Larissa é uma estudante do curso de Ciências Biológicas que se interessa pela análise dos tecidos. Em seu último projeto, ela se empenhou em entender os cortes histológicos obtidos do tendão quadríceps femoral, conforme pode ser ilustrado na figura anatômica a seguir.
Durante as observações ao microscópio, a acadêmica lembrou-se do que havia ocorrido com o joelho de sua irmã Marina em 2014 e se recordou com precisão do que o médico havia lhe dito naquela ocasião: "Marina sofreu um processo infeccioso em joelho esquerdo e precisarei drená-lo, encaminhar o material para análise no laboratório e iniciar Oxacilina".
Considerando que o agente causador da doença de Marina apresenta em sua célula as estruturas representadas, segundo a ilustração abaixo, sua tarefa agora será analisá-la e marcar a melhor alternativa aplicada ao contexto científico criado.
A) O corte histológico analisado por Larissa é constituído essencialmente por tecido conjuntivo denso não-modelado, rico em fibras de colágeno e elastina.
B) Após a análise do líquido sinovial de Marina, o médico diagnosticou infecção por Gram-positivo, melhor representado pela estrutura B.
C) As artrites piogênicas resultam primordialmente da inoculação primária do agente etiológico em joelho, após evidência de trauma.
D) A Oxacilina não seria a melhor opção para o tratamento de Marina, uma vez que o agente etiológico não apresenta as estruturas A ou B em sua constituição.
E) O sucesso no tratamento de Marina dependeu da drenagem em sinóvia, pois a Oxacilina não seria sobremaneira efetiva em conter o foco infecioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário