quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UPE]


1. Entre os sistemas de classificação, o que ainda vigora até hoje, com poucas modificações é o Sistema proposto pelo naturalista, médico e professor sueco Karl Von Linée (1735). A baraúna (Schinopsis brasiliensis) e o gato maracajá (Leopardus wiedii) são duas espécies do ecossistema Caatinga ameaçadas de extinção. De acordo com o sistema proposto por Linée, identifique a que categorias taxonômicas correspondem os nomes: Angiospermae, para baraúna e Mammalia, para o gato maracajá, respectivamente.
a) Filo e Divisão
b) Divisão e Classe
c) Ordem e Reino
d) Família e Classe
e) Reino e Filo

2. Leia o texto a seguir:
Em 2004, nos Estados Unidos, foi feito o primeiro relato de cura da raiva em paciente que não recebeu vacina (Protocolo de Milwaukee). Em 2008, no Brasil, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, em Recife‐PE, um tratamento semelhante (Protocolo Recife) foi aplicado em um jovem de 15 anos de idade, mordido por um morcego hematófago, tendo como resultados a eliminação do agente causador e a recuperação clínica. A primeira cura de raiva humana no Brasil bem como o sucesso terapêutico da paciente dos Estados Unidos abriram novas perspectivas para o tratamento dessa doença, considerada até então letal.Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v18n4/v18n4a08.pdf

Apesar das novas perspectivas, a raiva humana é uma doença evitável, embora, em 2013, novos casos tenham surgido no Brasil. Todos foram registrados no Nordeste, no primeiro semestre, sendo dois casos no Maranhão e um no Piauí. Todos resultaram em óbito. 
Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/2013/02; http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2013/04/; 
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/brasil_raiva_humana_uf_1990_2013_8_5_13.pdf

Em relação a essa zoonose, assinale a alternativa CORRETA.
a) A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e transmitida por mamíferos, como cachorro, morcego, raposa e macaco, com letalidade de aproximadamente 100%, se não tratada.
b) A raiva é causada por uma bactéria que se alastra pelo sistema nervoso periférico humano e se multiplica nas glândulas sebáceas, sendo o agente causador eliminado dali.
c) A raiva pode ser evitada se o paciente lavar bem o ferimento logo após a mordida, mesmo que não receba posteriormente a vacina e/ou o soro antirrábico.
d) O contágio da raiva se dá pela saliva do animal que está com a infecção bacteriana, principalmente pela mordida, embora possa ocorrer por arranhadura ou lambedura.
e) Os sintomas da raiva começam de forma branda, com dores de cabeça, salivação excessiva, mudanças de comportamento, convulsões e se agravam até resultar em morte, caso não sejam administrados os antibióticos adequados.

3. O tratamento sanitário nos países desenvolvidos, a partir de 1880, aumentou a esperança de vida para 15 anos em menos de quatro décadas, e hoje apenas 1% das mortes é causado por esse fator. Nações pobres e em desenvolvimento, como o Brasil, são as que mais sofrem com doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados.
As principais doenças de veiculação hídrica são:
a) H1N1, tuberculose, meningite epidêmica, pneumonia, caxumba, sarampo.
b) Amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide, hepatite infecciosa e cólera.
c) Malária, dengue, febre amarela, doença de chagas, filariose, hanseníase.
d) Tétano, oxiuríase, amebíase, coqueluche, hepatite, botulismo.
e) Aids, HPV, gonorreia, sífilis, candidíase, clamídia.

4. A Caatinga se caracteriza por uma vegetação predominantemente arbórea (quando preservada) e arbustiva com adaptações ao clima predominantemente seco. Para sobreviver em um ambiente com carência de água, as espécies vegetais desenvolveram diversas adaptações e são conhecidas como vegetação xerofítica. São exemplos das adaptações a pouca água:
a) Folhas pequenas ou transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis constituídas em vários casos, principalmente por revestimento de ceras e caules suculentos.
b) Folhas espessas e coriáceas, cutículas permeáveis, muitas vezes revestidas de ceras e caules predominantemente cônicos.
c) Folhas aciculares e espessas, com bordas espinhosas e caules suculentos e cônicos.
d) Espinhos inseridos nas folhas e nos caules, sendo estes, por sua vez, predominantemente secos e cilíndricos.
e) Folhas revestidas de ceras, apresentando caules bastante ramificados e finos, geralmente subterrâneos.

