Para responder a questão, leia o texto e analise a imagem a seguir.
O dragão de Komodo apresenta vários mecanismos adaptativos: estruturais, fisiológicos, comportamentais e termorregulatórios.
Para o controle da temperatura corporal, o réptil utiliza algumas estratégias:
1. Aumento do ritmo dos batimentos cardíacos.
2. Desvios cardíacos, ou seja, enviam sangue do ventrículo para a circulação pulmonar ou sistêmica e evitam um dos circuitos.
3. Controle da posição do corpo em relação ao sol.
O efeito da posição na quantidade de energia solar e sombra do lagarto é identificado na porção inferior da figura. Orientação positiva (a): as costelas são afastadas, tornando o corpo mais circular e com eixo longo perpendicular aos raios solares; orientação negativa (b): costelas comprimidas, deixando o eixo longo paralelo aos raios solares; não-orientado (c): as costelas estão relaxadas e o sol está por cima da cabeça.
Marque a alternativa CORRETA.
A) Pode-se afirmar que a posição do corpo em relação ao sol e à sombra é controlada pelo comportamento do animal e, portanto, essas mudanças posturais são comprovadamente um método eficiente para aumentar (b) na figura acima, ou diminuir (a), na figura acima, a absorção de energia térmica solar.
B) O aumento da frequência cardíaca eleva o bombeamento de sangue das duas câmaras cardíacas através do corpo e, consequentemente, a taxa de troca de calor. Isso implica em esfriar ou esquentar em menor tempo, pela fisiologia da circulação completa.
C) A cor do corpo é outro fator que atua na termorregulação, porque influencia na absorbância de ondas curtas de radiação. São as cores escuras as responsáveis pelo aumento da absorção das ondas curtas, o que explica a ocorrência de lagartos dessas cores em zonas de baixas temperaturas.
D) A presença de procariontes na boca,
constituídas de parede celular com glicana e manana, é uma adaptação utilizada
pelo dragão durante a captura de presas.
E) Os lagartos são alongados e com isso a
relação área de superfície/volume corporal (ou S/V) é relativamente baixa,
implicando em alta resistência a mudanças na temperatura corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário