[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
QUESTÃO 21
Uma alternativa para tratamento de dejetos gerados pela criação intensiva de animais é a utilização de biodigestor. No interior desse equipamento, os resíduos orgânicos são decompostos por bactérias em condições anaeróbicas, tendo como resultado a produção de biogás e fertilizante. O biogás pode ser utilizado como fonte primária para o fornecimento de energia para turbinas e motores, com um poder calórico total de 5000 kJ para cada 1 𝑚3 . Um motor de gerador possui eficiência de 30% e tem a capacidade de gerar 5000 𝑘𝑊ℎ por mês. Para fazer esse motor funcionar durante 1 (um) mês, será necessário quantos 𝑚3 de biogás?
(A) 1,0 × 103 𝑚3 .
(B) 3,6 × 103 𝑚3 .
(C) 8,1 × 103 𝑚3 .
(D) 1,2 × 104 𝑚3 .
QUESTÃO 22
Na cozinha de um apartamento, existem três eletrodomésticos que funcionam a 200𝑉: geladeira, forno micro-ondas e fogão elétrico. Esses equipamentos estão ligados em paralelo, em um mesmo circuito, passando por um disjuntor. A potência de cada um dos equipamentos está no quadro seguinte:
Considere todos os equipamentos ligados ao mesmo tempo e despreze a resistência elétrica no circuito. A corrente elétrica que passa pelo disjuntor será de:
(A) 10 𝐴
(B) 30 𝐴.
(C) 41 𝐴.
(D) 53 𝐴.
QUESTÃO 23
A figura a seguir ilustra um copo totalmente cheio de água e com a abertura tampada por uma folha de papel. O conjunto é cuidadosamente girado, de modo que a abertura do copo fica voltada para baixo e suspensa no ar. A água é mantida dentro do copo pela folha de papel.
Após girar o copo, conforme ilustrado na figura, a água exerce sobre o papel:
(A) pressão nula.
(B) pressão igual a pressão atmosférica.
(C) pressão maior que a pressão atmosférica.
(D) pressão menor que a pressão atmosférica.
QUESTÃO 24
A figura a seguir ilustra dois objetos de massa m e M apoiados em uma gangorra a distâncias distintas do ponto de equilíbrio. A massa M é maior que a massa m.
A condição de equilíbrio observada na figura ocorre, pois
(A) as resultantes das forças e dos torques são nulas.
(B) as resultantes das forças e dos torques produzem aceleração angular.
(C) a força peso do objeto de massa M produz um torque resultante no sentido horário.
(D) a força peso do objeto de massa m produz um torque resultante no sentido anti-horário.
QUESTÃO 25
Um grupo de estudantes criou um sistema de monitoramento de alagamento nas ruas, constituído de uma boia cilíndrica conectada a um sensor por um fio inextensível e massa desprezível, conforme ilustrado na figura a seguir.
A boia é feita de um material com densidade de 1/3 da densidade da água. O sensor é acionado quando a boia estiver com 2/3 do seu volume submerso. No momento que o sensor é acionado, o sistema descrito estará em equilíbrio. Dados: 𝑉𝐶 = 3 × 10−2𝑚3 (volume da boia); 𝜌𝐿 = 1 × 103 𝑘𝑔/ 𝑚3 (densidade da água); 𝑔 = 10 𝑚/𝑠 2 . Desprezando o atrito entre a boia e a parede do tubo, a tração CORRETA no fio no momento em que o sensor é acionado corresponde a:
(A) 100 N.
(B) 200 N.
(C) 300 N.
(D) 400 N.
QUESTÃO 26
As radiações eletromagnéticas na região do visível (400 − 700𝑛𝑚) são responsáveis pela maior parte dos fenômenos da fotossíntese. Nas plantas, uma das principais clorofilas que predominam é a clorofila a, podendo absorver ou refletir total ou parcialmente a luz solar em determinadas frequências. O gráfico a seguir ilustra a absorção (eixo das ordenadas) da clorofila a realizada pelos pigmentos de uma planta em função do comprimento de onda da luz (eixo das abscissas).
A tabela apresenta o comprimento de onda relativo a algumas cores do espectro da luz no visível:
Com base nas informações acima expostas, é CORRETO afirmar que:
(A) A luz solar é a composição de todas as cores menos a vermelha.
(B) A clorofila a reflete maior quantidade de luz azul na região entre 425 e 450𝑛𝑚.
(C) A clorofila a reflete maior quantidade de luz verde na região entre 500 e 550𝑛𝑚.
(D) A clorofila a reflete maior quantidade de luz vermelha na região entre 650 e 700𝑛𝑚.