5. A forma e a anatomia das folhas estão relacionadas às duas funções básicas: fotossíntese e transpiração. Entretanto, cada tecido tem sua função específica. De acordo com essas informações, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) 5, 3, 2, 4, 1
b) 4, 1, 3, 2, 5
c) 1, 3, 4, 5, 2
d) 2, 1, 4, 3, 5
e) 3, 2, 1, 4, 5

6. Observe a imagem a seguir:
Os crustáceos podem ser encontrados em todos os ambientes do mundo, inclusive no Nordeste do Brasil. Segundo estudos publicados pelo Censo da Vida Marinha de 2010, são os seres predominantes dos oceanos. A marcante diversidade biológica, a importância ecológica e econômica demostram que a classe Crustacea tem um destacado papel na sustentabilidade do planeta e, por isso, é importante conhecer mais sobre esses animais.
Com relação às características dos crustáceos, analise as afirmativas a seguir:
I. Apresentam simetria bilateral, são de vida livre e classificados quanto a sua locomoção em espécies planctônicas, bentônicas e nectônicas.
II. Apresentam simetria bilateral, sistema digestório completo e realizam excreção por intermédio de duas glândulas verdes ou antenais.
III. Apresentam dois pares de antenas, exoesqueleto com quitina e carbonato de cálcio.
IV. Respiram por intermédio de brânquias e apresentam sistema circulatório aberto, coração ventral e pigmento respiratório, como a hemocianina.
V. São animais em sua maioria aquáticos, dioicos, com cópula e fecundação externa, podendo ter desenvolvimento direto ou indireto.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
a) I, II e III.
b) III e V.
c) II, III e V.
d) I e III.
e) III, IV e V.

7. Leia o trecho da música Samarica Parteira, interpretada por Luiz Gonzaga.
....
‐ Lula!
‐ Pronto patrão.
‐ Monte na bestinha melada e risque. Vá ligeiro buscar Samarica parteira que Juvita já tá 
com dô de menino.
.....‐ Foi a maior carreira que eu dei na minha vida...
Piriri piriri .... uma cancela: nheeeiim ... pá... ...Um rancho...
‐ Au au!...
‐ Tá me estranhan'o cruvina? Era cruvina mermo. Balançô o rabo.
‐ Não sei porque cachorro de pobe tem sempre nome de peixe: é cruvina, traíra, piaba,
matrinxã, baleia, piranha....
Disponível em: http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/392697/. Adaptado.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A baleia, um mamífero, por vezes, é confundida com peixes, conforme o exemplo da música. Isso ocorre, principalmente, por causa do formato do seu corpo e da presença de nadadeiras.
II. As baleias respiram por meio de pulmões e precisam subir à tona para efetuar as trocas gasosas. Os peixes ósseos, por sua vez, respiram, na sua maioria, por meio de brânquias, projeções filamentosas ricas em vasos sanguíneos, localizados nos arcos entre as fendas branquiais, e não necessitam subir à superfície.
III. A organização básica do sistema digestório é semelhante entre peixes e baleias. O tubo digestório inicia na boca, seguida da faringe, do esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, terminando no ânus. No entanto, os peixes ósseos possuem uma válvula espiral com a função de retardar o trânsito dos alimentos, dando mais tempo à digestão.
IV. Em relação ao sistema circulatório, os peixes ósseos têm um coração com apenas duas câmaras – um átrio e um ventrículo, enquanto as baleias têm coração com quatro câmaras – dois átrios e dois ventrículos completamente separados.
V. Os peixes ósseos, assim como as baleias, são dioicos, e a maioria tem fecundação interna.
Os embriões se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, alimentando‐se de substâncias que retiram do sangue materno por meio de uma estrutura semelhante à placenta, sendo, portanto, espécies vivíparas.
Estão CORRETAS
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) II, III e V.
e) III e IV.

8. A alimentação inadequada pode desenvolver, nos seres humanos, distúrbios ou doenças que, se não forem diagnosticadas e tratadas de forma eficaz, levarão o indivíduo a óbito. Entre elas, pode-se citar a diabetes. Considerada um conjunto de doenças, cuja característica comum é o aumento da concentração de glicose no sangue, é diagnosticada com a realização de exame de sangue. Quando a taxa de glicose situa-se
acima ou abaixo de 90 mg de glicose por 100 ml de sangue, ou seja, 0,9 mg/ml, há o desenvolvimento da diabetes. Observe o esquema a seguir:

(Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/diabe1.htm. Adaptado.)

