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BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

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[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] INSTRUÇÃO: O desenvolvimento de vacinas foi um dos assuntos mais comentados no último ano devido à pandemia da COVID-19. A figura a seguir mostra algumas características das principais etapas envolvidas nesse processo. Analise-a. QUESTÃO 19  Considerando as etapas envolvidas no método científico (observação, pesquisa, hipótese, experimentação, análise de dados e conclusão), suas características e a figura acima, assinale a alternativa que apresenta a(s) fase(s) do desenvolvimento de vacinas que contempla todas as etapas de um método científico.  A) Fase pré-clínica, apenas.  B) Fases I, II e III, apenas.  C) Fases pré-clínica, I, II e III.  D) Fase III, apenas.  QUESTÃO 20  A pandemia da COVID-19 alterou e tem alterado o comportamento humano de diversas maneiras gerando impactos sociais, econômicos e ambientais. A figura a seguir retrata efeitos que podem ser observados a partir dessa pandemia. Analise-a.  Os efeitos ...

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 13  A parte experimental é uma etapa muito importante na realização de uma pesquisa científica. No último ano, inúmeras pesquisas envolvendo o SARS-CoV-2 foram desenvolvidas. As alternativas a seguir propõem modelos para investigação do poder de inibição da multiplicação do novo coronavírus de determinada substância. Analise-as e assinale a mais adequada para o experimento em questão.  A) Células pulmonares, meio de cultivo, proteína spike do novo coronavírus, substância a ser investigada.  B) Meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  C) Receptores ECA2 livres, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  D) Células pulmonares, meio de cultivo, novo coronavírus, substância a ser investigada.  INSTRUÇÃO: O elevado número de casos de mortes associados à pandemia da COVID-19 despertou e tem despertado a atenção de pesquisadores e autoridades para a necessidade de mecanismo...

BIOLOGIA PAES [UNIMONTES]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 19  O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos. Os itens a seguir apresentam algumas características relacionadas às etapas de um método científico. Analise-os.  I - Comprovação de determinado fenômeno. Descrição dos eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, sem explicar por que eles ocorrem.  II - Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado, pela curiosidade e pela necessidade de buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer, a formular questões.  III - Tentativa de dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado.  IV - Dados são medidos cuidadosamente e anotados para explicar uma possível pergunta. Considerando os itens apresentados e o assunto abordado, assinale a alternativa que apresenta a sequência mais adequada para que o método científico s...

BIOLOGIA [UEPG]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 16– Baseando-se nos esquemas abaixo, que representam as três rotas metabólicas pelas quais a glicose é utilizada como fonte de energia, assinale o que for correto. 01) O saldo de ATP produzido a partir de uma molécula de glicose é o mesmo, independente da glicose ser metabolizada seguindo a rota 1, 2 ou 3.  02) As rotas 1 e 2 representam a fermentação alcoólica e lática, respectivamente.  04) O levedo de cerveja é considerado anaeróbio facultativo porque embora possa metabolizar a glicose seguindo a rota 3, na ausência de oxigênio segue a rota 1 de metabolização.  08) Diante da insuficiência de gás oxigênio, numa atividade física muito intensa, as células musculares degradam a glicose, seguindo a rota 2. Cessada a atividade física, parte do ácido lático é convertido novamente em piruvato, e esse continua a ser degradado, seguindo a rota 3.  16) A rota 3 representa a respiração aeróbia, processo realizado por muitos procariontes, pr...

BIOLOGIA [FCMMG]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 26. Segundo Carrara et al. (2009), o sangue saturado de oxigênio tem um espectro de absorção de luz diferente do sangue não saturado de oxigênio. Assim, a quantidade de luz no espectro vermelho e infravermelho absorvida pelo sangue pode ser utilizada para calcular a taxa da hemoglobina oxigenada em relação à hemoglobina total no sangue arterial. Sendo assim, foi desenvolvido um aparelho denominado oxímetro de dedo (mostrado na imagem abaixo), que é capaz de dosar a saturação de oxigênio no sangue através da emissão de luz LED. O oxímetro detecta apenas fluxo pulsátil. Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que a importância de se manter a saturação de oxigênio no sangue está relacionado à(ao):  A) baixa quantidade obtida desse gás com a fotólise da água no nosso organismo.  B) função do oxigênio de produzir matéria prima para a produção de energia.  C) transporte ineficiente do oxigênio para as célu...

BIOLOGIA [FCMMG]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] 16. Leia o texto a seguir.   FOTOSSÍNTESE ARTIFICIAL  Moléculas sintetizadas em laboratório imitam mecanismo de produção de energia das plantas. Maria Guimarães “Imagine um frasco de água onde está mergulhada uma placa de metal revestida com um material sintetizado em laboratório, que produz e armazena energia na forma do gás hidrogênio simplesmente por estar ao sol. “Estamos pensando num mundo em que a água seria o combustível”, diz o químico Jackson Megiatto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).”  (Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/fotossintese-artificial-2/. Acesso em 26/10/2021.)  Após a leitura e a análise do texto, é CORRETO afirmar que a proposta apresentada usou como base um processo da fotossíntese que ocorre no(a):   A) ciclo de Calvin.   B) formação do NADP.   C) fotofosforilação acíclica.   D) etapa de fixação do carbono. 17. Analise a imagem abaixo....

BIOLOGIA [UNESP]

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 [GABARITO NO FINAL DA PÁGINA] QUESTÃO 41  A figura mostra uma sequência que representa as fases de transformação do milho em pipoca quando aquecido. O fenômeno de transformação do milho em pipoca ocorre pelo aquecimento e vaporização da água em seu interior. A pressão exercida pelo vapor rompe a superfície rígida e selada do milho, e o calor provoca a expansão de parte do seu conteúdo interno, o que origina a parte branca da pipoca, leve, porosa e crocante. Para que o milho se transforme em pipoca, é necessário que a pressão do vapor d’água rompa a superfície rígida da casca  (A) do fruto, para a expansão de sua polpa.  (B) do fruto, para a expansão do embrião na semente.  (C) do fruto, para a expansão do endosperma da semente.  (D) da semente, para a expansão de seu endosperma.  (E) da semente, para a expansão do embrião na semente. QUESTÃO 42  O succinato é um metabólito que participa do ciclo de Krebs. Quando a demanda energética aumenta muito...