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BIOLOGIA [UNESP]

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Questão 61 Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como aleluias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram formando casais e partem em busca de um local onde vão construir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últimos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glicose, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. (Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ...

BIOLOGIA [UEM]

Questão 01 Sobre as estruturas especiais utilizadas na reprodução sexuada dos diferentes grupos vegetais, assinale o que for correto. 01) No arquegônio do gametófito de Bryophyta (musgo), a fecundação entre a oosfera e o anterozoide resultará no zigoto diploide, e este, após divisões mitóticas sucessivas, originará o esporófito. 02) Em Pterophyta (samambaias e avencas), os esporângios reunidos em soros liberam os esporos haploides que, após divisões mitóticas sucessivas, originarão os gametófitos. 04) Nos vegetais produtores de sementes nuas (sem a proteção do pericarpo), a micrópila do óvulo recebe o grão de pólen que formará o tubo polínico, através do nucelo, até atingir a oosfera. 08) Nos vegetais produtores de frutos, o ovário impede a livre chegada do grão de pólen até a micrópila do óvulo. O estigma oferecerá as condições para a germinação do grão de pólen. 16) A dupla fecundação que ocorre no gametófito das angiospermas ( Magnoliophyta ) produz dois embriões diploides, ...

BIOLOGIA [UFMG]

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QUESTÃO 01 Como conseqüência da competição entre elas, duas populações apresentam o seguinte perfil de distribuição no interior de uma floresta: Observe que o tamanho das áreas I, II e III das pirâmides representa o número de indivíduos da população e a sua localização nos estratos da floresta. Esse tipo de distribuição pode ser exemplificado pelas interações entre A) uma espécie de joaninha e uma espécie de pulgão de que ela se alimenta. B) uma espécie de orquídea e a espécie de abelha que a poliniza. C) duas espécies de aranhas com diferentes tolerâncias à variação de umidade. D) duas espécies de pássaros que se alimentam das mesmas sementes. QUESTÃO 02 Observe esta figura, em que estão representados subprodutos de dois processos - I e II: Considerando-se as informações dessa figura, é INCORRETO afirmar que, A) em ambientes agrícolas e estuários marinhos, o processo I é responsável pela maior taxa de O2 presente na atmosfera. B) no processo I, há formação de compostos ener...

BIOLOGIA [UFPB]

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32. O esquema a seguir representa as principais etapas da respiração celular. Analisando-o, é correto afirmar que a(s) etapa(s) a) I ocorre na matriz mitocondrial. d) I e II ocorrem no citoplasma celular. b) II ocorre no citoplasma celular. e) I, II e III ocorrem nas mitocôndrias. c) III ocorre nas cristas mitocondriais. 33. O tecido que está amplamente distribuído pelo corpo e desempenha funções bastante variadas, tais como, sustentação, defesa do organismo e transporte de substâncias, é o tecido a) muscular. c) conjuntivo. e) epitelial. b) ósseo. d) sangüíneo. 34. Animais, cujos ovos apresentam segmentação meroblástica discoidal e são ricos em vitelo distribuído no pólo vegetativo, podem ser exemplificados por: a) estrelas-do-mar ou vacas. d) tartarugas ou galinhas. b) vacas ou rãs. e) galinhas ou estrelas-do-mar. c) rãs ou tartarugas. 35. Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista , é correto afirmar que, entre os represen...

BIOLOGIA [UFSC]

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Questão 31  Um extraterrestre que resolvesse estudar a composição química das formas de vida em nosso planeta poderia concluir, de maneira correta, que ela é baseada em compostos de carbono, água e sais minerais. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).  01. Nos seres vivos as substâncias mais abundantes são: água (70% a 85%), lipídios (10% a 15%), glicídios (7% a 10%) e proteínas (2% a 3%).  02. Os íons cálcio desempenham importante função nos processos da contração muscular e da coagulação do sangue.  04. Os compostos proteicos miosina e hemoglobina têm como principal elemento na sua composição os íons magnésio.  08. Os glicídios desempenham papel importante na estrutura dos ácidos nucleicos, os quais são importantes na transmissão das características dos seres vivos.  16. Os fosfolipídios, uma classe especial de lipídios, são essenciais na formação das membranas celulares.  32. Todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais, utilizados por noss...

BIOLOGIA [UNIMONTES]

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  QUESTÃO 41 O ciclo reprodutivo da mulher depende da interação de hormônios provenientes do hipotálamo, hipófise e ovários. A figura a seguir ilustra algumas dessas interações. Analise-a.  Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. A) A produção do hormônio 3 é inibida por feedback negativo do hormônio 1. B) O hormônio 3 é responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. C) O hormônio 2 controla o desenvolvimento dos folículos ovarianos. D) O hormônio 1 atua no útero, promovendo a descamação da mucosa uterina. QUESTÃO 42 Considere quatro crianças filhas de um mesmo casal, em que as duas meninas apresentam visão normal para cores e os dois meninos são daltônicos. Diante desses dados, é INCORRETO afirmar que A) o alelo mutado está presente em pelo menos um dos avós maternos da criança. B) o pai dessas crianças é daltônico. C) as meninas podem ser homozigotas dominantes para a visão...

BIOLOGIA [UFPEL]

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32 . Na década de 1950, o cientista Harold Urey, intrigado com a origem dos primeiros compostos orgânicos do planeta, discutiu o tema com seu aluno Stanley Miller. Em 1953, Miller publicou um artigo intitulado “Produção de aminoácidos nas possíveis condições da Terra primitiva”. O experimento de Miller empregou um aparelho que ele mesmo construiu, tentando recriar as condições da atmosfera primitiva. Nesse aparelho, totalmente isolados do ar, o vapor de água, a amônia, o metano e o hidrogênio eram submetidos a altas temperaturas e a descargas elétricas, tais como teriam ocorrido nos primórdios do nosso planeta.  Com base na figura, no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que o experimento de Miller procurava provar que  (a) as moléculas dos gases que compunham a atmosfera primitiva poderiam ser rompidas por alguma forma de energia e seus átomos se recombinar constituindo aminoácidos. (b) a atmosfera primitiva assim como os oceanos poderiam originar matéria orgâni...