações abaixo, sobre os mecanismos de absorção, condução e transpiração das angiospermas.
I-Nas plantas vasculares, a absorção de água ocorre tanto por osmose como por livre passagem entre as paredes celulares até atingir a endoderme.
II-A condução da seiva bruta se dá através de células vivas do xilema.
III-A transpiração foliar pelos estômatos é o principal mecanismo de perda de água das plantas.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I. 
(B) Apenas II. 
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Questão 14
Assinale a alternativa que apresenta duas estruturas presentes nos anfíbios.
(A) membrana timpânica; coração com dois átrios e um ventrículo
(B) columela; coração com dois átrios e dois ventrículos
(C) pálpebras móveis; coração com um átrio e dois ventrículos
(D) glândulas lacrimais; coração com um átrio e um ventrículo
(E) ovo amniótico; coração com uma única câmara

Questão 15
Os animais desenvolveram diferentes estruturas respiratórias adaptadas às trocas gasosas com o ambiente.
A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de quatro animais; a da direita, cortes transversais de corpos de três deles com suas estruturas respiratórias.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 1 – 2 – 3.
(B) 4 – 1 – 2.
(C) 3 – 4 – 1.
(D) 2 – 3 – 4.
(E) 4 – 2 – 3.

Questão 16
Leia a tira abaixo.

Considere as afirmações abaixo, referentes à lagarta da tira quando se torna adulta.
I-Ela é um inseto holometábolo.
II-Ela absorve o ar através de brânquias.
III-Ela apresenta aparelho bucal do tipo sugador.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Questão 17
A figura abaixo apresenta uma possível árvore filogenética dos principais grupos de animais. Os números representam características com­par­­tilhadas pelos grupos taxonômicos derivados.

As características associadas aos números 4 e 6 representam, respectivamente, a presença de(A) dois folhetos germinativos e um tubo digestório completo.
(B) celoma e corpo segmentado.
(C) protostomia e exoesqueleto.
(D) deuterostomia e simetria radial.
(E) tecidos verdadeiros e notocorda.

Questão 18
O IBGE reconhece seis biomas brasileiros, correspondentes às grandes regiões fitogeográficas, além do sistema costeiro.  
A coluna da esquerda, abaixo, apresenta os nomes de cinco biomas brasileiros; a da direita, o tipo de vegetação correspondente a três deles.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda, considerando a formação principal de cada bioma.
1 - Amazônia
2 - Mata Atlântica
3 - Caatinga
4 - Cerrado  
5 - Pantanal
(..) savanas,.com predomínio de árvores e arbustos de pequeno porte inseridos em uma matriz campestre
(..) floresta pluvial tropical, além de campos e matas com araucária
(..) complexo de tipos de vegetação amplamente associados à sua extensa planície de inundação  
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) 4 – 2 – 5. 
(B) 3 – 5 – 1. 
(C) 4 – 1 – 2. 
(D) 3 – 1 – 5. 
(E) 5 – 2 – 4.

Questão 19
O mexilhão-dourado é uma espécie invasora introduzida no Brasil que danifica tubulações nas estações de captação de água no lago Guaíba, em Porto Alegre.
Sobre espécies invasoras, é correto afirmar que 
(A) elas são as espécies pioneiras de um determinado hábitat.
(B) elas apresentam baixo potencial adaptativo.
(C) elas alteram teias alimentares dos ecossistemas onde são introduzidas.
(D) sua proliferação é controlada por predadores endógenos ao sistema. 
(E) elas promovem o aumento da biodiversidade.

Questão 20
Observe o gráfico abaixo, que representa uma curva de crescimento populacional.

