Postagens

BIOLOGIA [UFCG]

Imagem
BIOLOGIA 01 - Analise o esquema em que é mostrada uma síntese sobre os conhecimentos que retratam a origem da vida. Com bases no esquema podemos fazer o seguinte julgamento: I) Não há um consenso quanto à origem da vida, mas a maioria dos cientistas acredita que o primeiro organismo era unicelular e  procarionte. II) Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra. III) Os primeiros seres vivos eram estruturalmente simples e, por meio de reações químicas elementares, conseguiam obter  energia para sua sobrevivência, absorvendo matéria orgânica do meio e degradando-a em substâncias mais simples, na  presença de oxigênio. IV) Atualmente acredita-se que os seres vivos estão sujeitos a uma seleção natural V) A evolução é um processo rápido. Assim, podem-se observar as mudanças nos seres vivos em pouco tempo. Estão CORRETAS as seguintes afirmativas: a) II, III e IV. b) II, III e V. c) III, IV e V....

BIOLOGIA [UFCG]

Imagem
QUESTÃO 01 As plantas produzem seu alimento a partir de moléculas de água e gás carbônico, na presença da luz, através da realização da fotossíntese, enquanto a liberação da energia desses alimentos é feita pela sua respiração. O desenvolvimento e a nutrição desses seres vivos dependem do equilíbrio entre esses dois processos. Observe o gráfico abaixo e julgue verdadeira ou falsa cada alternativa de I a V a seguir: I – em A, a taxa de fotossíntese é menor que a taxa de respiração; II – em B, a quantidade de oxigênio produzida é igual à quantidade de oxigênio consumida; III – em C, a quantidade de glicose produzida é menor do que a quantidade de glicose consumida; IV – as plantas respiram praticamente com mesma intensidade, na presença ou na ausência da luz; V – o ponto B é denominado Ponto de Compensação Fótica. São verdadeiras as afirmativas: a) I, II, IV e V ; b) I, II, III e V ; c) II ,III, IV e V ; d) I, II, III, IV e V; e) I , II e IV QUESTÃO 02...

BIOLOGIA [UFMT]

Imagem
Questão 1 Sobre o ozônio na atmosfera, sua destruição e efeitos na natureza, julgue os itens. (0) Sem o escudo protetor da camada de ozônio, haverá maior incidência da radiação ultravioleta sobre a superfície terrestre, provocando decréscimo na produção primária dos ecossistemas e aumento de casos de câncer de pele. (1) Na estratosfera, os clorofluorcarbonetos (CFCs) desencadeiam quimicamente a destruição da camada de ozônio. (2) O poluente monóxido de carbono (CO), liberado principalmente por aviões a jato e automóveis, exerce efeitos corrosivos na camada de ozônio. (3) No processo evolutivo dos organismos, a camada de ozônio, presente na atmosfera primitiva, foi determinante para que ocorresse a síntese das primeiras moléculas orgânicas. Questão 2 A leishmaniose cutânea ou tegumentar americana (LTA), importante doença infecto-parasitária, é uma zoonose em expansão no estado de Mato Grosso. O surto endêmico está relacionado às atividades antrópicas após o desmatament...

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFMT]

Imagem
QUESTÃO 42 Leia o texto abaixo. A partir das informações contidas no texto, analise as afirmativas. I - Se o carro de passeio deixar de rodar 1 dia (de 2ª. à 6ª. feira), durante um ano, deixará de emitir 600 kg de CO2. II - A quantidade mínima de árvores a ser plantada para compensar a emissão de CO2 gerada por uma família de 4 pessoas,  durante um mês, é superior a 100. III - A quantidade mínima de árvores a ser plantada para compensar a emissão de CO2 do caminhão, durante um mês, é igual a  18. IV - Em um ano, a quantidade, em média, de CO2 gerada por uma pessoa equivale à quantidade gerada por aproximadamente 11  carros de passeio. Estão corretas as afirmativas A) I, II e III, apenas. B) II e III, apenas. C) II e IV, apenas. D) I, II, III e IV. E) I e IV, apenas QUESTÃO 51 Uma dona de casa descobriu que, eliminando a gema apical de certas plantas, estas apresentavam uma ramificação lateral mais abundante. Sobre esse procedimento, analise as afir...

BIOLOGIA [UFCG]

Imagem
_______________ Questão 01 As pessoas acometidas de osteoporose apresentam  uma redução de nível de cálcio no organismo, levando à fragilidade dos ossos que pode culminar com fraturas. A  prevenção e o tratamento dessa doença consistem em uma  dieta à base de alimentos ricos em cálcio e a prática de  atividades físicas, no entanto, nos casos mais sérios o uso de  medicamentos é recomendado. Para um tratamento mais  eficaz, é necessário que o paciente tome sol diariamente no  intuito de melhorar a absorção do cálcio.  Assinale a alternativa incorreta. a) A osteoporose surge a partir da ação intensa de hormônios  tieroideanos que atuam no metabolismo ósseo promovendo  a remoção de cálcio da matriz óssea e elevando a calcemia. b) O colecalciferol, elemento importante na absorção do íon  cálcio, é formado na pele em conseqüência da ação dos  raios ultravioletas do sol. c) A vitamina D aumenta a absorção do cálcio no apa...

BIOLOGIA [UFMA]

Imagem
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 35. O quadro abaixo apresenta cinco das classes  em que se divide o Filo Arthropoda,  correspondendo a cada classe suas  características e importância ecológica. As classes A, B, C, D e E representam,  respectivamente: a) Crustacea, Insecta, Quilopoda, Aracnida  e Diplopoda b) Diplopoda, Crustacea, Aracnida, Insecta  e Quilopoda c) Quilopoda, Insecta, Aracnida, Crustacea  e Diplopoda d) Crustacea, Aracnida, Insecta, Diplopoda  e Quilopoda e) Crustacea, Aracnida, Insecta, Quilopoda  e Diplopoda 36. As plantas desenvolveram várias adaptações  que facilitaram o transporte dos grãos de  pólen até os estigmas, garantindo, assim, a  polinização. Plantas anemófilas e  entomófilas apresentam, respectivamente, as seguintes características: a) anteras com pólen seco e pouco  abundante; pétalas coloridas e vistosas b) flores geralmente vistosas com grãos de  pólen densos; f...