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BIOLOGIA [18]

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O hematócrito é um valor percentual (%) que reflete o volume de células em 100 mL de uma amostra de sangue. Considerando um homem adulto cujo valor de hemoglobina (Hb), medido laboratorialmente foi de 16 g/dL, e sabendo que o hematócrito corresponde a aproximadamente o triplo do valor de Hb em pacientes normais, marque a alternativa CORRETA que melhor explica o resultado dos exames nos tubos de ensaio A, B e C, desse mesmo homem adulto em épocas diferentes. A) O tubo de ensaio C apresentou um resultado de hematócrito satisfatório para os padrões da normalidade. B) O paciente estava com um quadro de desidratação grave quando foi submetido ao teste B. C) Os valores de hematócrito para os tubos de ensaio A, B e C são 48 mL, 17 mL e 66 mL, respectivamente. D) Os achados laboratoriais podem ser explicados por policitemia em B e por anemia em C. E) A expansão excessiva de volume de fluido extracelular explica o resultado obtido em B.

BIOLOGIA [UFRN]

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01. A mulher, além de glândulas mamárias e placenta, apresenta, como característica exclusiva dos mamíferos, A) presença de celoma e glândulas sudoríparas. B) glândulas sudoríparas e pêlos. C) pêlos e canal ginecóforo. D) canal ginecóforo e presença de celoma. 02. A composição do leite de cada espécie de mamífero é adequada às necessidades do respectivo filhote. O gráfico abaixo apresenta a composição do leite humano e do leite de uma espécie de macaco. Considere dois filhotes de macaco: um alimentado com leite de macaco e o outro com o mesmo volume de leite humano. A partir da análise do gráfico, pode-se dizer que o filhote de macaco que for alimentado com o mesmo volume de leite humano provavelmente apresentará A) deformidades ósseas. B) carência energética. C) menor crescimento. D) diarréias freqüentes. 03. Ao contrário do homem, o rato é capaz de sintetizar uma substância essencial que estimula a produção de anticorpos e age como antioxidante. Essa substância é o ácido A) ...

BIOLOGIA [UFRN]

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Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia-a-dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda. 01. Professor Astrogildo mostrou à turma a grande quantidade de poeira e fuligem depositada sobre a vegetação em torno da área da mineração, alertando para os prejuízos provocados nas funções das plantas. Nesse caso, a função vegetal que está diretamente prejudicada é a A) fotossíntese. B) germinação.  C) síntese protéica. D) divisão celular. 02. Professor Astrogildo mostrou que os arbustos de uma mesma espécie, localizados mais próximos da mineração, eram menores do que aqueles mais afastados. Ele esboçou, ainda, o gráfico de compensação fótic...

BIOLOGIA [UFRN]

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BIOLOGIA/MATEMÁTICA (PROVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA) Caros candidatos, Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema. Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corr...

BIOLOGIA [UFTM]

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BIOLOGIA 01. Para realizar a fotossíntese, um vegetal utiliza água proveniente do (A) ar, que é absorvida pelos estômatos das folhas. (B) ar, que é conduzida pelo vaso liberiano até as folhas. (C) solo, que é conduzida pelo vaso lenhoso até as folhas. (D) solo, que é conduzida pelo vaso liberiano até as folhas. (E) solo, que é conduzida pelo parênquima até as folhas. 02. Após verificar algumas interações ecológicas em um sítio, um aluno de Biologia montou uma teia alimentar com alguns seres vivos. Sobre essa teia alimentar, o aluno fez algumas afirmações. I. A quantidade de energia recebida pelas águias é a mesma que a recebida pelos pardais e plantas. II. Insetos, roedores e pardais são consumidores primários e pertencem ao segundo nível trófico. III. Sapos e pardais podem ser consumidores primários e secundários, respectivamente. IV. Serpentes podem ser consumidoras secundárias ou terciárias, dependendo dos animais que elas ingerirem. V. A redução na população de águias irá in...

BIOLOGIA [UFMG] With adaptations

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Questão 05 Observe este esquema, em que estão representados dois tipos de tratamento aplicados a uma mesma espécie de planta: Assinale a melhor alternativa que explica o resultado obtido no experimento II. A) As folhas adquiriram coloração amarelada devido ao acúmulo de pigmento antocianina, produzida a partir dos carboidratos não utilizados no metabolismo do nitrogênio. B) A exigência do nitrogênio foi menor nos primeiros estágios de crescimento. C) A deficiência de molibdênio, compactação do solo, intensa lixiviação e seca prolongada levaram ao resultado observado no tratamento II. D) O nitrogênio, por ser considerado um elemento imóvel para as plantas, foi incapaz de se mover facilmente de uma folha para outra. E) O déficit do elemento imóvel (N) apareceu primeiro nas folhas novas das plantas.

BIOLOGIA [UNIMONTES]

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