Com base neste gráfico, considere as afirmações abaixo.
I-Se um predador dominante de uma espécie X for extinto, a tendência inicial é que aumente a resistência ambiental da população da espécie X.
II-A curva de crescimento real depende da resistência do meio, que inclui a influência das condições abióticas e das interações intra e interespecíficas.
III-Uma população cuja resistência do meio se dá principalmente pela ocorrência de baixas temperaturas tenderá a aumentar com a manutenção do aquecimento global.
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Questão 21
Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos.
Com base nos ciclos biogeoquímicos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem.
(   ) A atmosfera constitui o principal reser­vatório de carbono, nitrogênio, fósforo e oxigênio.
(   ) No ciclo da água, a evaporação é menor nos oceanos, enquanto a precipitação é menor na superfície terrestre.
(   ) O nitrogênio atmosférico (N2) é incorpo­rado em moléculas orgânicas através da absorção foliar.
(   ) Todas as moléculas orgânicas dos seres vivos têm átomos de carbono em sua composição, e seu retorno ao ciclo pode ocorrer através de processos de decomposição.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) V  –  F  –  V –  V.
(B) F  –  F  –  F  –  V.
(C) V  –  V –  F  –  F.
(D) F  –  V –  F  –  V.
(E) V  –  F  –  V –  F.

Questão 22
No seriado A Pequena Grande Família, são descritos os desafios diários da família Roloff, na qual os pais são anões, e os filhos, anões ou não. O nanismo do pai (Matt) tem padrão de herança autossômico recessivo, e o nanismo da mãe (Amy) é autossômico dominante. Sabe-se que a chance de nascimento de uma criança anã nesta família é de 50%.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, sobre a situação exposta.
(   ) A consangüinidade do casal Roloff pode explicar a chance de nascimento de uma criança anã.
(   ) O nanismo na família Roloff é um exemplo de heterogeneidade genética.
(   ) Os filhos homozigotos do casal sofrem lesão letal durante a gravidez.
(   ) O filho anão deste casal apresenta nanismo com padrão de herança semelhante ao de Amy.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) F  –  F  –  V –  V.
(B) F  –  V –  V –  F.
(C) V  –  F  –  F  –  V.
(D) V  –  F  –  V –  F.
(E) F  –  V –  F  –  V.

Questão 23
Observe o diagrama abaixo, que representa a via biossintética relativa à coloração da semente de uma determinada árvore. Os alelos recessivos de cada um dos genes A, B, C e D do diagrama não produzem enzimas capazes de catalisar uma reação na via biossintética para o pigmento da semente. Quando os pigmentos vermelho e azul estão presentes simultaneamente, as sementes são púrpura.

Qual dos genótipos abaixo resultaria em uma semente amarela?
(A) AaBbCcDd.
(B) Aabbccdd.
(C) AaBBCCDd.
(D) aabbCcdd.
(E) aaBbccDD.

Questão 24
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.
Tanto a ........ quanto a seleção ........ tendem a provocar reduções da diversidade genética, embora a maioria das populações apresente alto grau de variabilidade.
(A) deriva genética – direcional
(B) mutação – disruptiva
(C) recombinação gênica – estabilizadora
(D) deriva genética – disruptiva
(E) recombinação gênica – direcional

Questão 25
Estamos comemorando os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos da publicação de A Origem das Espécies. A teoria evolutiva de Darwin deve ser a mais conhecida e, apesar disso, a mais mal-entendida de todas as teorias científicas. Nesse sentido, a imagem abaixo, que representa um dos principais ícones dos estágios da evolução humana, está, na verdade, equivocada.

Considere as seguintes afirmações sobre a evolução humana.
1 - O surgimento do homem é uma conseqüência lógica do processo evolutivo.
2 - A tendência à diminuição dos pêlos corporais reflete a origem européia do Homo sapiens.
3 - Tanto o homem quanto o macaco são seres evoluídos.
4 - Diferentes espécies de hominídeos existiram simultaneamente.
Quais estão corretas?
(A) Apenas 2.
(B) Apenas 1 e 2.
(C) Apenas 3 e 4.
(D) Apenas 1, 3 e 4.
(E) 1, 2, 3 e 4.

GABARITO
1-C
2-E
3-D
4-E
5-C
6-D
7-D
8-B
9-A
10-A
11-C
12-E
13-C
14-A
15-B
16-D
17-B
18-A
19-C
20-D
21-B
22-E
23-B
24-A
25-C

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