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BIOLOGIA [UFRJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 1. Uma dieta muito popular para perder peso consiste em ingerir alimentação rica em gordura e proteína, mas sem carboidratos. O gráfico a seguir mostra o efeito dessa dieta na recomposição do glicogênio muscular (um polímero de glicose), após duas horas de exercício, e a compara com uma dieta rica em carboidratos. Por que a dieta rica em gordura e proteína, mas sem carboidratos, não é recomendada para atletas? 2. O gráfico a seguir mostra a relação entre a disponibilidade de oxigênio na atmosfera e sua dissolução no sangue de indivíduos de duas populações. A curva A é típica de indivíduos aclimatados a grandes altitudes, já a curva B foi obtida em indivíduos que vivem ao nível do mar. Observe que, por exemplo, sob uma pressão parcial de oxigênio de 100 mm Hg, a quantidade de O 2 no sangue é de cerca de 18% na curva B, ao passo que, na curva A, à mesma pressão, há aproximadamente 26% de oxigênio no sangue. Explique por que as quantidades de oxig...

BIOLOGIA [UFRJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÃO 1 As curvas abaixo mostram a produção de anticorpos específicos de dois indivíduos inoculados com antígenos protéicos do vírus X no dia 0. Com base nas respostas de cada um deles ao antígeno, suspeitou-se de que um dos indivíduos fosse originário de uma região onde a infeção pelo vírus X atinge grande número de indivíduos. Qual dos dois indivíduos é originário da região com alta incidência do vírus X? Justifique. QUESTÃO 2 Um pesquisador determinou as variações nas concentrações de ADN ao longo do tempo, em células do ovário e do epitélio intestinal de um animal. As variações na quantidade de ADN em cada célula nos dois casos estão registradas nas figuras 1 e 2. Qual das figuras (1 ou 2) corresponde às células do ovário e qual corresponde ao epitélio intestinal. Justifique. QUESTÃO 3 Dada a distribuição de nutrientes descrita nas figuras abaixo e sabendo que a pluviosidade média anual é maior na zona tropical, em que zona diminuiria mai...

BIOLOGIA [UFRJ]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] QUESTÃO 2 A cor do pêlo dos gatos depende de um par de genes alelos situados no cromossomo X. Um deles é responsável pela cor preta e o outro pela cor amarela. Existe um terceiro gene autossômico (não localizado nos cromossomos sexuais) que é responsável pela cor branca. Com essas informações, explique por que o pêlo de uma gata pode ter três cores, enquanto o pêlo de um gato só pode ter duas cores.  As técnicas modernas de engenharia genética tornaram possível a produção de plantas transgênicas que possuem genes introduzidos artificialmente no seu genoma. Entre as várias estratégias de produção de plantas transgênicas destacamos duas: 1) plantas resistentes a certos vírus patogênicos que, na ausência do gene de resistência, as matariam. 2) Plantas mais resistentes aos efeitos dos defensivos agrícolas (agrotóxicos). Essas plantas toleram concentrações maiores de agrotóxico sem alterar as propriedades tóxicas dos defensivos agrícolas. Do ponto de...

BIOLOGIA [UFRN]

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  [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 1 Um dos ingredientes utilizados para se fabricar pão é o fermento biológico, constituído de leveduras. No entanto, após ficar pronto, o pão pode vir a ser contaminado por organismos denominados Penicillium , que o deixam com manchas esverdeadas, denominadas bolor. As figuras abaixo representam esses dois organismos. A) Com base nas figuras, a que reino pertencem os organismos nelas representados? Cite três características fundamentais para a inclusão desses organismos em tal reino. B) As leveduras são utilizadas na fabricação do pão, para fazê-lo crescer. Explique por que isso acontece. Questão 2 Com o objetivo de observar o desenvolvimento de frutos e a produção de sementes por tomateiros, um pesquisador fez um experimento com flores dessa planta. Antes de iniciar o experimento, ele retirou os estames das flores do tomateiro e realizou o procedimento descrito a seguir: Com base no experimento, responda: A) Como se denomina a e...

BIOLOGIA [UFRN]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. As macromoléculas (polissacarídeos, proteínas ou lipídios) ingeridas na alimentação não podem ser usadas diretamente pelo organismo, pois elas precisam ser degradadas em moléculas menores durante a digestão. Da degradação de polissacarídeos, proteínas e lipídios durante a digestão, originam-se, respectivamente: A) monossacarídeos, aminoácidos e ácidos graxos/glicerol. B) ácidos graxos/glicerol, monossacarídeos e aminoácidos. C) aminoácidos, glicerina/ácidos graxos e glicerol. D) glicerina, ácidos graxos/glicerol e aminoácidos. 22. Os transgênicos são organismos geneticamente modificados que possuem genes  A) transferidos artificialmente de organismos de outras espécies. B) transfectados naturalmente de organismo da mesma espécie. C) cortados por enzimas de restrição que são inseridos noutro lugar do genoma do mesmo organismo. D) manipulados por clonagem que são inseridos no cromossomo de organismo da mesma espécie. 23. O sistema digestivo ...

BIOLOGIA [UFRN]

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 [ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 21. A orelha humana é o órgão responsável pela audição. A orelha capta o som e, por meio de vários processos, transforma vibrações sonoras em impulsos elétricos e os transmite ao cérebro, onde são decodificados, para identificar o som captado. Na orelha reproduzida ao lado, os números 1, 2 e 3, representam, respectivamente, A) canal auditivo, cóclea e ossículo. B) tubo auditivo, ossículo e nervo auditivo. C) canal auditivo, membrana timpânica e cóclea. D) tubo auditivo, membrana timpânica e nervo auditivo. 22. Para se defender de agressões de agentes externos - como os microorganismos -, o corpo humano possui uma série de barreiras de defesa que impedem a entrada desses agentes no seu interior. Essas barreiras, classificadas como primeira, segunda e terceira barreiras de defesa, são, respectivamente: A) sistema imunológico - inflamação - sistema circulatório. B) pele e mucosas - vacinas - sistema excretor. C) pele e mucosas - fluidos - sis...

ENEM [2004]

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[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] PROVA AMARELA 57. A identificação da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na década de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporção das bases nitrogenadas que compõem moléculas de DNA de várias espécies. A comparação das proporções permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam (A) pares de mesmo tipo em todas as espécies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA. (B) pares diferentes de acordo com a espécie considerada, o que garante a diversidade da vida. (C) pares diferentes em diferentes células de uma espécie, como resultado da diferenciação celular. (D) pares específicos apenas nos gametas, pois essas células são responsáveis pela perpetuação das espécies. (E) pares específicos somente nas bactérias, pois esses organismos são formados por uma única célula. 49. Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode...