sábado, 21 de setembro de 2019

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UERJ]

[RESPOSTAS NO FINAL DA PÁGINA]

Novas tecnologias de embalagens visam a aumentar o prazo de validade dos alimentos, reduzindo sua deterioração e mantendo a qualidade do produto comercializado. Essas embalagens podem ser classificadas em Embalagens de Atmosfera Modificada Tradicionais (MAP) e Embalagens de Atmosfera Modificada em Equilíbrio (EMAP). As MAP são embalagens fechadas que podem utilizar em seu interior tanto gases como He, Ne, Ar e Kr, quanto composições de CO2 e O2 em proporções adequadas. As EMAP também podem utilizar uma atmosfera modificada formada por CO2 e O2 e apresentam microperfurações na sua superfície, conforme ilustrado abaixo.

QUESTÃO 35
No interior das embalagens de hortaliças, deve haver concentrações de CO2 elevadas e valores de O2 reduzidos, mas não próximos de zero, a fim de evitar a deterioração desses produtos. Para essa finalidade, embalagens EMAP são mais adequadas que as MAP, uma vez que as microperfurações possibilitam a troca de gases, impedindo o acúmulo de CO2 liberado pelos vegetais e permitindo a entrada de O2. Os gráficos a seguir representam as variações de concentrações de CO2 e O2 ao longo do tempo nas embalagens EMAP e MAP:
Com base na análise dos gráficos, uma vantagem do uso da embalagem EMAP em relação à MAP  na conservação de hortaliças é: 
(A) impedir trocas de gases com o meio externo 
(B) reduzir a oxidação dos alimentos da embalagem 
(C) evitar proliferação de microrganismos anaeróbios 
(D) permitir alterações acentuadas na atmosfera modificada
QUESTÃO 36
Dentre os gases citados no texto, aquele que corresponde a uma substância composta é simbolizado por : 
(A) Kr 
(B) O2 
(C) He 
(D) CO2

QUESTÃO 37
Admita que, imediatamente após a colocação do gás argônio em uma embalagem específica, esse gás assume o comportamento de um gás ideal e apresenta as seguintes características:
Nessas condições, o volume, em mililitros, ocupado pelo gás na embalagem é: 
(A) 96 
(B) 85 
(C) 77 
(D) 64
QUESTÃO 38
Considere a ilustração abaixo, de uma célula animal com padrão diploide de seis cromossomos, ou seja, 2n = 6, em divisão celular.
A partir da ilustração, observa-se a ocorrência do seguinte processo: 
(A) reposição de células mortas 
(B) multiplicação celular assexuada 
(C) produção de células totipotentes 
(D) formação de células reprodutoras
QUESTÃO 40
Recentemente, cientistas conseguiram produzir hidrogênio metálico, comprimindo hidrogênio molecular sob elevada pressão. As propriedades metálicas desse elemento são as mesmas  dos  demais elementos do grupo 1 da tabela de classificação periódica. Essa semelhança está relacionada com o subnível mais energético desses elementos, que corresponde a: 
(A) ns1 
(B) np2 
(C) nd3 
(D) nf4

QUESTÃO 42
Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática: 
(A) açúcar 
(B) proteína 
(C) colesterol 
(D) triglicerídeo

QUESTÃO 43
No tratamento dos sintomas da acidez estomacal, emprega-se o hidróxido de alumínio, que neutraliza o excesso do ácido clorídrico produzido no estômago. Na neutralização total, a quantidade de mols de ácido clorídrico que reage com um mol de hidróxido de alumínio para formação do sal neutro corresponde a: 
(A) 2 
(B) 3 
(C) 4 
(D) 6

QUESTÃO 44
Com o objetivo de reduzir impactos ambientais, pesquisadores vêm testando alternativas para substituir o plástico comum por novos materiais, como o PHB. Esse polímero é produzido a partir do bagaço da cana e se transforma em CO2 e H2O quando se decompõe. Uma vantagem para o meio ambiente está associada à seguinte característica desse novo polímero: 
(A) interfere no ciclo do carbono 
(B) é composto por fonte renovável 
(C) intensifica a magnificação trófica 
(D) é resistente à degradação bacteriana
QUESTÃO 46
Para a remoção de um esmalte, um laboratório precisa preparar 200 mL de uma solução aquosa de propanona na concentração de 0,2 mol/L. Admita que a densidade da propanona pura é igual a 0,8 kg/L. Nesse caso, o volume de propanona pura, em mililitros, necessário ao preparo da solução corresponde a: 
(A) 2,9 
(B) 3,6 
(C) 5,8 
(D) 6,7 












GABARITO
35. C
36. D
37. A
38. D
40. A
42. B
43. B
44. B
46.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...