sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UNICENTRO]


Questão 01 
Em 1985 cientistas da Cetus Corporation padronizaram uma técnica pela qual eram geradas, a partir do DNA genômico, grandes quantidades de um fragmento específico de DNA, correspondendo a genes presentes no genoma. Essa técnica consiste em uma reação de replicação in vitro, e foi chamada de reação de polimerização em cadeia (PCR), na qual se obtém o enriquecimento de um fragmento específico de DNA por sua duplicação exponencial. A PCR envolve três etapas básicas, requeridas na reação de síntese de qualquer DNA, que são repetidas por várias vezes: desnaturação por aquecimento do DNA molde, anelamento de nucleotídeos sintéticos (adenina, guanina, citosina e timina) e polimerização das novas fitas de DNA através de enzimas DNA polimerases. Sobre a replicação do DNA assinale a alternativa INCORRETA. 
a) A PCR é uma técnica in vitro, pois não ocorre dentro das células, mas em tubos de ensaios. 
b) A duplicação exponencial do DNA gera ao final de n repetições 2n cópias. 
c) A DNA polimerase é uma enzima capaz de transcrever DNA em RNA. 
d) A desnaturação do DNA molde é necessário para que ocorra a abertura do DNA e o anelamento dos nucleotídeos. 
e) A replicação do DNA é semiconservativa, ou seja, cada fita de DNA novo possui uma das cadeias de nucleotídeos da molécula mãe. 

Questão 02 
 A fotossíntese é o principal processo autotrófico e é realizada por seres clorofilados, como as plantas e algas. Na fotossíntese destes, gás carbônico (CO2) e água (H2O) são usados para síntese de carboidratos e há formação de oxigênio (O2), na presença da clorofila e luz. 
Assinale a alternativa INCORRETA. 
a) O oxigênio liberado na fotossíntese provém da água, e não do gás carbônico. 
b) A maior parte das moléculas de açúcares produzidas na fotossíntese das plantas é armazenada como sacarose e glicogênio, podendo ser transportadas pelos vasos do floema. 
c) A luz é utilizada na fotossíntese graças à presença de pigmentos especializados em capturar luz, como as clorofilas e carotenos. 
d) A fotofosforilação e a fotólise da água são etapas da fotossíntese onde há a formação de ATP e NADPH2, respectivamente a partir de ADP e NADP. 
e) No ciclo das pentoses (ciclo de Calvin) de plantas C3 há a participação da enzima Rubisco e ocorre a formação de carboidratos de três carbonos (trioses). 

Questão 03 
Relacione as colunas e assinale a alternativa correta, nas associações propostas sobre Evolução.  
A. Fixismo. 
B. Estruturas análogas. 
C. Estruturas homólogas. 
D. Evolução convergente. 
E. Evolução divergente. 
F. Paleontologia. 
G. Lamarck. 
H. Neodarwinismo.  
1. Evolução de dois ou mais grupos de seres vivos que não possui ancestral comum, apresentando mesmas adaptações. 
2. Evolução de estruturas homólogas que não desempenham a mesma função. 
3. Estudo dos vestígios e restos de organismos que viveram no passado. 
4. Princípio no qual as espécies são imutáveis. 
5. Criador das leis do uso ou desuso, e da transmissão dos caracteres adquiridos. 
6. Semelhantes na função, mas não tem a mesma origem embrionária. 
7. Conciliação das idéias da seleção natural e da genética. 
8. Derivam de estruturas existentes em um mesmo ancestral comum exclusivo. 
a) B6 – C7 – D2 – G8 – H5. 
b) C8 – B5 – E2 – G3 – H7. 
c) D1 – E7 – F4 – G5 – H8. 
d) A1 – B2 – C4 – F3 – G8. 
e) A4 – C8 – D1 – E2 – F3. 

Questão 04 
Na natureza sabemos que os recursos não são ilimitados, portanto as populações crescem de acordo com a disponibilidade destes. O crescimento exponencial das populações é um aspecto chave na teoria de Charles Darwin (1809-1882). Darwin leu os escritos de Malthus e compreendeu que o excedente de descendentes que resulta do crescimento exponencial permite a transformação evolutiva. Sobre a transformação evolutiva proposta por Darwin, assinale a alternativa correta. 
a) O principal agente de modificações é a ação da seleção natural sobre as variações individuais. 
b) O agente de modificação é a mutação nos genes, que ocorre durante a mitose e meiose nas células germinativas. 
c) A deriva genética é o principal selecionador dos indivíduos mais adaptados. 
d) A imigração transforma as populações ilimitadas, já que há excedente de recursos. 
e) As modificações adquiridas são transmitidas aos descendentes. 