QUESTÃO 27
No Sistema Internacional (S.I.), a unidade de quantidade de calor, cujo símbolo é 𝑄, pode ser relacionada com a energia em transito sem mudança de fase. A expressão 𝑄 = 𝑚𝑐∆𝑇 é utilizada para determinar a quantidade de calor 𝑄 absorvida ou cedida por um corpo de massa 𝑚, constituído por um determinado material de calor específico 𝑐, quando sua temperatura sofre uma variação 𝛥𝑇. No S.I. a unidade CORRETA da grandeza física calor específico é:
QUESTÃO 28
Um gás ideal está confinado em uma câmara fechada, onde o volume sofre variação, em processo isotérmico. Durante o processo, a relação entre a pressão (𝑃) e o volume (𝑉) foram medidas para duas temperaturas distintas T1 e T2, sendo T1 < T2. As tabelas a seguir ilustram os dados obtidos para as duas temperaturas.
Com base nas tabelas, o gráfico CORRETO que corresponde ao comportamento 𝑃 × 𝑉 é:
QUESTÃO 29
A fusão nuclear permanece como uma promessa de energia limpa e de baixo custo para o futuro. Entretanto, sua implementação esbarra em alguns desafios. A pesada radiação de nêutrons rápidos emitidos é um dos empecilhos mais difíceis de solucionar. Além de deteriorar as paredes dos reatores nucleares, esses nêutrons rápidos não podem ser confinados por campos magnéticos e retiram energia do plasma dificultando a obtenção de uma reação autossustentada. Uma das alternativas investigadas para solução deste problema é o uso das reações de fusão nuclear de baixa produção de nêutrons, chamadas, algumas vezes, de reações nucleares “aneutrônicas”. Uma delas é a fusão nuclear próton-boro-11. Nesta reação de fusão nuclear, o próton (um núcleo de hidrogênio, representado pela letra ‘p’) colide com núcleo do isótopo boro-11 (B) produzindo um núcleo atômico ‘X’ intermediário que decai em três partículas idênticas representadas por ‘Y’. As partículas ‘Y’ produzidas têm os mesmos valores de massa e de carga e a mesma energia cinética.
Sobre a reação de fusão próton-boro-11, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) O número atômico do núcleo representado pela letra X é igual a 6.
(B) O número atômico das partículas representadas pela letra Y é igual a 2.
(C) O número de massa do próton é igual a 1,0 unidade de massa atômica.
(D) A soma dos valores do número de massa das partículas representadas pela letra Y é igual a 6.
QUESTÃO 30
Em um recipiente, foram misturadas duas soluções aquosas: 150 mL de ácido sulfúrico (H2SO4) de concentração 0,40 mol/L e 350 mL de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,20 mol/L. A mistura foi agitada até o término da reação. Em relação à solução resultante, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A solução resultante é ácida, a concentração do ácido restante é 0,05 mol/L e a do sal formado é 0,07 mol/L.
(B) A solução resultante é ácida, a concentração do ácido restante é 0,05 mol/L e do sal formado é 0,12 mol/L.
(C) A solução resultante é básica, a concentração da base restante é 0,02 mol/L e a do sal formado é 0,14 mol/L.
(D) A solução resultante é neutra e a concentração do sal formado é 0,06 mol/L.
QUESTÃO 31
O gás ozônio pode se decompor e formar gás oxigênio de acordo com a equação:
Uma amostra de gás ozônio puro é completamente convertida em gás oxigênio dentro de um recipiente hermeticamente fechado com um pistão móvel que permite variação do volume do recipiente. Ao final da transformação, resta apenas gás oxigênio no interior do recipiente. O volume do recipiente triplica enquanto a temperatura permanece inalterada. Considere que os gases se comportam de maneira ideal. Em relação à pressão final no interior do recipiente, assinale a alternativa CORRETA.
(A) O valor da pressão final do gás no interior do recipiente será igual a um terço (1/3) do valor da pressão inicial.
(B) O valor da pressão final do gás no interior do recipiente será metade (1/2) do valor da pressão inicial
(C) O valor da pressão final do gás no interior do recipiente será igual a um quarto (1/4) do valor da pressão inicial.
(D) O valor da pressão final do gás no interior do recipiente será igual a um sexto (1/6) do valor da pressão inicial.
QUESTÃO 32
As substâncias iônicas, quando dissolvidas em água, produzem uma solução que conduz corrente elétrica. Já as substâncias moleculares produzem soluções aquosas condutoras somente quando sofrem ionização. As substâncias capazes de conduzir corrente elétrica em solução aquosa são denominadas de eletrólitos. Assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Amido solúvel não é eletrólito.
(B) Bases muito solúveis são eletrólitos fortes.
(C) Óxidos de metais alcalinos não são eletrólitos.
(D) Ácidos com baixa constante de ionização são eletrólitos fracos.
