Questão 61
Em uma área, as aves de uma certa espécie alimentavam-se
dos insetos que atacavam uma plantação. As
aves também consumiam cerca de 10% da produção de
grãos dessa lavoura. Para evitar tal perda, o proprietário
obteve autorização para a caça às aves (momento A) em
sua área de plantio, mas o resultado, ao longo do tempo,
foi uma queda na produção de grãos. A caça às aves foi
proibida (momento B) e a produção de grãos aumentou a
partir de então, mas não chegou aos níveis anteriores. Ao
longo de todo esse processo, a população do único predador
natural dessas aves também foi afetada.
No gráfico estão representados os momentos A e B e as
linhas representam a variação das populações de aves,
de insetos que atacam a plantação e de predadores das
aves, bem como a produção de grãos, ao longo do tempo.
No gráfico, as linhas
(A) 2, 3 e 4 representam, respectivamente, a população
de insetos, a população das aves e a população de
seu predador.
(B) 1, 3 e 4 representam, respectivamente, a população
das aves, os grãos produzidos pela agricultura e a população
de insetos.
(C) 2, 3 e 4 representam, respectivamente, os grãos produzidos
pela agricultura, a população do predador
das aves e a população das aves.
(D) 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os grãos produzidos
pela agricultura, a população de insetos e a
população das aves.
(E) 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os grãos produzidos
pela agricultura, a população das aves e a
população de seu predador.
Questão 62
A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo,
cada uma delas, uma descrição de características de
uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
A professora também desenhou na quadra de esportes da
escola uma grande célula animal, com algumas de suas
organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr
para a organela cuja característica estava descrita na ficha
em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela
seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada
pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela
indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela
indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada
foram
(A) Mayara, Gustavo e Lígia.
(B) Rodrigo, Mayara e Giovana.
(C) Gustavo, Rodrigo e Fernando.
(D) Carlos, Giovana e Mayara.
(E) Fernando, Carlos e Lígia.
Questão 63
Considere as seguintes manchetes, noticiadas por diferentes
meios de comunicação no primeiro semestre de
2015:
Brasil pode ser o primeiro país a ter vacina
contra a dengue.
Mosquito da dengue é o mesmo que
transmite a febre chikungunya.
Sobre a relação existente entre esses dois temas, vacina
contra dengue e febre chikungunya, é correto afirmar que
a vacina
(A) diminuirá o número de casos de dengue, mas poderá
contribuir para o aumento do número de pessoas com
febre chikungunya.
(B) fará diminuir o tamanho das populações de Aedes
aegypti, diminuindo o número de casos de dengue e o
número de casos de febre chikungunya.
(C) tornará as pessoas imunes a ambas as doenças, mas
a presença de mosquitos Aedes aegypti no ambiente
continuará alta.
(D) tornará as pessoas imunes ao mosquito Aedes
aegypti, mas não imunes aos agentes etiológicos da
dengue e da febre chikungunya.
(E) protegerá contra a febre chikungunya apenas nos casos
em que o Aedes aegypti for portador de ambos os
agentes etiológicos.
Questão 64
Considere o seguinte experimento:
Um experimento simples consiste em mergulhar a
extremidade cortada de um ramo de planta de flores com
pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum
tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas.
(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011.)
Considere os mecanismos de condução de seiva bruta
e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o
processo que resultou na mudança da cor das pétalas é
análogo à condução de
(A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na
parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática
positiva no interior do floema, forçando a elevação da
coluna de água com corante até as pétalas das flores.
(B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé-
lulas da extremidade inferior do xilema absorveram
pigmentos do corante, o que aumentou a pressão
osmótica nas células dessa região, forçando a passagem
de água com corante pelo xilema até as células
das pétalas das flores.
(C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as
células adjacentes ao floema absorveram a sacarose
produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a
pressão osmótica nessas células, permitindo que, por
osmose, absorvessem água com corante do floema.
(D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte
aérea da planta criou uma pressão hidrostática negativa
no interior do xilema, forçando a elevação da
coluna de água com corante até as pétalas das flores.
(E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hipotônica
em relação à osmolaridade da seiva elaborada
e, por osmose, a água passou da solução para o
interior do floema, forçando a elevação da coluna de
água com corante até as pétalas das flores.
Questão 65
O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai
se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras.
Encontrado facilmente em supermercados, é usado
como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos
e outros pratos.
Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas:
1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que
não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento.
2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos,
tendo baixo valor nutricional.
Sobre essas assertivas, é correto dizer que
(A) ambas estão corretas, e a segunda assertiva não é
consequência da primeira, uma vez que a fotossíntese
não é condição para a síntese de proteínas.
(B) ambas estão erradas, pois os fungos são organismos
autótrofos que sintetizam seu próprio alimento, são
ricos em carboidratos e proteínas e têm grande valor
nutricional.
(C) a primeira está errada e a segunda está correta, pois,
embora sejam fungos e não realizem fotossíntese, os
cogumelos são autótrofos e sintetizam seu próprio alimento.
(D) ambas estão corretas, e a segunda delas é consequência
da primeira, uma vez que organismos que
não fazem fotossíntese não sintetizam proteínas e
carboidratos.
(E) a primeira está correta e a segunda está errada, uma
vez que, embora não realizem fotossíntese, os fungos
sintetizam proteínas e carboidratos.
Questão 66
Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos
e balões de borracha simula o funcionamento do sistema
respiratório humano.
Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que
o representam na demonstração, é correto afirmar que
(A) o movimento da mão esticando a borracha corresponde
ao relaxamento do diafragma, em resposta a
estímulos de quimiorreceptores localizados no bulbo,
que detectam a baixa concentração de O2
no sangue
e promovem a inspiração.
(B) o movimento da mão esticando a borracha corresponde
à contração do diafragma, por ação do bulbo
quando o pH do sangue circulante diminui em razão
da formação de ácido carbônico no plasma.
(C) a garrafa pet corresponde à pleura, membrana dupla
que envolve os pulmões e que apresenta quimiorreceptores
sensíveis à variação de O2
e CO2
nos capilares
alveolares, desencadeando os movimentos de
inspiração e expiração.
(D) a garrafa pet corresponde à parede da caixa torácica
que, ao manter o volume torácico constante, permite
que os pulmões, representados pelos balões, se inflem
na inspiração e se esvaziem na expiração, expulsando
o ar rico em CO2.
(E) os tubos que penetram na garrafa correspondem à
traqueia e aos brônquios que, embora não apresentem
movimentos de contração e relaxamento, favorecendo
a movimentação do ar nas vias respiratórias,
possuem válvulas que impedem a mistura do ar rico
em O2
com o ar rico em CO2
.
Questão 67
Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro
casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguí-
neo AB Rh– e Fátima de tipo O Rh+. Dentre os filhos,
Paulo é de tipo sanguíneo A Rh+, Mário é de tipo B Rh– e
Lucas é de tipo AB Rh+.
Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar
que
(A) Paulo e Mário são irmãos por parte de pai e por parte
de mãe, e Lucas é filho de Sílvio e não de Fátima.
(B) Lucas e Mário são meios-irmãos, mas não se pode
afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
(C) Paulo e Lucas são meios-irmãos, mas não se pode
afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
(D) Paulo e Mário são meios-irmãos, mas não se pode
afirmar qual deles é fruto do primeiro casamento.
(E) Lucas e Mário são irmãos por parte de pai e por parte
de mãe, e Paulo é filho de Sílvio e não de Fátima.
Questão 68
Água doce: o ouro do século 21
O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes
nas últimas cinco décadas. O Dia Mundial da Água,
em 22 de março, encontra o líquido sinônimo de vida
numa encruzilhada: a exploração excessiva reduz os estoques
disponíveis a olhos vistos, mas o homem ainda
reluta em adotar medidas que garantam sua preservação.
(http://revistaplaneta.terra.com.br)
Além da redução do consumo, uma medida que, a médio
e a longo prazo, contribuirá para a preservação dos estoques
e a conservação da qualidade da água para consumo
humano é
(A) a construção de barragens ao longo de rios poluídos,
impedindo que as águas contaminadas alcancem os
reservatórios naturais.
(B) o incentivo à perfuração de poços artesianos nas residências
urbanas, diminuindo o impacto sobre os estoques
de água nos reservatórios.
(C) a recomposição da mata nas margens dos rios e nas
áreas de nascente, garantindo o aporte de água para
as represas.
(D) o incentivo à construção de fossas sépticas nos domicílios
urbanos, diminuindo a quantidade de esgotos
coletados que precisam ser tratados.
(E) a canalização das águas das nascentes e seu redirecionamento
para represas, impedindo que sejam
poluídas em decorrência da atividade humana no
entorno.
Leia o texto e examine a tabela para responder às questões
69 e 70.
