Postagens

FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA [FATEC]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 20 A adição de soluto não volátil à água interfere em suas propriedades como, por exemplo, densidade, pressão de vapor, ponto de ebulição e de congelamento. A imagem, ilustra uma experiência a partir da qual podemos observar a interferência da adição de sal na densidade da solução. Sobre essas propriedades, é correto afirmar que a água pura, em relação à solução aquosa de NaCl, apresenta (A) maior densidade e maior pressão de vapor. (B) maior temperatura de ebulição e menor densidade. (C) menor densidade e maior temperatura de congelamento. (D) menor temperatura de ebulição e menor pressão de vapor. (E) menor temperatura de congelamento e maior pressão de vapor. Questão 21 Em depósitos subterrâneos, a água pode entrar em contato com certos materiais como o calcário (CaCO 3 ) ou a dolomita (CaCO 3 . MgCO 3 ). Dessa forma, passa a existir em sua composição uma quantidade excessiva de íons Ca 2+ e Mg 2+ , passando a ser...

FÍSICA, BIOLOGIA, QUÍMICA [FATEC]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] Questão 01 De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos básicos de alavancas: a interfixa, a inter-resistente e a interpotente, definidas de acordo com a posição relativa da força potente (F), da força resistente (R) e do ponto de apoio (P), conforme a figura 1. Leia o texto para responder às questões de números 20 e 21. Os seres vivos utilizam esse tipo de mecanismo para a realização de diversos movimentos. Isso ocorre com o corpo humano quando, por exemplo, os elementos ósseos e musculares do braço e do antebraço interagem para produzir movimentos e funcionam como uma alavanca, conforme a figura 2. Nessa alavanca, o ponto de apoio está localizado na articulação entre o úmero, o rádio e a ulna. A força potente é aplicada próximo à base do rádio, onde o tendão do bíceps se insere, e a força resistente corresponde ao peso do próprio antebraço. Com base nessas informações, é possível concluir, corretamente, que a contração do bí...

BIOLOGIA [UFS]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] TERCEIRA SÉRIE

BIOLOGIA [UFS]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] SEGUNDA SÉRIE BIOLOGIA 21. As proposições abaixo referem-se à sistemática dos seres vivos. 0 0 - No sistema de classificação adotado atualmente, uma ordem sempre contém uma ou várias famílias e estas são formadas por um ou mais gêneros. 1 1 - No domínio dos eucariotos há quatro reinos: protistas, plantas, fungos e animais. 2 2 - Canis familiaris e Canis lupus são os nomes científicos, respectivamente, do cão doméstico e do lobo. Esses dois nomes indicam que o cão e o lobo pertencem à mesma espécie. 3 3 - Na classificação dos seres vivos em categorias taxonômicas, a classe é um grupo de filos. 4 4 - Quando se classifica Homo sapiens, o filo e a ordem correspondentes são, respectivamente, Chordata e Primates. 22. As afirmações abaixo abordam as características gerais e a classificação dos seres vivos. 0 0 - A relação vírus-hospedeiro pode ser comparada à relação senhor-escravo, uma vez que o DNA ou o RNA do vírus pode passar a controla...

BIOLOGIA [UFS]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] - PRIMEIRA SÉRIE BIOLOGIA 21. As proposições abaixo dizem respeito ao método de estudo, características e origem dos seres vivos. 0 0 - Os estudos científicos são realizados com a utilização de um método que segue os seguintes passos: • proposição de um problema • formulação de uma hipótese • levantamento de deduções a partir da hipótese • teste das deduções por meio de observações ou experimentos • conclusões sobre a validade ou não da hipótese. 1 1 - Os seres vivos distinguem-se dos não-vivos por sua composição química, por apresentarem metabolismo, por conseguirem se reproduzir e pela capacidade de reagir a estímulos externos. 2 2 - Acredita-se que a temperatura inicial da atmosfera da Terra era altíssima e que essa camada era caracterizada pela presença de oxigênio livre, metano, água, hidrogênio e amônia. 3 3 - Oparin e Haldane imaginaram a origem da vida na Terra supondo que nos oceanos primitivos teriam se formado substânc...

BIOLOGIA [UNICAMP]

Imagem
[ACESSO À RESOLUÇÃO AQUI] 1. O gráfico abaixo ilustra as curvas de crescimento populacional de duas espécies de mamíferos (A, B) que vivem na savana africana, um pastador e um predador. Analise o gráfico e responda às questões.  a) Qual curva representa a população do mamífero predador? Qual das duas espécies tem maior capacidade de suporte (carga biótica máxima)?   b) Cite duas adaptações defensivas contra predação apresentadas por mamíferos pastadores da savana.  2. A foto abaixo mostra o “sapo de chifre” em meio a folhas no chão da Mata Atlântica.  a) Que nome se dá a esse tipo de adaptação ao substrato de repouso? Cite uma vantagem dessa adaptação.   b) Diferentemente do “sapo de chifre”, alguns anfíbios venenosos apresentam coloração chamativa e contrastante com o ambiente. O aspecto chamativo da coloração pode beneficiar um predador de anfíbios? Explique.  3. Com a ausência de oxigênio e uma atmosfera com característica ...

BIOLOGIA [UNICAMP]

Imagem
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] 13. As figuras abaixo mostram o isolamento, por um longo período de tempo, de duas populações de uma  mesma espécie de planta em consequência do aumento do nível do mar por derretimento de uma geleira.  a) Qual é o tipo de especiação representado nas figuras? Explique.   b) Se o nível do mar voltar a baixar e as duas populações mostradas em B recolonizarem a área de sobreposição (Figura C), como poderia ser evidenciado que realmente houve especiação? Explique.  14. O esquema abaixo representa o mais recente sistema de classificação do Reino Plantae.  a) Os algarismos romanos representam a aquisição de estruturas que permitiram a evolução das plantas. Quais são as estruturas representadas por I, II e III? Qual a função da estrutura representada em I?   b) A dupla fecundação é característica das angiospermas. Em que consiste e quais os produtos formados com a dupla fecundação?  15. O gráfico abaix...