QUESTÃO 33
Uma certa reação ocorre pela combinação de dois reagentes formando um único produto, de acordo com a reação:
Um conjunto de experimentos é conduzido para determinar a equação de velocidade desta reação obtendo-se os resultados demonstrados na tabela.
Sobre a equação de velocidade da reação, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A ordem global da reação é igual a 1/2.
(B) A reação é de segunda ordem em relação ao reagente B.
(C) A constante de velocidade da reação é igual a 0,02.
(D) A reação é de primeira ordem em relação ao reagente A.
QUESTÃO 34
Os monossacarídeos se unem através de ligações glicosídicas formando os polissacarídeos, polímeros de alta massa molecular. Esses polímeros têm vasta distribuição na natureza e são constituintes essenciais de todos os organismos vivos. Ocorrem em algas, bactérias e fungos, vegetais superiores e animais, possuindo funções variadas nesses sistemas biológicos. Os polissacarídeos mais comuns são o amido, o glicogênio e a celulose. Sobre estes polissacarídeos, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Os animais utilizam o glicogênio para armazenar glicose, principalmente, nos músculos e no fígado.
(B) O amido é constituído por dois polissacarídeos ligeiramente diferentes: a amilose e a maltose.
(C) O amido é o principal meio de armazenamento de energia das plantas, sendo abundante nas batatas e nos grãos.
(D) A celulose é o biopolímero mais abundante na Terra e consiste em unidades de glicose unidas por ligações βglicosídicas.
QUESTÃO 35
A Tabela a seguir contém alguns dos ácidos graxos mais comuns e seus respectivos valores de ponto de fusão:
Analise as afirmativas a seguir em relação aos dados contidos na Tabela.
I. Os ácidos graxos apresentados são formados por moléculas com uma extremidade polar contendo o grupamento ácido carboxílico e por uma cadeia carbônica apolar.
II. Os ácidos oleico, linoleico e linolênico são isômeros constitucionais.
III. Os ácidos mirístico, palmítico e esteárico são ácidos graxos saturados e os ácidos oleico, linoleico e linolênico são ácidos graxos insaturados.
IV. Quando comparamos ácidos graxos com o mesmo número de átomos de carbono, quanto maior o grau de instauração, menor o ponto de fusão.
V. Ácidos graxos saturados mostrados na Tabela são líquidos à temperatura ambiente (25ºC).
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Todas as afirmativas estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas I, II, III, e IV estão corretas.
QUESTÃO 36
A célula galvânica (pilha) é um dispositivo no qual a ocorrência de uma reação espontânea de oxidação-redução gera corrente elétrica. Uma pilha de zinco e níquel é constituída de dois compartimentos: um contendo uma placa de zinco mergulhada em uma solução aquosa de sulfato de zinco e o outro, contendo uma placa de níquel mergulhada em uma solução aquosa de sulfato de níquel. As placas estão interligadas através de um fio condutor elétrico, e uma ponte salina de cloreto de potássio unindo as duas soluções. O sistema descrito é representado pela figura a seguir.
Dado os potenciais padrões de redução dos metais: Eº Zn = -0,76V e Eº Ni = -0,23V.
Considerando a pilha em funcionamento nas condições padrões (concentração das soluções 1,0 mol/L e temperatura 25ºC), assinale a alternativa CORRETA.
(A) O sinal do anodo é positivo, o sinal do catodo é negativo e o potencial padrão da pilha é +0,99 V.
(B) No anodo, ocorre a redução do zinco e no catodo ocorre a oxidação do níquel. O fluxo de elétrons vai do catodo para o anodo através do fio condutor.
(C) À medida que a reação avança, a concentração de íons níquel (Ni2+) diminui na solução da direita (catodo) e a concentração de íons zinco (Zn2+) aumenta na solução da esquerda (anodo).
(D) A ponte salina serve para manter o contato iônico sendo que os íons cloretos (Cl- ) migram para solução da direita (catodo) enquanto que os íons potássio (K+ ) migram para solução da esquerda (anodo).
QUESTÃO 37
As plantas produzem substâncias orgânicas denominadas hormônios vegetais ou fitormônios. Essas substâncias são produzidas em determinadas regiões das plantas, podendo agir no local de biossíntese ou migrar para outros locais, onde exercem seus efeitos, que consistem principalmente na regulação do crescimento e do desenvolvimento. Com relação às principais funções dos fitormônios, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Citocinina estimula o amadurecimento de frutos e atua na queda natural das folhas e de frutos.
(B) Giberelina promove a germinação de sementes e o desenvolvimento de brotos.
(C) Ácido abscísico promove a dormência de gemas e de sementes e induz o fechamento dos estômatos.
(D) Auxina estimula o alongamento celular, atua no fototropismo e na dominância apical.