O ano de 2015 foi eleito como o Ano Internacional da Luz,
devido à importância da luz para o Universo e para a humanidade.
A iluminação artificial, que garantiu a iluminação noturna, impactou diretamente a qualidade de vida
do homem e o desenvolvimento da civilização. A geração
de luz em uma lâmpada incandescente se deve ao aquecimento
de seu filamento de tungstênio provocado pela
passagem de corrente elétrica, envolvendo temperaturas
ao redor de 3000 ºC.
Algumas informações e propriedades do isótopo estável
do tungstênio estão apresentadas na tabela.
Questão 69
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar
que a propriedade que justifica adequadamente o uso
do tungstênio em lâmpadas incandescentes é:
(A) apresentar alta densidade.
(B) apresentar alta eletronegatividade.
(C) ser um elemento inerte.
(D) apresentar alto ponto de fusão.
(E) ser um metal de transição.
Questão 70
A partir das informações contidas na tabela, é correto afirmar
que o átomo neutro de tungstênio possui
(A) 73 elétrons.
(B) 2 elétrons na camada de valência.
(C) 111 nêutrons.
(D) 184 prótons.
(E) 74 nêutrons.
Leia o texto para responder às questões 71 e 72.
A luz branca é composta por ondas eletromagnéticas de
todas as frequências do espectro visível. O espectro de
radiação emitido por um elemento, quando submetido a
um arco elétrico ou a altas temperaturas, é descontínuo
e apresenta uma de suas linhas com maior intensidade,
o que fornece “uma impressão digital” desse elemento.
Quando essas linhas estão situadas na região da radiação visível, é possível identificar diferentes elementos químicos por meio dos chamados testes de chama. A tabela
apresenta as cores características emitidas por alguns
elementos no teste de chama:
Questão 71
Em 1913, Niels Bohr (1885-1962) propôs um modelo que
fornecia uma explicação para a origem dos espectros atô-
micos. Nesse modelo, Bohr introduziu uma série de postulados,
dentre os quais, a energia do elétron só pode assumir
certos valores discretos, ocupando níveis de energia
permitidos ao redor do núcleo atômico. Considerando o
modelo de Bohr, os diferentes espectros atômicos podem
ser explicados em função
(A) do recebimento de elétrons por diferentes elementos.
(B) da perda de elétrons por diferentes elementos.
(C) das diferentes transições eletrônicas, que variam de
elemento para elemento.
(D) da promoção de diferentes elétrons para níveis mais
energéticos.
(E) da instabilidade nuclear de diferentes elementos.
Questão 72
Uma estudante preparou 10,0 mL de uma solução
1,00 mol·L–1 de cloreto de um dos metais apresentados
na tabela do texto a fim de realizar um teste de chama em
laboratório. No teste de chama houve liberação de luz vermelha
intensa. A partir das informações contidas no texto
e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale
a alternativa que apresenta a massa do sal utilizado
pela estudante, em gramas, e a sua fórmula.
(A) 1,11 e CaCl2.
(B) 7,56 e CaCl.
(C) 11,1 e CaCl2.
(D) 0,756 e CaCl.
(E) 0,111 e CaCl2.
Questão 73
Leia o texto para responder às questões de 73 a 75.
A bioluminescência é o fenômeno de emissão de luz visível por certos organismos vivos, resultante de uma reação
química entre uma substância sintetizada pelo próprio organismo
(luciferina) e oxigênio molecular, na presença de
uma enzima (luciferase). Como resultado dessa reação
bioquímica é gerado um produto em um estado eletronicamente
excitado (oxiluciferina*). Este produto, por sua
vez, desativa-se por meio da emissão de luz visível, formando
o produto no estado normal ou fundamental (oxiluciferina).
Ao final, a concentração de luciferase permanece
constante.
O esquema ilustra o mecanismo geral da reação de bioluminescência
de vagalumes, no qual são formados dois
produtos diferentes em estados eletronicamente excitados,
responsáveis pela emissão de luz na cor verde ou
na cor vermelha.
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar
que a enzima luciferase
(A) aumenta a energia de ativação da reação global de
formação da oxiluciferina.
(B) é um dos produtos da reação.
(C) é responsável pela emissão de luz.
(D) é o intermediário da reação, a partir do qual se originam
os produtos.
(E) atua como catalisador, pois interfere na reação sem
ser consumida no processo.
GABARITO
61. D
62. A
63. A
64. D
65. E
66. B
67. A
68. C
69. D
70. B
71. C
72. A
73. E
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