No esquema, há dois órgãos e dois hormônios, respectivamente, que atuam ativamente no controle da glicose no sangue. Assinale a alternativa que apresenta esses órgãos e hormônios.
a) 1‐ Estômago 2‐ Fígado 3‐ Insulina 4‐ Colecistoquinina
b) 1‐ Fígado 2‐ Estômago 3‐ Glucagon 4‐ Colecistoquinina
c) 1‐ Estômago 2‐ Pâncreas 3‐ Colecistoquinina 4‐ Glucagon
d) 1‐ Pâncreas 2‐ Estômago 3‐ Insulina 4‐ Colecistoquinina
e) 1‐ Fígado 2‐ Pâncreas 3‐ Glucagon 4‐ Insulina

9. Leia o texto a seguir:
De acordo com o pediatra Dr. Moises Chencinski, a longo prazo, não dormir direito pode comprometer seriamente a saúde, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios vitais para o funcionamento de nosso organismo. A melatonina, neuro‐hormônio relacionado à regulação do sono, é fabricada no escuro e produzida de forma muito irregular em bebês, pois sua glândula produtora não é bem desenvolvida. Assim, o sono de bebês é imprevisível. Recentes descobertas mostram que o leite materno, produzido pela ação da
prolactina, contém melatonina em grande quantidade à noite e em menor concentração durante o dia. Assim, o aleitamento materno tem mais uma função, a qual supre essa deficiência e induz o sono dos bebês. Além disso, na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento (GH ou somatotrofina) são liberados durante o sono, e crianças que têm dificuldade para dormir têm mais chance de ter problemas no seu desenvolvimento físico. Disponível em: http://guiadobebe.uol.com.br/hora-de-dormir-o-sono-parte-4. Adaptado.
Considerando as amplas funções dos hormônios apresentados no texto, estabeleça a correlação entre outras possíveis ações desses hormônios.
a) Melatonina – pode atenuar inflamações; Prolactina – estimula a espermatogênese e a ovocitogênese; Somatotrofina – causa vasoconstrição generalizada no corpo.
b) Melatonina – aumenta a concentração de glicose no sangue; Prolactina – evita o acúmulo de gordura e a fragilidade de ossos; Somatotrofina ‐ estimula a deposição de cálcio nos ossos.
c) Melatonina – estimula a quebra de glicogênio no fígado; Prolactina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Somatotrofina ‐ ajuda a manter tônus muscular.
d) Melatonina – inibe o desenvolvimento das gônadas; Prolactina – promove a secreção de progesterona; Somatotrofina ‐ afeta o metabolismo das células.
e) Melatonina – causa vasoconstrição na pele, mucosas e rins; Prolactina – pode atenuar inflamações; Somatotrofina ‐ acelera os batimentos cardíacos.

10. Houve tempo em que criança saudável era criança gordinha. Hoje o cenário é assustador: a obesidade atinge 15% dos pequenos, que estão expostos a riscos de gente grande. A falta de exercícios e a alimentação inadequada são os grandes culpados pelos quilos a mais. Só para se ter uma ideia, quando o pequeno devora um pacote de bolacha na hora do lanche, está ingerindo o equivalente a uma refeição completa em calorias. O prejuízo é enorme: além do impacto na autoestima, aumenta a chance de problemas
ortopédicos, de infecções respiratórias e de pele, de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado - a chamada esteatose. Pior: uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto rechonchudo. O risco sobe para 50%, caso ela entre na adolescência gorda.
Disponível em: Saúde Abril: http://saude.abril.com.br/edicoes/0273/medicina/conteudo_138650.shtml. Adaptado.

Segundo os cientistas, alguns fatores podem predispor à obesidade infantil. Sobre esses fatores, analise os itens a seguir:
I. Bebês que dormem pouco
II. Mães diabéticas
III. Bebês não amamentados com o leite materno
IV. Recém‐nascidos com peso e altura superior a 50 centímetros e 5 quilos, respectivamente
V. Recém‐nascidos com excesso de celulite localizada nos membros inferiores e nádegas, as chamadas dobrinhas
VI. Genitores gordos
Estão CORRETOS
a) III, IV e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e VI.
d) II, III e IV.
e) II, V e VI.

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