QUESTÃO 38
Analise as afirmativas relacionadas a algumas doenças parasitárias. 1. As medidas de prevenção incluem combater a proliferação do inseto vetor e impedir sua picada. 2. A vacinação, com forma atenuada do vírus, confere imunidade com poucos efeitos adversos. 3. É uma doença causada por um protozoário que pode atacar o baço e o fígado. Assinale a alternativa CORRETA que relaciona as afirmativas com a respectiva doença:
(A) 1, 2 e 3 se referem à malária.
(B) 2 e 3 se referem à febre amarela.
(C) 1 e 2 se referem à doença de Chagas.
(D) 1 e 3 se referem à leishmaniose.
QUESTÃO 39
Analise as afirmativas quanto à organização do sistema digestório e aos processos da digestão e da absorção de nutrientes em humanos.
I. As partes que compõem a estrutura interna da coroa de um dente molar são esmalte, dentina e polpa.
II. O ácido clorídrico torna o conteúdo estomacal fortemente ácido, elevando o pH em torno de 6, o que contribui para eliminar microrganismos.
III. Uma das principais funções hepáticas é regular o nível de glicose no sangue, armazenando o excesso na forma de glicogênio.
IV. As enzimas tripsina e a quimotripsina quebram as ligações peptídicas, transformando carboidratos em moléculas menores.
V. As vilosidades e as microvilosidades no intestino delgado são responsáveis pelo aumento da capacidade de absorção de nutrientes.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
QUESTÃO 40
Analise as afirmativas a seguir em relação ao mecanismo da síntese de proteínas.
I. A síntese de proteínas representa, em última instância, a transcrição da informação genética.
II. No processo de tradução, participam, dentre outros fatores, os ribossomos, os RNAm, os RNAt, aminoácidos e diversas enzimas.
III. À medida que o ribossomo se desloca, os RNAt vão encaixando os aminoácidos na sequência definida pela ordem dos códons do RNAm.
IV. O códon AUG de um RNAm é chamado de códon de parada de tradução, pois determina o fim da informação para a cadeia polipeptídica.
V. O último estágio da síntese de um polipeptídio ocorre quando o ribossomo chega a um códon de parada. Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
QUESTÃO 41
A identificação de organismos por meio do material genético é muito utilizada em diferentes áreas. No diagnóstico de doenças, é um dos métodos mais precisos, que está sendo amplamente usado na detecção do vírus causador da COVID19. Qual a técnica que tem variações que permitem a detecção do vírus SARS-CoV-2 por meio da amplificação do seu material genético?
(A) Proteína C reativa
(B) Reação catalisada por DNA
(C) Reação em cadeia da RNA polimerase
(D) Reação em cadeia da polimerase
QUESTÃO 42
O esquema simplificado acima representa uma flor de angiosperma vista em corte longitudinal, onde estão indicados elementos relacionados com a reprodução sexuada. Analise as seguintes afirmativas sobre as características anatômicas e o processo de fertilização que ocorre na flor esquematizada:
I. A extremidade do pistilo diferencia-se em antera, no interior da qual se formam os grãos de pólen.
II. A porção basal dilatada do estame, denominada ovário, contém os óvulos.
III. A polinização consiste na deposição de grãos de pólen em um estigma.
IV. As anteras abaixo do estigma facilitam a autopolinização.
V. Tecidos circundantes aos óvulos fecundados se transformam em frutos. Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
QUESTÃO 43
O esquema acima representa as etapas da respiração aeróbia, não balanceada. Sobre esse processo esquematizado, analise as seguintes afirmativas.
I. A representação do esquema é válida para células procarióticas e eucarióticas.
II. A glicólise é uma etapa anaeróbia do processo de degradação da glicose.
III. O gás carbônico é o substrato inicial do ciclo de Krebs.
IV. O saldo em ATP é positivo apenas na etapa da cadeia respiratória. V.
O oxigênio é o aceptor final de hidrogênios na cadeia respiratória.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas II e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
QUESTÃO 44
A figura acima representa um tipo de célula pancreática responsável pela secreção de enzimas que compõem o suco pancreático humano. Analise as afirmativas sobre as características morfofuncionais desse tipo celular.
I. Retículo endoplasmático rugoso na porção basal está relacionado à síntese e transporte de proteínas.
II. Mitocôndrias na porção basal estão associadas ao transporte passivo de substâncias.
III. Complexo de Golgi se situa entre as organelas de síntese proteica e os grãos de secreção.
IV. Microvilosidades apicais estão associadas com a diminuição da superfície celular.
V. Redução na produção de insulina por esse tipo celular leva ao diabetes tipo I.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
(D) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
GABARITO
21. D
22. C
23. D
24. A
25. A
26. C
27. B
28. B
29. D
30. A
31. B
32. C
33. A
34. B
35. B
36. C
37. A
38. D
39. C
40. B
41. D
42. C
43. B
44. A
Nenhum comentário:
Postar um comentário