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OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE BIOLOGIA [OIB]

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Questão 1.  Cormorões ( Phalacrocorax   carbo ) se alimentam de peixes. Eles mergulham na água e perseguem as presas com o auxílio da visão, então a clareza da água é um fator importante. Normalmente, cormorões caçam individualmente, mas se a água estiver turva, eles passam a desenvolver um método colaborativo de caça dentro de um grupo. Fonte: IOB (2012). [Traduzido e adaptado]. Considerando a ilustração acima, indique a alternativa CORRETA que contenha os processos no desenvolvimento da estratégia de caça colaborativa dos cormorões.  I. Tentativa e erro. II. Habituação. III. Aprendizado social. IV. Competição. a) I e IV. b) II e III. c) I e II. d) I e III. e) II e IV.

OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE BIOLOGIA [OIB]

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Utilize a ilustração, a seguir, para responder às Questões 1 e 2. Questão 1.  A morfologia de três espécies de bactérias (A até C) são mostradas abaixo: Fonte: IOB (2012). [Traduzido e adaptado]. As bactérias na natureza preferem se ligar às superfícies e existem na forma conhecida como "biofilmes". Durante o processo de adesão, antes de alcançar a superfície a ser aderida, as bactérias encontrarão uma zona de força repulsiva, assim que elas estão próximas à superfície.  Considerando as ilustrações, quais as bactérias encontrarão uma vantagem de ultrapassar essa zona repulsiva?  Marque a alternativa CORRETA.  a) A. b) B. c) C. d) Nenhuma. Questão 2.  Uma quantidade de água estagnada apresentava conteúdo rico em matéria orgânica, mas a concentração de nutrientes logo se tornou diluída com a água da chuva. Todas as três bactérias descritas anteriormente (A até C) foram afetadas e tentaram sobreviver da melhor forma sob estas condições.  A partir do enunciado,...

BIOLOGIA PAES [UEMA]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] Questão 51 Leia o texto sobre o favorecimento das chuvas para o crescimento das plantas. A época das chuvas favorece o crescimento de plantas diminutas que crescem, preferencialmente, em ambientes úmidos e abrigados da luz direta. Elas não têm estruturas para evitar a transpiração intensa e dependem da água para a reprodução sexuada. Por não apresentarem xilema e floema, o transporte de água, de sais minerais e de substâncias orgânicas é mais lento que nas plantas vasculares, fato que restringe seu tamanho. Não contêm sementes, flores ou frutos e a fase duradoura do seu ciclo de vida é a de gametófito. LOPES, S.; ROSSO, S. BIO: volume único. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013.  O texto traz caracteres que representam as plantas do grupo das  a) pteridófitas.  b) gimnospermas.  c) angiospermas.  d) fanerógamas.  e) briófitas. Questão 52 O Maranhão selecionou como polo ecoturístico a Floresta dos Guarás, uma formação florestal ...

BIOLOGIA PAES [UEMA]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] Questão 37 Em uma célula, na região entre a membrana plasmática e o núcleo, chamada de citoplasma, há um material gelatinoso, o citosol, também conhecido como hialoplasma ou matriz do citoplasma. Nesse material, ocorrem diversas reações químicas do metabolismo. Há, também, mergulhadas no citoplasma, várias organelas responsáveis pelas atividades da célula. Analise o esquema de uma célula animal, tendo indicadas diferentes organelas citoplasmáticas, sendo “A” responsáveis pela liberação de energia e pela respiração celular; “B”, as que realizam o empacotamento e a secreção das substâncias produzidas pela célula e “C”, organelas que atuam na organização do fuso mitótico, da produção de cílios e de flagelos.   As organelas citoplasmáticas referentes aos esquemas A, B e C correspondem, respectivamente, a  a) mitocôndrias, complexo golgiense, lisossomos.  b) ribossomos, retículo endoplasmático, mitocôndrias.  c) ribossomos, complex...

BIOLOGIA PAES [UEMA]

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[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] Questão 37  A meiose é o processo de divisão celular responsável pela formação dos gametas, ou seja, sem ela não existiriam ovócitos, espermatozoides nem fecundação. Animais, fungos, protozoários, algas e plantas realizam esse tipo de divisão celular. Na meiose, uma célula sofre duas divisões contínuas, gerando, ao final do processo, quatro células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou. Analise os esquemas que representam diferentes fases da divisão celular por meiose. Os esquemas A, B e C correspondem, respectivamente, às fases de  a) Prófase I; Metáfase II; Anáfase II  b) Prófase I; Anáfase I; Telófase II  c) Prófase II; Metáfase II; Anáfase II  d) Prófase II; Metáfase I; Telófase II  e) Prófase II; Anáfase I; Metáfase II  Questão 38  Especialistas temem que doença erradicada volte a circular por conta de cobertura vacinal. A proteção vacinal da poliomielite,...

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

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[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] INSTRUÇÃO: O desenvolvimento de vacinas foi um dos assuntos mais comentados no último ano devido à pandemia da COVID-19. A figura a seguir mostra algumas características das principais etapas envolvidas nesse processo. Analise-a. QUESTÃO 19  Considerando as etapas envolvidas no método científico (observação, pesquisa, hipótese, experimentação, análise de dados e conclusão), suas características e a figura acima, assinale a alternativa que apresenta a(s) fase(s) do desenvolvimento de vacinas que contempla todas as etapas de um método científico.  A) Fase pré-clínica, apenas.  B) Fases I, II e III, apenas.  C) Fases pré-clínica, I, II e III.  D) Fase III, apenas.  QUESTÃO 20  A pandemia da COVID-19 alterou e tem alterado o comportamento humano de diversas maneiras gerando impactos sociais, econômicos e ambientais. A figura a seguir retrata efeitos que podem ser observados a partir dessa pandemia. Analise-a.  Os efeitos ...

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 13  A parte experimental é uma etapa muito importante na realização de uma pesquisa científica. No último ano, inúmeras pesquisas envolvendo o SARS-CoV-2 foram desenvolvidas. As alternativas a seguir propõem modelos para investigação do poder de inibição da multiplicação do novo coronavírus de determinada substância. Analise-as e assinale a mais adequada para o experimento em questão.  A) Células pulmonares, meio de cultivo, proteína spike do novo coronavírus, substância a ser investigada.  B) Meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  C) Receptores ECA2 livres, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  D) Células pulmonares, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  INSTRUÇÃO: O elevado número de casos de mortes associados à pandemia da COVID-19 despertou e tem despertado a atenção de pesquisadores e autoridades para a necessidade de mecanismo...