sábado, 15 de agosto de 2015

BIOLOGIA [UEPA]


Texto 6 

Realidade genética e biológica do recém-concebido

Nas últimas décadas, o avanço técnico-científico desvendou mistérios, desfez mitos e tabus e trouxe para os consultórios médicos não só a compreensão mas também a possibilidade de controle e manipulação da reprodução humana1 e também as discussões a respeito do aborto no que tange à realidade biológica do recém-concebido em busca de evidências se o embrião humano2 é ou não vida humana desde a fecundação. A biologia ensina que cada ser humano possui dois tipos fundamentais de células: células somáticas3 e células germinativas4 . A genética moderna demonstra que todas as células somáticas sem exceção possuem o mesmo genótipo. Assim, qualquer célula do corpo humano contém o genótipo completo da pessoa responsável pelo desenvolvimento embrionário5, desenvolvimento fetal, infantil, adolescente e adulto. Com a demonstração de que o genótipo presente em todas as células somáticas do organismo humano é o mesmo presente no zigoto, ou seja, é o mesmo formado na fertilização, fica então evidente que não existem diferenças na composição genética do recém-concebido e do adulto. Do ponto de vista genético, o recém-concebido é, portanto, um organismo informacional completo. (Extraído do livro A Bioética no século XXI, Eliane Azevedo, 2000)

Com relação ao Texto 6, responda às questões de número 29 a 32, observando os números assinalados. 

29. A respeito do processo correspondente ao número 1, assinalado no Texto 6, afirma-se: 
I. Quando uma mulher nasce, seus ovários contêm ovócitos primários. 
II. Os espermatozóides são produzidos no interior do epidídimo que compõe os testículos. 
III. Após ocorrida a ovulação (ovocitação), as paredes do folículo, sob a influência do LH (hormônio luteinizante), transformam-se em uma estrutura glandular produtora de progesterona, mantendo a gestação. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) I. 
b) I e II. 
c) II e III. 
d) I e III. 
e) Todas as afirmativas estão corretas. 

30. Sobre a estrutura número 2, assinalada no Texto 6, afirma-se que: 
I. É originado, logo após a fecundação normal, por um processo de divisão celular chamado meiose. II. As estruturas denominadas anexos embrionários, que auxiliam no seu desenvolvimento, permanecem até a fase adulta do individuo. 
III. É formado, logo após a fecundação normal, por uma série de divisões sucessivas denominadas mitoses a qual origina células mencionadas no texto com a numeração 3. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) I 
b) II 
c) III 
d) I e II 
e) II e III 

31. As afirmativas a seguir referem-se às estruturas correspondentes aos números 3 e 4, assinalados no Texto 6. Coloque “V” para as consideradas verdadeiras e “F” para as consideradas falsas. 
( ) A estrutura de número 3 refere-se às células diplóides. 
( ) As espermátides constituem exemplos de células de número 3. 
( ) A estrutura de número 4 compreende células haplóides. 
( ) O zigoto constitui exemplo de células assinaladas com o número 3. A seqüência correta é: 
a) F, F, V, V 
b) V, V, F, F 
c) F, V, F, V 
d) V, V, F, V 
e) V, F, V, V 

32. Na figura abaixo, destacam-se estruturas que se formam durante as etapas relacionadas com o processo de número 5, assinalado no Texto 6. Observe atentamente a figura e assinale a alternativa correta:
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) II 
b) I e II 
c) I e III 
d) II e III 
e) III e IV 

Texto 7 

Existem pessoas que têm o hábito de jogar sal sobre as lesmas. Elas derretem e morrem por desidratação. Entretanto, essa atitude não deve ocorrer, pois além do sofrimento causado ao animal provoca-se ainda desequilíbrio no ecossistema. (Adaptado do Programa Completo de Matérias – São Paulo, 2004). 

33. A morte do animal a que o Texto 7 se refere ocorre porque: 
I. Há a formação de uma solução salina na superfície da pele do animal. 
II. A solução que se forma na superfície do corpo do animal é mais concentrada que a solução dos fluidos corpóreos da lesma. 
III. A desidratação do animal se dá pela passagem de líquido do meio menos concentrado para o mais concentrado. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) I 
b) I e II 
c) I e III 
d) II e III 
e) I, II, III

Texto 8 

A fome e a desnutrição no Brasil continuam sendo as principais causas de mortes e doenças de milhões de crianças. A sociedade civil organizada busca soluções alternativas para dar respostas ao problema. Assim, surgiu a proposta de alimentação alternativa com a elaboração da chamada “multimistura”, rica em amido, gordura e proteína além de vitamina A, C e B1, minerais (Ferro e cálcio) e fibras. Com isto a Pastoral da Criança vem reduzindo as taxas de mortalidade infantil no Brasil. (Adaptado da revista ISTO È, setembro/2007). 

34. Com relação aos nutrientes citados no Texto 8, afirmar-se que: 
I. O primeiro mineral é um ativador de enzimas da coagulação, e o segundo está presente na hemoglobina que transporta oxigênio. 
II. O segundo composto orgânico não se dissolve na água e funciona como isolante térmico em aves e mamíferos. 
III. O terceiro composto orgânico está relacionado com a defesa do organismo e pode exercer função enzimática. De acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é: 
a) I 
b) II 
c) III 
d) I e II 
e) II e III 

GABARITO
29. D
30. C
31. ANULADA
32. C
33. E
34. E

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...