Questão 05 
Considere os diversos aspectos da ecologia, e assinale a alternativa correta. 
a) A sucessão é a manutenção da estrutura da comunidade ao longo do tempo, sendo a mudança chamada de comunidade clímax. 
b) População é um grupo de seres vivos, de uma mesma espécie que vive em locais distantes, separados por uma barreira física e não há fluxo gênico. 
c) O ecótono é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. No ecótono vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos. 
d) Um exemplo de competição intra-específica seria a disputa por espaço, ou simbiose. 
e) Quando a taxa de natalidade é alta e de mortalidade é baixa, a população decresce, sendo o índice de crescimento menor que 1. 

Questão 06 
Um dos modelos mais interessantes de Ecologia é o de equilíbrio da Biogeografia de Ilhas, popularizado por MacArthur e Wilson. A sua premissa básica é de que o número de espécies presentes numa ilha representa um balanço entre a imigração (I), indivíduos novos na ilha e a extinção (E), morte dos indivíduos que lá residem. Quando as taxas de extinção e imigração se igualam, o número de espécies atinge um equilíbrio (S). 
Assinale a alternativa INCORRETA. 
a) A imigração pode ser fonte de novos genes para as populações. 
b) A extinção será maior quando os recursos forem menores. 
c) As mudanças climáticas atuais podem acelerar processos de extinção de algumas espécies. 
d) Verifica-se que devido a fatores ambientais as populações crescem indefinidamente, fato este denominado resistência ambiental. 
e) No ponto S, as taxas de imigração e extinção se cancelam. 

Questão 07 
As hienas não têm predadores e competem pela caça juntamente com leões, leopardos e chitas. Normalmente deslocam-se em bandos e sua tática de predação é cercar a presa, mordendo-a. A noção de 
que todas as hienas são carniceiras é falsa; algumas são predadoras ativas, e às vezes roubam a presa Número de espécies na ilha dos outros. Uma parte dos carnívoros é também carniceira. Há diferentes espécies de hiena, a pintada (Crocuta crocuta), a hiena marrom (Hyaena brunnea) e a hiena listrada (Hyaena hyaena), as três ocorrem na África, sendo a listrada distribuída pela Ásia e Índia. Assinale a alternativa correta. 
a) As três espécies de hiena são do mesmo gênero. 
b) A hiena marrom e a listrada pertencem a mesma família e mesmo gênero. 
c) Nas savanas africanas ocorrem gramíneas, arbustos e árvores, sendo comuns abetos, faias e pinheiros. A fauna é rica em alces, linces e lebres. 
d) Os campos cerrados são as “savanas brasileiras”, e ocorre principalmente na região norte do Brasil. O clima é quente e chuvoso, com precipitação anual entre 1200-2000 mm. 
e) A competição interespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie que disputam nichos ecológicos diferentes, como leões e hienas. 

Questão 08 
Monogenea é uma classe dentro do filo Platelmintes composta por organismos ectoparasitos de vertebrados aquáticos. Antigamente este grupo era incluído como uma subclasse dentro da classe Trematoda. Conhecidos como monogenéticos, os representantes desta classe são exclusivamente parasitas, esses são encontrados parasitando principalmente o tegumento, narinas e brânquias de seus hospedeiros (peixes, répteis e anfíbios aquáticos). Abaixo um representante parasita de peixes. 
Sobre os vermes assinale a alternativa correta. 
a) No filo Platelmintes inclui-se a classe Turbelária, Trematoda e Nematoda. 
b) Os Trematoda são platelmintos parasitas, exemplo, Fasciola hepatica, Schistosoma mansoni e Biomphalaria, parasitas do fígado humano. 
c) Monogenea é uma classe dentro do filo Platelmintes, pertencente à ordem Cestoda. 
d) Taenia solium é um cestóide que pode provocar em humanos uma doença grave, a elefantíase. 
e) Ascaris lumbricoides é um nematóide parasita de humanos, cujo ciclo de desenvolvimento passa pelo sistema digestório, corrente sanguínea, fígado, coração e pulmão, retornando após deglutição até o intestino. 
 
Questão 09 
As proteínas são macromoléculas formadas pela união de várias moléculas menores. Elas participam da composição de muitas estruturas dos seres vivos, tem função metabólica, de defesa, reguladora e energética. 
 Sobre as proteínas, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) As proteínas podem ser chamadas de polinucleotídeos quando são pequenas. 
b) As enzimas aumentam a velocidade das reações químicas, sendo influenciadas pela temperatura e pH. 
c) A ligação peptídica é caracterizada pela reação do grupo amina de um aminoácido com o grupo carboxila de outro, sendo liberada uma molécula de água. 
d) A desnaturação é um fato de inativação das proteínas, podendo ser provocada por altas temperaturas. 
e) A troca de um aminoácido na hemoglobina gera hemácias em forma de foice, doença chamada de anemia falciforme. 
 
Questão 10 
Assinale a alternativa correta, sobre herança genética. 
a) A cor do pêlo dos camundongos é preta (agutis) ou amarela, sendo os agutis homozigotos recessivos (aa) e os amarelos heterozigotos (Aa). Em estudos genéticos foi percebido que nos cruzamentos entre indivíduos 
heterozigotos amarelos ocorre letalidade dos genes, não havendo homozigotos dominante sendo a herança 3:1. 
b) A galactosemia é uma doença genética causada por um gene autossômico recessivo em humanos, que leva a incapacidade de degradar a lactose existente no leite. Pessoas com o genótipo gg são afetadas, incapazes de degradar lactose, e GG são normais. 
c) Nos coelhos verificam-se quatro fenótipos de pêlos, sendo determinados por quatro alelos com a seguinte relação de dominância entre os alelos C+>Cch>Ch>c (C+ = aguti, Cch= chinchila, Ch= himalaio e c=albino). Do cruzamento entre um indivíduo C+c e com outro indivíduo Chc são esperados apenas descendentes agutis e albinos. 
d) No sistema sanguíneo ABO existem quatro genótipos A, B, AB e O. Sendo quatro também o número de fenótipos IA, IB, IAIB e i. 
e) Os mapas genéticos são produzidos de acordo com a porcentagem de permutações entre genes ligados. No caso hipotético entre os genes A, B e C cuja porcentagem de recombinação entre A e B = 19%, A e C = 2%, B e C =17%, temos a distância entre A e B de 21 morganídeos e A e C de 17 morganídeos. 

Questão 11 
Sobre a respiração, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Pode-se considerar a respiração aeróbica um processo realizado em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. 
b) Nos eucariontes a glicólise ocorre no citosol, e o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória nas mitocôndrias, 
respectivamente na matriz mitocondrial e nas cristas mitocondriais. 
c) Nas transferências de hidrogênio ao longo da cadeia respiratória, há liberação de elétrons excitados que são capturados pelos transportadores de elétrons, exemplo dos citocromos, e parte da energia é utilizada na fosforilação oxidativa. 
d) Na respiração aeróbica o aceptor final dos hidrogênios na cadeia respiratória é o nitrogênio. 
e) Algumas bactérias desnitrificantes do solo, como Pseudomonas denitrificans, realizam respiração anaeróbica e participam do ciclo do nitrogênio devolvendo N2 à atmosfera.

Questão 12 
Sobre o desenvolvimento embrionário animal, assinale a alternativa correta. 
a) As fases da gastrulação são duas, a mórula e a blástula. 
b) Os folhetos germinativos ou embrionários são: ectoderma, mesoderma e endoderma, sendo o animal que os possui diblástico. 
c) Durante o desenvolvimento embrionário as células passam por diferenciação celular, cujo resultado são tecidos com distintas funções. 
d) Os animais que o blastóporo dá origem à boca são chamados de deuterostômios, e os animais que o blastóporo origina o ânus são os protostômios. 
e) Um feto que apresente má formação da medula espinhal provavelmente teve problemas no desenvolvimento da endoderme. 
 
Questão 13 
 Sobre as estruturas das plantas, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Felogênio e câmbio interfascicular são exemplos de meristemas primários. 
b) Os acúleos são estruturas pontiagudas com função de proteção frequentemente confundidos com espinhos. 
c) Plantas aquáticas como o água-pé apresentam parênquima aerífico, que auxiliam na flutuação. 
d) Os estômatos são formados por duas células com uma abertura denominada ostíolo. A transpiração estomática é a principal forma de perda de água nas plantas. 
e) Os principais hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento das plantas são: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico. 

Questão 14
Sobre a anatomia e fisiologia animal e humana, assinale a alternativa correta. 
a) Hemácias submetidas a meio externo hipertônico sofrem lise celular, pois há entrada excessiva de água por osmose.
b) Nos vertebrados o celoma surge como espaço no interior de massas de células mesodérmicas e é chamado de esquizoceloma.
c) Glândulas endócrinas lançam suas secreções através de canais diretamente no órgão-alvo, já as exócrinas lançam suas secreções na corrente sanguínea.
d) O sistema nervoso central possui além de proteção esquelética membranas denominadas de meninges, dura-máter, aracnóide e pia-máter.
e) Os gânglios nervosos sensitivos possuem apenas fibras nervosas que transmitem mensagens dos centros nervosos para os órgãos.

Questão 15 
Assinale a alternativa correta sobre o Reino Fungi. 
a) O corpo dos fungos multicelulares é formado por filamentos delgados chamados micélio, cujo conjunto forma as hifas. 
b) São organismos autótrofos, com parede celular de quitina e tem o glicogênio como substância de reserva, e são todos multicelulares. 
c) Os esporos têm conteúdo genético n, e ao sofrerem meiose geram células com dois núcleos 2n. 
d) Não há registros científicos de fungos que produzam toxinas com potencial alucinógeno e farmacológico. 
e) Líquens são associações simbióticas entre fungos (micobiontes) e organismos fotossintetizantes (fotobiontes), sendo sua reprodução realizada através de propágulos denominados sorédios. 







Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...